quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Dias Mágicos de ABRIL - 1ª quinzena -

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seus conhecimentos sobre a História Antiga, seus rituais e comemorações...

Afrodite - a deusa do Amor e da Beleza.

ABRIL
Este mês homenageia Afrodite, a deusa do amor, daí o nome que, posteriormente foi adaptado pelos romanos para Aprilis, "o tempo das flores e folhas em botão".
A palavra "aperire" significa abrir, pois ABRIL é mês de abertura no hemisfério nórdico: abertura da terra para receber a semente.

Diamante - A pedra do mês de Abril.

Acredita-se que os amores nascidos neste mês duram para sempre, como o Diamante, que é a pedra deste mês.


Os elfos e as fadas - guardiões
de Abril

Os guardiões deste mês são os elfos( e as fadas), que adoram dançar ao som de músicas alegres com flauta. Ouça esse tipo de música antiga e medieval e deixe um pedaço de bolo de chocolate ou mel com um copo de leite em um canto. Os elfos lhe trarão não só boa sorte e alegria como também sonhos proféticos.


Cerejeiras - uma das árvores de Abril.

As árvores do mês são, pelo menos três: 
- para os antigos celtas e na Europa: Carvalho-alvarinho;
- na Ásia as lindas Cerejeiras;
- no Brasil o Pau-ferro, espécie de grande porte da Mata Atlântica. 


A gralha-de-bico-vermelho
e as lindas tulipas representam o mês.

As flores do mês também são diversas: begônias, Tulipas, dálias, gérberas, gerânios...todas de cores fortes e intensas.
O animal que melhor representa o mês,  é a Gralha-de-bico-vermelho

Aproveite a antiga egrégora deste mês para:
 Avalie e Renove as Sementes de seus Projetos.

Loki - o deus das brincadeiras.

Dia 01 de Abril - Dia do  deus Loki
Este deus germânico, conhecido como o deus nórtico dos truques e brincadeiras, originou o nosso famoso Dia da Mentira.
Ritual:- Hoje, pense em uma coisa que você deseja muito conquistar. Então diga para três pessoa que você já conseguiu realizar seu desejo. Se você conseguir convencer três pessoas, Loki ficará satisfeito com seu talento e transformará em realidade seu desejo.


Dia 02 -Batalha das Flores na França - 
Neste dia as pessoas andavam com cestos de flores jogando-as no alvo de suas conquistas.
Antiga celebração celta para as divindades solares. Neste dia "descarregavam-se" os resíduos do inverno, queimando em fogueiras feitas com madeiras sagradas, bonecos de palha representando o inverno.

Dia 03- Nascimento de BUDA - 
Parece ter sido esse o dia do nascimento do Princípe Sidarta Gautama, (comemorado hoje em dia, na primeira Lua Cheia do sexto mês lunar) que depois de Iluminado, fundou o Budismo, uma das quatro maiores religiões do mundo, que por sua filosofia, cresceu muito nos últimos anos. Leia Buda e o Budismo: http://magiadailha.blogspot.com.br/2011/05/aparecimento-do-budismo.html


Buda bebê - Sidarta Gautama.

Ainda, Festa romana da Florália. Festa da deusa hindu Mulaprakriti, a Mãe Primordial. Na antiga Pérsia, ofereciam-se neste dia, cestas com sementes germinadas às Divindades das Águas.

Cibele, a mãe dos deuses.

Dia 04 - Magalésia - 

Essa tradição romana baseava-se no Oráculo de Delfos, que dizia que apenas quando a Grande Mãe (representada pelo meteorito negro que continha seu espírito) chegasse a Roma as legiões inimigas seriam vencidas. A Grande Mãe nesse caso é Cibele e você pode pedir sua ajuda para expulsar "legiões inimigas", visíveis ou invisíveis, de sua vida. Acenda uma vela sobre uma turmalina negra, que representa a deusa, e peça-lhe luz e proteção.

Fortunata - a deusa/anjo 
da fortuna

Dia 05 de Abril -  Festival da Boa Sorte - 

Hoje celebramos também, Fortuna, a deusa da sorte e prosperidade. Entoe este antigo encantamento diante de uma vela dourada e algumas moedas e frutas: "Ave Fortuna, Senhora da Prosperidade! Verta sobre mim a cornucópia da felicidade e da abundância! Brilhe sobre mim seu sol favorável. Salve, Fortuna!"

TARA a deusa hindu

Dia 06-Celebração de Tara e Festival Ching Ming-deusa Kwan Yin.
Tara, a deusa hindu das estrelas, uma das manifestações de Kali como senhora do tempo. A estrela- seu símbolo-é visto como elemento de auta-combustão perpétua, por isso Tara representa a fome insaciável, tanto espiritual quanto física, que promove toda a vida.


Kwan Yin deusa da Bondade, 
Cura e Compaixão.

Já, a deusa Kwan Yin é a mãe da bondade, compaixão, saúde, cura e bem-estar. Hoje você pode pedir ajuda a essas duas deusas, através da Meditação.

As salamandras -  elementais do fogo

Dia 07 - Dia das Salamandras e Dia Mundial da Saúde.

Dia dedicado aos elementais do fogo. Há muitas experiências interessantes com salamandras, mas podem ser perigosas, pois os elementais não têm noção de certo/errado. Acenda uma vela e concentre-se. Peça às salamandras que se apresentem a você, mudando a cor da chama da vela. Se a cor da chama mudar, você tem um grande potencial para trabalhar com magia!(ou de ser um curador!)


7 de Abril - Dia Mundial da Saúde.


Em 2016 o tema escolhido pela OMS, no Dia Mundial da Saúde, que será enfatizado é o Diabete, uma preocupação mundial. E você está se cuidando? Está fazendo exercícios...se alongando; caminhando; prestando atenção no seu corpo, que é a casa do seu Ser Maior, seu Espírito Divino...
Lembrando que: “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.


Dia 08  - FESTIVAL das FLORES.

Budha - Sidharta Gautama -
grande Avatar da Humanidade

Este festival (indiano e japonês) comemora o nascimento de um grande avatar da humanidade: BUDA - Sidarta Gautama -  por alguns comemorado neste mês, no dia 03, mas na verdade é uma data móvel, sendo normalmente, no 8º dia do quarto mês, do calendário lunar chinês, data conhecida por Wesak. (ou Lua cheia de Touro que pode ser normalmente em Abril ou Maio)
Ritual:- Hoje, leve flores para casa, mas evite arrancar as que encontrar. Compre numa floricultura ou leve num vasinho. Você estará levando para seu lar a harmonia que nasce da simplicidade. Medite hoje, profundamente, na vida deste avatar e nos seus ensinamentos. Buda sempre dizia:
«Busca a iluminação e o resto te será dado por acréscimo».

Para ler mais sobre o Budismo e Buda, clic:
http://magiadailha.blogspot.com.br/2011/05/aparecimento-do-budismo.html


AMOR UNIVERSAL

Dia 09 - Dia do AMOR UNIVERSAL

O número 9 contém em si o Universo, por isso é o número do Mestre.
Ritual:- Vá a nove igrejas e acenda uma vela em cada uma, fazendo sempre uma caridade; ou acenda 9 velas numa igreja ou num altar. Peça aos anjos que despertem em você a chama do Amor Universal para que você aprenda a perdoar os erros humanos e amá-los. É só imaginar que somos (grande parte) crianças, e que boa parte de nós, não tem a menor ideia do que está fazendo...

O "Sol dançante" dos celtas.

Dia 10- Dia do "Sol dançante"

Neste dia os celtas acreditavam que o "Sol dançava" nos primeiros momentos da alvorada. Na Irlanda as pessoas acordavam cedo para ver os primeiros raios de sol dançando na superfície das águas.
Dia de Bau, na Babilônia, a deusa do céu, da terra e do mundo subterrâneo.

Kista deusa da Sabedoria

Dia 11-Dia de Kista.

Na antiga Pérsia, celebrava-se Kista, a deusa do conhecimento e da sabedoria; era também protetora dos seres humanos e provedora dos alimentos.
Ritual:- Peça a Kista que forneça como alimentos  conhecimentos e sabedoria para sua alma; para seu desenvolvimento espiritual.


CERES a deusa das Colheitas

Dia 12 - Cereália

Festival romano em homenagem a Ceres, deusa dos grãos e das colheitas, lembra-nos de um antigo ritual.
Ritual:- Plante seus desejos e veja-os germinarem. Coloque alguns grãos de sua preferência em um buraco no jardim ou num vaso e, enquanto mentaliza, peça a ajuda de Ceres para seus desejos se realizarem.

O Lobo Azul

Dia 13 - Dia do Lobo Azul - 

Esta é uma antiga tradição da Mongólia. Acreditava-se que o grande Lobo Azul aparecia de noite para devorar nossos medos!
Ritual:- Hoje, desperte o Lobo Azul que dorme dentro de você. Faça algo ousado e que não tenha coragem de fazer normalmente. Despertando o Lobo Azul hoje, ele estará desperto sempre.


 Mariamma - deusa das àguas na Índia.

Dia 14 - Dia da deusa das águas e do trágico acidente com o Titanic.

Festival na Índia de celebração a deusa do mar Mariamma. Na Caldéia, celebrava-se Marah, a deusa das águas salgadas. Dias (14 e 15) considerado desfavoráveis as viagens marítimas, pois foi neste dia (14 de abril de 1912, fez um século em 2012) que afundou o famoso Titânic, considerada a maior tragédia do século XX.

Bast-senhora da Fertilidade

Dia 15 de abril - Dia de BAST

Bast é a deusa felina egípcia, senhora da dança e da fertilidade. Para aumentar seu poder de sedução, coloque algumas pétalas de rosa num pires com leite e deixe-o de noite na janela, para homenagear a deusa gata.
_____ *** _____

Pesquisado e compilado por geni mafra souza
Fontes principais:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe - editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Sites consultados:
pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia
bruxaguinevere.blogspot.com/2006_09_01_archiv...

Imagens net

2 comentários:

  1. Eu amei este blog! Gratidão pelo excelente trabalho! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tweek,

      Gratidão pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário; estes nos ajudam a ver do que nossos leitores estão acessando e gostando para continuarmos nossas pesquisas e postagens.
      Apareça mais vezes, será um prazer! Abraços de Paz, Luz e Alegrias!
      Gení

      Excluir