terça-feira, 19 de julho de 2016

Sons ou Batidas Binaurais - A Cura pelo Som.(1 parte)


Xamãs do mundo antigo
conheciam o poder dos sons.

Perdeu-se na História à quanto tempo,  Xamãs de diversos lugares do Mundo e os Monges, especialmente os Budistas tibetanos, usam os sons junto com a meditação e exercícios, para melhorar  o funcionamento das glândulas, em especial Hipófise e Pineal;  promovendo  Curas de ansiedade, medos, depressão; eliminar vícios; aumentar a inteligência, a memória...

Na verdade, a descoberta dos tons binaurais, já tinha sido feita  em 1839  por Heinrich Wilhelm Dove, pesquisador alemão.

Heinrich Wilhelm Dove
descobridor dos sons binaurais

Daí por diante, muitos outros estudos em diversos lugares do mundo foram feitos em relação a estes tons ou batidas, com “respostas” do cérebro.

Em 1985 isso  foi comprovado cientificamente por  um americano Robert Monroe, fundador d o Instituto Monroe na Virgínia, EUA.

Robert Monroe,
cientista e escritor

  Monroe,  que no ocidente foi um dos pioneiros  de experiências fora do corpo,  criou uma organização para estudar a Consciência e seus estados modificados. Realizando experimentos  com pessoas durante anos, desenvolveram processos capazes de modificar estados mentais, de modo controlado e previsível, através de diferenças entre dois sons, que chamaram de Binaurais.

E mais recentemente, 1995, dois cientistas americanos Owens e Atwater confirmaram  que:  "o efeito subjetivo de escutar sons binaurais pode ser relaxante ou estimulante, dependendo da frequência do tom".

A partir de 1995 começam
os tratamentos com estes sons.

E é, à partir daí, que começam os tratamentos científicos de transtornos da mente com sons em forma de músicas e de batidas. Problemas de insônia, enxaqueca, falta de concentração,
distúrbios de memória, ansiedade, depressão, medos...entre outras, pois os sons binaurais tanto podem acalmar, quanto “energizar” ou ativar nosso cérebro, com resposta em nosso comportamento.

Explicando os SONS ou BATIDAS BINAURAIS



No gráfico acima, batidas de 410 Hz num ouvido, e de 400 Hz no outro, o cérebro produz um fenômeno para criar uma harmonia que é de 10 Hz,  a diferença entre os dois sons, isto é o Binaural. Esta diferença  pode chegar a 30 Hz e, nesta freqüência,  é preciso fone de ouvido para que o fenômeno ocorra.

Falando de um modo bem simplificado, estes fenômenos  consistiam em aplicar diferentes sons e batidas aos dois ouvidos ao mesmo tempo,  com diferentes freqüências, para que o cérebro fizesse a harmonia entres os dois sons recebidos, formando uma vibração de onda que, conforme a frequência alcançada, se conseguia diferentes estados de Consciência.

O mais importante é que com isso pode-se usar diferentes tipos de ondas para se chegar a estados de consciência que se queria,  encontrando-se assim “curas” para diversos problemas mentais que, muitas vezes, causavam transtornos na personalidade.

Assim, é interessante sabermos que tipos de ondas são usadas para se chegar a determinados estados mentais.

Frequência das Ondas mais conhecidas.


Vejamos:

Ondas Gamma: Mais de 30 Hz; atividade mental de alto nível, resolução de problemas. Medo. Consciência.

Ondas Beta:  Muitos consideram como nosso estado normal, fazendo nossas atividades do dia-a-dia, despertos: trabalhando, concentrados, dirigindo, comendo... onde o estado de concentração e de alerta estão no nível máximo. Excitação, cognição. Vão de 15 a 30 Hz.

Ondas Alpha:  Estão ligadas a um estado de maior tranqüilidade que leva ao relaxamento. Acontecem durante os estados meditativos e reflexivos, segundo alguns, aí ocorrem as super aprendizagens, pois parece aumentar a inteligência, a concentração e o raciocínio. Variam de 8 a 14 Hz.

Ondas Theta: Estas são associadas a um estado de grande capacidade de reminiscência, criatividade e visualização, inspiração; memória ou Meditação profunda. Podem melhorar a aprendizagem e o estress.  É chamada sono REM (Rapid Eye Movement - Movimento Rápido dos Olhos). Torpor, primeiro estágio do sono, quando estamos num sono que podemos sonhar. Suas ondas medem de 4 a 7 Hz.

Ondas Delta: Estão associadas ao sono e transe profundo, embora sem sonho. Subconsciência. Perda da consciência corporal. Usadas para quem tem problemas de insônia. Vão de 0,5 a 3 Hz. 

* Além dessas frequências temos ainda, outras mais Altas chamadas de Frequência Solfejo Sagrado, onde a mais conhecida e famosa é a 528 Hz, chamado solfejo ou frequência dos "milagres"... Falarei sobre isso num terceiro assunto.

Uso da flauta e da música
na Árvore da Vida - Kabbalah

Pitágoras, Kepler, os alquimistas, médicos e grandes mestres da antiguidade, já sabiam que os sons podem provocar mudanças profundas na estrutura da matéria e nos seres, talvez por isso mesmo, todas as religiões e antigas tradições sempre fizeram uso dos sons e da música.
Livros e filmes antigos mostravam cristais e vidros finos que se quebravam na presença de uma determinada freqüência de sons, mesmo de vozes humanas.

Masaru Emoto, fotógrafo
e
 pesquisador japonês.


Masaru Emoto, fotógrafo e pesquisador japonês, entre os anos 70-90, decidiu observar o efeito que  as palavra, as intenções/ideias e a música tem na estrutura da água e demonstrou as diferentes organizações moleculares da água quando sobre efeito de som, embora a ciência não tivesse reconhecido o fato.
Congelando  gotas de água e examinou-as, depois,  sob um microscópio de campo escuro dotado de recursos fotográficos,  ele demonstrou   a diversidade da forma molecular da água sobre a sua  estrutura molecular.  O pesquisador queria demonstrar que “a água reagia as nossas intenções”.



Enfim, assim, podemos concluir que: os sons ou batidas binaurais são sons com diferenças de Hz que provocados  em cada ouvido, levam o cérebro a formar uma harmonia entre o que ouve, entre os dois hemisférios cerebrais.
Como vimos cada freqüência de onda atua em algo específico; se quiser você pode usar todas e  para um completo tratamento de todas em sintonia, é bom começar com a onda beta depois a alfa depois delta e teta e por fim gama.
Você pode ouvir estes sons deitado, descansando, ou sentado, usando, se quiser,  imagens próprias chamadas de fractais* que vão ajudar se o caso for concentração, memória, criatividade,  insônia... Segundo alguns, as imagens fractais funcionam bens junto ao som, porque nossos olhos tem grande influência sobre nosso cérebro.

Para surtir realmente efeito, é necessário o Uso de Fones de Ouvido Estéreo, (fones In Ear ou intra-auriculares tem uma qualidade sonora melhor) e não num volume muito alto; o volume ideal é o que não é desagradável e nem irritante aos ouvidos. Qualquer período que se ouça já faz efeito, mas o melhor é ouvir por 01 h diariamente. Você pode ouvi-lo e estudar, meditar ou fazer outra atividade em que possa usar fones de ouvido.

O fone de ouvido se faz necessário
nas batidas ou sons binaurais.


E, graças a esses conhecimentos, que na verdade não são novos, só que agora com a ajuda da tecnologia, qualquer pessoa pode: atingir níveis elevados de consciência; relaxar; melhorar a memória, o aprendizado,  o raciocínio;“curar” medos, fobias, depressões; regular humor; relembrar fatos traumáticos para “curá-los”; melhorar a qualidade do sono; elimina cansaço e a sonolência; podem ainda ajudar na recuperação de uma cirurgia ou doença grave; melhorar relacionamentos... enfim,  através dos sons, ou seja, uma música; uma determinada batida;  um som podemos modificar nosso "mundo", de acordo com a freqüência que  é utilizada, e melhorarmos nossa vida do ponto de vista psicológico, emocional e físico!


FRACTAIS na Natureza!

*Fractais são imagens geométricas formadas a partir de equações matemáticas, que podem ser interpretadas como formas e cores, baseadas na Teoria do Caos, cuja estrutura básica repete-se em diferentes escalas, dentro dela mesma.
_____   ***   _____


Na segunda parte do assunto você terá um pouco mais de explicações e alguns sons para ouvir, no link 
http://magiadailha.blogspot.com/2015/06/sons-binaurais-para-voce-ouvir-2-parte.html


Pesquisado e compilado por Gení Mafra Souza
Imagens Net

  Terapeuta Gení Mafra Souza -
- Facilitadora de Renascimento pela Respiração
- Mestre Reiki Sistema USUI Tradicional.
- Ministra Iniciações em Reiki níveis I, II e III (mestre)
- Joga Tarô Terapêutico, Tarô de Florais de Bach, Runas 
    para aconselhamento.

AtendimentoFlorianópolis - SC, no espaço MAGIA da ILHA - Coqueiros; e eventualmente também em Caruaru - PE Brasil.

Contatos:
F: (48) 37336833 - 99254194 (tim) Whatsapp
genisouza49@hotmail.com
facebook:
Gení Mafra Souza ou
Terapias Magia da Ilha 

9 comentários:

  1. Olá Paulo,
    Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha e
    também pelo comentário! Também sou apaixonada pelo assunto...Apareça mais vezrs! Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  2. Iniciando agora a leitura sobre sons binaurais. Muito bom saber através da história. Parabéns
    Fernando Lira

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando,

    Gratidão por acessar o blog MAGIA da ILHA e, mais ainda pelo comentário; estes são um termômetro para vermos o que está agradando os visitantes e continuarmos as pesquisas...
    Os Sons Binaurais são de grande importância para a humanidade, pena que não são conhecidos pelo grande público. Penso que coisas deste tipo é que falta na grande mídia, que fica perdida em fofocas políticas e crimes o dia inteiro...mas enfim, aqui estamos nós! Apareça mais vezes, se tiver outros assuntos que lhe interessem; será um prazer sua visita!
    Paz e Luz!
    Abraço fraterno
    Gení

    ResponderExcluir
  4. Olá Gení.
    Acabei de descobrir seu blog. Fique muito feliz encontrar tantas informações uteis. Muito grato por partilhar informações, conhecimentos.
    Adorei a matéria sobre os Sons Binaurais.
    Sabe de algum site ou blog, onde são postados esses Sons Binaurais ? Muito Grato. Namastê!

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberto,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA. Aqui mesmo no blog, na segunda parte, vc achará algumas músicas ou sons...Na época que escreve achei muito pouco sobre o assunto, em outros blogs, mas vc achará outros sons no Youtube, ou com terapeutas especializados no assunto, que temos poucos no país, infelizmente!
    Apareça mais vezes, será um prazer!
    Abraços
    Gení

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de perguntar, se as ondas binaurais, em específico a de 528hz podem ajudar na biokinesis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário. Então respondendo sua pergunta: sim, mas em parte porque é preciso observar lagumas regras:
      - vc precisa ter certeza que o som que vai ouvir é um Binaural Tetha;
      - usar um bom fone de ouvido;
      - No caso da biokinesis é preciso fazer TODOS os dias de 40 min a 01h por uns três meses, pelo menos, ou mais porque depende de pessoa para pessoa...
      - A Ciência já diz que a Meditação pode sim, mudar até nosso DNA...mas para isso é preciso muito treino e muito tempo...
      - Mas aqui acho que os Solfejos são melhores...
      Ainda não consegui escrever sobre eles
      mas, na segunda parte, vc pode ter mais informações...
      http://magiadailha.blogspot.com/2015/06/sons-binaurais-para-voce-ouvir-2-parte.html

      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir