sábado, 5 de março de 2016

* - RENASCIMENTO - RESPIRAÇÃO CONSCIENTE - *



O Renascimento é uma técnica de
respiração simples e muito poderosa,
que conduz a um processo de
profunda limpeza
física, emocional e espiritual.

Também conhecido como Terapia da Respiração, Rebirthing, Respiração Consciente ou ainda Respiração Circular.

É um processo de desenvolvimento pessoal que, além da respiração, usa a capacidade criativa do pensamento como ferramenta de transformação.

Recebe esse nome porque a origem de nossos bloqueios mais profundos está, com Freqüência, no trauma do nascimento e o processo do Renascimento nos permite contatá-los e liberá-los. As experiências perinatais imprimem em nosso subconsciente pensamentos e emoções negativas sobre a vida, que nos impedem de vivê-la com equilíbrio.

RESPIRAR  é função básica da Vida!

Como a respiração foi o nosso primeiro ato ao nascer, está associada ao trauma do nascimento e a todos os acontecimentos vivenciados nesse momento.

Através da respiração estabelecemos um elo entre o que é consciente e inconsciente, entre o corpo e o espírito.

A palavra "Espírito" é derivada do latim (spiritus), que quer dizer Respiração. É também representada pela palavra oriental e hebraica "ruah" e pela grega "pneuma", que também significam Respiração.

Renascer significa respirar em totalidade com força, com vontade de viver intensamente.

Renascimento é um método de auto-conhecimento

O Renascimento não é uma religião, nem uma organização ou uma filosofia. Não é nada estranho. É sim uma TERAPIA Simples e Centrada, que usa uma técnica particular de Respiração - chamada Circular - muito simples, porém muito poderosa.

É acessível a todas as pessoas, e as ensina como reaprender a conectar a inspiração e a expiração, num ritmo relaxado, e a voltar ao antigo estado de experiência da própria perfeição, cura, bem-estar e felicidade.

A Respiração feita no Renascimento é chamada Respiração Conectada - quer dizer que a Inspiração e a Expiração estão ligadas, onde termina uma, começa a outra, sem pausas.

A Respiração, no Renascimento,  pode ser
feita pelo nariz ou pela boca.

Essa respiração deve ser profunda, porém suave, podendo ser feita pelo nariz ou pela boca. Numa sessão de Renascimento, inspiramos e expiramos pela mesma via (nariz ou boca), ligando a inspiração e a expiração, sem pausas - o que chamamos de Respiração Circular.

Ajudamos a inspiração para que ela seja profunda, e permitimos que a expiração seja solta e relaxada, sem interferências. É só isso que precisamos fazer, o resto acontece. Após alguns minutos começamos a experimentar diversas sensações físicas, tais como alterações de temperatura corporal, formigamentos, pequenos espasmos, tremores prazerosos, etc. Também começam a surgir memórias, emoções, sensação de estar fora do corpo ou de reviver algo específico.

Beija-flor a ave de menor porte que alcança
maiores alturas, a única que voa para trás e
consegue "parar no ar", é um dos
símbolos do Renascimento.

O cliente se deita ou senta em um colchonete e começa a respirar. O terapeuta fica o tempo todo com ele dando todo o suporte para que ele possa se sentir seguro e confortável durante a sessão.

É mais comum fazer-se o Renascimento deitado (no seco ) mas não é o único modo; pode ser feito sentado, ao ar livre, caminhando, na banheira, num lago ( úmido)...


Liberte seu Poder Pessoal
pela Respiração Consciente e Conectada

Não é  difícil fazer Renascimento.  É uma técnica extremamente simples e prazerosa. O que pode ocorrer, é o desbloqueio de sensações que em algum momento de medo, dor ou angústia, ficaram registradas no corpo, e que poderão estar inconscientes. Nesses momentos pode acontecer a liberação através de choro, riso, voz, sons e movimentos corporais... Uma profunda limpeza que está acontecendo no seu ser.

No Renascimento nenhuma sensação é rejeitada. Ao contrário, quanto mais profundamente pudermos vivenciar cada emoção/sensação podemos atravessá-la de forma consciente, limpando este padrão energético. Libertando seu Poder Pessoal pela Respiração.

Respiração em meio líquido

 Benefícios do Renascimento

-  A nível físico eleva o grau de oxigenação da Mente.
- A nível emocional transforma a estrutura de personalidade trazendo mais auto-estima, consciência de seu potencial criativo e manifestação clara de nossas idéias. Diminuição do estresse

São desenvolvidos:
• A confiança em si e nos outros ;
• A vivacidade, a alegria em viver, a percepção profunda, o centramento e meditação;
• A abertura emocional para relacionamentos saudáveis, e uma maior energia e disposição para a vida;
• A mudança no sistema de crenças;
• A capacidade de desenvolver pensamentos criativos saudáveis;
• A compreensão, aceitação e perdão dos fatos passados.

O Renascimento transforma
a estrutura da personalidade.

As sessões duram, em média, 1:15 min a 2:00 hs mais ou menos. O tratamento não tem um tempo fixo, varia conforme cada pessoa. Propõe-se, normalmente, um total de 12 sessões ou seja, dois ciclos, mas conforme o caso com um ciclo se resolvem muitas coisas...

Os resultados são imediatos. logo nas primeiras sessões você perceberá o poder curativo da Terapia da Respiração. O Renascimento não é um processo estático, que tem fim. Você pode "respirar" de forma conectada, diariamente, para o resto da vida ( depois de algumas sessões, poderá "respirar" sozinho, não precisando mais do terapeuta ) porque em nosso dia-a-dia sempre surgem situações e emoções que podem ser liberadas e "limpas".


Qualquer pessoa pode fazer
Respiração Conectada=Renascer.

Qualquer pessoa que esteja buscando uma maneira mais feliz de viver e se relacionar; que queira  descobrir  o Seu Ser verdadeiro, com responsabilidade e confiança, pode "RESPIRAR", pode RENASCER!

Mesmo para quem faz terapias convencionais, o Renascimento pode ajudar a abrir processos que estão "enroscados" acelerando a cura.

Pessoas com traumas de infância, que sentem muita culpa ou medo em sentir prazer, pessoas muito ansiosas ou estressadas ou em processo de síndrome de pânico... são especialmente beneficiadas com o Renascimento.

A todos que  queiram vivenciar um processo profundo e suave de mudança; é uma técnica muito útil para qualquer pessoa, inclusive de qualquer idade.

Borboleta outro símbolo
por sair da condição
de rastejar para a
liberdade de voar
Com a prática do Renascimento, os músculos respiratórios vão ficando mais relaxados e a pessoa aprende a soltar a respiração (e com isso o corpo e a mente) diante de situações e experiências tensas e difíceis – o que torna possível atravessá-las de forma mais leve e serena.
Renascimento é uma ferramenta para a o dia-a-dia e para a vida. Sua prática restaura o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Não existem contra-indicações para a prática do Renascimento, sendo indicado para todas aquelas pessoas que querem experimentar mais harmonia, bem-estar, criatividade, prazer e expansão de consciência, em sua vida.

Quem não acha prazeroso e divertido é devido ao desejo de não abandonar a sua miséria interior. Todo o mal-estar que possa surgir com o Renascimento deve-se a não abrir mão da dor, da negatividade, da tristeza, da miséria interior.

No Renascimento a mente volta 
a ser "limpa", como na infância.

 Embora, durante uma sessão de Renascimento, muitas vezes, contatemos memórias bem antigas, o Renascimento NÃO É Uma Regressão. Costumamos afirmar que numa sessão de Renascimento, tudo aquilo que é contrário à vida vem à tona para ser curado e, algumas vezes, esses conteúdos são do passado. Contudo, observa-se na maioria das vezes, experiências de expansão de consciência e de sentimentos de plenitude.

No início não se pode fazer Renascimento sozinho, deve-se começar a experiência de Renascimento com um Renascedor profissional; um Terapeuta. Em geral, após algumas sessões (dois blocos com 6 sessões cada, 12 sessões)   já nos sentimos confiantes o bastante para "renascermos" sozinhos, sempre que necessário...

O Renascimento "limpa" a memória celular.

A técnica pode ser feita individual ou em grupo. Ambas são eficientes... 
- No trabalho individual temos a oportunidade de uma maior focalização de um processo específico.
- Por outro lado, num trabalho em grupo (com vários Renascedores dando suporte), além de mais olhos treinados acompanhando nossa experiência, temos também o benefício de estarmos por mais tempo num ambiente onde todos estão dedicados a um mesmo trabalho.

O custo médio é de 150,00 a 380,00 reais por sessão. Se olharmos o custo/benefício, do RENASCIMENTO, é muito barato! Isso que muitas pessoas, principalmente as mais jovens, e com problemas não tão profundos, com um ciclo (seis sessões) já resolvem a maioria dos problemas...

Através do Renascimento, você pode liberar Medos, Inseguranças, Ansiedade e quaisquer outros Sentimentos e Pensamentos, que estejam na Memória Celular, capazes de limitar a sua vida, saindo da estagnação e tornando-se uma pessoa mais consciente de si mesma e mais criativa.


O objetivo do Renascimento
 é LIBERTAR!

O objetivo do Renascimento não é tornar ninguém
dependente, pelo contrário !
 É tornar independente, pois a intenção do
 Renascimento não é limitar, é LIBERAR.

É contribuir para a valorização individual, no sentido de aumentar o seu amor-próprio e consequentemente o amor pelos outros e por tudo o que o rodeia. É tornar as pessoas auto-suficientes. O efeito sobre a vida é imediato: os padrões de energia negativa presos em nosso corpo se dissolvem. O rejuvenescimento substitui o envelhecimento e a vida torna-se uma diversão.

RENASCIMENTO é uma experiência de
LIBERTAÇÃO, COMPREENSÃO, CURA e AMOR.

UM POUCO DA HISTORIA DO RENASCIMENTO
Na década de 70, o filósofo, teólogo, yogue, escritor e terapeuta americano Leonardo Orr, ( que tem vindo a Brasil diversas vezes ) acreditava que muito dos problemas que enfrentara ao longo da vida estavam relacionados com seu trauma de parto. Para conseguir essas memórias da sua vida intra-uterina e de seu nascimento, resolveu fazer experiência na sua banheira. Passou a ficar várias horas imerso em água morna, a fim de verificar se a energia traz memórias. Em um determinado dia sua respiração adquiriu um certo ritmo e uma certa intensidade e ele então sentiu em seu corpo sensações nítidas de sua vida pré-natal. Continuou a fazer seus experimentos e toda vez que sua respiração tomava tal ritmo ele experimentava memórias corporais e emocionais daquela época. Esse processo durou aproximadamente dois anos ... A partir de suas experiências, Orr criou a Terapia do Renascimento.

Respirar é viver o céu aqui na terra!

Renascedores não fazem diagnósticos, nem tratam nem curam nenhuma doença. Eles definitivamente não praticam medicina. Mas respirar o ar mais eficientemente parece ter um efeito de Cura sobre todas as doenças, físicas ou mentais. A Respiração Conectada é totalmente inofensiva e traz vida. A mente humana parece ser a fonte de todos os problemas”. Leonard Orr, criador do Renascimento.

Renascimento-segunda chance de
Bem Viver

“Em 50 anos de atividade profissional, com inúmeras buscas e experiências, a respiração circular me parece a melhor tentativa para resolver problemas emocionais de quem quer que seja, e qualquer que seja a natureza do problema, e a prática freqüente vai estimulando um processo continuo de mudança.”
* Trecho retirado do livro “Respiração, Angústia e Renascimento”, de José Ângelo Gaiarsa, (1920-2010) renomado Médico Psiquiatra e um dos introdutores das psicoterapias corporais no Brasil.

Renascimento=Respiração=Liberdade

Se você gostou do assunto e achou uma boa ideia,
invista em seu maior tesouro: VOCÊ Mesmo e

* -  FAÇA RENASCIMENTO!  - *
_____   ***    _____

Para ler as 8 mais das Práticas Espirituais, de Leonard Orr:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/05/as-8-mais-da-purificacao-espiritual-as.html
Compilado por Gení Mafra Souza
Apontamentos de meu Curso de Renascedora

Bibliografia sobre o assunto:
1º) GAIARSA, José Angelo - Respiração, Angústia e Renascimento; Editora Ágora, SP,    2010
2º) REYO, Zulma - Morte e Renascimento, Editora Aquariana, SP, 1999.
3º) DAHLKER, Rüdiger e NEUMANN, Andreas - A Respiração como Caminho da Cura - editora Cultrix, 2009, São Paulo-SP.


Imagens e textos da net nos sites:
somostodosum.ig.com.br/Renascimento

Terapeuta - Gení Mafra Souza -
- Facilitadora de Renascimento pela Respiração
- Mestre Reiki Sistema USUI Tradicional.
- Ministra Iniciações em Reiki níveis I, II e III (mestre)
- Joga Tarô Terapêutico, Tarô de Florais de Bach, Runas 
    para aconselhamento.

AtendimentoFlorianópolis - SC, no espaço MAGIA da ILHA - Coqueiros.

Contatos:

genisouza49@hotmail.com
facebook:
Terapias Magia da Ilha 

27 comentários:

  1. Ficou muito bonito, principalmente com a frase do nosso querido Leonardo Boff. Assim como "sempre havera um estrela no caminho, de quem, busca"... temos que ter otimismo, fé e perserveranca, pois "nao ha ventos favoraveis, para quem sabe, aonde quer chegar".
    Abracos, do André

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dê,
    Que os Santos Seres te protejam aí neste
    "friozinho" do Canadá!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu trabalho parabéns...micheli

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Micheli,

    Apareça mais vezes, será bem vinda e obrigada pelo comentário!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  5. Olá,dona Geni!! Realmente parece ser algo eficaz!! Quero sim gozar de todos esses benefícios...Daqui a alguns segundos será minha primeira sessão!!! Vamos lá...Estou pronto!!!Obrigado por tuuuudoooo!Wallie

    ResponderExcluir
  6. Olá Wallie,

    Obrigada pelo comentário, por confiar no meu trabalho, na minha pessoa como Renascedora.
    Torço por você, admiro sua força de vontade, seu esforço em evoluir, em se conhecer mais profundamente, em Renascer, ainda neste corpo físico, começar uma Vida Nova e ver que é possível Ser Feliz, olhando "os problemas" de uma nova perspectiva, usando sua energia no "Aqui e no Agora" e confiando no Universo!
    Sucesso no seu RENASCER! e um grande abraço
    Gení

    ResponderExcluir
  7. Pratico renascimento a alguns meses e tem sido maravilhoso; foi muito bom entrar em contato com esta técnica.

    ResponderExcluir
  8. Olá vc que escreveu em 30/7/13

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário. Seja bem vindo(a)!

    Que bom que está fazendo Renascimento, qto mais pessoas fizerem melhor será a PAZ no mundo como um todo, começando por nós, nossa família, nosso grupo, nossa comunidade...
    Que todos os Santos Seres lhe protejam inspirando LUZ e expirando AMOR, se é isso que queremos...
    Abçs fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  9. Cara Geni, qual a relação do renascimento com a prática budista? eu tenho vontade de aprofundar-me mas tenho medo de envolver alguma prática religiosa...pois tenho minhas crenças e não quero entrar em choque com elas! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Olá vc que escreveu em 11/9

    O Renascimento é apenas uma técnica de Respiração do Yôga,
    mas de modo algum está ligado ao budismo ou a qualquer outra religião, seita ou filosofia. É um grande instrumento de autoconhecimento; de evolução; de contato com você mesmo...Só isso, porém é uma das melhores formas de CURA INTEGRAL.
    Um grande abraço na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres!
    Gení

    ResponderExcluir
  11. Olá Geni
    seu blog está de parabéns
    mas me tire uma dúvida é possivel
    praticar o renascimento em casa mesmo, sem a ajuda de um terapeuta, digo isso porque aqui em sp, só encontro sessões com valores acima de R$ 150,00 e no momento seria uma quantia muito alta por sessão..
    bem... de qualquer outra forma já me ajudou com o blog e por isso agradeço...

    Sucesso sempre......

    Gilson Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilson,

      Obrigada por acessar o blog e por seu comentário elogioso...
      Realmente, você fazer o processo sozinho, de início, não é aconselhável porque poderá entrar em algum espaço ou processo que precise que o terapeuta, já com experiência, lhe ampare ou auxilie, até mesmo a respirar...
      Tenho minha mestra que atende aí em SP, se você tiver interesse, posso passar o contato e você pode ir negociando com ela e fazendo suas sessões com calma, até que fique "pronto" para fazer o processo sozinho...
      Se quiser falar mais pode me add e me escrever:
      genisouza49@hotmail.com

      Abçs de PAZ, LUZ e ALEGRIAS em sua vida, hoje e sempre! E vibremos AMOR se é isso o que queremos!
      Gení

      Excluir
  12. Oi Geni
    vou add seu email e iremos sim os falar
    obrigado

    Gilson

    ResponderExcluir
  13. Estou encantado com o blog. Meu nome é Felipe prazer. Estava aqui buscando na rede algumas soluções para uma ''simples'' sarna que infestou-me e minha companheira com nossa filha na barriga em 8 meses! Então encontro esse universo de saúde e fico feliz. Parabens pelo trabalho!

    Sou Felipe, meu email p contato é felipevidigal@ymail.com

    om shanti! paz!

    ResponderExcluir
  14. Olá Felipe,

    Milhões de desculpas porque só hoje vi seu comentário.
    Por esta época estive viajando e, ou postei o comentário e não tive como responder, ou alguma pessoa que, as vezes qdo viajo me auxilia, postou e esqueceu de me avisar...Enfim, obrigada pelo acesso ao blog e pelo "elogio" ao mesmo! Eu é que tenho imenso prazer em lhe receber aqui neste "cantinho de magia", onde todos juntos buscamos nossa cura, juntos. Desejo de coração que tenham resolvido de uma vez o problema de vocês.
    Desculpe mais uma vez na demora em responder, apareça mais vezes, será sempre bem vindo e um prazer sua visita...
    Abraços fraternos de Paz, Luz, Curas e Alegrias à você, a sua companheira, ao bebe e toda família!
    Gení

    ResponderExcluir
  15. Prezada Geni, na segunda sessão de renascimento meu corpo travou todo, entortou literalmente. Senti dores de câimbras nas pernas e nas mãos. Eh normal? Tenho problemas com drogas-adjetivação, estou me tratando. Eh normal? Obrigado pelo espaço e por compartilhar sua experiencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você que escreveu em 17 de fevereiro,

      Obrigada pelo visita, pelo comentário e pelo elogio...
      Sim, câimbras (Tetania) nas pernas, mãos ou em qualquer ´parte do corpo é normal e até comum no Renascimento principalmente em pessoas que "não se deixam prender"...daí é preciso realmente RESPIRAR, muitas vezes, até um pouco mais rápido, para apressar o processo de repor mais energia vital na regiões que o corpo está considerando como "excluídas"... As vezes precisa de mais de uma sessão para que a pessoa "atravesse" esse espaço, mais normalmente, não mais que cinco sessões... Espero que você, realmente, resolva seu problema...Torço por você! Abçs de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
      Gení

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. olá
    Fui assistir uma palestra aqui em Blumenau a uns anos da Fanny Van Laere.
    Muito interessante esta tecnica e gostaria de saber se existe algum terapeuta na regiao do vale do Itajai?

    ResponderExcluir
  18. Olá Jessica,

    Grata pelo acesso ao blog e pelo comentário.
    Minha mestra de Renascimento, Kareema, já atendeu em Blumenau anos atrás e hoje atende no Baln. Camboriú. No endereço abaixo você encontra mais dados www.kareema.com.br
    48- 37336957 99985254 (tim)
    Apareça mais vezes, será um prazer!
    Abçs de Paz, Curas e Alegrias dos Santos Seres
    Gení

    ResponderExcluir
  19. Muito lindo o RENASCIMENTO, e dentre as técnicas que pesquisei, essa parece ser feita pra mim...Conheço algum terapêutica em Belo Horizonte??
    Desde já, grato!!!

    ResponderExcluir
  20. Muito lindo, o RENASCIMENTO parece ser uma experiência de cura...Preciso, conhece algum terapeuta em Belo Horizonte??

    Grato, desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc,

      Sim, tenho uma pessoa conhecida, psicóloga, bem querida... Vou pegar o nome completo e contato e te passo!
      Abçs
      Gení

      Excluir
  21. Oi Geni. Fico feliz em saber que o assunto Renascimento está se difundindo. Eu fiz a primeira sessao há 10 anos e o tem comecei a respirar em casa. A experiência que tive na primeira sessão foi a visualização de luzes e me viirei como se esttivesse na posição (fetal). Isso tudo com acompanhamento dos terapeutas (em Joinville Sc). Agora pergunto se mesmo eu tendo essas experiencia ja posso respirar em casa, pois ontem senti muitas sensacoes no corpo. Eu so nao entendi porque se o Leonardo Orr aprendeu sozinho e nao teve problemas, porque temos que passar por tantas sessões? Obrigado e paz aonde estiver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc que escreveu em 24/11

      Veja, vc sozinho, sem ter treino o suficiente, pode entrar em espaços (bons ou ruins) que terá dificuldades de sair, sem a ajuda do terapeuta...Leonardo Orr aprendeu e "descobriu" sozinho, é certo, porém ele já era um iogue ou praticava a Yôga e os diversos tipos de Respiração e de diversos modos a muitossss anossss entende? Depois que vc fizer 12 sessões, está apto a fazer sozinho...treinado, sabe como voltar de qquer situação!
      Espero ter respondido. Apareça mais vezes...
      Abçs
      Gení

      Excluir
  22. olá Geni,
    Estou achando muito interessante essa técnica de respiração. Penso que seja muito apropriado para mim. Você poderia me informar se tem algum profissional em Brasília DF.

    ResponderExcluir
  23. Olá Maria Aparecida,

    Que me lembre, não. Mas vou te responder melhor no teu e-mail pessoal.
    Abçs e Sucesso!
    Gení

    ResponderExcluir