segunda-feira, 7 de março de 2016

* - Dias Mágicos MAIO - 1ª quinzena - *

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seu conhecimentos sobre a História Antiga, seus rituais e comemorações...

Este mês tem a origem de seu nome na deusa grega Maya, mãe de Hermes. Como maio é o mês das mulheres, uma boa pedida é homenagear a Grande Mãe.

GAIA - a Mãe Terra

Conhecida em algumas culturas como Gaia, Géia ou Gê era a deusa da Terra, como elemento primordial e latente ou Terra, a Grande Mãe; o princípio da criação.
Para equilibrar as energias e despertar ou fortalecer o princípio dentro de você, vista-se de verde e entre em contato com a natureza.


MARIA, nossa Mãe Maior

O mês de Maio ainda, para a maioria dos cristãos, é o mês consagrado a MARIA e, por conta disso, no Brasil, nos Estado Unidos e diversos lugares da Europa, no segundo domingo deste mês, comemora-se o"Dia das Mães".
Muitas datas em comemoração a Virgem Maria, ocorrem neste mês, como N.S. Auxiliadora; e o primeiro aparecimento da Virgem de Fátima - Portugal.

Sara Kali - a padroeira dos ciganos

Na França (e no mundo), os ciganos festejam a té hoje a deusa Sara Kali, cristianizada como Santa Sara, com procissões, danças, casamentos e feiras. Ainda na França e no mundo cristal, comemora-se Santa Joana d'Arc. 

Na Irlanda, de antigos rituais a deusa Sheelah Na Gig, permaneceu o hábito de pendurar roupas velhas nos espinheiros, no quarto dia do mês, para afastar a pobreza e o azar...

A "rainha" das árvores -
o majestoso CARVALHO

A árvore sagrada deste mês, segundo os druidas, é o Carvalho; a árvore mais importante para os celtas. Se quer ler mais sobre esta árvore, este é um excelente site:  valedomago.blogspot.com


As pedras do mês são: a Ágata - que proporciona coragem; e a Esmeralda, cujo  preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo, só perdendo para o diamante! A esmeralda nos da proteção, regeneração e romance.Tranquiliza a alma.


Gnomos são os elementais de maio

O elemento deste mês - Terra.
Cor - verde
Elemental - Gnomos
Estação - Outono
Animal - gato
Flores/ervas - Arruda, cipreste, Patchuli
Metal- Cobre
Dia - sexta
Órgãos do Corpo - Pescoço, garganta, cordas vocais
Verbo - Eu Tenho
Emoção - Estabilidade e segurança material

O lema do mês de maio é:
 "FORTALEÇA-SE e CRESÇA"

Dia 01 de Maio - Beltane; Dia Mundial do Trabalho; Dia de São José Operário (católicos)

De origem celta, Beltane é o grande sabat pagão da fertilidade e festeja a união da deusa com o deus. Escolha dois objetos que representem para você os princípios feminino e masculino (uma rosa e um cravo, um sol e uma lua, etc.). Coloque-os lado a lado e acenda uma vela, que representará a luz que nascerá desta união. Você estará fortalecendo seu poder de criação e sua capacidade de realizar seus desejos.
Também Dia Mundial do Trabalho. Hoje agradeça ao Universo se você tem um trabalho e faça o máximo para realizá-lo bem.

Ainda, para os católicos, dia 01 de maio, também comemora-se São José, pai de Jesus, como Operário, já que José era carpinteiro/artesão.

São José Operário.

Dia 02 de Maio - Festival de  Bona Dea

Bona dea
Bona Dea, outra divindade da cultura romana do campo e dos bosques, habita em todas as árvores. Abraçar uma árvore em seu dia e sentir sua energia pode ajudar a entrar em contato com ela. Bona Dea ajuda-nos em causas muitos especiais.
Sente-se à sombra de uma árvore e conte sua história no dia de Bona Dea, pois ela escutará seus pedidos.


Dia 03 de Maio - Festival dos Cataclismos – Ilha de Chipre. Dia da árvore símbolo do Brasil: o pau-brasil. Dia de São Filipe e São Tiago, Apóstolos (de Cristo) e Mártires

O Pau-brasil, é também conhecido como "a Árvore da Música"
Para ler mais sobre esta árvore que deu nome ao nosso país, clic:

Pau-brasil - Caesalpinia echinata

São Filipe era natural de Betsaida; São Tiago, chamado o Menor, era primo de Nosso Senhor e foi o primeiro bispo de Jerusalém.

São Felipe e São Tiago

Dia 04 de Maio - Dia  de Sheila Na Gig 
Protetora dos humildes; Sheila Na Gig é uma antiga divindade irlandesa. 
Ritual:- Faça algo de coração hoje para os humildes. Suas Boas Ações são a Magia mais Poderosa que pode realizar.

Ajude a quem precisa de você!


Dia 05  - Festa do Dragão.
Neste festival, os chineses festejavam a ARTEMÍSIA, erva sagrada na China. 
Ritual:- Coloque folhas desta erva dentro de uma boneca de pano e pendure-a na porta de casa hoje para afastar as energias negativas.

Para ler mais sobre Artemísia, aqui no blog clic:

Artemísia - a erva da tradicional
medicina chinesa

E se quer ler sobre o Usos e Propriedades da Artemísia vá: http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/artemisia-propriedades-e-usos-2-parte.html

E para despertar o poder do dragão em sua vida, leve-o para casa em uma representação. As representações chinesas e de fantasia medieval constumam ser as melhores. Ele é muito usado também para proteção contra energias negativas e pode ser usado como pingente, decoração ou amuleto.

Dragão chinês

Consagre-o em noite de lua cheia ou crescente e cerque-o de cristais, meditando sobre as qualidades que ele possui e você gostaria de empregar em seus objetivos. Avise-o também de que deve proteger sua família, negócios ou lar. Ele é sempre um ser muito atento, mas não o engane com intenções malignas. Ele saberá reconhecer uma malícia e cobrará o preço.

A deusa EIR da Cura.

Dia 06 - deusas Eir e Samovila; São Domingos Sávio (católicos) - Nascimento de Freud
Nos países escandinavos reverenciava-se a deusa Eir, "A Curadora Silenciosa", que auxiliava as rezadeiras, curadores e xamãs, nas curas com ervas, runas e sons. Dia consagrado também à deusa eslava Vila ou Samovila, representando as forças da natureza; através das florestas, dos animais e regulando as chuvas.
São Domingos Sávio, menino humilde e de família pobre; era educado por  São João Bosco - fundador da congregação salesiana na Itália - Faleceu de grave doença aos 15 anos de idade.
- Neste dia, em 1856, nascia na República Tcheca, aquele que viria ser o Pai da Psicanálise: Sigmund Freud.

Dia 07 - Thargelia, Festejos em honra de Apolo e Artemis – Grécia.

Robin Hood - Herói mítico inglês

Dia 08  - Festival Robin Hood - Inglaterra. Dia das Mães BR - 2016 -
Herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava da nobreza (governo) e de alguns clérigos abastados,  para dar aos pobres ...
Viveu, parece, durante o século XIII d.C., provavelmente entre 1250 e 1300, como cavaleiro do famoso rei Ricardo Coração de Leão. Até hoje, Robin Hood é festejado na Inglaterra.
Ritual:- Hoje, entre nesta energia e ajude a pessoas carentes.

Os espíritos errantes.

Ainda dia 08  em 2016, no Brasil, nos Estado Unidos e diversos lugares da Europa, hoje, segundo domingo de maio, comemora-se o"Dia das Mães". Parabéns à todas e todos que cuidam com Amor!

Parabéns à Todas ou Todos que
cuidam com Carinho e Amor.

Dia 09  - Festival de LEMÚRIA
Neste festival romano, os espíritos errantes eram consolados e orientados para retornar ao seu lar espiritual. 
Ritual:- Caminhe pela casa jogando alguns feijões para trás para que seus ancestrais recebam conforto e possam ir para seu lar de Luz; 
- ou Medite e seja Grato a seus antepassados; 
- ou ainda mande Reiki a eles, se puder, e verá quantas coisas em sua vida e na de sua família vão sendo curadas..

As deusa das Chuvas

Dia 10  - Dia de Tin Han - 
Deusa chinesa protetora dos que trabalham no mar ou tiram dele o seu sustento. 
Ritual: - Se não puder estar perto do mar, neste dia, entre em contato com a deusa, jogando pétalas de flores em uma bacia com água salgada.

Deusas das Chuvas...

Dia 11 de maio Dia das deusas da chuva.
Hoje celebra-se, em diversas partes do mundo, a deusa da chuva: Doda ou Dodola, nos países eslavos; Xtoh na Guatemala; Russalkas na Rússia.
Ritual:- Peçamos hoje, de preferência frente a uma vasilha com Água, que a deusa nos brinde com Água pura e cristalina, na medida, para todos os lugares, e que todos os seres sejam saciados, de modo que a Vida se faça com calma e tranquilidade...



Dia 12  - Festival de Shashti
Esta divindade indiana parece-se com Pã e protege as florestas. 

Ritual: - Queime um incenso de ervas e jogue suas cinzas no jardim ou no quintal, para simbolizar o encontro do deus com a mãe natureza. Em gratidão, eles lhe concederão uma boa notícia.

1ª Aparição de Fátima-1917- Portugual

Dia 13 de Maio- Neste dia, os cristãos católicos de todo mundo comemoram a Primeira das Seis Aparições de N.S. de Fátima (1917) em Portugal, as crianças-videntes: Lúcia, Jacinta e Francisco.

Dia 13, também comemora-se os Festejos Sol da Noite – Noruega; Inicio do mês de Uath – Druidismo.

Princesa Isabel do Brasil, a Redentora.

Dia 13 de maio ainda,  é um dia muito importante no Brasil, pois foi quando em 1888, o Brasil “limpa” uma página escrita com sangue de sua História. Neste dia foi sancionada a Lei Áurea, a lei que extinguiu a escravidão no Brasil (pelo menos, no papel!). Foi assinada por Dona Isabel, princesa imperial, na sua terceira e última regência, substituindo o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.

O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente (?) a escravatura.

Ritual:- Hoje, meditemos sobre o racismo, a escravidão, o preconceito... ainda tão forte e que tantas vítimas fazem, em muitos lugares do mundo, também aqui no Brasil!


deusa Ísis
Dia 14 de Maio - Dia de Ísis.

A mitologia egípicia reserva o dia de hoje para celebrar o encontro da deusa Ísis com os restos de seu amado Osíris. Hoje, deixe partir de vez algo que você perdeu, ciente de que um dia retornará para você. Acenda para Ísis uma vela lilás e um incenso de mirra.






Dia 15 de Maio-Dia de Maya e dia Internacional da família

Essa deusa grega é uma das sete irmãs que fugiram de Órion, o gigante, e refugiaram-se no céu, formando a constelação das Plêiades.
Ritual:-  Olhe para Maya no céu e peça que sopre um segredo no ouvido de quem você ama. A pessoa que você deseja conquistar sonhará com você.


 A Constelação das Plêiades, onde
está Maya.

Hoje, 15 de maio, desde 1993, foi institucionalizado pela ONU como o "Dia Internacional da Família". E como está sua família?


_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza
Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
Imagens da net

2 comentários:

  1. Olá Mestra!
    Passei para ler um pouco e para informar que passei seus endereços de blogs para um amigo que está interessado. Ele é de Portugal e sei que aqui encontrará respostas para muitas de suas dúvidas. Ele está em meus amigos no Face.
    Grande beijo! e ótimos artigos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo Cláudio,

    É sempre um prazer e uma honra ter você aqui!
    Obrigada por indicar o blog, por você acessar e pelo comentário!
    Muita PAZ, LUZ e ALEGRIAS em sua vida, Sempre, extensivos a Lívia e família.
    Abrçs fraternos e de Gratidão!
    Gení

    ResponderExcluir