quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

CALENDÁRIO CHINÊS - 1ª parte - Histórico -


A Antiga Astrologia Chinesa.

Todos os calendários se baseiam nos movimentos aparentes dos dois astros mais brilhantes da abóbada celeste, na perspectiva de quem se encontra na Terra - o Sol e a Lua - para determinar as unidades de tempo: dia, mês e ano. É também mais do que normal que os calendários em geral, tenha relação íntima com a religião. Sua elaboração, desde sempre, foi uma tarefa religiosa. Os sacerdotes sempre foram os guardiões do tempo.

Assim, a origem dos dias é evidente. Descobrir que o sol desaparece em um ponto e reaparece no ponto oposto, aparece-nos como o primeiro grande avanço intelectual da humanidade. A origem dos meses está nas lunações. A importância das luas nas marés, suas relações com as cheias, ressacas, etc marcam a determinação dos meses. Os anos são determinados através da alternância das estações. A complexidade dos calendários se dá porque os períodos dos calendários são incomensuráveis entre si.

Quando o homem começou a mensurar o tempo com os calendários ?


O Horóscopo Chinês.

Calendário Chinês e Astrologia Chinesa


O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico que há na história dos povos, sendo que este ano - 2019 para nós - a China e os povos orientais, entram para o ano 4717 ( pelo calendário luni-solar.)

Apesar das dificuldades em se estabelecerem os dados exatos acerca do desenvolvimento da astrologia na China, sabe-se que os chineses também acreditavam firmemente que sua história estava relacionada com os céus.

Os estudiosos não têm uma data precisa sobre o nascimento do calendário e do horóscopo chinês. Alguns dizem ter surgido durante a Dinastia Han (214 a.C.- 25 d.C.), que foi caracterizada por mitos e crenças ocultistas.

O mais antigo registro cronológico data de 2637 a.C., quando o imperador Huang Ti introduziu o primeiro ciclo do horóscopo chinês no 61º ano do seu reinado. O calendário era baseado nos movimentos da Lua, levando em conta, os movimentos do Sol. O ano civil era dividido em doze meses lunares de 29 dias e em cada três anos intercalava-se um mês solar de 30 dias, chamado de ta-yuet que significa mês grande. Cinco ciclos simples de doze anos cada, totalizando 60 anos, completam um ciclo completo.

Os chineses tinham também anos de 354 dias e bissextos de 384 dias. O mês de janeiro correspondia ao ching-yuet e os meses restantes eram designados simplesmente pela sua ordem.

Outras fontes afirmam que o horóscopo chinês é contemporâneo ao Imperador Chang (1600 a.C.), conforme provam os estudos arqueológicos, das inscrições encontradas em osso de boi e carcaças de tartarugas, idênticas aos seus doze símbolos.

Fato é que o ano novo chinês, que segue um calendário luni-solar, começa sempre em uma lua nova (pelo calendário chinês, o ano novo começa na noite da lua nova mais próxima, do dia em que o Sol passa pelo 15º grau de Aquários, normalmente a segunda lua nova), entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

AS TRADIÇÕES do ANO NOVO CHINÊS

A República Popular da China adotou o calendário gregoriano, introduzido pelos jesuítas em 1582, para fins oficiais após a revolução de 1911. No entanto, para festividades é adotado o antigo calendário chinês; é por ele que o povo comemora seu ano novo.

As alegres festividades 
do Ano Novo Chinês.

Esse período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família.

Os primeiros registros de comemoração do Ano Novo na cultura chinesa são datados de cerca de 2.000 anos. Ao longo da história do povo, lendas e histórias foram moldando os seus hábitos e criaram uma série de tradições que são seguidas até hoje.

O rito de passagem de ano tem início semanas antes, quando os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos, e os festejos duram ao todo de 6 a 15 dias.

No 23º dia do último mês lunar, eles oferecem comida ao Deus da Cozinha, que segundo eles é o responsável pela prosperidade familiar.

O Poderoso Dragão Chinês.

Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali.

O vermelho e o dourado (sempre!) são as cores oficiais da data, segundo os chineses elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas.

Assim como na comemoração ocidental do Ano Novo, os chineses consumam reunir-se em família e produzirem uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo Chinês.


As comemorações seguem um calendário de atividades diárias que termina no 15º dia do mês, quando então acontece a Festa das Lanternas. O período todo de festejos é conhecido como Festival da Primavera, que é comemorado em países como: Hong Kong, China, Vietnã, Cingapura, Coréia, Malásia e Taiwan...

O Serviço Postal dos Estados Unidos e outros em vários países emitem um selo postal de "Ano do _____" a cada ano, em homenagem à esta herança chinesa.

______ *** ______

Na segunda parte, conheça qual seu signo e suas características básicas clicando:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/01/calendario-chines-horoscopo-chines-2.html

Quer saber seu signo no Horóscopo chinês, descubra consultando a tabela aqui:
http://magiadailha.blogspot.com/2012/02/tabela-para-achar-seu-signo-no.html

Para ler mais sobre "2019 - Ano do Javali/Porco"
https://magiadailha.blogspot.com/2019/02/2019-ano-do-porcojavali-horoscopo-chines.html
_____   ***   _____

Postado por Geni mafra Souza

Fonte de Consultas principais:
Meus estudos/apontamentos e:
Almanaque do Pensamento, diversas edições, editora Pensamento/Cultrix Lta, São Paulo, SP

Net principais sites:
http://www.meuhoroscopo.com/
http://www.nippo.com.br/
http://www.quediaehoje.net/
http://www.magiabruxa.info/
zodiacochines.blogspot.com
budismoprimordialrio.blogspot.com
rajimaa786.com/horochines
http://www.articledashboard.com/
www.portalsaofrancisco.com.br/.../calendarios/calendario-chnes.php
www.portalsaofrancisco.com.br/.../calendarios/historia-do-calendario-1.php

6 comentários:

  1. bom,me ajudou muito estava precisando muito deste tema para um trabalho importante e nao tinha nenhum tema completo como este.obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo(a)

    Obrigada pelo sua visita e comentário. Que bom que lhe ajudou no seu trabalho e você expõe isso, pois nos dá mais ânimo de continuar postando.
    Apareça mais vezes, será bem vindo!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  3. Olá Você (segundo anônimo)

    Obrigada por visitar o blog e postar comentário. Os comentários nos servem de parâmetros para os assuntos e para melhorar nossas pesquisas e postagens.
    Sua visita sempre será bem vinda. Apareça mais vezes.
    Abraços fraternos de PAZ e de LUZ, com as Bençãos de Todos os Santos Seres.
    Gení

    ResponderExcluir
  4. Magnificent website. A lot of useful info here. I'm sending it to some pals ans additionally sharing in delicious. And obviously, thanks to your effort!

    My webpage; techniques to save energy

    ResponderExcluir
  5. tradução comentário acima pelo Google:

    Sítio magnífico. Um monte de informações úteis aqui. Estou enviando para alguns amigos ans, adicionalmente, compartilhando delicioso. E, obviamente, graças ao seu esforço!

    Minha página da Web; técnicas para economizar energia

    ResponderExcluir