segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

* - Dias Mágicos de FEVEREIRO -1ª quinzena -*

Esclareço que estas comemorações, fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época; e estão historicamente; segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo... Sendo assim, relembrar, homenagear, ou fazer um ritual, não vejo como “uma superstição profana” (como querem alguns), mas antes é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares, ou a crença... de nossos antepassados!

Os quatro elementos: 
terra, fogo, água e ar ligados 
a Quintessência(Éter)

Aproveite para fazer; durante este mês; rituais para os quatro elementos. Note que nenhum deve se sobrepor em importância ao outro. Deve haver um equilíbrio entre eles, na sua vida, para que exista harmonia, já que nosso corpo é formado dos 4 elementos, reunidos ao 5º elemento - o Akasha - elemento espiritual (quintessência, Éter, energia K...), que nos dá a vida e que a TUDO permeia!

Em Fevereiro, reafirme seu caminho 
espiritual, ou faça uma Iniciação.

Na Lua cheia  comemorava-se na China, a deusa da Compaixão e Misericórdia Kwan Yin (Kannon no Japáo); na lua crescente celebrava-se na Índia, a deusa Sarasvati; no Japão a deusa solar Amaterasu, com o festival das lanternas Setsun-Bun-O.

Fevereiro é um mês propicio a Reconfirmação do Caminho Espiritual e as Iniciações. 
Antes de preparar qualquer cerimônia, ritual ou trabalho, recomenda-se a purificação do ambiente, uma desintoxicação física e uma limpeza espiritual pessoal.

Limpeza do Ambiente: https://magiadailha.blogspot.com/2018/10/renovando-as-energias-para-receber-o.html

Sal na limpeza do Ambiente: https://magiadailha.blogspot.com/2011/07/o-sal-na-limpeza-de-ambiente4-parte.html

Banhoshttps://magiadailha.blogspot.com/2009/12/renovando-as-energias-para-20102-parte.html

Salgueiro, a árvore do mês.

Árvore do mês:- Salgueiro (conhecido por chorão)
Pedra:- Ametista
Cores: Lilás e roxo
Elemento: Água
Elementais: Ondinas, sereias e ninfas
Deusas:- Brighid, Juno Februa, Afrodite, Selene, Diana, Carista, Hygéia, e as deusas da terra; bem como as deusas das águas, sendo a mais importante: Yemanjá.


ONDINAS - os elementais da Água
 do mês de Fevereiro

Lema do mês de Fevereiro é:
"Busque o Equilíbrio em sua vida,
 mesmo se passar por experiências dolorosas"

Ametista, a pedra de fevereiro.

Dia 01 de Fevereiro - Dia da Deusa BRIGID

Brigid - deusa celta 
da Luz e da Sabedoria

Deusa celta da Sabedoria e da Luz, traz em si a tríplice figura da deusa: donzela, mãe e anciã. O aspecto invocado da Deusa nesse Sabbat é o de Brígida, a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. Ela também é deidade associada à profecia, à divinação e à cura.
RitualAcenda uma vela que represente a deusa, e peça-lhe Luz e Sabedoria, para exercer a Bondade, a Cura e a Justiça a partir de agora.

Dia 02 de Fevereiro - IMBOLC(HN) e Lammas /Lughnasadh(H. Sul) No Brasil:  N.S. dos Navegantes, Yemanjá. Em 2024 pré-carnaval

Imbolc-festival religioso celta

Este é o dia também chamado de  Brigantia, Imbolg , Candlemas ou Oilmec é um dos quatro festivais religiosos celtas, é também um dos oito sabbats da religião Wicca, que simboliza os novos começos e o crescimento espiritual. É o festival em homenagem à deusa Brigida (Briga, Brigidh e suas variações) e representa as primeiras agitações da Terra, as chuvas, o momento de purificação de tudo; quando a terra está se recuperando do inverno, e o Sol se fortalecendo para a primavera.
Época de festas alegres, tochas e fogueiras, comidas condimentadas, sucos e vinhos de sabores marcantes. É comemorado tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, no Hemisfério Norte, ( 1º de agosto, no Hemisfério Sul.)
 Ritual: - Trace um círculo imaginário com seu athame (uma faca ou punhal ritual), espada, varinha ou a própria ponta de seu dedo. "Varra" para fora todas as energias em desequilíbrio e acenda uma vela para iluminar seus caminhos.

Yemanjá - a Mãe protetora das Águas.

 Já no Brasil, dia 2 de fevereiro, comemora-se pelas religiões afro: YEMANJÁ, a Mãe Protetora das Águas ou pelo sincretismo religioso: N.S. dos NAVEGANTES, com muitas festas, oferendas e procissões; de barcos e navios; nos mares e rios brasileiros. Em alguns municípios é, inclusive, feriado, como no Rio, Porto Alegre (RS), Salvador (BA)...


Festa em procissão de barcos a N.S. dos Navegantes.

Ritual:- Neste dia tome um banho especial: de mar, de rio, de cachoeira, de banheira... ou jogue uma flor (rosa ou palma branca) em  homenagem a Yemanjá ou a N.S.dos Navegantes; agradeça o cuidado dela com as Águas e peça proteção para sua vida. Se puder, tome um chá de Jasmim, Alecrim ou outro de sua preferência e MEDITE!

Receita para banhos aqui no blog: 
https://magiadailha.blogspot.com/2009/12/renovando-as-energias-para-20102-parte.html

E se você quer saber seu Orixá pelo ano e dia de nascimento, veja neste link:
https://raquelcain.wordpress.com/encontre-seu-orixa-de-nascimento/

Em 2024, no Brasil, em algumas capitais/cidades, inicia-se o pré-carnaval
São Brás,  
"a benção da garganta"

Dia 03-  Dia de São Brás (católicos) e Celebração a deusa irlandesa Brigantia, a grande mãe tríplice.

Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos. Foi nomeado bispo de Sebaste no século três. Perseguido pelos romanos, Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.
A tradição da "Bênção de São Brás", ou "Bênção das gargantas", que se faz cruzando duas velas sobre as gargantas, se atribui a um milagre que o santo fez em vida, quando curou uma criança que morria engasgada com um osso na garganta.
As duas velas, São Brás teria ganho de amigos quando estava no calabouço.

Festival Oriental das Lanternas.

Dia 04 - No Japão, o festival das lanternas; nos países eslavos, celebram-se Gabija e Aspelenie, as deusas do fogo, do lar e das lareiras. na Índia,  Sarasvati.
Gabija e Aspelenie, deusas do Fogo báltica. 
Sarasvati, deusa hindu da Sabedoria, das Artes e da Música. Em 2024 pelo calendário solar, começa o Ano Novo Chinês: o ano do DRAGÃO.

Ritual:- Hoje MEDITE na chama de uma vela; no fogo de uma lareira; de um fogão ou fogueira; sobre a Impermanência da Vida, onde TUDO PASSA!


A Fada Madrinha.

Dia 05 de Fevereiro - Dia da FADA MADRINHA -
Essa antiga tradição de Gales, lembra-nos de homenagear nossa fada companheira, que tem o mesmo papel de proteção em nossa vida como o nosso Anjo de Guarda.
Ritual:- Ao amanhecer, oferte um lindo presente para sua fada madrinha, colocando na janela um arranjo de flores com a maior variedade de cores possível, além de doces e balas.


Deusas do Amor.

Dia 06 - Festival grego-romano dedicado a Afrodite ou Vênus, a deusa da beleza e do amor.
Ritual:-Num bosque, parque ou jardim, coloque sobre uma pedra, uma oferenda de rosas ou gerânios vermelhos, maçãs, morango, mel perfume e uma moeda, a deusa do amor. E/ou em casa, no seu altar acenda uma vela rosa ou vermelha e peça a deusa um parceiro compatível, ou para sua união ser abençoada, se o parceiro já existe!

Selene, a deusa grega da Lua
 e da Magia.

Dia 07 de Fevereiro - Dia de Selene.
Selene é a deusa grega da Lua e da Magia é uma grande auxiliadora das pessoas que acreditam no poder da magia. 
Ritual:- Quando anoitecer, acenda uma vela branca diante de um espelho, na frente do seu rosto. Enquanto observa sua imagem refletida, invoque Selene e peça-lhe que abra seus caminhos.


Festival de Lanternas Oriental,
honrando as estrelas.

Dia 08  Festival das Estrelas - China e países Orientais - procissão de Kwan Yin - Singapura.  Brasil - Quinta feira de Carnaval(2024)
As pessoas na China, no Japão  e outros países do oriente honravam as energias estelares, acendendo cento e oito pequenas lanternas, em altares especiais. cada pessoa orava e agradecia a estrela de seu nascimento. Reverenciava-se a deusa Yu Nu, Senhora de Jade, regente da constelação de leão, e a deusa Zhi Nu, Tecelã Celeste, regente de lira.
Em Singapura, procissão de Kwan Yin, celebrando a primavera.

Ritual:- Acenda uma vela de sua cor preferida conectando-se ao seu planeta regente. Agradeça aos deuses ou deusas regentes dos signos e ao seu Anjo tutelar, pelo Dom da Vida, e oportunidade dos desafios dessa encarnação, pedindo que ilumine sua jornada, orientando suas decisões para favorecer seu Crescimento e Evolução Espiritual!

Ouça uma linda Reflexão num Conto Japonês:
https://magiadailha.blogspot.com/2018/01/o-senhor-palha-conto-japones-para.html

Dakinis auxiliares
de kali.

Dia 09 - Festividade Tibetana as Dakinis, Celebração ao Sol, países nórdicos, Comemoração grega a Apolo - 2024 Sexta feira de Carnaval
Festividade tibetanas para Dakinis ou Apsaras, poderosos seres femininos auxiliares de Kali, a deusa indiana da morte. As Dakinis ajudam os moribundos, abraçando-os e confortando-os no momento de sua passagem, orientado a Alma para a desintegração do corpo físico.


Narvik e Sunna, deusas solares.

Antiga celebração do Sol, nos países nódicos, honrando as deusas Narvik e Sunna, que acontece até hoje, começando ao nascer do Sol, se estendendo até a chegada da noite. 
Antiga celebração grega de Apolo, o deus do Sol e do Dia.

E para saber mais sobre a "História do Carnaval", aqui no blog, clic:
https://magiadailha.blogspot.com/2012/02/carnavalum-pouco-de-historia.html

Quer saber um pouco mais sobre a QUARESMA, aqui no blog 

ISHTAR a deusa da Fertilidade,
da Vida e da Morte.

Dia 10 - Celebração de Ishtar - 2024 Sábado de Carnaval
Em 2024, pelo calendário lunar chinês, comemora-se o inicia o Ano do DRAGÃO de Madeira.


Na Mesopotânia
, era dia de celebrar Ishtar, a Rainha das Estrelas, deusa da fertilidade, que tanto tinha o poder de Dar, quanto de Tirar a Vida! 
Nos países escandinavos reverenciava-se a deusa Vor, que conferia as mulheres o poder da Intuição e a capacidade de compreender os sinais e os sonhos.
Na Irlanda, homenagem a Aobh, deusa da Névoa e da Magia.
Ritual:- Hoje olhe para o céu e ao encontrar uma estrela faça um pedido.


Nossa Senhora de Lourdes.

Dia 11- Festa de Nossa Senhora de Lourdes - França, e de Kuan Yin ou Kannon no Oriente. 2024 Domingo de Carnaval
 Comemora-se a primeira visão da Virgem, em 1858, por Bernardete Soubirous. Em vários lugares do mundo, a Grande Mãe apareceu manifestada como Maria, a mulher que manteve vivos, na mente e no coração dos homens, a imagem e o amor pelo sagrado feminino, nos últimos dois mil anos. 
Ritual:- Hoje peça a Nossa Mãe Maria que abençoe você, sua família e seus amigos. Medite sobre a responsabilidade da mulher perante a sociedade.


Kwan Yin, a
Deusa da Misericórdia.

Dia 11 de Fevereiro -   No Oriente hoje, também se comemora Dia de  KWAN YIN ou Kannon - 
Na China, Kuan Yin é muito venerada, sendo considerada a grande deusa do Oriente; é a deusa da maternidade e proteção, da Compaixão e da Misericórdia. Também considerada por muitos a Deusa dos Milagres.
Ritual:-Para homenagear essa deusa, enterre uma laranja(ou outra fruta qquer)num jardim (ou dê a fruta à um necessitado) e ofereça-a também a deusa. Hoje também tome um chá de ervas de sua preferência e Medite sobre a Compaixão pelos demais seres vivos.



Diana, deusa da caça
 e dos bosques

Dia 12 - Festival de DIANA. 2024 Segunda Gorda ou de Carnaval
A deusa romana da caça e dos bosques (Ártemis na Grécia) está associada à Lua crescente.
Ritual:- Hoje é um dia para pedir proteção a essa deusa e força para atingir nossas metas. Peça a alguém para esconder um objeto na casa e saia a procura. Quando encontrar, diga alto: Assim como cacei este objeto, Diana me ajudará a caçar meu objetivo que é...(diga o que deseja!)

Deusas Vestas- mantinham acesa
a chama doTemplo de Vesta.

Dia 13/2 - Festival de Paraentália - deusas Hestia e Mania. 2024 Terça de Carnaval
Este é um festival em honra as deusas: Vesta (Hestia) e Mania, deusas romanas do Lar e do Fogo, aquelas que mentém a chama do lar acesa; sendo este um ritual de purificação.
No Japão, reverenciava-se a deusa ancestral Huchi Fuchi
Ritual:- Se puder, vista-se de branco hoje, e Medite alguns minutos na chama de uma vela, pedindo a Vesta e a Mania que tragam para seu lar Harmonia, Paz e Amor. Aproveite para reverenciar e agradecer aos seus antepassados, o legado e as tradições que lhe deixaram!

Se quer ler as Simpatias para fazer nesta noite, porque amanhã é dia dos namorados em muitos lugares do mundo
 siga: http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namoradossimpatias2-parte.html

Em 2024 na grande maioria das cidades, encerram-se as “Folias de Momo” ou Carnaval

São Valentim, o
 santo dos enamorados.

Dia 14 de Fevereiro - Dia de SÃO VALENTIM - 2024 Quarta Feira de Cinzas. Início da Quaresma para os Cristãos Católicos.
Antigamente era comemorado neste dia o Festival de Amor de Afrodite. O Dia de São Valentim tem a mesma intenção, a de homenagear os enamorados em quase toda a Europa, muitos países da África, Canadá, Austrália, China e nos Estados Unidos.


Na Europa, o Amor está no Ar...

Ritual:- Toda magia amorosa tem mais poder hoje. Acenda uma vela azul para São Valentim e uma vela rosa para Afrodite. Enquanto observa as velas queimarem lado a lado peça a essas divindades para trazerem para você um amor puro e verdadeiro. Se já tem um amor, peça que seja uma relação de Harmonia e Cura para os dois.
E que São Valentim, e Afrodite, abençõe os enamorados do Mundo!
Se quer fazer uma "comidinha especial" pra festejar a data, aqui no blog tem receitas:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/receitas-para-halloween-ou-dia-do-saci.html

Em 2024 Inicia-se a Quaresma para os Cristãos Católicos; ou; a Preparação para a Maior Festa para os cristãos: a PÁSCOA!

Queime folhas de ervas como Incenso.

Dias 15,16 e 17 de Fevereiro - Festival de LUPERCÁLIA - Nascimento de Galileu na Itália. 
Na Roma antiga comemorava-se este festival de fertilidade em homenagem ao deus Pã, conhecido também como Lupercus, deus dos instintos primitivos e sensuais. Hoje traduzida como CARNAVAL.
Ritual:Acenda um incenso de ervas, canela ou noz-moscada e relembre momentos felizes de sua vida, atraindo assim mais momentos feliz.


Galileu e as descobertas que
 mudaram a Ciência

Em 15/02/1564 nascia em Pisa, na Itália um dos homens de mente mais brilhantes do Mundo: GALILEU GALILEI. matemático, astrônomo, inventor, pesquisador, filósofo, professor... Fundador da Ciência Moderna e Pai da Física/Matemática. Perseguido pela inquisição, (ou pela ignorância, inveja?) marco triste da História da Humanidade, foi condenado a prisão domiciliar até sua morte em 1642. E somente em 1992, a igreja católica, na pessoa do Papa João Paulo II, reconhece o "grande erro" que a igreja tinha cometido em condená-lo! (a exemplo do que fizeram com Joana D'arc, Giordano Bruno e outros)
_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza
Terapeuta, Taróloga, jogo também para aconselhamento:
Runas e Tarô de Florais de Bach; Mestre Reiki,
e facilitadora de Renascimento pela Respiração. 


Fontes de pesquisa:
FAUR, Mirella- O Anuário da Grande Mãe- 2ª edição, editora Gaia, São Paulo, SP, 2001,
Calendário Wicca, editora Pensamento/Cultrix, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento, São Paulo, SP.

Baseado nos sites:
bruxaguinevere.blogspot.com/2006_09_01_archiv...
pt.wikipedia.org/
https://www.todamateria.com.br/galileu-galilei/

Imagens da NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário