quarta-feira, 14 de junho de 2023

DIAS MÁGICOS - 2ª quinzena de JUNHO -

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seu conhecimentos sobre a história antiga, seus rituais e comemorações...
Junho - mês das Borboletas; 
do Renascimento; das festas Juninas: 
Sto Antônio; São João;
São Pedro e São Paulo

Relembrando o Lema do mês:
"Peço ao Universo Energia e Decisão 
para Enfrentar os obstáculos"

Para ler mais como: as pedras, árvores, animais, elementais...do mês, vá no endereço: http://magiadailha.blogspot.com/2010/05/dias-magicos-junho-1-quinzena.html 
O Cálice representa 
o Sagrado Feminino.

Dia 16 de Junho - Fand
Festas das águas, no Egito. Celebração de FAND, a deusa celta do mar, chamada "A Pérola da Beleza". Dia do Cálice Sagrado na tradição Wicca.
Ritual:- Hoje é dia de Honrar o Cálice, que representa a Deusa, O Útero, a Vida! Ofereça no seu altar, um Cálice (pode substituir por copo ou xícara) com Vinho, Suco de Uva ou mesmo Água...pedindo que a Deusa Ilumine seus Caminhos e lhe ajude a ter Prosperidade e Sabedoria, neste segundo semestre que hoje se inicia!
Acenda um incenso (e uma vela, se puder) toque um instrumento tipo tambor ou ponha uma música ou ainda cante, entoe e Medite, agradecendo TUDO que já conseguiu até agora! Se quiser, no fim do dia, pode tomar o que está no cálice, absorvendo a Energia do Sagrado Feminino!

As Carrancas dos barcos para
espantar os maus espíritos.

Dia 17 de Junho - Ludi Piscatari - e Começo das preparações para os Solstícios (2020)
Era um festival romano onde os pescadores agradeciam aos espíritos das embarcações, pois acreditava-se que cada barco possuía um espírito. 
Ritual:- Faça o mesmo hoje em seu carro, embarcação ou outro meio de transporte... Gire três vezes em torno dele com um incenso, ( no sentido anti-horário) liberando-o de todas as energias negativas. Peça ajuda aos espíritos guardiões, para que todos que nele entrarem, sempre andem em segurança!
Ainda dia 18/6, começam as preparações para os Solstícios do dia 21/6/2022, de Inverno ou Yule no HS se quiser ler: - Comemorando o Inverno
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/comemorando-o-inverno-ou-yule-hs-e.html
Verão ou  Litha no HN - Comemorando o Verão
http://magiadailha.blogspot.com/2011/12/comemorando-verao-ou-litha-hs.html

Anna Perenna
-deusa da Cura

Dia 18 - Dia de Anna Perenna 
Comemora-se o dia da deusa romana Anna Perenna, a senhora da cura, a abundância, da felicidade e do destino. Na Índia reverencia-se a antiga deusa Anna Purna, "a doadora dos alimentos". Festival shintoísta de purificação com lírios para afastar e limpar as energias e afastar tempestades.


As lindas Ninfas

Dia 19-Dia de todas as Heras.
Celebração da deusa interior, lembrando as Heras que são mulheres sábias que alcançaram a comunhão espiritual com a grande mãe. Festa das Oreides, na Grécia, as Ninfas das montanhas e das rochas. Para reverenciar as ninfas os gregos untavam as rochas com óleos aromáticos e deixavam oferendas nas grutas. 
Ritual - Hoje, crie um ambiente com velas, música, incenso e medite para conectar-se a sua deusa interior; peça fortalecimento e crescimento espiritual.

Foto pessoal - minha comemoração 31/10.

Dia 20-Dia de Cerridween - 
Deusa da Lua nova para os antigos celtas. Cerridween é representada pelo caldeirão.
Ritual - Hoje, faça um arroz especial em seu caldeirão, pedindo à deusa que lhe traga muito Amor e Paz. Use arroz, leite, canela, cravo e açúcar. Outra magia que pode fazer é para saber quanto tempo levará até realizar um desejo. Coloque no caldeirão doze grãos de feijão branco e um preto. De olhos fechados, pergunte quantas luas levarão até seu desejo ser realizado. Quantos grãos brancos pegar antes do preto é o número de luas que terá que esperar.

Vela Verde de Cura.

Ritual - Acenda duas velas verdes com uma pedra de ônix no meio, pensando nas coisas que você não deseja em sua vida, pois já cumpriram seu ciclo. Passe a pedra na fumaça da chama. Segure a pedra nas mãos e invoque o Inverno sempre que tiver uma coisa que não queira mais, como um emprego ruim, um sentimento negativo ou um amor prejudicial.

Dia 21  -   Solstício de Inverno/Yule (HS) e Verão/Litha(HN)  Dia Internacional do Yôga e Entrada do SOL em CÂNCER.

Cachoeira Congelada no Inverno
 em São Joaquim - SC - BR -

Na tradição celta é quando a natureza volta-se para si mesma, juntando forças para recomeçar seu ciclo na primavera. Leia mais sobre solstício:  
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/o-mundo-gira-e-acontece-o-solsticio.html
Segundo lendas e crenças antigas, à noite desse dia é ótima para fazer encantamentos, já que as portas entre o visível e o invisível estão abertas...

Meditemos sobre o Inverno e seus significados mais profundos, clic em
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/comemorando-o-inverno-ou-yule-hs-e.html

E sobre o Verão, a força da LUZ em nós (HN)
http://magiadailha.blogspot.com/2011/12/comemorando-verao-ou-lith

Dia 21/6 - Foi oficializado pelo ONU, como Dia Internacional do Yôga, sendo comemorado já, anteriormente,  em diversos lugares, mas oficialmente foi à partir de 2015.
Se quiser ler mais sobre Yôga, tem assunto no blog:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/03/yogasignificadoorigemtipos1-parte.html
O Yôga, técnica milenar que trabalha:
Corpo, Mente e Espírito.

E ainda...21/6  Entrada do SOL no signo de Câncer.
Câncer que é o quarto signo do zodíaco, representa sentimentos profundos, o Lar ( a Mãe) aquele que cuida e protege. É o primeiro signo da ÁGUA e regido pela LUA é associado a emoções altamente pessoais e com a vida do subconsciente. A couraça do caranguejo encobre sua vida interior extremamente sensível

Começa o signo de Câncer.

Para saber mais sobre os Cancerianos: https://magiadailha.blogspot.com/2018/06/cancer-eu-sinto-2106-2007.html

Dia 22 - Dia dos deuses solares-Criação de Roma - dia de Vênus (Roma) - 
Neste dia, nos países nórdicos, eram homenageados os deuses solares. Devido ao clima inclemente e longos meses de escuridão e frio, o Sol era reverenciado como fonte criadora e nutridora de vida.
Já em Roma celebrava-se Vênus, a deusa do amor e da beleza; e a criação da cidade.


Aine - a Rainha ou deusa das Fadas.

Dia 23 -  Comemoração a deusa/Fada Aine - Véspera de São João.
Na Irlanda, comemorações com danças e fogueiras da deusa das fadas AINE. Faça um pequeno ritual para homenagear as fadas. Vista-se de verde; acenda uma vela verde; um incenso; enfeite seu altar(se tiver um) Agradeça as energias benéficas das Fadas na manutenção da vegetação e peça-lhes que protejam sua propriedade, suas plantas e seus animais. Meditando, comunique-se mentalmente com as fadas.


Fogueiras ao homenagem à São João
e aos demais santos de junho/julho

-Véspera de dia de São João-data favorável para fazer encantamentos e poções de amor; consultar um oráculo, fazer fogueiras, queimar pedidos e colher ervas, cujas propriedades curativas hoje estão no auge. Leia mais:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namoradossimpatias2-parte.html

Colheita de ervas curativas

Dia 24 - Natividade de São João Batista-Dia das Lanternas- Dia Nacional do Ciganos em Portugal, Primeiro aparecimento da Virgem de Medjugorge Iugoslávia - 
-No calendário cristão comemora-se hoje São João com festas populares, feiras artesanais e casamentos simbólicos. No Brasil essas festividades são mais fortes, atualmente, no norte e nordeste. Leia mais em:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/sao-joao-batista-dia-246.html

São JOÃO o profeta

Ainda no dia 24 de junho:
-Primeira aparição de Nossa Senhora de Medjugorje, em 1981, na Iugoslávia. Apesar de a igreja não mostrar aceitação pelo caso, NS. continua a aparecer...com certeza nossa Mãe Maria tem seus planos, independente de acreditarmos ou não... (eu acredito!) Porque será que a própria igreja ( católica) apesar de todas as aparições, não aceita???

N.S. se mostra em Medjugorje

Que nossa Divina Mãe Maria Abençoe à todos amigos e visitantes do blog.

No antigo Egito, as sacerdotisas de Ísis desciam ao templo carregando lanternas, simbolizando o momento em que a deusa chamou a Lua para restaurar a vida de seu amado Osíris. Use este antigo ritual egípcio para reacender a chama de um velho amor. Com uma vela na mão, chame a Lua e peça o mesmo brilho renovador pelo qual Ísis um dia esperou.


A deusa Ísis

Dia 25 - Dia das Almas Gêmeas - Nascimento de George Orwell.

Peça LUZ a intolerância!
Todo ritual de amor feito hoje tem poder, se o Amor for Verdadeiro. Num papel virgem, escreva tudo o que você espera do amor dos seus sonhos. Depois, queime-o na chama de uma vela amarela e jogue as cinzas em água corrente. Os antigos magos acreditavam que este ritual acelerava o processo do encontro, mas lembre-se que não deve se fixar muito nisso. Deixe acontecer. O caminho das almas gêmeas é longo mesmo.


Eric Arthur Blair  *Motihari, Índia Britânica, 25/06/1903  + Camden, Londres 21/10/50 mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell, foi escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica.  Sua obra é de uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita.

George Orwell escritor,
 jornalista/ensaísta/político 

Apontado como simpatizante da proposta anarquista, o escritor faz uma defesa da auto-gestão ou autonomismo. Sua hostilidade ao estalinismo e pela experiência do socialismo soviético, um regime que Orwell denunciou em seu romance satírico A Revolução dos Bichos.

Considerado por muitos críticos, o melhor cronista da cultura inglesa do século XX e, perdura até os dias de hoje. sua influência na cultura contemporânea, tanto popular quanto política no Mundo!

Dia 26 - Na Polinésia, em em muitos outros lugares do Mundo, reverencia-se a Mãe Ancestral, conhecida nas religiões afro, especialmente no Candomblé como Ìyàmì Oxorongá. 

Mãe Ancestral, aquela que
deu Vida à Tudo!

Dia 27 - Dia do Imperador Juliano - Nascimento do célebre escritor brasileiro: Guimarães Rosa.
Considerado o padroeiro dos neopagãos e seguidores da Deusa, Juliano pode ser hoje lembrado em um ritual.
Acenda uma vela por todos os que sofreram e sofrem por causa da intolerância religiosa e peça a Juliano que a inspire a cumprir com coragem e sabedoria sua missão de amor.


O místico escritor Guimarães Rosa.

João Guimarães Rosa - Médico,  diplomata, escritor: contista, romancista e novelista brasileiro. Nasceu em 27/6/1908 em Minas Gerais e faleceu no Rio de Janeiro em 19/11/1967.
Místico e supersticioso, Guimarães Rosa foi um dos mais notáveis escritores brasileiros.
Descreveu o Sertão como ninguém mais, no romance que marcou sua carreira de escritor e sua vida: “Grande Sertão: Veredas”. Inteligente, aprendeu Francês antes dos sete anos, e poliglota falava fluentemente mais de seis línguas, além do Português.

As crenças politeístas e místicas faziam parte da sua vida, tanto que é dele a frase: “As pessoas não morrem, ficam encantadas”

Marta e Maria Madalena 
com o MESTRE.

Dia 28 Celebração de Santa Marta (principalmente na França)
Irmã de Lázaro e Maria Madalena, foi honrada várias vezes com a visita de Nosso Senhor. É considerada padroeira das donas de casa.

Dia 29 - Ano Novo Rúnico - Comemorações a S. Pedro e S. Paulo - Nascimento de Antoine de Saint-Exupéry 
 
- FEOH - 
Runa da Fortuna

Primeiro dia do Ano Novo Rúnico, que é simbolizado por FEOH, Runa da Fortuna e da Prosperidade. As Runas foram os  oráculos dos Vikings, pertencente a mitologia dos povos antigos, principalmente da Escandinávia, Ilhas Britânicas e Alemanha. A palavra Runa significa "mistério", "sopro"...e tinha como deuses principais Odin e Freya.
Ritual:-  Pegue esta runa de seu jogo, caso tenha um jogo de runas, (se não, você pode também desenhar o símbolo acima num cristal, papel, cartolina, ou num pedaço de  madeira ...) e enterre-a junto com seu desejo escrito em um papel. A runa deve estar de pé e o símbolo para cima! Deixe por três dias e então desenterre.

SÃO PEDRO e SÃO PAULO.

Os cristãos comemoram hoje o dia de dois grandes apóstolos: Pedro e Paulo.
Para ler sobre São Pedro clic: http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/sao-pedro-o-apostolo-escolhido29-6.html
Querendo ler algo mais sobre São Paulo, o endereço aqui no blog é:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/sao-paulo-e-o-novo-testamento.html

Saint-Exupéry com seu avião do
Aéropostale nas décadas 1925-35

Dia 29/6/1900 nascia Antoine de Saint-Exupéry  em Lyon, França.
O piloto/escritor desapareceu na segunda guerra mundial. 
Na década de 1925, Como passava pelo Brasil para ir com o avião-postagem (correios) até a Argentina, pousava para abastecer  e descansar em Recife (PE) e em Florianópolis (SC) no Brasil
Para saber mais sobre sua vinda ao estado de SC:
http://magiadailha.blogspot.com/2009/09/quando-saint-exupery-pousava-em-floripa.html


O  mágico  mundo das fadas!

Dia 30 de Junho - Dia da Gente Antiga
Na Cornuália ou Cornualha  - que é um condado que fica no sudoeste de uma península da Inglaterra, Reino Unido - os pequenos seres que habitavam os bosques eram conhecidos como "gente antiga".
Ritual:-Traga a alegria e a intuição desses pequenos seres para sua vida, oferecendo a eles um prato com doces, balas e miniaturas de objetos. Deixe tudo num jardim, num vaso com plantas ou em um lugar verde perto de sua casa. Se puder, plante hoje, nem que seja uma mísera semente, porque deixará estes seres, guardiões da Natureza, mais felizes e mais próximos à você!
_____  ***  _____


Há muitos anos leio, pesquiso e me preparo para escrever sobre "A Gente Antiga" ou  "Povo Pequeno" como são também conhecidos os elementais. Porém, achei um site tão completo que nem me arrisco a fazê-lo, deixo aqui o link para os que quiserem pesquisar, ler ou se aprofundar nestes "espíritos da natureza" onde a escritora, terapeuta... Ishani Miranda os descreve e explica maravilhosamente bem...a quem PARABENIZO!
http://viagemaomundoencantadodasfadas.blogspot.com.br/

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
bruxaguinevere.blogspot.com
www.pt.paganfederation.org/calendario
jornalobruxocampomaior.blogspot.com
mirhyamcanto.blogspot.com
en.i-services.net/members
http://www.covenanimus.com/
http://www.magiazen.com.br/
pt.wikipedia.org
hktrivia.multiply.com
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Ioga
brasilescola.uol.com.br/literatura/guimaraes-rosa.htm

Imagens da net

2 comentários:

  1. Bom dia Geni,
    Eu adoro Mitologia e pesquisando sobre o assunto cheguei no seu blog. Gostaria de parabenizá-la pelo conteúdo rico e didático!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilza,

      Grata pelo acesso e comentário "elogiosos" hehehe. Procuro pesquisar e me aprofundar em assuntos de interesse geral e de cura, já que sou terapeuta.
      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
      Abçs de paz, Luz, Curas e Alegrias!
      Gení

      Excluir