sexta-feira, 26 de agosto de 2022

* - PLANTAS que COMBATEM a NEGATIVIDADE - *

As ervas sempre foram utilizadas pelo homem, desde os tempos mais remotos, como fontes de cura e bem estar e foi a partir desta sabedoria popular que seu uso foi se expandindo, passando de pai para filho, atravessando gerações e despertando inclusive interesse científico, o que ampliou e expandiu ainda mais as suas diversas aplicações e efeitos medicinais.

Ervas com "poderes energéticos"

Mas algumas plantas suplantam os efeitos terapêuticos e acabam ficando conhecidas, através da força da sabedoria e das crenças populares, pelos seus poderes energéticos de limpeza e proteção espiritual, cuja fama vai sendo passada de geração em geração. Mito, crendice, ou superstição para alguns, ou uma ajuda realmente eficaz, para outros, o fato é que, desde os tempos mais remotos, várias culturas agregam este simbolismo “mágico” a determinadas ervas e as utilizam largamente, até os dias atuais.

Pimentas protegem de
"olho grande"

Este é o caso da Pimenteira (Capsicum sp.), da Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), da Arruda (Ruta graveolens) e da Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia sp.), às quais são atribuídos os efeitos de proteger contra a inveja e o mau-olhado, atrair boas energias e, conseqüentemente, para auxiliar na limpeza e fortalecimento energético, de pessoas e ambientes.
Para quem deseja se beneficiar de suas propriedades, é aconselhável tê-las plantadas em casa. Suas mudas são facilmente adquiridas e há algumas lojas de plantas que inclusive já vendem um vaso com todas as ervas plantadas juntas, incluindo algumas outras, como alecrim, manjericão e guiné, formando um verdadeiro “kit protetor”.

Vejamos algumas características de cada uma:

Comigo-ninguém-pode- 
de extrema "força".

Comigo-Ninguém-Pode - Dieffenbachia sp. - Seu nome já é bem significativo e dispensa maiores explicações, mas acredita-se que ela é capaz de repelir e anular energias negativas. Além disso, é uma planta muito bonita e enfeita bem qualquer ambiente.
 *Só é preciso tomar cuidado quem tem crianças pequenas, ou animais domésticos em casa, pois é altamente tóxica, se ingerida.

Arruda-usada desde a antiguidade pelas
"benzedeiras"-Planta de extrema proteção.

Arruda Ruta graveolens  - Talvez a mais conhecida e utilizada, é citada na Bíblia e sabe-se que os europeus costumavam usar um galhinho atrás da orelha, como proteção, hábito que se difundiu no Brasil, através dos escravos que chegaram aqui na época da colonização. Apesar de possuir diversas indicações medicinais, seus uso mais difundido mesmo é o de proteção, inclusive através de banhos e defumações.
 
Espada de São Jorge,
corta as vibrações negativas.

Espada de São Jorge - Sansevieria trifasciata - Por causa de seu aspecto, com folhas longas e pontudas, foi associada ao poder de cortar vibrações negativas e todo tipo de magia. De fácil cultivo, já que se dão bem em qualquer lugar e não necessitam de nenhum cuidado especial, é comum colocá-las em vasos na entrada de casa.
 
Pimenteira, seca ao contato 
de energias densas.

Pimenta - Capsicum sp. - Diz-se que, ao entrar em contato com uma energia ruim, ou quando o ambiente está “carregado”, a pimenteira seca completamente. Sua característica quente e picante também é associada com o poder de estimular a vitalidade, melhorar o astral da casa e de quem estiver por perto e de atrair boas energias para o amor. Além de servir como amuleto, seu colorido alegre, principalmente em tons de laranja, vermelho e amarelo, dá um toque todo especial à decoração.

O Famoso e Perfumado
ALECRIM

Alecrim - Rosmarinus OfficinalisO alecrim sempre foi muito apreciado por suas virtudes aromáticas (erva forte da cozinha) e medicinais.( a partir da Idade Média) Emblema do amor e símbolo da saudade, o alecrim é considerado uma planta mágica contra mau-olhado.  O alecrim é uma planta cercada de misticismo. 
Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada.  Suas propriedades anti-sépticas também eram reconhecidas nos hospitais franceses, onde o alecrim era queimado durante as epidemias. No norte da França existe o costume de se colocar um ramo de alecrim nas mãos do defunto e depois plantá-lo sobre o seu túmulo. Os mouros acreditavam que ele espantava as pragas e plantavam arbustos em seus pomares. 
Até mesmo a Igreja Católica incorporou o alecrim em seus rituais, queimando-o em incensários desde a antiguidade. Na Igreja Ortodoxa, até hoje se utiliza seu óleo para unção.
Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja.( erva das benzedeiras ou erva das “bruxas”) Na Idade Média, era usada como defumador e fumigantes em dormitórios com pessoas enfermas. 


De tão importante, e tanto tem para falar sobre o Alecrim, que já escrevi um capítulo inteiro sobre ela...para ler:
http://magiadailha.blogspot.com/2009/11/magia-alegria-do-alecrim.html

Manjericão, Basílico ou 
Alfavaca - símbolo da Coragem

Manjericão - Ocimum basilicum - Também chamado de alfavaca, o manjericão é conhecido como símbolo do amor e da coragem e tem associação de longa data com a magia. Traz riqueza para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses.

Também é utilizado para que a pessoa se assegure de que o companheiro permaneça verdadeiro no relacionamento. Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia. Ajuda as pessoas contidas liberarem o amor. Utilizado em banhos de limpeza, saúde e cura, fertilidade.
Bom para casos de confusão mental. Esmague uma folha e inale o cheiro: ajuda a clarear a mente e o caminho correto irá se revelar. Se for espalhado pelo chão, nenhum mal fica onde ele está. Pode ser utilizado para exorcismos e banhos de purificação. O manjericão dado como presente traz boa sorte para uma casa nova.

Tulasi ou manjericão sagrado

Tem ainda o majericão sagrado, Tulasi ou Tulsi - Ocimum sanctum - planta sagrada aos hinduístas. É um arbusto que floresce em vermelho, branco ou roxo; também conhecida como "rainha das ervas" ; é fortíssima para proteção as influências negativas (até mais que um cristal, segundo os hindus!) tanto que sua madeira é usada na confecção dos japa malas, para a cantação de mantras.

Por ter ainda, muito o que falar desta erva, é que dediquei artigos inteiros sobre ela, que você pode ler, a primeira parte, clicando aqui:
 http://magiadailha.blogspot.com/2013/12/manjericaobasilicoalfavaca-1-parte.html

Guiné - cria um forte 
campo energético ao seu redor.

Guiné - Petiveria alliacea - Esta planta cria um forte campo magnético ao seu redor. Ela tem o dom de bloquear a ação de energias negativas; espalhando bem estar onde se encontra. A guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de proteção colocados à porta das casas. A planta funciona como uma espécie de "antena"que capta as más vibrações, que serão então neutralizadas pelo poder desinfetante da arruda. Essa erva afasta o mal criando um "escudo" protetor ao redor de quem a utiliza. Alivia dores quando aplicada na pele sobre um ferimento ou dores de cabeça.
*O uso interno dessa planta é desaconselhado por ser muito tóxica, é inclusive abortiva.

As muitas ervas fortes e 
"mágicas" da cozinha.

Seja como for, todos nós possuímos um campo energético que, quando fortalecido, nos faz vibrar em saúde, bem estar, vitalidade e equilíbrio emocional, e é muito comum, vez ou outra, sentirmos que algo não vai bem e a necessidade de nos purificar, proteger e fortalecer de alguma forma. 
De uma coisa não podemos duvidar: a natureza sempre se coloca à disposição com uma infinidade de maneiras para nos proporcionar harmonia e transformação, basta sabermos utilizá-la com sabedoria. 
Portanto, se você possui afinidade com as ervas e sua intuição assim pedir, enfeite sua casa, cultive seu jardim e conecte-se com os efeitos benéficos que deseja para si.

_____  ***  _____
 
Se quer ler, resumido, o Efeito de Outras Ervas, clic:
https://magiadailha.blogspot.com/2010/10/cozinha-magicacozinharum-ato-de-amor.html

Pesquisado e Compilado por Gení Mafra Souza
Baseado principalmente no artigo do site:
http://yahoo.estrelaguia.com.br/astrologia/artigos/1549/

Com inserção de meus apontamentos nos assuntos dos
sites principais:
mulherverde.blogspot.com/.../ervas-mgicas-manjerico.html
http://www.blogger.com/: › Feng Shui
www.achetudoeregiao.com.br/animais/guine.htm

Imagens de diferentes sites da net

Terapeuta - Gení Mafra Souza
Joga Tarô Terapêutico, Runas,  e Tarô de Florais
de Bach para aconselhamento.
Mestre Reiki - Instrutora de Reiki Usui Tradicional.
Facilitadora de Renascimento pela 
Respiração Conectada e Consciente - 

27 comentários:

  1. Adorei o Blog, Geni. Com informações, fontes citadas, canais de energia, simbologias......mt bom. Quero voltar e terminar de ler...com calma...obrigado por compartilhar....um beijo

    ResponderExcluir
  2. Querida Jane,

    Eu é que agradeço sua amizade e sua visita!
    Abçs fraternos na PAZ e na LUZ

    Gení

    ResponderExcluir
  3. Olá Geni!! Estava com saudade desse "cantinho".É maravilhoso passar por aqui. Me dá uma paz espiritual... Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcio,
    Eu agradeço tua visita, será sempre bem vindo!
    Que bom que gostas daqui e aqui encontres PAZ!
    Que tenhas além da PAZ, SAÚDE, LUZ e muita PROSPERIDADE na tua vida, hoje e SEMPRE com as bençãos de Todos os Santos Seres!!!

    Abçs fraternos
    gení

    ResponderExcluir
  5. Olá RMguria,

    Obrigada! Apareça sempre.Bençãos de LUZ,
    SAÚDE e PROSPERIDADE à você!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Adorei seu blog! Nao falta nada, está completo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Cara Willka,

    Obrigada pela visita e por sua amáveis palavras. Sou apaixonada pelas terapias alternativas e penso que a Natureza tem tudo aquilo que precisamos, só que nós perdemos o contato com a nossa Mãe Terra, mas agora parece que estamos nos voltando a isso novamente pois o caminho é este...
    Abçs grandes e parece sempre! Será bem vinda.
    Gení

    ResponderExcluir
  8. Olá Gení,
    Muito obrigado por dividir conosco tts conhecimentos e informações, são muito interessantes . Estou aqui, muito entretido, querendo ler tudo.
    Gostei muito do seu blog, parabéns !
    Um abraço,
    Armando.

    ResponderExcluir
  9. Olá Armando,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo seu comentário, que são importantes pois me incentivam a continuar a pesquisar e a postar coisas de interesse de todos!
    Apareça mais vezes, será bem vindo neste nosso cantinho mágico que atrai gente de todas as "tribos".
    Fique hoje e sempre na PAZ, LUZ e ALEGRIAS
    dos Santos Seres.
    Abraços fraternos
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcos Paulo,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário; são estes que nos incentivam
    a continuar pesquisando e postando assuntos de interesse de todos!
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita.
    Fique sempre na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos. Seres.
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  11. Obrigada amei tudo que eu queria saber e não precisei perguntar bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá Michelle,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário. Por caso lhe conheço?
    Bom, gostei de ter você aqui. Apareça mais vezes, será um prazer sua visita.
    Fique, hoje e sempre, na PAZ, LUZ e ALEGRIAS dos Santos Seres!
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  13. Olá, Preciso encontrar Guiné aqui em florianópolis. Você sa beria onde encontro? Obrigada (linditw@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  14. Olá Lindi,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo contato.
    Já vi em diversos locais: nas floriculturas, nas feiras, na feirinha da UFSC nas quartas-feiras...talvez tenha que "encomendar" se não conseguir, mas os feirantes trazem...
    Volte mais vezes, será um prazer sua visita!
    Abraços fraternos de PAZ, LUZ e ALEGRIAS
    Gení

    ResponderExcluir
  15. olá,
    gostei mt desse blog estou me sentindo mt triste e desanimada pois gosto demais de um homem que nao me dar atenção necessaria parece que vou enlouquecer me ajudem por favor parece que tudo e mt triste em minha vd

    ResponderExcluir
  16. Olá você que escreveu em 31 de março,

    Que tal você mesma lhe dar a tenção que está cobrando dele? Como? se cuidando, fazendo o que realmente gosta, assistindo um bom teatro/filme com uma pessoa amiga, tomando um bom café, lendo um livro de seu interesse e trocando idéias com as pessoas, enfim, desfocando "dele" e focado em você...não ponha a sua felicidade nas mãos de outra pessoas, isso é muita responsabilidade, VOCÊ, e só você é responsável por sua própria Felicidade, o outro só vem para acrescentar ou para somar...não existe felicidade fora de nós mesmos; isso é ilusão do "ego",
    da "mente" para lhe distrair...não caia nessa armadilha e, se caiu, faça de tudo para sair, seja FELIZ com você mesma...daí poderá ser feliz com o outro, resto é Karma...claro que um bom chá de Alecrim, ou de Erva de São João ou um floral tipo o Rescue de Bach, receber alguma terapia tipo REIKI...poderão lhe ajudar...Meditar, rezar...também são importantes.
    Espero que consiga se AMAR mais, encontrar você própria a Felicidade dentro de você mesma!
    Um grande abraço de PAZ, LUZ, CURAS e ALEGRIAS!
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  17. Olá Joyce,

    Obrigada por acessar o blog e muito obrigada mesmo pelo comentário.Essa interação nos dando retorno, nos possibilita postar assuntos de interesse de muitos de uma forma mais confiável!
    Apareça mais vezes, será um prazer.
    Paz e Luz para você!
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  18. Adorei as informações, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá Zuleica,

    Querida, eu é que agradeço ao acesso ao blog MAGIA da ILHA e, mais ainda, pelo seu comentário! Apareça mais vezes.
    Fique, hoje e sempre, na Paz, Luz e Alegria dos Santos Seres!
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Olá Marcia,

      Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha. Apareça mais vezes, será um prazer!
      Abraços de Paz, Luz e Alegrias e excelente 2018 à você e os seus.
      Com carinho
      Gení

      Excluir
  21. Olá Marcia,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA. Apareça mais vezes será um prazer!
    Abraços
    Gení

    ResponderExcluir