domingo, 18 de novembro de 2018

DIAS MÁGICOS de DEZEMBRO - 1ª quinzena -

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo... Sendo assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

A GRANDE MÃE-GAYA

Entramos  no décimo mês do antigo calendário romano que era por isso chamado de Decem. Era considerado sagrado e muitos festivais eram realizados neste período. Dezembro traz em seu ventre a Grande Mãe e todas as suas manifestações femininas. Devemos nos abrir para a magia de dezembro, aumentando a conexão com a natureza e com  nosso lado feminino.
Dezembro representa o fechamento de um ciclo, um período para refletir sobre o ano que passou...

A mais importante celebração deste mês são:
-  Solstício de Inverno- Hemisfério Norte e de Verão no Hemisf. Sul.
-  As celebrações atuais do Advento do NATAL.
- E o ANO NOVO, para as regiões que seguem o calendário gregoriano.
- E o Festival das Luzes, dos Judeus, o Hannukah - Chanucá.


Castiçal de nove braços-Chanukiá ou Chanuquiá 
(hebraico חנוכיה - hanukiah, pronunciado "ranuquiá") 

* Neste mês, os judeus celebram, até hoje, o Festival das Luzes - durante oito dias - chamado Hannukah, ou "Chanucá" é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração".  Se acende diariamente uma nova vela branca em um castiçal de nove braços -  o Chanukiá ou Chanuquiá (hebraico חנוכיה - hanukiah, pronunciado "ranuquiá"); na primeira noite acende-se apenas o braço maior e uma vela, e a cada noite se vai acrescentando uma vela, até que no oitavo dia o candelabro está completamente aceso.
 Comemora-se assim, segundo o Talmud - Livro Sagrado dos Judeus - o antigo milagre da reconquista do Templo de Jerusalém, há dois mil anos. 

Turquesa pedra de dezembro

As pedras dos mês são: a Turquesa e o Zircônio, principal. Secundárias: ametista e citrino
A árvore do mês - Sorveira, sabugueiro, castanheira e teixo.
Plantas:- Aspargo, junco e soja.
As cores:- Azulão, bege e bronze
As divindades regentes são os deuses e as deusas solares.
O elemento: - Fogo
Os elementais do mês: As Salamandras.


Sorveira ou  Sorva 
árvore de dezembro.

Lema do mês:

"Assuma o controle de Sua Vida. 
Não se deixe guiar pelos outros!"


Salamandra - o elemental
do último mês do ano.

Assim:

Reveja todos os aspectos de sua vida. Medite sobre os Sucessos e o fracassos criando uma nova imagem do futuro. Entre no ano novo com FÉ, FORÇA, LUZ e ESPERANÇA!

Posêidon - deus grego 
dos Oceanos

Dia 01 de Dezembro - Festival de POSÊIDON

Posêidon era o Deus grego dos oceanos. Em seu dia podemos fazer um interessante ritual para controlar e conhecer nossas emoções mais profundas.
Ritual: - Coloque, em uma bacia branca,  água da chuva e sal ou água do mar. Deixe uma água-marinha repousando na água salgada por três noites seguidas. Sempre que precisar de força interior, recorra a sua pedra, agora energizada com o poder dos mares.

Shiva - deus hindu do 
movimento, da dança

Dia 02 - Festa de SHIVA - Dia Nacional do SAMBA, no Brasil - Em 2018 1° Domingo do Advento
Shiva é o deus hindu da dança e do movimento e simboliza o ciclo do início e fim.
Ritual: - Acenda neste dia uma vela azul, e peça a Shiva que lhe dê sabedoria para reconhecer os bons momentos da sua vida, e paciência e compreensão para os ruins.



No Brasil, dia 02 de Dezembro é dia da maior música popular brasileira: o SAMBA. Lembrando que dia 27/11/16 fez 100 anos ou I séc. da gravação do primeiro samba brasileiro: Pelo Telefone, composição de Ernesto dos Santos ou DONGA e do jornalista Mauro de Almeida.

02/12/18 Acende-se a primeira vela da
Coroa do Advento= os Profetas e o Perdão!

02/12/18 - Começa para o mundo cristão o Advento. O tempo de espera pela "Luz do Mundo""Aquele" que virá para Curar a humanidade. É acesa a primeira vela da Coroa do Advento, normalmente de cor verde (ou roxa se você resolver por três velas lilás e uma rosa), significando o Perdão e os Profetas. A vela é acesa, feito oração, deixe queimá-la algumas horas e apague-a, só voltando a acendê-la, novamente, com as demais, na Noite de Natal.
* O primeiro Domingo do Advento("a espera") também é o dia para se montar a Árvore de Natal e se enfeitar a casa para o "grande dia" dos nascimento do Salvador, para o mundo cristão!

Para saber mais aqui no blog: A Verdade (?) sobre a História do Natal...
http://magiadailha.blogspot.com/2011/12/historia-do-natal-2-parte-os-simbolos.html

Airmid coberta de ervas,
 protegia os que Curavam

Dia 03 - Bonna dea e Airmid - 
Celebração romana para Bonna Dea, a personificação da Terra e de sua fertilidade. Comemoração também de Airmid, a deusa irlandesa da Cura.
Ritual: - Com vela de cera de abelhas; ervas aromáticas; água de chuva;pedra de rio; conchas e pinhas; faça um ritual invocando a Cura para todos os seus corpos, pedindo a Mãe Terra e as deusas da Cura: Saúde, vitalidade, força e Paz! Agradeça! 


Oya- Yansã-Sta Bárbará

Dia 04/12 -  Dia de Oya - na África , Iansã no Brasil sincretizada com Santa Bárbara. 
Celebração a deusa ioruba Oya ou Iansã, esposa de Xangô; padroeira da Justiça e da Memória; ela preserva as tradições ancestrais. Padroeira do Rio Niger, personifica as forças da tempestades, dos ventos e dos relâmpagos. É saudada com "Epa Heyi Oya".
Arinna - a deusa LUZ

Dia 05 - Arinna - A deusa da Luz; Sta Lúcia-Itália
Arinna é celebrada como a deusa da Luz solar e da Claridade. 
Ritual:- Hoje celebre a LUZ e o Sol como fonte de vida, calor, luz e saúde!


Sta Lúcia ou Luzia=LUZ
Santa protetora dos oftalmologistas.

Dia 05/12 - Primeira festa de Sta Lúcia na Itália, (-+283 +304) ou Santa Luzia (Brasil) cujo nome deriva de Luz. Jovem  de família rica, da região da Sicília, na Itália, que foi martirizada a mando de Diocleciano, perdeu os olhos e depois foi decapitada, por não negar sua FÉ cristã. O dia de sua festa é dia 13/12.

São Nicolau - antecedente ou 
 origem do Papai Noel.

Dia 06/12 - Deusa persa Spenta Armaiti - São Nicolau -
Antiga celebração a Armaiti, a deusa da "Piedade Divina".  Ela protegia a Terra.
Dia de São Nicolau ou Santa Klaus, antigo aspecto de Papai Noel, que vinha do Norte, trazendo bençãos e Cura. É muito comemorado até hoje nos países  germânicos, ou de descendência.

Ritual: Hoje, a exemplo de São Nicolau, ajude aos mais necessitados, doando, mesmo que seja o que não lhe sirva mais, mas que se em bom estado, pode ajudar outros... Doe um brinquedo a uma criança carente... Ou faça uma doação num asilo de idosos! O Universo agradece e você sempre será recompensado. Se acha que nada pode doar, AGRADEÇA o que você tem!

Se quer ler mais sobre o assunto aqui no blog:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/12/historia-do-natal-2-parte-os-simbolos.html

Para ver o lindo filme sobre: UMA HISTÓRIA de NATAL, que conta a Vida de Nicolau, muito semelhante a vida do santo, que parece ter dado origem ao Papai Noel, clic
https://magiadailha.blogspot.com/2018/11/a-vida-de-sao-nicolau-que-deu-origem-ao.htm

GOB - o Rei dos Gnomos

Dia 07 - Dia de Gob.
Gob é o Rei dos Gnomos, também conhecido como Chobb, e costuma andar em companhia de Uriel, anjo que governa esta categoria de elementais. Ele governa o reino mineral e pode nos levar ao "ouro espiritual"; o maior tesouro! Oferte a Gob em seu dia um pequeno tesouro.
Ritual: - Coloque numa caixinha algumas moedas (de preferência douradas), doces, balas e outros objetos bonitos e pequenininhos e enterre-a ou deixe-a em uma caverna, ou ainda embaixo de uma pedra, oferecendo a Gob. Ele saberá lhe retribuir...

MARIA Concebida sem pecado.

 Dia 08 - Dia da IMACULADA CONCEIÇÃO e Festival de Ixchel

A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original.
A festa da Imaculada Conceição, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV; e definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854.

Ritual: - Hoje, humildemente e confiante no Amor e na Bondade de nossa Mãe MARIA,  peça a graça que você necessita, repetindo no final:  Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós. (Repetir três vezes). Ela nunca deixa desamparado quem implora seu auxílio.

Ixchel - A Dama da Noite 
para os Maias

Na cultura maia, Ixchek é aquela que tudo abraça, a dama da noite. Neste dia, ela está em toda parte distribuindo energia de amor e entrega aos que estiverem sintonizados com as energias superiores.
Ritual: - Abrace demoradamente as pessoas hoje. Algumas pessoas não sabem abraçar, têm medo de entregarem-se e serem magoadas. Para as pessoas que não se sentem amadas, esta é uma boa magia: acenda uma vela rosa e um incenso de dama da noite. Feche os olhos e imagine-se envolvido por uma luz rosa quente e suave, como um abraço. Peça a Ixchel que a ajude a conquistar o Amor e Amizade que dão sabor a vida.

A Virgem de Guadalupe.

 Dia 09 - Festa a Virgem de Guadalupe - México - de 09 a 12. - Segundo Domingo do Advento - Cristãos.
A Virgem apareceu em 1531 na colina de Tepeyac, a um índio, pedindo que ali fosse construído um altar para ela. 
Ritual: - Hoje peça a Virgem de Guadalupe, que lhe de Iluminação, Orientação e Cura!
Leia mais sobre a aparição da Virgem de Guadalupe aqui: 
https://magiadailha.blogspot.com/2017/11/virgem-de-guadalupe.html


Acende-se a segunda vela da Coroa do
Advento = a FÉ e a Cidade de BELÉM.

Neste domingo se acende a segunda vela da coroa do Advento, de cor roxa (embora muitos usem vermelha) ou verde, lembrando que a chegada do "menino-Deus" está próxima. Essa segunda vela representa a FÉ e a cidade de Belém. Depois de fazer uma oração, deixa-se queimar algumas horas e se apaga. Será acesa novamente com as demais na Noite de Natal.
Para ler mais sobre os símbolos de Natal:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/12/historia-do-natal-2-parte-os-simbolos.html


Libertas - deusa romana
 da Liberdade

Dia 10 - Festival de Lux Mundi - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Este festival romano honrava a deusa Liberdade -LIBERTAS- e podemos; hoje; nos livrar do que nos faz sentir presos.
Ritual:-  Invente seu encantamento... Pode ser uma dança, ou um simples "bolo mágico"... mas deve ser fruto de um ato livre e desprendido; feito com o Coração... Às vezes, temos que nos livrar de velhas regras para "irmos adiante", para evoluirmos na vida...


Celebra e Garante
nossos Direitos Fundamentais.

Dia Internacional dos Direitos Humanos foi estabelecido nesta data desde 1950, porque dois anos antes 1948, foi criado pela ONU, o mais importante documento que garante os Direitos Fundamentais ao ser Humano.


Hermes-o mensageiro 
dos deuses gregos.

Dia 11 - Dia de  Hermes - Do Engenheiro e do Agrimensor - Dia Internacional das Montanhas - Dia do Tango e nascimento de Carlos Gardel.
Hermes, mensageiro dos deuses da mitologia grega, pode hoje ajudar você a levar seu desejo aos deuses. 
Ritual: - Amarre duas penas juntas com uma linha amarela. Dê três nós na linha, mentalizando seu desejo em cada um. Vá a um lugar livre e solte as penas ao vento, pedindo que Hermes leve seu desejo aos deuses e que estes ajudem-no a realizá-lo.


Tango - a sensual dança
argentina.

Carlos Gardel, cantor/ator, nasceu em 11/12/ 1890 em Toulouse, França, e sua mãe emigrou com o filho para a Argentina quando ele tinha três anos de idade. Depois de uma vida difícil com a mãe, criado sem o pai que não conheceu,  Gardel torna-se o principal intérprete de TANGO, um sensual e melancólico estilo que surgiu na Argentina em 1920.  Junto com um brasileiro Alfredo Le Pera, paulistano do Bexiga,  também criado em Buenos Aires, escreveram dois de seus maiores sucessos, entre outros: "Mi Buenos Aires Querido", e "El Dia Que me Quieras". Ambos faleceram num acidente aéreo em Medellín, Colômbia, quando Gardel tinha apenas 45 anos!


Angerona a deusa do Silêncio.

Dia 12 - Festa Anual a Guadalupe-México; dia de Angerona (Roma)
Dia da deusa asteca Coatlicue e também dia consagrado a Angerona, a deusa romana do silêncio, da ordem e do medo, que produz e alivia. Era invocada para guardar segredos ou vencer medos, restabelecendo o equilíbrio.
Leia mais sobre a aparição da Virgem de Guadalupe aqui: 
https://magiadailha.blogspot.com/2017/11/virgem-de-guadalupe.html


Juno (Hera) deusa da Luz 
e do Parto

Dia 13 - Dia de Santa Lúcia, para os Cristãos Católicos. Celebração a antiga deusa Juno Lucina. Na Itália se celebrava a deusa da Luz e do Parto: Juno. No Brasil Dia nacional do Forró.
Santa Luzia, uma das virgens 
mártires da igreja católica.

Na Suécia e na Itália comemora-se Sta Luzia (ou Stª Lúcia), a santa padroeira dos Oftalmologistas.




FORRÓ é uma alegre festa da Região Nordeste Brasileira que congrega os rítmos dançantes: xaxado, baião, arrasta-pé e xote. As músicas tradicionalmente são executadas por três instrumentos: acordeon(sanfona) zabumba e triângulo. O maior dos intérpretes da modalidade foi, sem dúvida, LUIZ GONZAGA - o rei do Baião, seguido por Dominguinhos, Jackson do pandeiro e Sivuca.


Índia Hopi saudando o Sol.

Dia 14 - Festival Soyal - Índios Hopi - Dia de São João da Cruz.
Celebrava-se nesta data o retorno do Sol e o Renascimento. Num longo ritual os índios Hopi preparavam o corpo, a mente e o espírito para um novo ciclo em suas vidas. Guie-se por essa antiga sabedoria e faça sua própria purificação e celebração.



São João da Cruz Fundador dos
Carmelitas Descalços.

São João da Cruz - (*1542 + 14/12/1591) Foi um místico espanhol, sacerdote e frade carmelita, poeta e doutor da igreja católica.  Fundador, com Santa Teresa de Jesus, dos Carmelitas Descalços.


Alcione-deusa da Paz e
da Harmonia


Dia 15 - Festival de Alcione - Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (BR)

Na antiga Grécia, celebrava-se a Paz e a Harmonia trazidas por esta deusa. Acenda uma vela branca, MEDITE e reze pela sua Paz Interior; pela PAZ no Brasil e no Mundo, cada vez mais necessitado de paz!

______  ***  ______

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, ed. Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, diversas edições, ed.Pensamento-Cultrix Ltda-São Paulo, SP

Principais sites consultados para este assunto:
bruxaguinevere.blogspot.com
grupoanimus.forumbrasil.net/t96-panteao-romano
pt.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Conceição
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/carlos-gardel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Forró
https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrado-sao-joao-da-cruz-doutor-da-igreja-47270

Imagens NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário