quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PALO-SANTO ou MADEIRA-SANTA, O QUE É ISSO?

Iniciarei trazendo uma nova informação:
"O nome Palo Santo é conhecido mundialmente como uma madeira sagrada. Seu nome científico é Bursera graveolens e esta espécie é endêmica do norte do Peru e sul do Equador. É a espécie protegida por lei no Peru, porém não está em extinção." (talvez por ser protegida!?)

"...o Palo Santo do Paraguai (Bulnesia sarmientoi) que está na lista de “espécies em extinção” da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), é a madeira que tem aparecido nas redes sociais confundindo a opinião pública."Fhttps://mukanishop.com.br/nota-esclarecimento-palo-santo

De qualquer forma vamos ser Responsáveis pelo uso - não o fazendo de forma indiscriminada, inconsequente e inconsciente - desta maravilhosa, curativa e poderosa árvore!



O lendário PALO-SANTO.

Definição:

Palo-Santo  ou Madeira-santa -  são pequenos gravetos de  uma espécie de madeira considerada sagrada que vive desde as Ilhas Galápagos até as florestas secas da região sul-americana do Peru, Equador, Bolívia e Brasil ( Mato Grosso), usados como incenso e na medicina natural e alternativa.

Palo-santo, usado como incenso.

USO

Embora seja mais usado como incenso natural, o palo-santo também é considerado uma árvore com qualidades medicinais,  pois trata não só o “corpo espiritual” mas também o físico. Seus múltiplos benefícios fazem com que a energia do ambiente seja purificada, isso devido a substâncias como, principalmente, o limoneno  e os monoterpenos;  ingrediente ativo presente em uma alta porcentagem em seu tronco, responsáveis ​​pela limpeza física e espiritual dos ambientes, tornando-o mais pacífico, equilibrado e harmonioso.

Palo-santo, incenso natural para purificar
 e  dissipar energias densas do ambiente.


Sua fumaça tem a propriedade de limpar e purificar o ambiente e as pessoas que nele se encontram, contra espíritos de baixa vibração energética e outras  “ energias densas ou negativas” como: inveja, “olho-gordo”, ciúmes, “baixo-astral” causado por  tristeza, medo,  pânico, depressões, stress,  ansiedades, enfim em todas as espécies de traumas emocionais e “magias” de todo e qualquer tipo...

É excelente para ajudar nas meditações ou contemplações pois sua fumaça, por ser relaxante, nos leva a um “estado meditativo”...

Incenso de palo-santo alinha nossos Chakras
e/ou Corpo Energético.

É instrumento poderoso também para alinhar os Chakras, principalmente os chakras superiores, responsáveis pelo nossa ligação com o “cosmo” ou com a Energia Maior; e usado também  como moxa, pela  Medicina Tradicional  Chinesa.

Os xamãs e o uso do palo-santo...

A história  nos mostra que o Palo-santo já era usado na antiguidade em cerimônias religiosas por mais diversas culturas entre elas pelos Incas, Astecas e  Maias e, escavações tem encontrado vestígios do palo-santo em  épocas ainda remanescentes a esse povos. 

Parece que os xamãs de diversas culturas também já o utilizavam como remédios e para fins de curas espirituais... Hoje é usado por terapeutas, aromaterapeutas, xamãs,  curandeiros...em rituais de iniciação de diversas linhas espirituais  e nas cerimônias de Ayahuasca.

Uso do palo-santo por diferentes
seguimentos espirituais.

Conhecendo Melhor a Árvore do Palo-Santo


Nome científico
Bursera  graveolens

Outros tipos:
Bulnesia sarmientoi

Família:
Burseraceae  (a mesma família do olíbano e da mirra, também incensos naturais)

A Árvore do Palo-santo:
Bursera  graveolens

Outras Denominações:

Pau-santo,  madeira santa,  Ibiocaí, vera, verahood,  Lignum  Vitae (na Argentina) Holywood (em inglês); árvore dos xamãs, crispin, carana e huancoe...  Foi ainda chamado de “quebraxo”, pelos colonizadores espanhóis, pois sua resistente madeira quebrava o cabo dos facões e machados...

