terça-feira, 21 de junho de 2016

PALO-SANTO ou MADEIRA-SANTA, O QUE É ISSO?

O lendário PALO-SANTO.

Definição:

Palo-Santo  ou Madeira-santa -  são pequenos gravetos de  uma espécie de madeira considerada sagrada que vive desde as Ilhas Galápagos até as florestas secas da região sul-americana do Peru, Equador, Bolívia e Brasil ( Mato Grosso), usados como incenso e na medicina natural e alternativa.

Palo-santo, usado como incenso.

USO

Embora seja mais usado como incenso natural, o palo-santo também é considerado uma árvore com qualidades medicinais,  pois trata não só o “corpo espiritual” mas também o físico. Seus múltiplos benefícios fazem com que a energia do ambiente seja purificada, isso devido a substâncias como, principalmente, o limoneno  e os monoterpenos;  ingrediente ativo presente em uma alta porcentagem em seu tronco, responsáveis ​​pela limpeza física e espiritual dos ambientes, tornando-o mais pacífico, equilibrado e harmonioso.

Palo-santo, incenso natural para purificar
 e  dissipar energias densas do ambiente.


Sua fumaça tem a propriedade de limpar e purificar o ambiente e as pessoas que nele se encontram, contra espíritos de baixa vibração energética e outras  “ energias densas ou negativas” como: inveja, “olho-gordo”, ciúmes, “baixo-astral” causado por  tristeza, medo,  pânico, depressões, stress,  ansiedades, enfim em todas as espécies de traumas emocionais e “magias” de todo e qualquer tipo...

É excelente para ajudar nas meditações ou contemplações pois sua fumaça, por ser relaxante, nos leva a um “estado meditativo”...

Incenso de palo-santo alinha nossos Chakras
e/ou Corpo Energético.

É instrumento poderoso também para alinhar os Chakras, principalmente os chakras superiores, responsáveis pelo nossa ligação com o “cosmo” ou com a Energia Maior; e usado também  como moxa, pela  Medicina Tradicional  Chinesa.

Os xamãs e o uso do palo-santo...

A história  nos mostra que o Palo-santo já era usado na antiguidade em cerimônias religiosas por mais diversas culturas entre elas pelos Incas, Astecas e  Maias e, escavações tem encontrado vestígios do palo-santo em  épocas ainda remanescentes a esse povos. 

Parece que os xamãs de diversas culturas também já o utilizavam como remédios e para fins de curas espirituais... Hoje é usado por terapeutas, aromatarapeutas, xamãs,  curandeiros...em rituais de iniciação de diversas linhas espirituais  e nas cerimônias de ayahuasca.

Uso do palo-santo por diferentes
seguimentos espirituais.

Conhecendo Melhor a Árvore do Palo-Santo

Nome científico
Bursera  graveolens

Outros tipos:
Bulnesia sarmientoi

Família:
Burseraceae  (a mesma família do olíbano e da mirra, também incensos naturais)

A Árvore do Palo-santo:
Bursera  graveolens

Outras Denominações:

Pau-santo,  madeira santa,  Ibiocaí, vera, verahood,  Lignum  Vitae (na Argentina) Holywood (em inglês); árvore dos xamãs, crispin, carana e huancoe...  Foi ainda chamado de “quebraxo”, pelos colonizadores espanhóis, pois sua resistente madeira quebrava o cabo dos facões e machados...

Outra árvore de palo-santo mais jovem...

Descrição da Planta:

Dotada de copa alongada, com ramos pendentes,  a árvore alcança, em média, de 7 a 18 m de altura. O tronco é cilíndrico, de cor amarelo-claro, e mede de 50-70 cm de diâmetro; é revestido por casca de cor acinzentada, pouco espessa,  muito rugosa com descamamento em placas irregulares. Apresenta  flores brancas e frutos em forma de cápsulas aladas, contendo três  sementes em cada uma delas.

Tempo de Vida:
Entre 50 a 90 anos.



Óleo Essencial

Seu óleo essencial conhecido como “guaiacol”,  é  extraídos dos galhos e do “coração” do tronco, porém,  depois de mortos... E hoje, já se encontra industrializado sendo bastante usado na aromaterapia, porém ainda não está concluído o estudo sobre  todos os seus componentes. Mas sabe-se que, emocionalmente, provoca uma sensação de aterramento, paz e calma.

Tronco de palo-santo caído ou derrubado...

Curiosidade:

O aroma forte e doce; ao mesmo tempo;  do óleo desta árvore, só ocorre quando ela morre de forma natural e permanece no solo pelo período mínimo de 3 a 10 anos, se decompondo, daí é que o óleo com sua essência  é formado no interior da árvore. Parece que quanto mais tempo ficar se decompondo mais forte é sua essência. 

Assim é essa curiosa árvore,  como uma fênix que ao morrer se transforma, exalando uma essência tão procurada devido ao seu imenso poder curativo.
A ciência ainda estuda todos os componentes do óleo essencial  desta “milagrosa” árvore.

Graveto de Palo-santo acesso

Modo de Usar:

Acende-se o graveto  até formar uma tocha de fogo, deixando-se apagar naturalmente, faz-se a “defumação” do espaço, ou da pessoa que deve respirar a fumaça desta árvore sagrada, por alguns segundos. Depois deixa-se o palo-santo em algum lugar, de preferência num  altar , para que o graveto se apague naturalmente.

Deixando a fumaça do palo-santo agir...

Contra Indicação:
Parece não haver contra-indicação para seu uso; até que estudos mais aprofundados sobre esta árvore sejam concluídos...

Cuidados:
Para que seu óleo e  aroma se conserve por mais tempo, melhor guardá-lo num frasco fechado.

Onde Encontrar:
Em lojas de produtos místicos esotéricos; em Farmácias/Lojas de Produtos Naturais; em feiras de artesanatos; em lojas virtuais...
_____   ***   _____

Pesquisado e postado por:
Terapeuta -  Gení Mafra Souza-
-  Mestre Reiki Sistema Usui Tradicional (10 anos) Cursos ou Iniciações de Reiki
-  Joga Tarô Terapêutico,(à mais de 20 anos) Tarô de Florais de Bach e Runas para aconselhamento.
-  Facilitadora de Renascimento pela Respiração Circular e Consciente (a 5 anos), usando junto  a Reflexologia, o Reiki, Cristais, Táquions, Florais, Água Imantada...

Atende no Espaço Magia da Ilha, Coqueiros -  Floripa  - SC - BR

Imagens net
Sites usados como apoio:

10 comentários:

  1. Vou procurar para comprar. Você é sábia!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,

    Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado, eu particularmente, AMO o Palo-Santo! Já consegui grandes Curas com ele...até "limpeza" de baixa-magia...
    Querida, estamos todos aprendendo uns com os outros, somos TODOS mestres e aprendizes; todos no caminho da Sabedoria!
    Abçs de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
    Apareça mais vezes será um prazer!
    Gení

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas informações. Muito esclarecedoras.
    Paz e luz!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rui,

    Eu é que agradeço seu acesso ao MAGIA da Ilha e se dispor a comentar! Os comentários são um "termômetro" para os assuntos que escrevo e posto. Apareça mais vezes, será um prazer!
    Paz, Luz e muitas Alegrias na sua Vida!
    Abraços
    Gení

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas orientações e esclarecimentos! Namastê!

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e, principalmente, por você comentar, já que estes nos dão retorno dos assuntos a serem pesquisados e postados...
    Apareça mais vezes, será bem vinda! Fique, hoje e sempre, na Paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres.
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  7. Olá desejo sabe se essa Árvore em Manaus é conhecida por outro nome?
    e qual seria esse nome?
    Obrigado.
    Obs: amei muito esse Blog é de grande ajuda e conhecimento!

    ResponderExcluir
  8. Olá Hipólito,

    Grata pelo acesso ao MAGIA da ILHA e pelo comentário "elogioso".
    Veja, não sei responder a sua pergunta mas, talvez em outras denominações no assunto acima, você encontre a resposta como:Madeira-santa; árvore dos xamãs; quebraxo...mas, especificamente que nome pode ter em Manaus não sei lhe dizer...Porém, me proponho a pesquisar e, se achar, descrevo aqui...Como se você encontrar também peço o favor de nos dizer.
    Um abraço e apareça mais vezes, será um prazer!
    Gení

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esta árvore exótica mas conheço a planta ou arbusto chamado de Erva Santa, que tbm tem qualidade aromática e pode ser usada como chá ou pra defumar ambientes , existe aqui na Ilha da magia!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Iran,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA. e pelo comentário explicativo, agradeço mais ainda...
    Sim, existe a ERVA SANTA ou ERVA de SANTA MARIA, que por sinal, é excelente para os diversos problemas digestivos, inclusive úlceras e até câncer (se juntarmos com Pariparoba, Jurubeba e Espinheira Santa)
    Adorei seu comentário e achei pertinente, porém veja: o Palo-Santo é uma árvore que tem a propriedade de quebrar ou limpar até as "piores energias densas" ou as populares "magia-negra". Mas, sim, penso que para quem não consegue ou para tomar, a ERVA SANTA é ótima opção!
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita e seu comentário.
    Abraços fraternos de Paz, Luz e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir