terça-feira, 2 de maio de 2023

* - Dias Mágicos MAIO - 1ª quinzena - *

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seu conhecimentos sobre a História Antiga, seus rituais e comemorações...

Este mês tem a origem de seu nome na deusa grega MAYA, mãe de Hermes. Como Maio é o mês das Mulheres, uma boa pedida é homenagear a Grande Mãe.

GAIA - a Mãe Terra

Conhecida em algumas culturas como Gaia, Géia ou Gê, era a deusa da Terra, como elemento primordial e latente, ou Terra, a Grande Mãe; o Princípio da Criação.
Para equilibrar as energias e despertar ou fortalecer o princípio dentro de você, vista-se de verde e entre em contato com a natureza.

MARIA, nossa Mãe Maior

O mês de Maio ainda, para a maioria dos cristãos, é o mês consagrado a MARIA e, por conta disso, no Brasil, nos Estado Unidos e diversos lugares da Europa, no segundo domingo deste mês, comemora-se o"Dia das Mães".
Muitas datas em comemoração a Virgem Maria, ocorrem neste mês, como N.S. Auxiliadora; e o primeiro aparecimento da Virgem de Fátima - Portugal.

Wesak - Nascimento, Iluminação
e Desencarne de Sidarta.

Já os Budistas e simpatizantes, no Mundo todo, comemoram normalmente neste mês sua data máxima: o Wesak  festa do Nascimento, Iluminação e Desencarne de Sidarta Gautama: o Buda! 

Sara Kali - a padroeira dos ciganos

Na França (e no mundo), os ciganos festejam a té hoje a deusa Sara Kali, cristianizada como Santa Sara, com procissões, danças, casamentos e feiras. Ainda na França e no mundo cristal, comemora-se Santa Joana d'Arc. 

Na Irlanda, de antigos rituais a deusa Sheelah Na Gig, permaneceu o hábito de pendurar roupas velhas nos espinheiros, no quarto dia do mês, para afastar a pobreza e o azar...

A "rainha" das árvores -
o majestoso CARVALHO

A árvore sagrada deste mês, segundo os druidas, é o Carvalho; a árvore mais importante para os celtas. Se quer ler mais sobre esta árvore, este é um excelente site:  valedomago.blogspot.com


As pedras do mês são: a Ágata - que proporciona coragem; e a Esmeralda, cujo  preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo, só perdendo para o diamante! A esmeralda nos da proteção, regeneração e romance.Tranquiliza a alma.


Gnomos são os 
elementais de maio

O elemento deste mês - Terra.
Cor - verde
Elemental - Gnomos
Estação - Outono
Animal - gato
Flores/ervas - Arruda, cipreste, Patchuli
Metal- Cobre
Dia - sexta
Órgãos do Corpo - Pescoço, garganta, cordas vocais
Verbo - Eu Tenho
Emoção - Estabilidade e segurança material

O Lema do mês de MAIO é:
 "FORTALEÇA-SE e CRESÇA"

Dia 01 de Maio - Beltane; Dia Mundial do Trabalho; Dia de São José Operário (católicos)

De origem celta, Beltane é o grande sabat pagão da fertilidade e festeja a união da deusa com o deus. Escolha dois objetos que representem para você os princípios feminino e masculino (uma rosa e um cravo, um sol e uma lua, etc.). Coloque-os lado a lado e acenda uma vela, que representará a luz que nascerá desta união. Você estará fortalecendo seu poder de criação e sua capacidade de realizar seus desejos.

Também Dia Mundial do Trabalho. Hoje agradeça ao Universo se você tem um trabalho e faça o máximo para realizá-lo bem. Até porque a data não nos traz lembranças tão boas assim... 

A data, 01 de maio,  estabelecida em 1889, num congresso realizado em Paris - FR - foi uma homenagem aos 4 operários dos Estados Unidos - Chicago - que morreram, (entre outros!)  em 01/05/1886 porque protestavam por trabalharem até 14 hs por dia. (afirma o juiz Pedro Paulo Teixeira Manus, professor de Direito do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP) mundoestranho.abril.com.br/historia

Protestos e greves em Chicago,
 por volta 1880

Ainda, para os católicos, dia 01 de maio, também comemora-se São José, pai de Jesus, como Operário, já que José era carpinteiro/artesão.

São José Operário.


Dia 02 de Maio - Festival de  Bona Dea. 

Bona dea
Bona Dea, outra divindade da cultura romana do campo e dos bosques, habita em todas as árvores. Abraçar uma árvore em seu dia e sentir sua energia pode ajudar a entrar em contato com ela. Bona Dea ajuda-nos em causas muitos especiais.
 
Sente-se à sombra de uma árvore e conte sua história no dia de Bona Dea, pois ela escutará seus pedidos.
Dia 03 de Maio - Festival dos Cataclismos – Ilha de Chipre. Dia da árvore símbolo do Brasil: o pau-brasil. Dia de São Filipe e São Tiago, Apóstolos (de Cristo) e Mártires. 
O Pau-brasil, é também conhecido como "a Árvore da Música". Para ler mais sobre esta árvore que deu nome ao nosso país, clic:

Pau-brasil - Paubrasilia echinata

São Filipe era natural de Betsaida; São Tiago, chamado o Menor, era primo de Nosso Senhor e foi o primeiro bispo de Jerusalém.

São Felipe e São Tiago

Dia 04 de Maio - Dia  de Sheila Na Gig - 
Protetora dos humildes; Sheila Na Gig é uma antiga divindade irlandesa. 
Ritual:- Faça algo de coração hoje para os humildes. Suas Boas Ações são a Magia mais Poderosa que pode realizar.

Ajude a quem precisa de você!

Dia 05  - Festa do Dragão/Dia da Artemísia. Dia Internacional da língua Portuguesa. Em 2023 culminância do Festival WESAK(Budhha)
Neste festival, os chineses festejavam a ARTEMÍSIA, erva sagrada na China. 
Ritual:- Coloque folhas desta erva dentro de uma boneca de pano e pendure-a na porta de casa hoje para afastar as energias negativas.

Para ler mais sobre Artemísia, aqui no blog clic:

Artemísia - a erva da tradicional
medicina chinesa

Se quer ler sobre o Usos e Propriedades da Artemísia vá: http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/artemisia-propriedades-e-usos-2-parte.html

E para despertar o poder do dragão em sua vida, leve-o para casa em uma representação. As representações chinesas e de fantasia medieval, costumam ser as melhores. Ele é muito usado também para proteção contra energias negativas e pode ser usado como pingente, decoração ou amuleto.

Dragão chinês

Consagre "seu dragão" em noite de lua cheia ou crescente, cerque-o de cristais, meditando sobre as qualidades que ele possui e você gostaria de empregar em seus objetivos. Avise-o também de que deve proteger sua família, negócios ou lar. Ele é sempre um ser muito atento, mas não o engane com intenções malignas. Ele saberá reconhecer uma malícia e cobrará o preço.

A leitura fortalece nossa língua,
e nos faz conhecer outros mundos.

E Dia 05/05, ainda é Dia Internacional da Língua Portuguesa. Que saibamos incentivar nossas crianças e jovens a lerem mais! A leitura nos leva a conhecer outros mundos sem precisarmos sair do lugar, e ainda melhora nossa conexão com nossa língua portuguesa.



Em 2023 comemora-se na primeira Lua Cheia (depois que o Sol entra no de Touro) o Festival Wesak.

Marcado pelo nascimento, iluminação e morte de Buda, primeira lua cheia (depois que o SOL entra no signo de Touro), maior Super Lua do ano.

Nesse dia há um maior pico de energia transformadora dessa lunação, possibilitando uma expansão da consciência mais intensa do que em qualquer outra época do ano.

A energia cósmica flui para O Despertar da humanidade.



Deusa EIR da Cura.

Dia 06 - deusas Eir e Samovila; São Domingos Sávio (católicos) - Nascimento de Freud
Nos países escandinavos reverenciava-se a deusa Eir, "A Curadora Silenciosa", que auxiliava as rezadeiras, curadores e xamãs, nas curas com ervas, runas e sons. 

Dia consagrado também à deusa eslava Vila ou Samovila, representando as forças da natureza; através das florestas, dos animais e regulando as chuvas.


Dom Bosco, fundador dos Salesianos, e o
jovem Domingos Sávio.

São Domingos Sávio, menino humilde e de família pobre; era educado por  São João Bosco - fundador da congregação salesiana na Itália - Faleceu de grave doença aos 15 anos de idade.


Sigismund Schlomo Freud 1856-1939

- Neste dia, em 1856, nascia na região da Áustria, hoje República Tcheca, aquele que viria ser o Pai da Psicanálise: Sigmund FREUD. A influência que o psicanalista; inimigo do Terceiro Reich; teve nas mais diversas áreas, no século XX, é incontestável especialmente na medicina, psicologia, filosofia, política, linguagem e nas artes...entre outras!
Nossa imensa GRATIDÃO à FREUD, este grande estudioso da mente Humana que continuou seus estudos ainda que perdendo quatro de suas cinco irmãs, em campos de concentração nazista, onde mesmo a força de Maria Bonaparte; que tentou tirá-las do país; não teve sucesso frente a saga nazista!

Dias 07/08 Maio 1945 Inicia-se o
fim da Segunda Guerra Mundial.

Dia 07 - Thargelia, Festejos em honra de Apolo e Artemís - Grécia. Início do final da Segunda Guerra Mundial. 

As 02h40min do dia 07/05/1945 (uma parte da Europa considera dia 08/05) o mundo começa a ver o encerramento de um dos capítulos mais sangrentos da História da Humanidade: o Início do Fim da Segunda Guerra Mundial, que matou em torno de 72 milhões pessoas. Mas a guerra propriamente dita, só vai terminar efetivamente em 02 de setembro daquele ano, quando o Japão assina sua rendição. E é talvez pelo horário que, alguns lugares da Europa consideram este dia como o dia 08. Precisamos lembrar para que o fato não se repita, principalmente nestes tempos que vemos a humanidade regredindo em seus limites de tolerância!


Robin Hood - Herói mítico inglês

Dia 08  - Festival Robin Hood - Inglaterra. Em alguns lugares da Europa: início do fim da Segunda Guerra Mundial. (veja dia 07) 2022 Brasil - Dia da Mães.

Robin Hood - Herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava da nobreza (governo) e de alguns clérigos abastados, para dar aos pobres ...
Viveu, parece, durante os séculos XII e XIII d.C., provavelmente entre 1250 e 1300, como cavaleiro do famoso rei Ricardo Coração de Leão. Até hoje, Robin Hood é festejado na Inglaterra como um "verdadeiro herói"!
Ritual:- Hoje, entre nesta energia e ajude a pessoas carentes, de alguma forma!

Os espíritos errantes.

Dia 09  - Festival de LEMÚRIA
Neste festival romano, os espíritos errantes eram consolados e orientados para retornar ao seu lar espiritual. 
Ritual:- Caminhe pela casa jogando alguns feijões para trás para que seus ancestrais recebam conforto e possam ir para seu lar de Luz; 
- ou Medite, Faça uma Oração ou Ho'Oponopono e seja Grato a seus antepassados; 
- ou ainda mande Reiki a eles, se puder, e verá quantas coisas em sua vida, e na de sua família, vão sendo curadas...

As deusas da chuva:
Tin Han, deusa oriental.

Dia 10  - Dia de Tin Han.
Tin Han - É a deusa chinesa protetora dos que trabalham no mar ou tiram dele o seu sustento. 
Ritual: - Se não puder estar perto do mar, neste dia, entre em contato com a deusa, jogando pétalas de flores em uma bacia com água salgada.

Que as deusas das chuvas 
abençoe o Mundo!

Dia 11 de maio Dia das deusas da chuva.
Hoje celebra-se, em diversas partes do mundo, a deusa da chuva: Doda ou Dodola, nos países eslavos; Xtoh na Guatemala; Russalkas na Rússia.
Ritual:- Peçamos hoje, de preferência frente a uma vasilha com Água, que a deusa nos brinde com Água pura e cristalina, na medida, para todos os lugares, e que todos os seres sejam saciados, de modo que a Vida se faça com calma e tranquilidade...


Dia 12  - Festival de Shashti -  Dia Mundial da Enfermagem
 Shashti - Esta divindade indiana parece-se com Pã e protege as florestas. 

Ritual: - Queime um incenso de ervas e jogue suas cinzas no jardim ou no quintal, para simbolizar o encontro do deus com a mãe natureza. Em gratidão, eles lhe concederão uma boa notícia.

1ª Aparição de Fátima-1917- Portugual

Dia 13 de Maio- Neste dia, os cristãos católicos de todo mundo comemoram a Primeira das Seis Aparições de N.S. de Fátima (1917) em Portugal, as crianças-videntes: Lúcia, Jacinta e Francisco. 

Dia 13, também comemora-se os Festejos Sol da Noite – Noruega; Inicio do mês de Uath – Druidismo. No Brasil, neste dia, em 1881 nascia Lima Barreto.

Princesa Isabel do Brasil, a Redentora.

Dia 13 de maio ainda,  é um dia muito importante no Brasil, pois foi quando em 1888, o Brasil “limpa” uma página escrita com sangue de sua História. Neste dia foi sancionada a Lei Áurea, a lei que extinguiu a escravidão no Brasil (pelo menos, no papel!). Foi assinada por Dona Isabel, princesa imperial, na sua terceira e última regência, substituindo o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.

O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente (?) a escravatura.

Ritual:- Hoje, meditemos sobre o racismo, a escravidão, o preconceito... ainda tão forte e que tantas vítimas fazem, em muitos lugares do mundo, também aqui no Brasil!

Lima barreto 1881-1922
Rio de janeiro - BR -

deusa Ísis
Dia 14 de Maio - Dia de Ísis.  

A mitologia egípicia reserva o dia de hoje para celebrar o encontro da deusa Ísis com os restos de seu amado Osíris. Hoje, deixe partir de vez algo que você perdeu, ciente de que um dia retornará para você. Acenda para Ísis uma vela lilás e um incenso de mirra.

Dia 15 de Maio-Dia de Maya e dia Internacional da família.

Essa deusa grega, é uma das sete irmãs que fugiram de Órion, o gigante, e refugiaram-se no céu, formando a Constelação das Plêiades.
Ritual:-  Olhe para Maya no céu e peça que sopre um segredo no ouvido de quem você ama. A pessoa que você deseja conquistar sonhará com você.

Maya e suas irmãs fugindo de Órion,
na dança para formar as Plêiades.

Hoje, 15 de maio, desde 1993, foi institucionalizado pela ONU como o "Dia Internacional da Família". E como está sua família?



_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza
Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
Imagens da net

2 comentários:

  1. Olá Mestra!
    Passei para ler um pouco e para informar que passei seus endereços de blogs para um amigo que está interessado. Ele é de Portugal e sei que aqui encontrará respostas para muitas de suas dúvidas. Ele está em meus amigos no Face.
    Grande beijo! e ótimos artigos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo Cláudio,

    É sempre um prazer e uma honra ter você aqui!
    Obrigada por indicar o blog, por você acessar e pelo comentário!
    Muita PAZ, LUZ e ALEGRIAS em sua vida, Sempre, extensivos a Lívia e família.
    Abrçs fraternos e de Gratidão!
    Gení

    ResponderExcluir