quarta-feira, 4 de outubro de 2023

O ROSÁRIO - O TERÇO - OS MISTÉRIOS - COMO REZAR

A oração do rosário é composta pela recitação de preces (ou fórmulas verbais) combinadas com a meditação sobre episódios-chave da vida de Jesus Cristo, desfiados em um colar de contas.

O terço cristão.

No modelo tradicional, rezam-se dez ave-marias para cada pai-nosso, mas algumas variações reconhecem o emprego de outras preces padronizadas tais como "Credo" e "Salve Rainha", ou somente jaculatórias propostas de acordo com a intenção que fundamenta a oração.


De acordo com os manuais do Rosário, para fazer a oração é preciso recitar 150 ave-marias e 15 pai-nossos, conjugados com a meditação dos 15 "mistérios". Esse modelo respeita o padrão estabelecido eclesiasticamente.


Terço de "dedo"

Entretanto, alguns manuais sugerem a adição de outras preces, oferecimentos, orações iniciais e finais. Outros propõem a substituição das preces por jaculatórias. Ex: ("Jesus, cura-me!").                                   
É difícil estabelecer um padrão unívoco de oração do rosário, pois por mais que as preces imprescindíveis sejam as ave-marias e os pai-nossos, sempre aparecem complementações que, como pondera João Paulo II, tendem a variar "segundo os costumes".

 Por outro lado, os episódios ( mistérios)da vida de Jesus Cristo e de Maria, que devem ser meditados juntamente com as preces, não variam.

O terço e os mistérios bíblicos

É importante recordar que o rosário, é uma oração bíblica, cristocêntrica, pois, os mistérios contemplados são os mistérios centrais da história da salvação, da nossa fé e as orações que se rezam são orações tiradas da Sagrada Escritura.


O TERÇO
Quando o rosário completo continha 15 "mistérios", antes do acréscimo dos "mistérios luminosos", o terço correspondia a uma terça parte do rosário.  

Hoje o terço é, na verdade,
1/4 do rosário

Hoje, com a inclusão dos mistérios luminosos,(2002) já não faz sentido falar em 'Terço' pois agora cada grupo de 50 ave-marias forma um quarto do rosário...ou seja; o terço corresponde a um quarto do rosário. Mas, como isso é apenas questão de nomenclatura, o termo “Terço” continua sendo usado.

O interessante é que o Brasil é praticamente o único país do mundo que utiliza a palavra 'Terço'.

OS MISTÉRIOS
 
Ao conjunto de orações de cada terço
chamam-se “mistérios”,
que relembram a trajetória de Jesus.


Ao conjunto de orações de cada terço chamam-se “mistérios”.

Os "mistérios" compõem-se de grupos de episódios que marcam as diferentes fases das trajetórias de Jesus Cristo e Maria, de acordo com a narrativa bíblica.

A oração ou contemplação dos mistérios nos mostra então: o nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, nosso salvador.
 
DIVISÃO dos MISTÉRIOS

Os quatro mistérios do Rosário.


Os Mistérios foram divididos tradicionalmente em "gozosos", "dolorosos" e "gloriosos" - em 2002 o Papa João Paulo II convida a Igreja a iniciar o terceiro milênio com um novo dinamismo, confiante no Cristo, como Fim e Sentido da História e LUZ do nosso caminho, através da introdução de mais um 'terço': os mistérios Luminosos, que são adicionados à lista dos mistérios.

Assim:
Os "mistérios gozosos" concentram os momentos desde a anunciação da vinda de Jesus pelo anjo Gabriel até sua visita ao templo dos sábios, quando já possuía doze anos.

Anunciação - mistérios gozosos -

Os "mistérios luminosos" se iniciam com o batismo de Jesus e se estendem até a instituição da eucaristia.

Batismo de Jesus:
- mistérios luminosos -

Os "mistérios dolorosos" compreendem o suplício, desde o princípio quando Jesus é flagelado no horto até sua crucificação e morte no calvário.

O sofrimento de jesus
- mistérios dolorosos -

Finalmente, os "mistérios gloriosos" narram desde a ressurreição de Jesus até a coroação de Maria.

Ressurreição - mistérios gloriosos.

COMO PROCEDER A REZA

Segurando o terço pela cruz, reza-se primeiramente o credo. Na conta seguinte, maior ou apenas mais afastada das demais, reza-se um pai-nosso. Nas três continhas seguintes, rezam-se três ave-marias. E na última conta antes da peça que une os fios reza-se novamente um pai-nosso e um glória ao pai. Daí por diante, temos as dezenas de ave-marias seguidas pelos pai-nossos dentro da circunferência do colar. Ao final da oração, reza-se uma salve-rainha.
A divisão do Rosário


A Igreja faz a sugestão de se distribuir a oração do Rosário entre os dias semana, ficando assim "um terço"( ou um quarto) por dia da semana.

Mas, na verdade, não importa que dia ou hora você reze; não importa o tamanho de seu rosário ou terço; não importa de que material foi feito, se de pedras naturais, madeira ou acrílico; se de pérolas com prata, ouro ou um simples cordão; é indiferente se é importado ou não...

Reze o terço  com FÉ!

O que importa realmente é o AMOR e o RESPEITO, bem como a FÉ que você tiver no seu CORAÇÃO na hora que for rezar...e não rezar só “para fazer pedidos”, só por você mesmo, mas rezar também pela sua família, pelos seus amigos e por toda a humanidade, pela PAZ no Mundo.

Para Maria, cada oração é uma Rosa
que lhe ofertamos.

REZAR como ELA mesma, nossa Mãe Maria, sempre pediu, com a consciência que, cada oração é uma rosa que lhe oferecemos, a Ela e a seu FILHO!

Uma Rosa que oferecemos
 também a seu filho Jesus.

_____  ***  _____

Quer ler um pouco da História do Rosário?
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/outubromes-do-rosario.html

Compilado por Geni Mafra Souza

Imagens da net

Sites pesquisados:
ecclesiasancta.blogspot.com/.../origem-do-rosrio-ii.html
perspectivabr.wordpress.com/.../outubro-mes-do-rosario/
www.uneser.com.br/index.php?acao=ler_noticia&ler...
http://www.cleofas.com.br/ › Espiritualidade
www.paginaoriente.com/origemdorosario.htm
mariachelli.multiply.com/reviews/item/149
www.santuariosaojose.com.br/artigos/artigo17.php

9 comentários:

  1. Antigamente o Rosário compunha-se de três terços.Com a inclus~~ao do Mistério Luminoso, rezamos 4 terços? Esta é minha dúvida

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se temos de rezar o Rosário incluindo o Mistério Luminoso o que torna o terço em quatro vezes o terço.

    ResponderExcluir
  3. OLá você,

    Exatamente, agora rezamos 4 terços, desde a inclusão dos Mistérios Luminosos. Obrigada por visitar o blog e pelo comentário. Apareça mais vezes, será um prazer! Fique na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Anjos e dos Santos Seres.
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  4. OLÁ VOCÊ,

    Realmente,se quer rezar completo o Rosário,deverá incluir os Mistéiros Luminosos,o que a partir de 2002, deixou o
    Rosário mais longo! Você é que decide se quer rezá-lo completo ou não!
    Abçs na PAZ e na LUZ
    Gení

    ResponderExcluir
  5. olá Geni, visitei o seu blog e consegui muitos esclarecimentos, amanha 07/10 rezarei o rosário pedindo bençaos a meus familiares e tamném a voce uma pessoa abençoada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Power,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA, pelo comentário e, principalmente gratidão por orar por mim!
    Apareça mais vezes...será um prazer sua visita!
    Muita Paz, Curas e Luz na sua vida e de seus familiares!
    Abçs fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  7. Que lugar lindo e cheio de paz é esse aqui

    ResponderExcluir
  8. Olá Angela,

    Seja bem vinda! Que bom que sentiu PAZ, é isso que gosto quando as pessoas aqui chegam:A PAZ, tão difícil hoje em dia!

    É um prazer sua visita e grata pelo comentário que nos dá ânimo de continuar postando, assuntos que vão somar na Vida de outros, já que Somos Todos Um Só!

    Grande abraço de PAZ, LUZ, CURAS e ALEGRIAS!
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida um dos mais lindos rosários de sempre! Amei <3

    ResponderExcluir