Outra árvore de palo-santo mais jovem...

Descrição da Planta:

Dotada de copa alongada, com ramos pendentes,  a árvore alcança, em média, de 7 a 18 m de altura. O tronco é cilíndrico, de cor amarelo-claro, e mede de 50-70 cm de diâmetro; é revestido por casca de cor acinzentada, pouco espessa,  muito rugosa com descamamento em placas irregulares. Apresenta  flores brancas e frutos em forma de cápsulas aladas, contendo três sementes em cada uma delas.

Tempo de Vida:
Entre 50 a 90 anos.



Óleo Essencial

Seu óleo essencial conhecido como “guaiacol”,  é  extraídos dos galhos e do “coração” do tronco, depois de mortos... E hoje, já se encontra industrializado sendo bastante usado na aromaterapia, porém ainda não está concluído o estudo sobre  todos os seus componentes. Mas sabe-se que, emocionalmente, provoca uma sensação de aterramento, paz e calma.

Tronco de palo-santo caído ou derrubado...

Curiosidade:

O aroma forte e doce; ao mesmo tempo;  do óleo desta árvore, só ocorre quando ela morre de forma natural e permanece no solo pelo período mínimo de 3 a 10 anos, se decompondo, daí é que o óleo com sua essência  é formado no interior da árvore. Parece que quanto mais tempo ficar se decompondo mais forte é sua essência. 

Assim é essa curiosa árvore,  como uma fênix que ao morrer se transforma, exalando uma essência tão procurada devido ao seu imenso poder curativo.
A ciência ainda estuda todos os componentes do óleo essencial  desta “milagrosa” árvore.

Graveto de Palo-santo acesso

Modo de Usar:

Acende-se o graveto  até formar uma tocha de fogo, deixando-se apagar naturalmente, faz-se a “defumação” do espaço onde pode-se ir passando em cada ambiente, ou da pessoa que pode-se passar ao redor dela, ou ainda a pessoa pode respirar a fumaça desta árvore sagrada, por alguns segundos. Depois deixa-se o palo-santo em algum lugar, de preferência num  altar , para que o graveto se apague naturalmente. Depois pode voltar a ser usado.

Nas minhas iniciações de Reiki, costumo terminar fazendo os símbolos do sagrado Reiki no iniciando enquanto ainda está deitado com o palo-santo...deixo queimar uns minutos no ambiente e encerro trazendo a pessoa "de volta".

Deixando a fumaça do palo-santo agir...

Contra Indicação:
Parece não haver contra-indicação para seu uso; até que estudos mais aprofundados sobre esta árvore sejam concluídos...

Cuidados:
Para que seu óleo e  aroma se conserve por mais tempo, melhor guardá-lo num frasco fechado.

Onde Encontrar:
Em lojas de produtos místicos esotéricos; em Farmácias/Lojas de Produtos Naturais; em feiras de artesanatos; em lojas virtuais...
_____   ***   _____

Pesquisado e postado por:
Terapeuta -  Gení Mafra Souza-
-  Mestre Reiki Sistema Usui Tradicional - Cursos ou Iniciações de Reiki
-  Facilitadora de Renascimento pela Respiração Circular e Consciente.
- Joga Tarô Terapêutico, Runas e Cartas de Florais de Bach

Imagens net
Sites usados como apoio:

33 comentários:

  1. Vou procurar para comprar. Você é sábia!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,

    Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado, eu particularmente, AMO o Palo-Santo! Já consegui grandes Curas com ele...até "limpeza" de baixa-magia...
    Querida, estamos todos aprendendo uns com os outros, somos TODOS mestres e aprendizes; todos no caminho da Sabedoria!
    Abçs de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
    Apareça mais vezes será um prazer!
    Gení

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas informações. Muito esclarecedoras.
    Paz e luz!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rui,

    Eu é que agradeço seu acesso ao MAGIA da Ilha e se dispor a comentar! Os comentários são um "termômetro" para os assuntos que escrevo e posto. Apareça mais vezes, será um prazer!
    Paz, Luz e muitas Alegrias na sua Vida!
    Abraços
    Gení

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas orientações e esclarecimentos! Namastê!

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e, principalmente, por você comentar, já que estes nos dão retorno dos assuntos a serem pesquisados e postados...
    Apareça mais vezes, será bem vinda! Fique, hoje e sempre, na Paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres.
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  7. Olá desejo sabe se essa Árvore em Manaus é conhecida por outro nome?
    e qual seria esse nome?
    Obrigado.
    Obs: amei muito esse Blog é de grande ajuda e conhecimento!

    ResponderExcluir
  8. Olá Hipólito,

    Grata pelo acesso ao MAGIA da ILHA e pelo comentário "elogioso".
    Veja, não sei responder a sua pergunta mas, talvez em outras denominações no assunto acima, você encontre a resposta como:Madeira-santa; árvore dos xamãs; quebraxo...mas, especificamente que nome pode ter em Manaus não sei lhe dizer...Porém, me proponho a pesquisar e, se achar, descrevo aqui...Como se você encontrar também peço o favor de nos dizer.
    Um abraço e apareça mais vezes, será um prazer!
    Gení

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esta árvore exótica mas conheço a planta ou arbusto chamado de Erva Santa, que tbm tem qualidade aromática e pode ser usada como chá ou pra defumar ambientes , existe aqui na Ilha da magia!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Iran,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA. e pelo comentário explicativo, agradeço mais ainda...
    Sim, existe a ERVA SANTA ou ERVA de SANTA MARIA, que por sinal, é excelente para os diversos problemas digestivos, inclusive úlceras e até câncer (se juntarmos com Pariparoba, Jurubeba e Espinheira Santa)
    Adorei seu comentário e achei pertinente, porém veja: o Palo-Santo é uma árvore que tem a propriedade de quebrar ou limpar até as "piores energias densas" ou as populares "magia-negra". Mas, sim, penso que para quem não consegue ou para tomar, a ERVA SANTA é ótima opção!
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita e seu comentário.
    Abraços fraternos de Paz, Luz e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir
  11. praque tipo de doenssa servi o leo da madeira peruana pra dor nos ossos ou praque e

    ResponderExcluir
  12. Olá Manoel,

    O Palo-santo serve para Equilibrar nossos Chakras e nossos corpos energéticos ou sutis.
    Retira por exemplo "magias", "mal-olhados", "miasmas"...deste corpos, por consequencia vai agir no corpo físico, onde mais precisarmos...
    Abçs de Paz, Curas e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir
  13. Serve para tratar dependente químico e com difícil acesso de diálogo?

    ResponderExcluir
  14. Olá Bia,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário. veja, uma situação de dependência química, é uma situação muito grave que exige acompanhamento médico/psicológico especializado tipo também em conjunto com as terapias complementares. penso que uma situação dessa pode AJUDAR, mas sozinho o palo-santo não vai resolver...é preciso um tratamento adequado, e como falei, envolver outros profissionais e terapeutas tipo ainda: terapia ocupacional, Reiki, exercícios físicos, orações etc, etc mas, poderá ser um bom auxiliar...
    espero ter me feito entender.
    Um grande abraço
    Gení

    ResponderExcluir
  15. Oi gostaria de saber porquê o palo santo queima muito rapido e sai uma fumaça preta

    ResponderExcluir
  16. Olá vc que escreveu em 16/04/17

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e ao comentário.
    vejamos: o fato de "queimar rápido" é devido a madeira ser porosa e pelos óleos que possui, e este último fato (óleos) também pode explicar sua fumaça, algumas vezes aparecer preta...Porém, NENHUMA outra planta que se conhece, parece ter os poderes curativos tão Fortes quanto o Palo-santo. já tive clientes que expeliram trabalhos de "magia pesada" em presença da fumaça e aroma desta maravilhosa planta!
    Abraços fraternos de Paz, Luz, Curas e Alegrias.
    Gení

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua pagina, conheci atravez de busca sobre o palo-santo. Visitarei mais vezes. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria de Fátima,

      Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e, mais ainda, pelo comentário. Esses são "um termômetro" para ver o que as pessoas estão buscando...

      Sim, venha mais vezes, será sempre um prazer sua visita e "sinta-se em casa" aqui no nosso cantinho...

      Um grande abraço fraterno de Paz, Luz, Curas e Alegrias dos Santos Seres e dos Anjos, com o gostoso cheirinho do Palo-santo, pelo qual também sou apaixonada...
      Com carinho
      Gení

      Excluir
  18. vou procurar para comprar agradeço a todos as dicas sao maravilhozas sao como luz no fim do tunil

    ResponderExcluir
  19. Olá Vc que escreveu em 10/8

    Gratidão pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário "elogioso" hehehe
    Veja, eu sou apaixonada pelo Palo-santo e já consegui, poderia dizer, verdadeiros "milagres" com ele.
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
    Abraços de paz, Luz e Alegrias
    Gení

    ResponderExcluir
  20. Bom dia ... aonde eu poderia encontrar mudas de palo santo... procurei tambem pelo outro nome Bursera graveolens mas nao encontrei nada... gostaria de plantar em meu sitio.. mas daqui muitos anos poder colher essa essencia que ocorre quando ela morre de forma natural.. eu ja uso os comprados nas lojas mas eu queria o meu..

    Gratidao! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fulvio,

      Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e também pelo comentário.
      Que sonho ter um sítio onde possa plantar suas próprias árvores, e plantar o Palo Santo então... é uma bençao!
      Veja como no Brasil o Oalo-santo é encontrado no Mato Grosso penso que é mais fácil voc÷ achar em alguma floricultura da região, devem vender mudas, acho que é a melhor forma! Outro jeito é você escrever e pedir pra Emater ou Embrapa que poderão lhe dar maiores informações...
      Desejo de coração que consiga!
      Apareça mais vezes será um prazer...
      Um grande abraço de Paz, Luz e Alegrias!
      Gení

      Excluir
  21. Boa noite Geni,adorei a explanação sobre o palo santo...Sou médium trabalho em um templo de umbanda , tb sou reikiana e tb aplico a energia dos cristais e a pouco conheci o palo santo , que hj meus guias usaram em uma gira de cura e eu fiquei maravilhada com o que pude ver é uma energia forte , maravilhosa e vi que foi usado no momento certo e no problema certo tb....Gratidão pela explicação a cada dia aprendo e me instruo mais e mais para melhor poder ajudar a quem tanto precisa , td isso é lindooo e gratificante...

    Gratidão,Gratidão,Gratidão
    Anna Maria

    ResponderExcluir
  22. Olá Anna,

    Também eu sou GRATA pela sua visita, pelo comentário e por seu lindo trabalho! Usei por anos o Palo-santo nas Iniciações de Reiki com grande Sucesso de Curas. Que bom que também está usando...
    Apareça mais vezes, será sempre bem vinda no MAGIA da ILHA!
    Abraços reikianos de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber se o óleo serve para gastrite ?

    ResponderExcluir
  24. Olá vc que escreveu em 31/07

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA! Não tenho essa resposta pra lhe dar...melhor vc ver com um médico naturalista, ou naturólogo, ou com empresas que produzem este óleo... Me desculpe!
    Desejo que consiga a resposta! Abraços
    Gení

    ResponderExcluir
  25. CHAMADO PARA NÃO USAR PAU SANTO

    Josie Jara.

    " para os que dizem.........
    Amar e respeitar, a mãe terra.

    Por favor, por favor, por favor!"

    Palo Santo, bursera graveolens, está atualmente em perigo de extinção e chorando por cessar e desistir. Aqueles que o vendem ou o compram participam no desmatamento e na violação de Palo Santo. Só deve ser dotado por um xamã. No Equador e no Peru, é ilegal cortar ou danificar árvores vivas, mas quase impossível de fazer cumprir. As árvores de Palo Santo devem ser tratados com respeito e reverência e nunca devem ser cortadas e nunca vendidas como um produto. As qualidades aromáticas e terapêuticas mais elevadas da madeira só podem ser desenvolvidas completamente no cerne * das árvores que morreram naturalmente e mantiveram-se no solo da floresta * por quatro a dez anos.

    Agora existe uma grande demanda no mercado mundial e aqueles que vendem a madeira para obter benefícios econômicos imediatos são as árvores cortando, colhendo árvores mortos e vivas por igual, não importa o período de descanso. Isso tem provocado um grave desmatamento em Palo Santo. Estamos a consumir este produto a um ritmo muito mais rápido do que pode ser produzido pela natureza. Não importa se a madeira que você compra reclama ser "Sustentável" colhida ou não. *** Não há árvores suficientes que morreram naturalmente para satisfazer a demanda global! *** ** Não há árvores suficientes, naturalmente, para satisfazer a demanda global! *** Se você comprar madeira de Palo Santo de qualquer fonte, então está contribuindo para o incentivo econômico que impulsiona o desmatamento.
    É pura economia e o pior do capitalismo para fins lucrativos.
    Se o preço desses palitos de madeira pudesse refletir o verdadeiro custo para a natureza, talvez custaria 1,000,000,000 x o que pode comprar.

    ** Não há árvores suficientes, naturalmente, para satisfazer a demanda global!

    A coleta de óleos essenciais também danifica a árvore.
    Não sei se usar as folhas é uma alternativa mais sustentável.

    ** Não há árvores suficientes, naturalmente, para satisfazer a demanda global! ***

    A este ritmo de consumo de Palo Santo, não haverá árvores antigas que morressem naturalmente em alguns anos. As árvores fêmeas vivem entre 50 e 60 antes de morrer naturalmente, as árvores machos vivem pelo menos 200 anos antes de morrer naturalmente. Por favor, por favor, guarde essas árvores!! Não compre. Use manchas locais que possam ser repor como o cedro e a sálvia. Por favor, peça perdão ao espírito de Palo Santo. Esta é uma apelação de Palo Santo Spirit

    ResponderExcluir
  26. Olá Josie,

    Grata pelo acesso ao blog e pela chamada de ATENÇÃO para o uso indiscriminado do Palo-Santo!
    Use para minhas iniciações em Reiki, mas prometo repensar o assunto...e ajudar na conscientização!
    Abraços e sim, peço perdão à árvore do Palo-Santo pela nossa inconsciência!
    Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias
    Gení

    ResponderExcluir
  27. Josie,

    Bem lembrado, usarei o que já tenho de Palo-Santo e substituirei por Sávia, Manjericão ou
    Artemísia...Gratidão por ter me repassado essas informações.
    Abraços
    Gení

    ResponderExcluir
  28. Bom dia. Gratidão pelas informações. Segue agora o alerta sobre risco da extinção do Palo Santo. AHO!

    ResponderExcluir
  29. Ola pessoal. Este blog é muito informative sobre o benefício do Palo Santo.
    Mas acho que deveria começar explicando que esta bençao de madeira esta em extinçao.
    E fazer a conscientizaçao do nao uso. Gratidao 🙇

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Grata pelo acesso, sim vou fazer isso porque como bióloga e terapeuta também me preocupo!
      Abraços e grata pelo comentário!
      Paz e Luz
      Gení

      Excluir