sábado, 17 de agosto de 2013

CROMOTERAPIA - O Uso das Cores na Cura- 1ª parte.

Introdução:- definição
A Cromoterapia é uma técnica de terapia complementar, usada para o equilíbrio e harmonia entre nosso corpo, a mente e nossas emoções, usando a vibração das cores.

O Universo das Cores.

A palavra “cromoterapia” vem do grego “kromos”, cor e “terapheia”, tratamento.
Parece que o uso de cores para a cura se iniciou no Egito, conforme pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro La Médicine des Pharaons”, onde lê-se que  os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas.

No EGITO Antigo já se usava curar com as cores.

Deduzimos que o uso das cores não é nada moderno, já que era usada não só no Egito, mas também na China e na Índia há séculos, para atingir diversos objetivos como: tratar distúrbios de saúde emocional; nos adornos dos ambientes; nas pinturas inclusive do corpo; nas roupas etc. 
O objetivo parece sempre ter sido atingir o bem estar físico, mental e emocional, onde tivesse desequilíbrio.

Os deuses indianos e suas cores.


Nas terapias, parte-se do princípio estudados na Física de que, cada cor possui uma onda e uma freqüência diferente, por isso oferecem diferentes tipos de sensações. 

Perdeu-se no tempo a idéia; por exemplo; de que o vermelho lembra estímulo, agitação, guerra, fúria, sensualidade; o azul lembra calma, placidez, descanso; o branco lembra paz, pureza; o preto lembra tristeza, depressão, falta; o amarelo alegria, leveza...muito embora o uso de algumas cores, podem ter significados em diferentes lugares. A exemplo vemos a “cor da noiva” que em muitos lugares do ocidente é o branco representando pureza; em grande parte dos países orientais, tradicionalmente é o vermelho a “cor da noiva”,  representando o (fogo) amor, a paixão...

Vestido de noiva tradicional
branco=ocidente - vermelho=oriente

Comoterapia, é uma técnica (outras terapias fazem uso desta como a aura-soma, que se baseia na escolha intuitiva de óleos coloridos pelo próprio paciente) que busca analisar que cor está em excesso ou em falta, nos chakras (pontos de energia do corpo) através de diversos métodos como: a vidência, a sensibilidade das mãos, o pêndulo, a própria intuição (aura-soma) a foto Kirlian...e depois usar de métodos diversos: luzes, cristais, imposição de mãos, roupas coloridas, óleo coloridos, alimentos, água em garrafas coloridas ou elixires...para  reequilibrar o corpo, a mente e as emoções.

Bastão com Cristal - um dos instrumentos
da cromoterapia convencional.

A cromoterapia convencional pode ser aplicada em qualquer pessoa, de bebês a idosos, variando somente o tempo e a exposição, sempre como uma terapia complementar ao tratamento clínico, como um recurso a mais; um reforço. Pode ser usada também como prevenção, já que hoje sabemos que a parte mental e emocional podem ser atacadas antes do corpo físico.

Assim veremos o poder e o auxílio que algumas cores podem nos dar, causas e efeitos, onde e como utilizá-las.

As cores do Arco-Íris são chamadas básicas.

As cores básicas são em número de sete: violeta, anil azul, verde amarelo alaranjado e vermelho e são as cores do espectro solar; as cores do arco-íris. 
São também, as cores que formam nossa aura ou malha que envolve o nosso corpo físico, resultado da energia em pontos de nosso corpo chamados chacras.

Nossos sete pontos principais de energia
ou os sete chakras

Falaremos, no próximo assunto, destas cores básicas e de outras mais comuns, começando pelo preto que, para a Física, é considerado “ausência de luz”, e o branco, que é a “soma das cores” básicas já citadas. 
O link para a segunda parte do assunto, cores complementares é:

_____   ***   _____

Pesquisa e compilado por Gení Mafra Souza

Fontes de Consulta:
 Você é Sensitivo? SOSKIN, Julie,editora Pensamento, São Paulo, SP.
Revista Bons Fluidos, Ed. Abril-nº 8, set e out-1999
Revista Viva Saúde Especial, ed. Simbolo, ano 1, nº 2

Auxiliares e Bons Livros sobre o assunto Aura e Chakras:
Qual é a Cor da Sua Aura? BOWERS, Barbara, editora Saraiva, 1990, São Paulo, SP.
Conheça sua Aura, LEARSON, Cyntthia Sue, editora Nova Era, 2007, Rio de Janeiro, RJ.
Cura Vibracional através dos Chakras, GARDNER, Joy, editora Pensamento, 2013,São Paulo, SP

Site:
pt.wikipedia.org/wiki/Cromoterapia
blogdogutemberg.blogspot.com/.../negro-uma-cor-fortemente-polarizad...

Imagens NET


3 comentários:

  1. Adoro a cor de alfazema ,verde lima, mas contratando sempre com uma cor neutra cinza azul e preto.Será que me faz bem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Se vc se sente bem com a cor, pode usá-la sim, porém é uma cor que não deve ser usada em excesso por pessoas deprimidas, tristes, com baixa de energia...Então é só não abusar...
      Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha. Apareça mais vezes!
      Paz e Luz! Abçs
      Gení

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir