quinta-feira, 20 de junho de 2019

** - A (RE)DESCOBERTA da EQUINÁCEA - **


PARA ESSES TEMPOS de GRIPES e VIROSES...
A EQUINÁCEA ! Você Conhece?

A bela e curativa Equinácea


Um estudo americano divulgado a alguns anos atrás, confirmou que a equinácea, planta originária da América do Norte, é de fato um potente medicamento contra infecções virais como gripe e resfriados.
Dados da pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, mostraram que a erva pode reduzir em até 58% as chances de se contrair uma gripe, por exemplo. A planta também diminuiu o tempo de duração de um resfriado em 1,4 dia.
Os autores concluíram ainda que, se ingerida preventivamente, a equinácea pode reduzir em até 65% a incidência de infecções virais.


Previna as infecções com
 a Equinácea

A equinácea é um dos fitoterápicos mais estudados e utilizados do mundo. Porém, seus efeitos medicinais nunca foram totalmente aceitos pela comunidade científica. Agora, com esse novo estudo, feito a partir da análise dos resultados dos 14 maiores trabalhos sobre as propriedades terapêuticas da planta, ficou validado cientificamente o que muitos acreditavam apenas por causa da sabedoria popular.


As Lindas e Curativas
Equináceas Coloridas!


A equinácea é realmente uma planta miraculosa, estimula e revitaliza o sistema imunitário ajudando o corpo a combater vírus e infecções, com a vantagem de ser compatível com antibióticos.

Existem nove tipos de equinácea, mas apenas três – a echinacea angustifolia, a purpurea e a pallida –, possuem os mesmos constituintes químicos, concentrados principalmente na raiz. Existem atualmente mais de 800 produtos (entre eles muitos remédios) à venda a base de equinácea.

CONHECENDO MELHOR a EQUINÁCEA PÚRPURA.


Nome científico: Echinacea purpurea L. Moench
Família: Asteraceae ( mesma família das margaridas ( mais de 20.000 espécies) bem-me-quer, gérbera, crisântemos, girassóis)
Origem: América do Norte
Nomes Populares: purpúrea, flor-de-cone, púrpura, rudbéquia. Igelkopf (alemão), echinacea (francês, ingles)
Propriedades Terapêuticas: Antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antibiótico, imunoestimulante, anti-séptica, depurativa, fortificante, anti-herpes, antimicrobiana e até afrodisíaca!

Parte Utilizada: raízes, rizoma.

O índio cherokee 
conhecia a equinácea
 
HISTÓRIA

Os índios americanos utilizam-na há milhares de anos para curar picadas de serpentes, dores de garganta, dores de dentes e infecções várias.

O termo “equinácea” deriva do grego que significa ouriço caixeiro, devido ao aspecto do cone central da flor.

HABITAT

A Equinacea angustifolia e a Equinacea purpurea são ambas cultivadas tanto na América do Norte como do Sul, Europa, Nova Zelândia, Austrália para fins terapêuticos.
Nas regiões centrais na América do Norte ainda se pode encontrar em estado selvagem correndo grandes riscos de extinção devido ao seu uso e abuso.
Existe ainda a Equinacea pallida também com propriedades medicinais, mas menos eficaz.

A planta podem atingir mais de um metro de altura.
Floresce durante os meses de Verão, sendo as suas flores muito atrativas para borboletas e insetos.

Equinácea Púrpura

UTILIZAÇÃO e PROPRIEDADES

Utiliza-se tanto as flores como as raízes, sendo estas últimas mais eficazes deixando até um certo formiguamento na língua especialmente quando tomada sob a forma de tintura.

A equinácea é um purificador do sangue, sendo portanto utilizada para curar vários tipos de doenças como:
- problemas cutâneos, frieiras, herpes, abcessos, acne e furúnculos, mas ainda dores de garganta, gripe, amigdalites, gengivas inflamadas, congestão nasal, rinite alérgica, sinusite, problemas respiratórios, tosse, bronquite, infecções urinárias e fúngicas, asma ligeira, mordeduras e picadas.


Também para as Alergias 
use a Equinácea.

Devido às resinas que a constituem, tem ação antibiótica, anti-séptica e anti-bacteriana, estimulando a resposta do sistema imunológico aos problemas de pele e do aparelho digestivo.
Os óleos voláteis ajudam a combater espasmos e a aliviar a dor.
A inulina (um tipo de açúcar) encontrada na raiz ajuda a restabelecer o equilíbrio das bactérias intestinais.

Equináceas no Japão
 Os flavonóides que se encontram nas folhas, fortalecem os vasos sanguíneos e dissolvem os radicais livres que são moléculas responsáveis pelo envelhecimento das células e o aparecimento de algumas doenças cardíacas.

Para INFECÇÕES AGUDAS

- A equinácea é mais eficaz em forma de tintura (tomar 20 a 30 gotas ou uma ou duas colheres de chá, diluídas em muito pouca água, três ou quatro vezes por dia). Esta tintura é geralmente feita a partir da raiz da planta, e pode encontrar-se à venda em qualquer farmácia do ramo.

- As tinturas administradas a crianças têm de ser muito diluídas, não são aconselhadas a grávidas nem a pessoas com problemas gástricos.
Existe ainda a equinácea em forma de cápsulas, chá ou xaropes para combater dores de garganta e tosse.

USO EXTERNO

Existem pasta de dentes e pomadas à base de equinácea utilizadas como cicatrizante e desinfetante de feridas e cortes; também cremes de pele muito eficazes no combate a acne.

Equinácea rósea

CUIDADOS

-  Não deve ser utilizadas por mulheres grávidas e que amamentam.
-  Usar cuidadosamente em portadores de Diabetes Mellitus pois Equinácea é muito rica em      glicídeos, podendo alterar a glicemia;
-  Recomenda-se que o uso não ultrapasse oito semanas consecutivas.
Precaução com doentes que apresentam asma ou alergia à plantas da família da margarida (Asteraceae).

Vai um chá de Equinácea aí?

CONTRA INDICAÇÃO

- * Não é recomendável sua administração a pacientes com doenças autoimunes, pois pode agravar essas condições;
-  *AIDS (Síndrome da Imunodeficiência adquirida): a Echinacea purpurea causa aumento da liberação de interleucinas e fator de necrose tumoral, que aumentam a replicação do vírus HIV. Por isso é possível que sua administração na AIDS venha a causar mais malefícios que benefícios, o que leva a maioria dos autores a contra indica-la em infecção por HIV
-  Tuberculose: devido ao seu estímulo imunológico
-  Gravidez e amamentação.

_____  ***  _____

Compilado por Geni Mafra Souza
De meus estudos, conhecimentos, pesquisas e usos.

Da net, pesquisado e adaptado dos sites:
www.portaldojardim.com/.../a-descoberta-da-equinacea
autor:Fernanda Botelho
www.terra.com.br/istoe
www.gerbras.com.br/produtos/equinacea
www.sanavita.com.br/o_que_e_inulina_e_para_que_serve...

Imagens deste e de outros sites da net



44 comentários:

  1. Onde comprar uma tintura de Equinácea confiável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu sou Johnson Kings Finley de Southport Liverpool, Inglaterra, estou dando um testemunho sobre o Dr. White, o grande Herbalist, ele tem a cura para todas as formas de doenças, ele curou meu vírus HIV / AIDS de 8yrs, embora eu fui Através de diferentes sites eu vi diferentes testemunhos sobre diferentes rodízios de feitiço e herbalist, eu estava como: "Muitas pessoas têm a cura do HIV por que as pessoas ainda sofrem com isso?" Eu pensei nisso, então eu entrar em contato com o Dr. White via e-mail (drwhitethehivhealer@gmail.com), eu não acredito que ele muito, eu só queria dar-lhe um Trier, ele respondeu o meu e-mail e Necessário algumas informações sobre mim e Também me pede para fazer um pagamento pelo medicamento. Ele a preparou (CURE) e enviou para mim através de um serviço de Courier, tomei o remédio conforme prescrito por ele e fui para o check-up 2 semanas após o término do remédio, fui testado HIV negativo, se você é HIV positivo ou Qualquer outra doença terminal incluindo câncer, herpes HPV, diabetes, sífilis ou hepatite desperdiçar seu tempo não mais. Entre em contato com ele através de: drwhitethehivhealer@gmail.com ou +23490-9184-4595
      EU GARANTIO QUE VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO PARA DAR TESTIMONIO SOBRE ESTE GRANDE CURADOR QUANDO O CONTACTE.
      Você pode me adicionar no facebook: Johnson Kings Finley
      Ou envie um e-mail para mim: johnsonkingsfinley@gmail.com

      Excluir
  2. Olá você!

    Não sei onde reside, mas qualquer farmácia homeopática boa, tem Tintura de Equinácea.
    Aqui em Floripa, entre outras, indico a Di Bernardi e a Dermus.
    Obrigada por visitar o blog. Espero que encontre.
    Abçs fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela receita; tenho herpes simplex, e vou imediatamente procurar a Equinácea Purpures.
    Claudio - Cuiabá - MT

    ResponderExcluir
  4. Olá Cláudio,

    Obrigada por visitar o blog e pelo comentário.Tenho uma pessoa amiga que usou a Equinácea e diz nunca mais ter tido crises de herpes...Desejo, de coração, que você também consiga!
    Abçs fraternos e volte outras vezes!
    Gení

    ResponderExcluir
  5. cleide adorei a materia tenho poblema com rosacia na pele e junto cisto cebacion bem no rosto pra comtrolar tomo antibiotico direto queria a cura antibioticos que tomo cloridrato de tetraciclina 500mg eazetromecina 500mg vou atras da equinacia me desege boa sorte



    ResponderExcluir
  6. Olá Cleide(?)

    Desejo boa sorte sim, e já tentou Argila?
    Veja: http://magiadailha.blogspot.com.br/2010/02/geoterapia-ou-argiloterapia-cura-pela.html

    Acho que seria bom...Se quiser ponho seu nome na lista de REIKI por uns dias e o meu altar.
    Se aceita mande seu nome completo e cidade no meu e-mail:
    genisouza49@hotmail.com
    Obrigada por visitar o blog e pelo comentário!
    Efaça o mantra: ENTREGO-CONFIO-ACEITO-AGRADEÇO!
    Volte mais vezes. Fique na CURA, na PAZ e na LUZ dos Anjos e dos Santos Seres!
    Gení

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Claudia, estou gestante de 24 semanas, gostaria de saber se posso utilizar a Equinácea Purpures em dose homeopática quinze dias antes e após o parto, tendo em vista seu sistema imunitário, para uma melhor recuperação?

    ResponderExcluir
  8. Olá Claudia,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário. Sou apenas curiosa quanto ao uso das ervas, mas, contra o uso de qualquer coisa durante e logo após a gravidez, sem o conhecimento de seu médico ou terapeuta/nauropata especializado. Veja que além disso, se vc for amamentar, o uso da equinácea também não é recomendado. Por isso insisto em que vc deveria procurar alguém especializado no assunto, pelo seu próprio bem e bem de seu bebe.
    Tenha uma excelente gestação e parto que seu bebe seja saudável!
    Abraços fraternos de PAZ, LUZ e ALEGRIAS
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  9. Visitem o site http://www.herpesnuncamais.com e descubra como adormecer o vírus no seu organismo de maneira definitiva. O método é comprovado e o autor investiu milhares de Reais no Brasil e nos EUA a fim de descobrir um tratamento que realmente funciona. Vale a pena conferir. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ola vc que escreveu em 13 agosto,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha, pelo comentário e indicação, vou ler sim com certeza!
    Apareça mais vezes será um prazer sua visita.
    Fique na PAZ e ALEGRIA dos Santos Seres e vibremos LUZ, se é isso que queremos!
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  11. meu nome andiara já usei e adorei,pois realmente faz tudo o que tem de comentário eficas e quando posso indico para as outras pessoa que passam no meu caminho.obrigada por existir

    ResponderExcluir
  12. Obrigada também à você Andiara por visitar o blog e pelo comentário...
    Volte mais vezes!
    Abçs fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  13. Tenho tomado o echinaceo por mais de 8 semanas. Quando paro, meu problema volta. Posso continuar tomando continuamente?

    ResponderExcluir
  14. Olá você que escreveu em 23/02/14

    Sobre sua pergunta veja que não é aconselhado o uso da Equinácea por mais de 8 semanas seguidas, por isso acho melhor você procurar um especialista: naturólogo; médico homeopata,; antroposófico...para poder ver isso mais de perto e, quem sabe resolver este problema, pois se ainda não resolveu é preciso a opinião de uma pessoa mais intendida ou abalizada no assunto! Espero, de coração, que consiga! Grande abraço e obrigada pelo acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário!
    Apareça mais vezes!
    Gení

    ResponderExcluir
  15. Muito legal este blog, parabéns!
    Tenho uma dúvida: Queria melhorar a minha imunidade, tomando chá de Equinácea, ou xarope. Mas aqui fala que não é aconselhável, para quem tem doença auto imune. Eu tenho Tireoidite de Hashimoto ( hipotireoidismo) e é uma doença auto imune. Será que pode ser perigoso?

    ResponderExcluir
  16. O xarope ou chá de Equinácea é perigoso para quem tem Tireoidite de Hashimoto , no meu caso é Hipotireoidismo. Sendo uma doença auto imune ? O que tomar então para melhorar a imunidade? obrigada Rosely

    ResponderExcluir
  17. Olá Rosely,

    Obrigada pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e ao elogio, estes nos ajudam a postar mais assuntos de interesse de muitas pessoas e a ajudar dentro do possível e de alguma forma. Bom, no seu caso, acho que é melhor você consultar um médico naturalista, naturólogo, terapeuta fitoterápico ou alguém especialista no assunto. Apareça mais vezes será um prazer. Abraços de Paz, Luz e Alegrias!
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  18. Rosely,

    Veja, mès passado formei em Reiki uma médica que me informou que uma cliente dela está tomando Água Solarizada, em garrafas coloridas e, fazendo exames mensais, comprovou uma melhora no seu hipotiroidismo. O mesmo problema que tenho e penso que o mesmo aconteceu comigo!
    Fazer água solarizada é muito simples e não tem contra indicação, se quer mais explicação já postei sobre isso no link http://magiadailha.blogspot.com/2013/09/cromoterapia-4-parte-como-equilibrar.html
    Faça! Voce vai gostar do resultado!
    Abçs mais uma vez!
    Gení

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Estou em fase de amamentação e minha filha tem 1 ano e 3 meses. Gostaria de saber, se possível, pq em fase de lactação eu não poderia consumir a Equinácea?

    ResponderExcluir
  20. Olá Cristina Liz,

    Obrigada pelo acesso ao Blog Magia da Ilha e pelo comentário. Respondendo a sua pergunta: ainda não foi demonstrado que os múltiplos componentes ou princípios ativos da Equinácea, incluindo função antibiótico, não causem algum efeito colateral nos bebês e, por isso, não se indica as mães que estão amamentando por que claro que, estas substâncias através do leite, passariam à corrente sanguinea do bebê...Como ainda não se sabe o resultado disso é que não se aconselha; a não ser que um especialista no assunto indique...mesmo assim, sem comprovação, eu não usaria!
    Espero ter respondido
    Abçs de paz, Luz e Alegrias!
    Apareça mais vezes, será um prazer!
    Gení

    ResponderExcluir
  21. Olá! Posso dar chá de Equinácea para minha bebê de 1 ano e 2 meses? Ela está com a imunidade baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria,

      Respondi pergunta semelhante no comentário anterior...É melhor vc consultar um especialista no assunto tipo: médico homeopata; antroposófico; um naturólogo...que poderão responder melhor...Tenho a impressão que é muito forte para uma criança tão pequena! na dúvida, não use!
      Abçs
      Gení

      Excluir
  22. Boa noite, tenho lido bastante sobre a echinacea afinal meu médico homeopata me passou prá aumentar a minha imunidade. Acontece que sou portadora de Esclerose Múltipla (doença autoimune) e, já no primeiro dia, que tomei, senti um dos sintomas da EM que é a vertigem. Foi quando fui saber as composições dos remedios que ele me passou. Ao ler sobre a echinace, vi que é contraindicada para quem tem doenças autoimunes. Liguei pra ele que me disse não ter nada a ver com a echinacea. Acontece que não estou me sentindo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Você que escreveu em 14 de setembro,

      Veja, o médico deve conhecer o que fala, porém ninguém conhece melhor seu organismo/corpo que você mesmo! Porém, realmente, pode não ter nada a ver com a erva, portanto se está muito em dúvida, quem sabe consulte outro médico; ouça outra opinião e, essencialmente escute sua Intuição; SEU CORAÇÃO ele sempre sabe!
      Abçs e Sucesso no seu tratamento
      Gení

      Excluir
  23. moro em capinas SP onde enconto equinàcea tenho verrugas na lingua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc que mora em Campinas,

      Estive fora e só pude postar, não pude responder, me desculpe.
      Veja, você encontra Equinácea em Farmácias homeopáticas; de manipulação(algumas) Lojas ou farmácia que trabalham com Ervas; ou casa de Produtos Naturais. Muitas vezes consegue pela internet.
      Grata pelo acesso ao blog.
      Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
      Gení

      Excluir
  24. Minha filha tem 5 anos ela pode tomar?

    ResponderExcluir
  25. Eu creio que não Vanessa Silva, 5 anos é muito nova.

    ResponderExcluir
  26. Vanessa,

    Concordo com a Rosely Rechi, a quem agradeço a resposta...acho muito cedo 5 aninhos... Mas, se ainda tiver dúvida converse ao vivo com um especialista...
    Grata pelo acesso ao blog e pelo comentário! espero termos lhe respondido.
    Abçs de paz, Luz, Curas e Alegrias, à você e sua pequena!
    Gení

    ResponderExcluir
  27. Olá. Minha imunidade tem caído bastante e manifestou herpes labial e uma forte gripe. Após muita leitura,encontrei textos sobre a Equinacea. Comprei Enax e tomei uma caixa, agora encontrei em forma p chá. Comecei a tomar hoje. Vou fazer o chá pelo menos 1x por semana durante um mês e darei intervalo de dois meses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você que escreveu em 06/2

      Grata por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário, porém não posso opinar muito sobre o assunto porque sou apenas terapeuta e pesquisadora. O ideal é você perguntar a seu médico, naturólogo, farmacêutico, um iridólogo...alguém com competência para lhe instruir pois o que postei aqui NÃO SUBSTITUI uma consulta em hipótese alguma.
      Desculpe não poder lhe ajudar, mas desejo que consiga melhoras.
      Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
      Gení

      Excluir
  28. Olá! Obrigada pela atenção. Estou ciente de que consultar um médico é fundamental, já estou providenciando. Tenho total consciência de que tudo deve ter um acompanhamento e só tomo algo sem uma prescrição após muito estudo sobre o caso. Muito obrigada pelo blog. Abraços, saúde e sucesso!

    ResponderExcluir
  29. Olá você,

    Grata por entender minha colocação! veja, sou além de terapeuta pedagoga e bióloga, porém isso me deixa, ainda com mais responsabilidade em adentrar uma área que não é minha:a da medicação! Claro que sei que existem pessoas com competência para isso mesmo fora a área de saúde acadêmica, como é o caso de alguns espíritas ou xamãs e alguns muito bom por sinal! Porém, apenas tento aqui ajudar de alguma forma porque, realmente, acredito no poder das ervas, mas também sei que devem ser indicadas por pessoas especializadas...Por exemplo, acredito muito no Reiki junto com qualquer outra terapia ou medicação, e já tive muitas provas disso! Agradeço mais uma vez o retorno, também lhe desejo Saúde, Paz e Sucesso.E se precisar estou aqui!
    Abraços com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  30. boa tarde, pessoas que possuem o virus hiv porem estao com taxas otimas e não fazem uso do medicamentos anti retrovirais, podem utilizar esse medicamento fitoterapico de echinacea purpúrea?

    ResponderExcluir
  31. Olá você que escreveu em 07/04/16

    Veja, sou bióloga e não especialista no assunto. Para você ter certeza, é melhor consultar seu médico, ou um fitoterapeuta; homeopata; médico antroposófico; naturopata; ou nutrólogo...acho que são os mais indicados. Me perdoe, mas não me sinto capaz de responder sua pergunta, até porque é algo de muita responsabilidade e, como disse, para qual não tenho preparo.
    Mesmo assim, agradeço a visita ao blog Magia da Ilha, ao seu comentário e desejo sorte e SUCESSO no seu tratamento.
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita.
    Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir
  32. Olá você que escreveu em 29/6

    Grata pelo acesso ao blog Magia da ilha e pelo comentário...porém...

    Veja:sou apenas uma bióloga e curiosa dos assuntos que posto! Não tenho autoridade e nem conhecimento sobre medicação...não conheço enax e nem sei o problema de tomar lisina...portanto, como a equinácea também é uma erva forte, acho melhor vc consultar um médico homeopata, nutrólogo, naturologista ou semelhante para lhe indicar melhor.
    desculpe não poder dar maiores informações ou indicações, mas reforço, não sou habilitada para tal...vc encontra na net alguns sites onde médicos poderão lhe informar.
    Apareça mais vezes, será um prazer!
    Um grande abraço
    Gení

    ResponderExcluir
  33. sou HIV POSITIVO e tomei a equinácea. não tive problema algum, será que num futuro isso pode ter algum agravante. Eu vivia constantemente gripado com os retrovirais e ai quando tomei senti que melhorei 100%. Para renite alérgica não existe melhor. É realmente a planta;

    ResponderExcluir
  34. Olá Sid,

    Grata por acessar o blog MAGIA da ILHA e pelo comentário!
    Gratidão por se expor assim, e dar esperanças a outros na mesma situação. Que bom que vc não teve reação contrária, e que tenha feito bem a vc! Fico feliz com vc por isso, e sou imensamente grata de vc se expôr, como cobaia...e ver que sim, pode fazer bem!
    Um grande abraço, apareça mais vezes, e esteja sob a proteção dos Anjos, em especial de Rafael, o arcanjo da Cura e de TODOS os Santos Seres!
    Com carinho, respeito e admiração
    Gení

    ResponderExcluir
  35. Minha filha tomou quando tinha 2 anos , mandei manipular e ela melhorou muito da renite e das constantes infecções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila,

      Grata pelo acesso ao blog e pelo seu depoimento! Com certeza ajudará outras pessoas. Apareça mais vezes, será um prazer!
      Fique na Paz, Luz e Alegria dos Santos Seres. Abraços fraternos
      Gení

      Excluir
  36. Tenho herpes genital e sofro muito com as crises. Gostaria de saber se essa planta tem a cura definitiva ou só adormece o virus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Você que escreveu em 17/06

      Gratidão pelo acesso ao blog e pelo comentário. Respondendo sua pergunta: isso é difícil de dizer porque são muitas as causas e diferentes as reações de uma pessoa para outra... Bom e vc precisa procurar um especialista médico, homeopata, terapeuta...porque os assuntos aqui são apenas para chamar a atenção e esclarecer algo, NÃO DISPENSAM À CONSULTA MÉDICA, ou de um especialista credenciado entende?

      Espero que consiga sua resposta, porém se a Equinácea der uma melhorada, já que o herpes é difícil de curar totalmente, acho que já é bom...
      Desculpe não poder lhe responder melhor.
      Um grande abraço e apareça mais vezes!
      Desejo-lhe Saúde, Curas, Paz e Alegrias.
      Com carinho
      Gení

      Excluir