terça-feira, 3 de outubro de 2023

- N.S.da CONCEIÇÃO APARECIDA - 12/10 -

História de N.S. da Conceição (Aparecida) -
Comemorada a 12 de Outubro -

Pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora
no rio Paraíba do Sul,  região de Guaratinguetá 1717.

Em 1717 (fazendo, portanto, em 2017 300 anos da aparição) três pescadores, após frustrada tentativa (entre 10 barcos) de apanhar peixes no rio Paraíba do Sul perto de Guaratinguetá (SP), colheram em suas redes o corpo de uma estátua de Maria SS. e, depois, a cabeça da mesma. A este fato se seguiu farta pescaria, que surpreendeu os três homens. Tendo limpado e recomposto a imagem, expuseram-na à veneração dos fiéis em suas casas.

Segunda capela de Aparecida no morro
dos Coqueiros região de Guaratinguetá-SP.

Verificaram-se, porém, alguns prodígios, que chamaram a atenção do Pe. José Alves Vilela, pároco de Guaratinguetá. Este decidiu construir para a Santa Mãe, em 1735, uma capela capaz de satisfazer ao crescente número de devotos da Virgem.

A capela foi substituída por outra maior no morro dos Coqueiros em 1745, morro que tomou o nome de “Aparecida”; hoje cidade de Aparecida do Norte. Na verdade, "do norte", é designação popular, pois a cidade fica a sudeste do Estado de São Paulo.

Basílica "velha"construída para
 acolher os romeiros -1834 -

  Em 1834 ( ou46 ?) foi iniciada a construção de um templo maior, que posteriormente passa a se chamar basílica velha, para acolher os inúmeros visitantes à imagem da santa.
 
Em 1888, a basílica é inaugurada, e a  Princesa Isabel, visitando pela segunda vez a basílica, ofertou à santa, em pagamento de uma promessa ( feita em sua primeira visita, dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.

Coroa de ouro com diamantes e rubis doada a
 imagem da Virgem pela Princesa Isabel-1904.


Em 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono.

Com o aumento de romeiros à Aparecida, em 1955 teve início a construção da monumental Basílica Nova, concluída em 1980, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano.

Basílica Nova para Aparecida construída em 1955.

A Rainha e Padroeira do Brasil

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 1930 ( ou 1931 ), por decreto do papa Pio XI, sendo coroada numa celebração na presença de 40.000 fiéis  e do então Presidente da República Rodrigues Alves.

Em 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção a N.S. da CONCEIÇÃO APARECIDAe a República Federativa do Brasil passa a reconhecer oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Junto com a coroa, a imagem ganha também
um manto azul bordado de pedrarias
                                   
A Imagem

A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de terracota e mede cerca de quarenta centímetros de altura. Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram, acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que o comprove. A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.


A imagem original de N.S. Aparecida é de terracota
e mede 40 cm de altura.

Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa nas águas do rio.

A cor de canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas.

Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade, ou a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus.

A imagem original encontra-se protegida
aparecendo apenas as réplicas.

Milagres

Inúmeros são os milagres atribuídos a Imagem da Virgem Mãe Aparecida. Citamos alguns:

Milagre das Velas( considerado o primeiro) 1733.
 - Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e quando uma pessoa querendo acendê-las novamente, nem chega a tentar, pois as velas acenderam por si mesmas.

Caem as Correntes do escravo - entre 1790 a meados de 1850.
 - Um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem, pede ao feitor permissão para rezar. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha diante de Nossa Senhora Aparecida e reza fervorosamente. Durante a oração, as correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre. As correntes permanecem a mostra até hoje.

Milagre: caem as correntes do escravo.


Cavaleiro e a Marca da Ferradura
- Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada da igreja (Basílica Velha), vindo a derrubar o cavaleiro de seu cavalo, após o fato, a marca da ferradura ficou cravada na pedra. O cavaleiro arrependido, pediu perdão e se tornou devoto.

A menina cega
- Mãe e filha caminhavam às margens do Rio Paraíba do Sul, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : "Mãe como é linda esta igreja" (Basílica Velha). Daquele momento em diante, a menina começa a enxergar.

Oração à Virgem Aparecida.

Oração à Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida, aqui tendes,
diante de vossa imagem, o vosso Brasil,
o Brasil que vem novamente consagrar-se
à vossa maternal proteção.
Escolhendo-vos por especial padroeira
e advogada de nossa Pátria, nós queremos
que ela seja inteiramente vossa.

Que seja vossa a sua natureza exuberante,
vossas as suas riquezas, vossos os campos
e as montanhas, os vales e os rios, vossas as cidades
e as indústrias, vossa a sociedade,
os lares e seus habitantes com tudo o que possuem,
vosso, enfim, todo o Brasil.

Sim, Senhora da Conceição Aparecida, o Brasil é vosso.
Por vossa intercessão temos recebido
todos os bens que Deus nos prodigalizou
e muitos ainda esperamos receber.
Obrigado por tudo, Virgem Mãe Aparecida.
Abençoai, Senhora, o Brasil que vos agradece,
o Brasil que vos ama, o Brasil que é vosso.

Protegei a Santa Igreja, preservai a nossa fé,
defendei o Santo Padre, assisti os nossos bispos,
santificai o nosso clero, amparai o nosso povo,
esclarecei o nosso governo, guiai a nossa mente
no caminho do bem e da verdade.
Rainha do Brasil, mãe de todos os brasileiros,
venha a nós o amoroso reino do Pai.
Por vossa mediação, venha à nossa pátria
o Reino de Jesus Cristo,
vosso Filho e Senhor nosso.
Amém.
Fonte: folhetos entregues na Basilica de Aparecida


Outra oração de Aparecida.
 

2ª Oração à N.S.Aparecida


Ó Virgem Maria, abençoada sois vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, vós sois a alegria de Israel, vós sois a honra de nosso povo.

Salve, ó Virgem, honra de nossa terra, a quem rendemos um culto de piedade e veneração, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida. Quem poderia contar, ó doce Mãe, quantas graças, durante tantos anos, vós dispensastes ao povo brasileiro, compadecida de nossos males?

Quisemos cingir vossa cabeça sagrada com uma coroa de ouro, que vos é devida por tantos títulos, continuai a dobrar-vos benignamente às nossas mãos suplicantes, ouvi clemente os nossos rogos, ó Virgem; conservai nossas almas afastadas da culpa e, por fim, conduzi-nos ao céu.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Rogai por nós!
________  ***  ________

Compilado por Geni Mafra Souza

Sites consultados
www.culturabrasil.org/aparecida.htm
blog.cancaonova.com/.../a-historia-da-aparicao-de-nossa-senhora-aparecida/
pt.wikipedia.org/.../Nossa_Senhora_da_Conceição_Aparecida
reporterdecristo.com/a-historia-de-nossa-senhora-aparecida
www.igrejaparati.com.br/a_história_de_n_s_aparecida.htm

Imagens da Net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário