sábado, 3 de junho de 2023

Dia dos Namorados - Dia de Sto Antônio - 1ª parte

O AMOR ESTÁ NO AR...

   No Brasil a data é festejada na véspera do dia de Santo Antonio - 12 de junho.- Já, dia 14 de Fevereiro é o dia oficial dos namorados, em Portugal e muitas outras partes do mundo. Mas não é preciso data marcada para demonstrar o seu amor por alguém, ou por Você Mesmo!

As setas de Cupido, que significam desejo, são capazes de atingir tanto os deuses como os humanos em qualquer altura. Em todas as culturas surge uma divindade cuja missão é proteger os apaixonados.

CUPIDO - o Anjo dos enamorados.

Na tradição católica, surge-nos não só São Valentim, como o casamenteiro Santo António ou São Gonçalo de Amarante, encarregado de encontrar noivo para as solteironas mais velhas (é o que diz a lenda! )

Todas as épocas do ano são, pois, favoráveis ao AMOR e à PAIXÃO... (e se não for pelo outro, que seja Por VOCÊ MESMO!) Basta encontrar um pretexto para celebrar!

Santo Antônio - Festejado em 13 de junho.

Fernando de Bulhões-Stº Antonio de Pádua
Nasceu em Lisboa, em agosto de 1195, batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano e, em 1220, trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana. Lecionou Teologia em várias universidades européias e morreu em 13 de junho de 1231, a caminho de Pádua, na Itália.

Padroeiro dos pobres e considerado o santo casamenteiro, também é invocado por pessoas que queiram encontrar objetos desaparecidos, por prisões injustas, por causas difíceis...

O AMOR nos dá Asas...

Mas sua maior fama mesmo é de santo casamenteiro. Na verdade, isso é exclusividade apenas do Brasil e de Portugal. Diz a lenda que o santo, quando ainda estudava no mosteiro em Portugal, protegia as moças pobres que não tinham dinheiro para o dote. Por mais absurdo que isso possa parecer, era assim mesmo que rolava naqueles tempos. Quem não tivesse dinheiro, bens, para "pagar" à família do noivo, não se casava.

Pois bem, Santo Antônio muitas vezes saía pelas ruas pedindo esmolas para dar a essas moças. A soma era transformada em dote e assim elas conseguiam finalmente subir ao altar.

A Música para Encantar o Amor, 
a Dança para Seduzir!

Segundo alguns estudiosos, Santo Antônio era também um excelente conciliador de casais. Daí para virar "padroeiro" das moças casadouras foi um pulo. Fazer simpatias um dia ou na noite anterior ao Dia do Santo, para arrumar companheiro, diz a lenda que “dá certo”.

Seja para manter a tradição ou por fé, não custa tentar, não é mesmo? Afinal, 13 de junho (ou 14 de fevereiro) está aí e a fé remove montanhas!

Primeiro a Invocação ao Santo feitas nas terças-feiras (normalmente) para achar objetos perdidos, pessoas, empregos etc... feita nas missas de Sto Antônio onde são distribuído pãezinhos bentos, chamados Pães do pobres (mas você pode fazer sempre que desejar ou precisar, mesmo em sua casa)

Santo Antônio dividindo os pães com os necessitados.

 INVOCAÇÃO ( ou RESPONSÓRIO) A Sto ANTÔNIO de PÁDUA

Se milagres desejais
Contra os males e o demônio,
Recorrei a Santo António
E não falhareis jamais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão,
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro e a morte,
Quem é fraco fica forte,
Mesmo o enfermo fica são.

Recupera-se o perdido... (repetir)

Penas mil e humanos ais
Se moderam, se retiram:
Isto digam os que viram,
e também os paduanos.

Recupera-se o perdido... (repetir)

(Glória ao Pai)

V. Rogai por nós Santo Antonio
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
Ó Deus, nós vos suplicamos que alegreis os vossos fiéis com os milagres de Santo Antonio, vosso confessor e doutor, para que, fortalecidos na terra com os auxílios do grande Santo, consigam alcançar as alegrias eternas junto a vós. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.
Amém!



Gratidão:
- Ao querido e amado Sto Antônio de Pádua
- Ao Youtube
- À Isa Vieira Santos pelo vídeo!

Outra Oração a Sto Antônio: https://magiadailha.blogspot.com/2017/06/oracao-santo-antonio-2.html

Mais uma Oração ao Milagreiro Santo Antônio: https://magiadailha.blogspot.com/2017/06/oracao-ao-amado-milagreiro-santo.html
_____  ***  _____

Temos também as SIMPATIAS... ( famosas !), das quais falarei na 2ª parte, no endereço: http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namoradossimpatias2-parte.html

E na 3ª parte  quer fazer uma "comidinha especial" para celebrar o Amor?
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/receitas-para-halloween-ou-dia-do-saci.html

E que tal um BANHO, para "abrir os Caminhos" e "Atrair um Amor" ou "Aumentar ou Melhorar a Sensualidade numa Relação que já existe?"  http://magiadailha.blogspot.com/2009/12/renovando-as-energias-para-20102-parte.html

Compilado por geni mafra souza
Dos meus apontamentos, estudos e vivência de família.
Alguns sites consultados

Imagens da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário