sábado, 22 de maio de 2021

* - A Festa de CORPUS CHRISTI - *

O que é a "Festa de Corpus Christi"?


CORPUS CHRISTI_CORPO de CRISTO
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Realizada  pela Igreja Católica em todo o mundo, numa quinta-feira entre final de maio e junho, por ser uma festa móvel, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo” e, é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às  ruas.


Corpus Christi alusão a Última Ceia
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

" O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).


Instituição da Eucaristia

Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.


Santa Juliana Falconiere
A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira agostiniana Juliana Falconieri ou Juliana de Mont Cornillon, (†1258) como foi canonizada; que tinha “visões” e sonhos nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. O Papa Urbano IV (1262-1264) havia conhecido a Beata e percebido a luz sobrenatural que a iluminava e a sinceridade de seus apelos.

Juntamente a isso, aconteceu um fato que ajudou na tomada de decisão do Papa. Em 1264 padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrava uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, quando aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia começaram a cair gotas de sangue após a consagração.

Papa Urbano IV e o Corpus Christi

 Fato constatado pelo Sto Padre e por São Thomás de Aquino. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Milagre Eucarístico de Bolsena-Itália

O Papa Urbano IV que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia Tomás de Aquino, informado do milagre, ordenou que levassem as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão.
São Thomás de Aquino

Em 1247, já havia se realizado  a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège; em 1264 o Papa Urbano IV institui a quinta-feira após a oitava de Pentecostes, como data oficial para a celebração da festa em honra do Corpo do Senhor, sendo São Tomás de Aquino o encarregado a compor o Ofício.

Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. Depois disso passa a ser celebrada em todo mundo no séc. XIV.


- CORPUS CHRISTI -
Único dia que o Santíssimo sai as ruas.

Em muitas cidades do mundo é costume ornamentar as ruas, por onde passa a procissão, com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa ou motivos do local.

Tapetes cobrem as ruas para o Corpus Christi

A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário