terça-feira, 15 de outubro de 2019

* - A MÁGICA ALEGRIA do ALECRIM - *



Desvendando o Alecrim

ALECRIM (Rosmaninus officinalis)

Nome Científico: Rosmarinus officinalis Officinalis e Rosmarinus officinalis Linn. (as mais utilizadas, não confundir com ALECRIM-DO-CAMPO = Baccharis dracunculifolia, o mais comum no Brasil.) família Labiadas
Nomes Populares - Alecrim, rosmarino, alecrim-de-jardim, erva da recordação, erva-da-graça, erva-da- alegria, erva-mágica ou ainda erva-das-bruxas...
Partes utilizadas: - Folhas e partes floridas.
Solo: - Ele cresce de forma nativa e espontânea nos países ao redor do mar Mediterrâneo, local de solos pedregosos e arenosos.
Habitat:- É encontrado no sul da Espanha, França, Itália, Grécia, Portugal, nas ilhas Canárias, Açores e Madeira. Também é encontrado no norte da África, sendo mais comum no norte do Líbano, Egito e regiões da Turquia. Hoje encontra-se praticamente em todo mundo.
Produtores: Atualmente os principais produtores de alecrim são: Itália, Espanha, França, Tunísia e países da antiga Iugoslávia.

O alecrim sempre foi muito apreciado por suas virtudes aromáticas (erva forte da cozinha) e medicinais.( a partir da Idade Média) Emblema do amor e símbolo da saudade, o alecrim é considerado uma planta mágica contra mau-olhado.

O mágico alecrim cheiroso
É uma planta cercada de misticismo.

Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada.

Os gregos a denominavam “flor por excelência”, e dela se serviam para entrelaçar suas coroas, com as quais cobriam a cabeça por ocasião de certas festas. O alecrim era queimado nos santuários da Grécia antiga e o seu fumo era utilizado na idade média para desinfectar e afastar maus espíritos. Nas escolas gregas eram usadas auréolas de alecrim nas cabeças das crianças para melhorar nos exames.

O seu cultivo era vulgar nos mosteiros da Europa desde a idade média. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras. Em muitas regiões de Portugal substitui a palma e a oliveira na festa religiosa do Dia de Ramos.

Aromatizando os vinagres e azeites

Na Itália era considerada proteção contra as bruxas. Os romanos, acreditavam que esta planta estava associada com o amor e juntamente com o cipreste associada a morte. É uma planta que desde tempos imemoriais tem sido objeto de muitas lendas. e por isso é que era plantada nas soleiras das portas, hábito que perdurou até a Idade Média.

Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo.

O alecrim secando

Também os egípcios usavam o alecrim em seus ritos, visto que os túmulos têm vestígios da planta. O verdor de suas hastes com muitas folhas era considerado como um símbolo de imortalidade.

Suas propriedades anti-sépticas também eram reconhecidas nos hospitais franceses, onde o alecrim era queimado durante as epidemias. No norte da França existe o costume de se colocar um ramo de alecrim nas mãos do defunto e depois plantá-lo sobre o seu túmulo.

Os mouros acreditavam que ele espantava as pragas e plantavam arbustos em seus pomares.

Até mesmo a Igreja Católica incorporou o alecrim em seus rituais, queimando-o em incensários desde a antiguidade. Na Igreja Ortodoxa, até hoje se utiliza seu óleo para unção.

Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja. (erva das benzedeiras ou erva das “bruxas”) Na Idade Média, era usada como defumador e fumigantes em dormitórios com pessoas enfermas.

A PLANTA


Alecrim, rosmarinos ou romero como os espanhóis o chamam, é um pequeno arbusto que pode atingir até 1,5 metro de altura. Mas, existem inúmeras variedades desde porte médio até os rasteiros, cuja cor das flores vai do branco puro até ao azul escuro, passando pelo rosa e azul claro.

Planta muito conhecida em praticamente todo o mundo, mas é na Europa onde o alecrim é muito utilizado.

No Caminho de Santiago é bem conhecida a receita de banhar os pés com o chá do “romero” para deixá-los mais fortes, resistentes e com a pele mais rústica, isto para suportar melhor as caminhadas de centenas de quilômetros.

A Mágica Planta - O ALECRIM

DENOMINAÇÃO


O seu nome vulgar em português, contrariamente ao da maioria das línguas europeias, tem origem no árabe (Ikleel al-Jabal, Iklil al-Jabal) e difere do nome científico Rosmarinus, donde tem origem o nome vulgar da maioria das línguas. O nome em árabe significa ‘coroa das montanhas’.

A origem do nome rosmarinus (do latim ros – orvalho, marinus - do mar) = orvalho do mar, dado pelos romanos, virá provavelmente do fato da cor das suas flores evocar a cor do mar, ou ainda, como é também vulgarmente sugerido devido, ao fato de ser cultivado perto do mar. No Brasil, é comum as pessoas dizerem que a palavra alecrim vem de alegria...


Uso caseiro


O sabor das folhas e das sumidades floridas é intensamente aromático, canforáceo e algo picante. É usado em recheios de porcos, aves, carneiro e cabrito; sopas, ovos, carnes, frangos, peixes e molhos básicos. Usa-se ainda, fresco ou secos, para grelhados e assados de cordeiro e vitela; saladas, pudins, pães e biscoitos.

Alecrim dando sabor as frutas

Também é utilizada como condimento de queijos. Excelente para aromatizar vinagres e azeites, o alecrim é, também, muito utilizado na decoração de pratos.

É repelente natural de pragas caseiras, de moscas e borboletas. Colocada nos armários espanta as traças.

Uso Comercial


É utilizada em perfumaria e cosmética (sabonete, desodorante e tônico capilar).

Sabonetes artesanais de Alecrim

As sementes contém um óleo essencial cor âmbar utilizado na preparação de cosméticos, entre eles a "água de colônia".

Desidratada e pulverizada, atua como incenso (odorizante e abascanto).
É melífera. O mel produzido a partir de sua flores é reputado como sendo da mais alta qualidade alimentar e medicinal.

O Lilás-azulados das flores
USO MEDICINAL

As propriedades medicinais do alecrim são conhecidas desde a mais remota antigüidade.

Hipócrates (pai da medicina) já a recomendava assim como os médicos árabes. Sua fama foi extraordinária na Idade Média e Renascença. 

O alcoolato de alecrim tornou-se famoso com o nome de “Água da rainha da Hungria” e fez furor na corte de Luís XIV. Era o medicamento preferido de Madame de Sevigné.

O Alecrim , sob o domínio do Sol , é uma planta que ama o calor e a vida. A sua utilização medicinal também é bastante vasta.

 - Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, atuando muito bem nas tendinite e dores e cãibras musculares.

Alecrim - Dando Sabor as carnes

Resolve rapidamente dores de estômago e azias pois atua como digestivo limpando o fígado e a vesícula daí ser empregado nos casos de má digestão, aerofagia e catarros gastrintestinais.
- Portanto regulas as funções hepáticas, tem propriedades anti-sépticas e estimulantes mas, ao mesmo tempo calmante o que faz atuar nas insônias...
- Restitui a energia dos cansados e também dos estressados por muito esforço mental por isso atua como anti-depressivo.

O Chá medicinal de Alecrim

- Também atua no sistema respiratório para resfriados, tosses, bronquites, e outros problemas respiratórios; é empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifoide.
- Para mulheres ajudar a descer a menstruação limpando o útero.
- Age sobre o sistema renal. É diurético.
-  Influenciando favoravelmente nos casos de debilidade circulatória, fortalecendo a circulação, o que pode ajudar na diminuição da celulite ou gordura localizada; e ainda atuar nas anemias.
- Usa-se a infusão de alecrim nos casos de erupção cutânea persistente, inflamada e de difícil cura. Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de Sete Sangrias e Dente de Leão.

Óleo essencial de alecrim
- Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização; nas lesões e queimaduras.

- Seu óleo é usado nas dores reumáticas e no banho, sendo também parasiticida.

As recomendações medicinais do alecrim são verdadeiramente imensas.

AROMATERAPIA


O Óleo de Alecrim é um óleo que anima, alegra, combate a apatia, memória fraca e a melancolia. “Como erva das recordações” ajuda-nos a relembrar nosso padrão verdadeiro.

O campo de força de Luz azul violeta produzido pelo Alecrim confirma sua reputação dos tempos antigos como protetor psíquico e  ajuda no desenvolvimento da “Visão interior”.

Alecrim e sua flor lilás

Estimula a sensibilidade e reaviva o espírito lânguido.

O óleo essencial de alecrim é utilizado para: dores musculares, reumatismo,artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.

Suas folhas emanam um aroma adocicado e penetrante, muito usado contra a fadiga física e mental, estimulante da concentração e afrodisíaca por isso é usado em travesseiros aromáticos.

O Curativo Sabonete de Alecrim

*- Contra-indicação -* ATENÇÃO!


-  A essência do Alecrim pode ser irritante para a pele.
-  *Não deve ser administrado no período de gravidez. (Em altas doses, por via oral, é abortivo ).
-  O uso do alecrim durante a noite pode alterar o sono.
-  Não se recomenda o uso para prostáticos e pessoas com diarreia.
-  Convém não esfregar ou massagear diretamente o óleo de alecrim nas veias varicosas.
- *Hipertensos e epiléticos não devem utilizar o óleo essencial de Alecrim.

Superdosagem:

Seu uso em quantidades exageradas pode causar irritação gastrintestinal. Seu uso prolongado pode resultar em gastroenterites e/ou nefrites.

Cuidados ao armazenar

Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.

Alecrim- a erva mágica da cozinha



















COMO FAZER O CHÁ

Ferva um litro de água e ao levantar fervura desligue o fogo, jogue sobre a água fervente duas colheres de sopa de alecrim. Deixe amornar, coe e tome uma xícara quatro vezes ao dia.

USO ENERGÉTICO


O Alecrim é um "costurador do Plexo solar" (região ao redor do umbigo).
Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.

Rudolf Steiner, criador da antroposofia, afirmava (1918) que “o Alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.”

É uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. Agindo em conjunto com arruda, “segura” as energias de inveja, mau-olhado e fofocas.


Alecrim plantado no vaso
Na Idade Média eram colocados raminhos de Alecrim nas almofadas para afastar os maus espíritos.

Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima.

Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos; é a erva da juventude eterna...É A ERVA DA CORAGEM.


OUTROS USOS



- O alecrim também pode ser encontrado em Tintura-mãe.
- O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, e deixa-os muito mais escuros
- Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.
- Essas compressas também melhoram muito as dores de estômago.
- O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia.

A "Mágica" vassoura de alecrim

USO “MÁGICO”

- O Alecrim combate os invejosos!
- Os antigos curandeiros usavam o alecrim em encantamentos de adivinhação, de proteção, de amor e de curas em geral; para ajudar nos estudos.
- Lavar as mãos com uma infusão de alecrim diziam, “substitui um banho de purificação.”
- “Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta.”

O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta.

“Está ligado a fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade.”(tirado de livros e texto antigos)

O saboroso Pão de Alecrim

- Shakespeare o referiu em Hamlet – “Eis Alecrim, isto é para a memória”.
O uso do Alecrim na cozinha e como remédio é então muito antigo, era muito usado por Curandeiros e benzedeiras de diversos lugares e países, por isso ficou conhecido como “erva forte da cozinha” ou “erva das bruxas” embora depois da inquisição tenha sido “adotado” pela igreja católica e usado nos incensários...mas, segundo a história, as religiões já faziam uso dele desde a antiguidade...

Assim é que um banho e ou uma boa xícara desta "erva-mágica” Revigora o Corpo e Alegra a Alma.

 E então: Vai um “chazinho de alecrim” ai ?

O Chá de Alecrim que alegra a vida!

E a erva já foi, inclusive por diversas vezes,
tema de várias músicas como esta do cancioneiro popular:

Alecrim, alecrim
dourado
Aceita um chá de alecrim?
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim

Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no mato
Perfumando tudo

Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim


______  ***  ______

Compilado por Geni Mafra Souza

Fontes principais de assuntos e imagens na net :
web.matrix.com.br
http://www.aleph.com.br/
bruxaria.net/2009/03/22/alecrim
Portal São Francisco
www.arteblog.net/citronela/planta-de-alecrim.com.br/info_glossario_produtos
_alimentos_ervastemperos_alecrim
plantas-medicinais.net/alecrim-beneficios-do-uso-medicinal-do-alecrim.html
jornal.quercus.pt/.../defaultarticleViewOne.asp?...
www.radialdesign.com.br/menopausa/Alecrim

51 comentários:

  1. Adoro o Alecrim. E sempre que posso uso. Tenho problema de pressao alta e alguma coisa no coraçao. entao faço um pouquinho de chá uma vez ou outra. Obrigado pela orientação.Vc faz consulta a distancia. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Luzia,

    Obrigada pela visita e pelo comentário. Se me disser à respeito do que quer a consulta à distância posso lhe responder. Se preferir pode usar o e-mail:
    genisouza49@hotmail.com
    Abçs, fique na PAZ e na LUZ dos Santos Seres e,
    volte mais vezes, será bem vinda!
    Geni Mafra

    ResponderExcluir
  3. Ola tenho uma pergunta, esses dias cheguei em casa e a menina que mora comigo havia deixado um raminho de alecrim bem na janela queimando, gostaria de saber se isso tem algum significado, ou o que voces acham que isso quer dizer, ela estava cozinhando antes, eu penso que isso seja pra tirar o cheiro da comida, antes que perguntem, nao eu nao converso com ela pra saber o motivo, por isso que estou aqui.
    Obrigada
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela mora com você,e você não pergunta a ela?é complicado!

      Excluir
  4. Olá Carol,

    Prazer em receber sua visita! Sim, provavelmente foi para tirar os cheiros desagradáveis(de fritura, por exemplo) que o Alecrim foi queimado, mas também funciona como um "incenso" pois afasta as tristeza, depressões, brigas...
    Apareça mais vezes!Abçs
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  5. Olá Gení! Que imenso prazer abrir ao acaso esta página, e ler sobre inúmeras ervas tão benéficas. Meu avô foi benzedor, conhecedor e praticante de ervas em suas curas. Minha mãe tb acudiu muitas pessoas com ervas medicinais. Fazia costura para rendidura (como se diz na roça). Amei, teu trabalho. Revivi momentos doces de minha vida. E graças a Deus que meu avô, minha mãe, não estavam sós, a espiritualidade continuou a escolher pessoas para serem candeeiros da espiritualidade sem esperar nada em troca.
    Muita luz, paz, sabedoria e gratidão!
    Rosana Aparecida Treml - Ponta grossa - PR

    ResponderExcluir
  6. Olá querida Rosana,

    Prazer imenso falar com você, obrigada por acessar o blog, fazer comentários pois estes nos ajudam a ver o que é melhor e dar continuidade, e pelas suas lindas e sinceras palavras. Veja, temos histórias bem semelhantes: meu avô fazia o mesmo que o seu, mas nenhum dos seus doze filhos quer seguir, embora todos gostassem muito de curar(mas só a própria famíla!) com ervas. Por isso mesmo digo que o que faço é uma missão, como uma herança de meu avô, e sei que onde ele estiver está feliz com isso.
    Estou preparando outras ervas pra escrever... Formei minha primeira mestra Reiki em Curitiba e ela voltou agora da França (realizou um sonho antigo) onde foi fotografar as Lavandas...trouxe fotos lindas e me permitiu usá-las. Como sou apaixonada por lavandas, penso que é sobre elas o proximo assunto!
    Se quizer me adicione no e-mail para conversarmos mais, será um prazer:
    genisouza49@hotmail.com
    Fique na Alegria dos Anjos e dos Santos Seres e Vibremos PAZ, LUZ, PROSPERIDADE com SABEDORIA se é isso o que queremos.
    Gratidão à ti também de minha parte
    Abçs fraternos
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  7. prezada Gení. "Magia da Ilha", para mim é uma mágica. Sempre quando visito, obtenho conhecimentos que me dão prazer. Abçs fraternos.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Gení. Quando passo por aqui, o prazer, é enorme. Aumento os meus conhecimento. E assunto de ervas, principalmente o alecrim, me chama atenção. Vc traz o conhecimento bem detalhado.Isso é importante.abçs fraternos. Vc é uma "Anja". kkkkkkkkk (bricadeira).

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcio,

    Muitíssimo obrigada pela visita e por seu comentário com lindas palavras! isso nos dá forças para pesquisar mais e mais e continuar.
    Vibremos PAZ, LUZ, CURA e PROSPERIDADE com ALEGRIA e muita SABEDORIA, se é isso que queremos!
    Bençãos de todos os Santos Seres pra Ti!
    Abçs fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  10. Marcio,

    Os detalhes (que alguns dizem ser demais!) acho que é porque fiquei com o "virus" de professora que fui...kkk Mas o ALECRIM é uma maravilha não é? as ervas em geral, mas o Alecrim, em especial, porque é a Erva da Alegria!
    Volte mais vezes...
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  11. Muto legal Geni, adorei, estou procurando textos sobre efeito do alecrim quando fumado, parece que faz bem e pode substituir o cigarro, sabe onde posso procurar, obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Olá você,

    Obrigada por acessar oblog e pelos elogios. Procuro fazer o melhor...mas, realmente para o uso do Alecrim quando e se fumado desconheço.
    Também me interessei e se achar algo repasso.
    Abçs fraternos de PAZ, LUZ, CURAS e ALEGRIAS
    Gení

    ResponderExcluir
  13. na comida eu jauseivou tentar como chá

    ResponderExcluir
  14. Olá anônimode 14 de dezembro
    Use o chá do Alecrim sim, são poucas as restrições para ele...no mais é mesmo a "Planta Mágica da Alegria"
    Obrigada por visitar o blog e participar comentando, issonosdá ânimo para continuar.
    Apareça mais vezes; fique na PAZ e na LUZ!
    Gení

    ResponderExcluir
  15. Olá Geni, quero lhe dizer que amei seu blog. Estou muito triste e magoada por um acontecimento em minha vida e vou usar o alecrim para conseguir ficar mais alegre. Li a reportagem sobre os anjos e gostei muito também. Amo muito os anjos e foram eles que me mandaram aqui sabia? Sou reikiana também. tudo aqui é muito interessante e vou estar sempre visitando seu blog. Um grande abraço.
    Cheila - Curitiba/Pr.

    ResponderExcluir
  16. Olá Geni,
    Gostei muito do seu blog. Estou muito triste e magoada por um acontecimento em minha vida e espero que o alecrim possa me ajudar a ficar alegre. Amo os anjos também e adorei a matéria. Vou estar sempre visitando seu blog. Um abraço e muita luz pra você.
    Cheila - Curitiba/PR.

    ResponderExcluir
  17. Olá Cheila,

    Obrigada por visitar e blog e por suas amáveis palavras. Que bom estar em contato com mais uma Reikiana! Sabe que a primeira mestra Reiki que formei foi uma pessoa muito querida de Curitiba. Já trabalhei com diversas técnicas aí, e foi aí também que iniciei meu estágio como Renascedora, já que a maior parte de minha família mora em Curitiba.
    Também sou apaixonada pelos anjos e els me ajudam muito em todos os meus trabalhos...você não é a primeira pessoa que mediz que vem aqui trazida por eles...eu acredito nisso!
    Volte mais vezes será um prazer. Se me passa seu contato, quem sabe qdo for ai podemos tomar um café juntas e conversar mais de perto.
    Fique na PAZ, LUZ, CURA e ALEGRIA dos Anjos e dos Santos Seres, com ABUNDANTE PROSPERIDADE em sua vida.
    Abçs fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  18. Cheila,

    Espero que o Alecrim, essa planta mágica, o REIKI juntamente com os ANJOS, tragam a Alegria para sua vida novamente.
    Grande Abraço Reikiano
    Gení

    ResponderExcluir
  19. Amigas, quando eu tinha 13 anos estava estudando até tarde para uma prova de matemática que eu teria no dia seguinte. Durante a noite sonhei que dois homens derramavam um saco cheio de alecrim em minhas mãos. Quando acordei desenhei a planta do sonho para minha mãe e perguntei se ela conhecia essa planta, pois eu nunca tinha vista antes. Ela na mesma hora falou que era o alecrim e que a mãe dela (portuguesa) usava dentro de casa para dar sorte. Cresci acreditando que o sonho era um bom preságio para a prova do dia seguinte. Anos depois, descobri que ele realmente é bom para a memória. Obrigada meu anjo da guarda.

    ResponderExcluir
  20. Olá Você que fala do sonho,

    Obrigada pela visita e pelo comentário. São esses que nos animam a continuar, saber que leem e gostam do que postamos é muito gratificante!
    Achei lindo o seu sonho e, como sou apaixonada pelos anjos, não terá sido dois anjos que lhe derramaram o alecrim nas mãos? Bom, anjos ou homens o sonho foi lindo...
    Apareça mais vezes, é um prazer tê-la conosco!
    Fique na PAZ, LUZ, CURAS e ALEGRIAS de todos os Santos Seres.
    Gení

    ResponderExcluir
  21. Geni, querida,
    Interessantíssimo o seu blog.
    Fiquei admirada com muita coisa por aqui, principalmente esta matéria sobre o alecrim.
    Mas, confesso, cheinha de dúvidas a respeito de quem pode tomar e quando é contra indicado totalmente.
    Tomei a liberdade de lhe mandar um email, se puder responder ficarei eternamente grata.
    Bitokitas de plena Luz!

    ResponderExcluir
  22. Interessantíssimo o seu blog.
    Fiquei admirada com muita coisa por aqui, principalmente esta matéria sobre o alecrim.
    Mas, confesso, cheinha de dúvidas a respeito de quem pode tomar e quando é contra indicado totalmente.
    Tomei a liberdade de lhe mandar um email, se puder responder ficarei eternamente grata.
    Bitokitas de plena Luz!

    ResponderExcluir
  23. Olá Elza,

    É um prazer tê-la aqui no nosso cantinho: "Magia da Ilha". É natural termos
    insegurança qdo não conhecemos um tema totalmente. As informações aqui postadas não substituem uma consulta a um especialista tipo: médico homeopata; antroposófico; um fitoterapeuta; naturopata ou naturólogo...por isso se vc ainda tem dúvida qto ao uso do Alecrim lhe sugiro que precure um especialista
    deste para que faça uso da erva com mais certeza.
    Estive fora uns dias mas, mesmo assim, não encontrei seu e-mail e como o hotmail passou para outlook esta meio confuso... por isso respondo apenas por aqui, mas se quiser pode me escrever novamente no e-mail; terei prazer em respondê-la o que estiver ao meu alcance!
    Obrigada por acessar o blog e pelos comentários, eles nos ajudam a continuar...Venha mais vezes!
    Abçs fraternos de PAZ, LUZ e ABUNDANTE PROSPERIDADE
    Gení

    ResponderExcluir
  24. Olá Arnaldo,
    Obrigada por acessar o blog, por fazer parte da "turma" que gosta do Magia e pelo comentário, pois são estes que nos dão também forças para pesquisar e postar assuntos de interesse geral e com seriedade.
    Apareça mais vezes, será um prazer tê-lo conosco neste nosso cantinho mágico!
    Fique na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres!
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  25. maravilha de blog estao de parabens

    ResponderExcluir
  26. Olá Maria Lucia,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário. Estes nos incentivam a continuar pesquisando e postando assuntos de interesse de todos e que ajudam na Cura das pessoas.
    Seu retorno aqui será sempre um prazer!
    Fique hoje e sempre companhia dos Anjos e dos Santos Seres!
    Abçs de LUZ, CURAS e ALEGRIAS
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  27. Geni, boa tarde!
    Foi um prazer visitar o seu blog,Magia da Ilha, muito explicativo. Um dia desses pedi para o meu marido comprar um vaso de alecrim, pois gosto muito desta planta. Ai bateu uma curiosidade para saber em que eu poderia usá-lo, alem de alguns prato e aromatizar o ambiente. Muito interessante as maravilhas que o Alecrim faz.
    Sou uma buscadora (que nem diz a minha filha) e amei o seu blog, muita Luz para você!
    Regina - São Paulo

    ResponderExcluir
  28. Olá Regina,

    Obrigada por acessar o blog e por suas lindas e amáveis palavras. Estas nos servem de incentivo para continuar pesquisando e postando assuntos de interesses diversos, mas todos de alguma forma, para aqueles que, como eu, buscam o Caminho da LUZ, da Cura, da Medicina Natural...
    Sim, o Alecrim é uma das plantas mágicas da cozinha e da Cura.
    Feliz por você estar aqui e por ser uma "buscadora" como eu ( que é o que também dizem meus três filhos, a exemplo de sua filha!)
    Venha mais vezes, será sempre bem vinda sua visita.
    Abraços fraternos à você e sua família e fique Hoje e Sempre na
    PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres.
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  29. Estou adorando seu blog. Um abraço! ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Obrigada pela visita e pelo comentário "elogioso".
      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
      Abçs de PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres.
      Gení

      Excluir
  30. Ola Boa tarde Geni...
    tenho uma duvida... o que faz queimando o alecrim??? ao certo... aguardo resposta ...
    Carla

    ResponderExcluir
  31. Olá Carla!
    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário.
    Bom, vamos ver se esclareço sua pergunta:
    -O Alecrim quando queimado funciona como incenso e tem a mesma função do óleo essencial: O Óleo de Alecrim é um óleo que anima, alegra, combate a apatia, memória fraca e a melancolia. “Como erva das recordações” ajuda-nos a relembrar nosso padrão verdadeiro; considerando também as contra-indicações
    que estão no assunto postado...(não pode ser usado na presença de grávidas, prostáticos etc)
    Espero ter respondido...
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
    Fique hoje e sempre na PAZ, CURA, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres e do Alecrim!
    Abçs fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  32. desconhecido...

    Boa tarde,

    Estou gravida e comprei um Vaso de alecrim...para ter em casa e lavar o cabelo.....isso faz mau
    Fiquei preocupada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você que escreveu em 27 de fevereiro 2014:

      Obrigada ter acessado o blog Magia da Ilha pelo comentário.
      Não acho que o Alecrim vá fazer mal se você só o tiver no vaso ou fazer o chá para passar nos cabelos...O que você não pode é tomar o chá, enquanto espera seu bebê, pela planta conter elementos com propriedades abortivas.

      É isso. Se cuide, fique em PAZ, para dar Paz e LUZ a esse pequeno ser que vem chegando.
      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita.
      Fique, hoje e sempre, na ALEGRIA dos Anjos e dos Santos Seres; que seu bebê venha saudável e seja recebido com muito AMOR!

      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir
  33. (Transcrito) Olá. Que blog maravilhoso!!! Estou encantada com tão belas e úteis informações sobre o Alecrim e tantas outras matérias. Parabéns e Obrigada. V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá V.
      Grata por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário "elogioso"...Apareça mais vezes; é um prazer ter você aqui conosco! PAZ e LUZ Sempre! Abçs
      Gení

      Excluir
  34. Porque quem tem pressão alta, não pode tomar chá de Alecrim?

    ResponderExcluir
  35. Olá Lucia,

    Grata pelo acesso ao MAGIA da ILHA e pelo comentário. Veja, o Alecrim tem componentes químicos que aumentam os batimentos cardíacos interferindo na circulação o que, por consequencia afeta a pressão...quem tem pressão baixa, regula, porém, quem já tem pressão alta, ou insônia, pode sofrer consequencias, daí não ser indicado,nestes casos, como também não é indicado a gestante pelos mesmos motivos. Na dúvida ainda, melhor consultar um especialista médico, naturólogo, fitoterapeuta, nutrólogo...para ter mais informações.
    Espero ter respondido. Apareça mais vezes, será um prazer.
    Fique, hoje e sempre na Paz, Luz, Curas e Alegrias dos Santos Seres!
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  36. Olá Geni, que bacana seu site.Estou grata por te encontrar, adorei tudo que li. A poucos dias coloquei uns raminhos em um vasinho com uma pequenina quantidade de água só pra não secar rápido(usei a outra parte como tempero) e parece que agora ele veio pra ficar, rs...eu nem sabia que brotava flores nele, são lindos pra tê-los em jardim.
    Não hesitarei em tomar um chá de alecrim no Espaço magia da Ilha quando fixar moradia em SC. Parabéns pela sua criação e até lá. Abraços Fraternos.

    ResponderExcluir
  37. Olá Jac,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e, mais ainda, pelo comentário. Sim, as flores do Alecrim, assim como a ervas são lindas!
    Quanto ao blog tento escrever sobre o que agrada, cura e ajuda a outros também. Receber vc em meu espaço para um chá de ALECRIM verde, colhido na hora de meu vaso será um Prazer e uma Honra! É só eu estar livre a marcarmos...
    Apareça mais vezes, será muito bom tê-la aqui no nosso cantinho...
    Abraços fraternos e que os Santos Seres te cubram de Paz, Saúde e Harmonia.
    Gení

    ResponderExcluir
  38. Oi Geni,fiquei encantada com seu blog.Tava procurando como cultivar o alecrim em apartamentos,pois o meu sempre morria. Agora que sei de todas essas propriedades de cura...será perfeito quando tiver meus vasos.Outra dúvida, posso fazer um travesseiro de folhas de alecrim para melhorar sinusite? O que vc pode me dizer sobre isso! Obrigada!Abraços fraternais fraternais
    Joelma

    ResponderExcluir
  39. Olá Joelma,

    Grata por acessar o blog MAGIA da ILHA e pelo comentário. Sim, vc pode cultivar o Alecrim em vaso no ap. Apenas precisa que a planta receba um mínimo de sol...
    Veja, vc pode sim por folhas secas de ALECRIM no seu travesseiro, porém seria interessante por num saquinho de tecido fino pequeno em separado, para depois por no travesseiro, se não com o tempo pode fazer muito pó e o efeito será ao contrário...entende? Hoje vc já encontra no comércio travesseiros de ervas (do tamanho de travesseiros de bebês)em farmácias e lojas de produtos naturais ou de presentes... que você pode colocar junto ao seu travesseiro de dormir.
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita. Fique na Paz, Luz, Curas e Alegrias dos Santos Seres e das Ervas Maravilhosas como o Alecrim!
    Abraços fraternos e um cheiro de Alecrim pra você!
    Gení

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Gení, não sabia do seu blog, mas cheguei até ele procurando assuntos sobre o alecrim. Pois cansei de passar muito mal, com ânsias de vômito, dor de cabeça e um mal estar horrível, a ponto de me jogar na cama sem ânimo para nada, é uma sensação horrível. Não quero sentir mais isto pois não é problema físico, pois faço check-up com frequencia, é olho gordo mesmo e sinto quais são as pessoas que me prejudicam, tenho um pouco de sexto-sentido. Vou comprar o Alecrim ainda hoje. Muito obrigado. Ass. Silvio

    ResponderExcluir
  41. Olá Silvio,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário... Então, falando do assunto veja: cuidado ao nomear as pessoas porque segundo o Renascimento, o Reiki e a maioria das terapias NÃO EXISTE NADA FORA, então estas pessoas vem, como "espelhos", para nos mostrar o que está "dentro de nós mesmos", não necessariamente desta vida, mas pode ser de "vidas passadas" ou, isto estar no nosso DNA, que recebemos de nossos antepassados como: inveja, raiva, ódio, irá...
    Dito isso, SIM, claro que, de qualquer forma, temos as terapias, as ERVAS, os Florais, os Óleos Essenciais, a Cromoterapia...que estão aí para nos ajudar...desde que você tenha Consciência que TUDO está dentro de Você!
    Espero ter me explicado...mas se quiser, podemos debater mais, inclusive pelo e-mail pessoal: genisouza49@hotmail.com.
    Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir
  42. Alecrim é bom para baixar a pressão?

    ResponderExcluir
  43. Olá Vanessa,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário! veja: o Alecrim REGULA a pressão, sim! Porém, se o caso de hipertensão for exagerado, continuo ou "cristalizado", isto é, a anos...talvez precise usar de outras ervas para ser mais eficiente e rápido como o Alface, as Folhas ou miolo do chuchu...
    Tem um site que explicar melhor outras ervas:
    http://www.remedio-caseiro.com/chas-para-tratamento-da-hipertensao/

    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
    Espero ter ajudado...
    Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir
  44. Muito bom adorei!!! fiquei encantado com tantas coisas que posso usar o alecrim, obrigado Geni adorei suas revelações com o alrcrim

    ResponderExcluir