sexta-feira, 6 de agosto de 2021

GENGIBRE - segredos desta antiga planta de cura.

Nome científico:-  Zingiber officinale
Sinonímia: - Mangarataia e mangaratiá.
Partes usadas: - rizoma (caule subterrâneo) O seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria desde a antiguidade, na culinária e na preparação de medicamentos.

O antigo e famoso Gengibre.

Família:- Zingberaceae
Características: - Planta herbácea  perene de rizoma articulado. Anguloso e muito ramoso. Tem raízes adventícias, carnosa, folhas  dísticas. Produz inflorescência em espigas. As flores, em especial  são hermafroditas, de cor amarelo-esverdeado (Zingiber officinale). Conhecidas no oriente como "bastão-do-imperador", de beleza exuberante e muito usadas nas decorações tipo Ikebana e na culinária, podem apresentar outras cores, especialmente vermelho e rosa, dependendo da espécie. O fruto consiste em cápsulas que abriga sementes. Cresce até um metro de altura.

Gengibre e suas particularidades biológicas.

Habitat:-  Conhecida a mais de dois mil anos, o gengibre é originário da Ásia,  crescendo originalmente na Índia e na China. Foi introduzido na Europa por Marco Pólo, durante a Idade Média. que teve o primeiro contato com esta especiaria na Ásia Tropical. Após isso se tornou muito importante na Europa, se tornando a especiaria mais procurada e comercializada. Somente no período do Renascimento que perdeu fôlego na culinária européia, retornando mais tarde.
  
A exuberante flor do gengibre conhecida como:
"bastão-do-imperador"

No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento, ao que parece, trazido pelos holandezes.  Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.

Gengibre brotando

Propriedades químicas:-  Gingerol, resina, óleo essencial, e ainda cineol, falandreo, citrol, cânfeno e sulforafane.
Propriedades terapêuticas:-  Estomático, carminativo, sialagoga, revulsiva, antihemorrágica, antitussígena, expectorante, anti-brônquica, anti-reumática e anticancerígena.


Uma das medicinas mais antigas: a Ayurveda
já usava o Gengibre como cura.

Indicações:- 

Antigo conhecido das medicinas orientais principalmente da medicina Chinesa e da indina -  Ayurveda, o gengibre que em sânscrito é chamado de Ardrak ( fresco) ou Sonth ( seco). No Ayurveda é denominado vishwabhesaj ou "medicamento universal", devido as suas muitas propriedades terapêuticas. Na Índia recomenda-se o chá de gengibre em decocção(fervura da raiz), com 3 gotas de limão e uma pitadinha de sal marinho, 30 minutos antes das refeições para estimular o fogo digestivo, promover uma boa digestão e aliviar flatulência.


Gengibre também é muito usado
na antiga Medicina Chinesa.

Na fitoterapia CHINESA a raiz do gengibre é chamada de GAN JIANG e apresenta propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o Baço e o Estômago, expelindo o frio.
É usado contra a perda de apetite, membros frios, diarreias, vômitos e dor abdominal; aquece os pulmões e transforma as secreções.

O gostoso e forte chá de gengibre

É comprovadamente remédio contra náusea e enjôo de movimento(marítimo e aéreo), comum ou de gravidez. Alivia sintomas de gripe, artrite reumatóide, age como agente antitrombótica, antiinflamatório, antibiótico e antiulcerativo. Tem também atividade antidepressiva e contra radicais livres, diminuindo o envelhecimento precoce das células. É potente bloqueador da formação de gases intestinais.
                                           

O chá de gengibre facilita a digestão, usado para tratamento de reumatismo e ciático. Suprime a dor de cólicas, reduz a febre, provoca a salivação e a transpiração. É excelente descongestionante das vias respiratórias, devido a presença de alcalóides em sua composição.
Parte das substâncias voláteis do gengibre se desprendem em contato com a saliva e ativam as células sensitivas da boca e do nariz. Essas, por sua vez, acionam os centros cerebrais do olfato e do paladar que ativam o aparelho digestivo. Em conseqüência, aumenta a produção da saliva, em seguida cresce a quantidade de suco gástrico(estômago) e suco entérico (intestino).

Gengibre tem ação anticancerígena.

Ainda o elemento sulforafane encontrado em sua composição, tem atividade anticancerígena.
É muito usado para dar sabor a refrigerantes e, no sul do Brasil, na fabricação do famoso “quentão”, bebida comum nos invernos e festa de inverno onde, junto ao gengibre se junta canela, cravo com suco de uva fervido.

Usos mais comuns do gengibre: (em resumo ou além das que já foram citadas)
 
Uso interno-

O gengibre é fonte de cálcio, manganês, selênio e zinco, e das vitaminas niacina, vitamina B6 e vitamina C. Mas, como tudo, seu  uso em excesso pode ser prejudicial à saúde, o correto é usá-lo em poucas quantidades.

Chá de Gengibre:
Ferva um litro de água;
Acrescente 50 gr de gengibre cortado em fatias
Ferva, no máximo, mais 3 minutos.
Desligue, deixe de repouso alguns min.
Tome a mistura com duas colheres de sobremesa  de mel,
Uma xícara três vezes ao dia.


  Quentão

 Existem várias versões para essa mesma bebida. Algumas bem típicas de determinada região do Brasil. Esta receita é uma das mais básicas:
Quentão de vinho
Ingredientes
1 litro de cachaça ou aguardente
5 limões
1 pedaço de gengibre cortado em pedacinhos
4 cravos
3 paus de canela
1/2 litro de água
1 copo de açúcar
Preparo
Numa panela grande ou caldeirão, misture todos os ingredientes e deixe ferver. Depois, coloque em uma chaleira e mantenha sempre quente.

Quentão sem Álcool
Ingredientes
   - 500 gramas de gengibr
  - 1 quilo de açúcar refinado
  - 3 litros de água
  - 3 litros de suco concentrado de uva
  - 3 colheres (sopa) de cravos
  - 5 pedaços de canela em pau
  - 6 cascas de laranjas 

Modo de preparo
- Fatie o gengibre e o coloque no fogo com o açúcar para derreter. Quando dourar, acrescente a água. Deixe essa calda cozinhar por cerca de 15 minutos.
- Acrescente o suco de uva e as especiarias (cravo e canela), e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos.
- Acrescente as cascas das laranjas e deixe ferver por mais 15 minutos. Sirva bem quente.
Rendimento é de 6 litros.


Gengibre - uma das fontes da juventude?

 Elixir da Juventude 
Ingredientes:
- Um terço de abacaxi pérola
- Um Kiwi e meio
- 20 gramas de gengibre cortado em pedacinhos
- 1 copo de água (200 ml)
- 1copo de gelo

Preparo
-Tire a casca do abacaxi, do kiwi e do gengibre, corte tudo em pequenos pedaços.
- Junte as frutas, a água e o gelo em um liquidificador e bata. Não precisa adoçar porque o abacaxi do tipo pérola já é docinho!
- Use uma peneira para coar o suco e sirva.
* Nessa mistura o abacaxi tem o efeito digestivo; o kiwi é antiinflamatório e laxativo.
O Genbibre acelera o metabolismo, mas cuidado para não exagerar na quantidade, porque o sabor dele é bem forte.

O gengibre ralado...

Uso externo

Banhos e Cataplasma de Gengibre
Rale o gengibre e use como cataplasmas e, se quiser,  pode acrescentar farinha ou argila
Aplique nas partes afetadas duas a três vezes ao dia.


Serve para: nevralgias, edemas artríticos, reumatismo, contusões, traumatismos, hematomas; dores na coluna: artrose, contraturas musculares, lombalgia e cervicalgia; varizes; atividade cardiovascular ( diminui o colesterol e os triglicerideos), dor de garganta (laringite/faringite),  rouquidão,  bronquites, tosse, resfriados e gripes, febres...

Pode-se fazer ainda uma massagem local associada a fricção com pasta ou óleo essencial de gengibre. Isto promove um efeito de aquecimento local associado a uma analgesia ( alívio da dor) Em pequenas proporções, o óleo essencial de Gengibre mistura-se bem com vários outros, especialmente com os de laranja e limão. Pode-se acrescentar uma única gota a uma mistura a ser utilizada em massagens nos casos de artrite, reumatismo, dores musculares e fadiga.

Gengibre e suas 
diversas formas de uso.

Outros Usos

O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (do gengibre espremido) para temperar frango e as conservas "beni shouga", feitas com os rizomas jovens, que são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.


Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha para fazer os tradicionais bonecos de gengibre para o Natal. Na Europa, em especial, Alemanha e Itália, é muito usado na carne de porco, frango e frutos do mar.

Gostoso bolo de gengibre.

 Na culinária atual usa-se em diversos pratos salgados, pães, tortas, pudins, em molhos, como condimento, em doces em calda e até em sorvetes; na confecção de balas; picado nas saladas e sopas; em cosméticos; champús, sabonetes  etc

Usado como fitoterápico, pode ser preparado na forma de cápsulas, extratos, xaropes, spray bucal, óleo essencial...


O champú e o óleo essencial  da raiz.


O seguinte estudo feito com pacientes norte-americanos comprova os benefícios do gengibre. Os pacientes ingeriram 500 a 600mg (aproximadamente um terço de uma colher de chá) de gengibre em pó misturado com água pura. Após um tempo entre 30 e 40 minutos percebeu-se o efeito no alívio da dor de cabeça. Nos três ou quatro dias seguintes os pacientes continuaram a ingerir o preparado (5x ao dia) trazendo resultados no combate da enxaqueca.


As cápsulas de gengibre que
 aceleram o metabolismo


GENGIBRE AFRODISÍACO?

Acredita-se também que o gengibre possua poder afrodisíaco. Suas propriedades afrodisíacas e estimulantes são conhecidas há séculos. Os médicos e amantes chineses, turcos, hindus e árabes; já consideravam o gengibre sagrado; já o indicavam e usavam em suas antigas receitas para "o amor".

O valor do gengibre na Ayurveda
 e na Medicina Chinesa

Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp, realizada em coelhos, comprovou os efeitos. Além disso, o óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais.
 
Gengibre - importante aliado nas massagens,
nos escalda-pés...

Antigos livros do oriente já relatavam o poder do gengibre como afrodisíaco.
O  livro: Aromaterapia para o Amor, de Tara Fellner, (Ed. Nova Era) diz que:
 “as mulheres do Senegal amassam o gengibre e utilizam-no em cintos para estimular o interesse sexual de seus maridos. E tanto a raiz quanto o óleo têm um efeito quente e ardente...”

- O gengibre - 
afrodisíaco desde "sempre"

Para as terapias complementares, segundo especialistas em aromaterapia e as escritoras e aromaterapeutas  inglesas: Susan e Valerie Worwood, em seu livro:  Aromaterapia Essencial, diz-se quanto ao óleo essencial de gengibre:
“Inalado o perfume do gengibre é estimulante, abranda a confusão mental e é um perfume quente para aquecer o coração”.
“O perfume inalado é calmante e confortante, especialmente se você estiver se sentindo solitário ou quando estiver viajando.”


Gengibre pela cor e pelo calor,
 age no Plexo Solar.


Por ser de cor amarelo forte e quente, o gengibre a nivel de Chakras (rodas de energia dos corpos) age principalmente no Plexo Solar (manipura para os orientais) ou Umbilical, já que se localiza próximo ao umbigo (+ ou - quatro dedos acima deste. É um importante centro de energia em muitas tradições orientais. Corresponde ao tan-t'ien, ou Entrada da energia, no taoísmo, a qual é a origem do Ch'i , a respiração/espírito vital e força cósmica que anima a todas as formas de vida. Entre os Sufis é considerado o centro do ser.

Argila com gengibre no Plexo Solar,
grande fonte de Curas!

A energia que nos move nas atividades do mundo físico é expressa através desse Chakra. Está associado com o prazer de viver, a intuição, o magnetismo pessoal e o sentido da visão. Daí é que se o paciente/cliente apresentar problemas deste tipo, as medicinas orientais e/ou as terapias complementares, usam massagear este chakra com óleo de gengibre ou cataplasma que pode ser associado a argila, com sucesso; melhorando a depressão, aumentando o Prazer e a Alegria de Viver no "aqui e no agora"!
_____   ***   _____

E então? Vai um “chazinho” ou um “cheirinho” de gengibre aí?



Para ler mais sobre Argila, no blog, clic
http://magiadailha.blogspot.com.br/2010/02/geoterapia-ou-argiloterapia-cura-pela.html

Para ler sobre escalda-pés ou pedilúvio, clic:
http://magiadailha.blogspot.com.br/2009/07/escalda-pes.html

Postado por Geni Mafra Souza
Bibliografia:
1) FRANCO, Lelington Lobo- As sensacionais 50 plantas medicinais: campeã de poder curativo-vol  “o Naturalista”- Editora de Livros e Revistas, Santa Mônica, Curitiba-PR 1996.

2) FELLNER, Tara - Aromaterapia Para O Amor - tradução Claudia Lage - editora Nova Era- RJ-2003

Com o auxílio dos sites:
www.phytoterapica.com.br/oleos_essenciais_info.php?id=9 
Imagens NET

 

19 comentários:

  1. gostei muito das receitas de gegiber e as oraçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo,
      Obrigada pela visita ao blog Magia da Ilha e pelo comentário. Apareça mais vezes, será um prazer sua visita.
      Fique na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres!
      Abraços fraternos
      Gení Mafra

      Excluir
  2. Parabéns, pelo blog Gení! Obrigada, pelo acolhimento com flores nas mãos!
    A forma como você aborda e as imagens sobre o gengibre estão muito bem elaboradas.
    Um abraço,
    Sucesso, Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiza,

    Obrigada pela visita ao blog MAGIA da ILHA e pelo "elogio" a este. Isso soa como: estou agradando as pessoas que leem, o que me leva a me dedicar com mais vontade nas pesquisas que faço e, nos assuntos que trago para o blog, que sei que não são muitos mas, tento dar o meu melhor!
    Apareça mais vezes e obrigada por comentar, estes "insights" me deixam feliz!
    Fique, hoje e sempre, na Paz, Lus e Alegrias dos Santos Seres. Apareça mais vezes, será um prazer!
    Gení

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, gostaria de saber uma receita de chá de gengibre com canela, em pó ou em pau, obrigado por compartilhar conosco a sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo,

    Grata por acessar o blog MAGIA da ILHA e pelo comentário...
    Bom, tem uma receita de chá de gengibre no artigo, vc pode acrescentar um pedaço de canela-em-pau e pode ferver até 05 min; ou no chá como está na receita, colocar canela-em-pó na própria xícara, porém é melhor fazê-lo pela manhã e tomar durante o dia; a combinação dos dois, ajuda a queimar gorduras e dá ânimo! Porém, gestantes não devem tomá-lo. Ainda pretendo escrever sobre a canela...
    Abçs e apareça mais vezes, será um prazer!
    Gení

    ResponderExcluir
  6. Ah! Paulo, e se vc quer para queimar a gordura não adoce!

    ResponderExcluir
  7. Que interessante gostei muito mesmo saber essas informação muito "importante porque eu não sabia que o gengibre tem todas essas informações boas e maravilhosas. QUe ótima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia,

      Grata pela visita ao blog MAGIA da ILHA e por seu comentário. Realmente, o Gengibre é uma raiz "quase" mágica! A natureza é prodigiosa conosco, pena que muitas vezes, até por desconhecermos, não damos o devido valor.
      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita e, desculpe a demora em responder, estava fora e o acesso não sempre foi fácil!
      Abraços de Paz, Luz e Alegrias!
      Gení

      Excluir
  8. Que interessante gostei muito mesmo saber essas informação muito "importante porque eu não sabia que o gengibre tem todas essas informações boas e maravilhosas. QUe ótima

    ResponderExcluir
  9. A minha tterapeuta falou de banho de imersao com gengibre e 500 gramas de sal grosso. Sofro de dores lombares. Ciatica e contraturas. Vou experimentar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio,

      Grata pela visita e sim, o Gengibre faz maravilhas para as dores musculares. Se você raspá-lo usar com a Argila também obterá bons resultados.Grata por informar a indicação aqui no blog Magia da Ilha, servirá a outros com os mesmos problemas que você!
      Apareça outras vezes, será um prazer!
      Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
      Gení

      Excluir
  10. Olá, adorei as informações sobre o gengibre.Estou com um desconforto no joelho(hiperpressao patelar) gostaria de saber se misturar o gengibre ao álcool e passar no joelho ajudaria a diminuir as dores.E como devo usar?Grata, Flor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Leninha,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário. Sim, ajuda porém, se você usar o Gengibre ralado junto com ARGILA penso que é muito mais rápido e profundo o tratamento do que somente com o álcool...
    Tem assunto aqui no blog: http://magiadailha.blogspot.com.br/2010/02/geoterapia-ou-argiloterapia-cura-pela.html
    Você pode, junto com a argila vermelha ou verde ou ainda usar uns dias uma e depois outra, usar o gengibre ralado ou o chá dele para fazer a papa com a argila.
    É interessante você também fazer uso de gelatina em pó sem saber, uma colherzinha pela manhã, dissolvida num cálice pelo meio, com água fervente e depois acrescentar qquer suco e tomar. É interessante também aliar a uma cura pelas mãos tipo o REIKI.
    Desejo que consiga sua Cura!
    Grande abraço
    Gení

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde
    Queria saber se posso usar tanto o gengibre da flor branco quanto ao da flor vermelha.Na verdade tenho o da flor vermelha, semelhante a um sorvete.

    ResponderExcluir
  13. Olá você,

    Grata por acessar o blog Magia da Ilha. Então, como já nos falamos hoje, não conheço muito o de flores brancas, mas pelo que sei pode ser usado da mesma forma já que existem mais de 1300 espécies de Gengibre comestíveis com flores de diferentes colorações... Acho que, o que vc tem é o mais comum...e sim, pode fazer uso dele!
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita e grata pelo comentário!
    Abraços de Paz, Luz e Alegrias
    Gení

    ResponderExcluir
  14. Olá, tenho uma dúvida sobre esta planta,..
    Esta planta tem por sua vez uma cor na flor, a flor branca, amarela e azul, poderia me esclarecer se essas cores variam quanto ao sabor ou para que serve cada uma?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá Viveiros,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário. Então vamos ver se consigo responder...A família Zingberaceae, a qual o Gengibre pertence, é uma família que apresenta muitos diferentes tipos e variedades de espécies...o que caracteriza tantos tipos e cores diferentes de flores, como por exemplo, embora poucos saibam, o Açafrão-da-Terra ou cúrcuma, também pertence a essa mesma família...Porém, como falei no assunto, que eu saiba, as flores servem mais para adornos, e talvez, algumas sejam usadas para, em pó, servirem de temperos, porém não encontrei referências disso, para poder lhe afirmar... Assim, me desculpe, mas não consigo responder de forma melhor sua pergunta. Teríamos que fazer uma pesquisa mais aprofundada, talvez com um Horticultor ou especialista no assuntos plantas de tempero ou flores ornamentais, ou Fruticultor, Eng. Agrônomo, ou até Gastronomia...que não é o meu caso.
    Um abraço e se achar uma resposta melhor, venho postar.
    Abraços de paz, Luz e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir