quarta-feira, 6 de junho de 2012

YÔGA_Significado_Origem_Objetivo_Símbolo_(1ª parte)

YÔGA _ YOGA_YÓGA ou IOGA

Yôga = União consigo mesmo

Yoga - Uma palavra masculina que na Índia, bem como em sânscrito, se pronuncia Yoga (ô fechado como em Iodo), mas já foi vernaculizada nos dicionários de língua portuguesa como Ioga e aqui, passou a ser uma palavra feminina.

Yoga significa união, atrelar, juntar, mas é essencialmente união consigo mesmo, com outros seres e com o absoluto.

Não se trata de uma religião;
sim de uma filosofia de vida.

Yoga filosofia de Vida proveniente
 do hinduismo

O Yôga é uma das seis escolas da filosofia hindu, um sistema de meditação prática, ética e metafísica.

É uma ciência milenar, uma filosofia milenar e que ultrapassa os anseios daqueles que desejam o yoga somente para manter a forma ou acalmar os nervos, pois coloca o praticante diante de um universo de auto conhecimento que essas técnicas milenares propiciam, podendo levar o ser humano à sua plena realização.

 É uma filosofia de vida
que visa a auto integração.

ORIGENS DO YOGA

Surgiu há mais de 5.000 anos na Índia, e foi transmitido por tradição oral (SHRUTI) até meados do ano 400 a.C.

O Yoga surgiu a mais de 5.000 anos na Índia.
                               
A origem histórica do yoga se encontra tanto no SHRUTI ou naquilo que é ouvido, refere-se à transmissão oral, ou seja, aquilo que os mestres ouviam em seus estados profundos de consciência e então transmitiam para os seus discípulos.

SMRITI - memória ou interpretação, mas como uma forma informal de doutrinas e métodos principalmente UPANISHADS (comentários sobre os vedas).

A primeira obra escrita sobre Yôga que se tem conhecimento, chama-se Yoga Sutra, cujo autor-Patānjali- um mestre yogue, foi o primeiro sábio a deixar algum legado de yoga por escrito, por volta de três séculos (mais ou menos) antes de Cristo. Foi com a codificação de Patanjali que o yoga assumiu uma estrutura definida.

Yoga Sutras-Patãnjali

Patandjáli tem sido freqüentemente chamado de fundador da Yoga por causa deste trabalho. Ele se manteve fiel à tradição, nada criou, ele apenas reagrupou os conhecimentos já existentes dando ao yoga sua forma clássica, motivo pelo qual ao se referirem a essa escola, os estudiosos usam o termo Yoga Clássico.

Patandjáli (em sânscrito: पतञ्जलि , Patāñjali) parece ter vivido na Índia, entre 200 a.C. a 400 d.C. Virtualmente nada se sabe sobre a vida de Patandjáli (algumas escolas até acreditam que ele é totalmente ficcional.)

Bhagavad Gita-Escritura Hindu.

O Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga, baseado na escola Samkhya e nas escrituras hindus do Bhagavad Gita.
 
O Yoga Sutra não faz referência à prática de sacrifícios como condição para o Yôga. Assim, Patanjali desmistifica este dogma de algumas linhas do Yoga antigo. Ele baseia seu trabalho nas Puranas, Vedas e Upanixades, sendo o mais brilhante tratado sobre as escrituras Hindus. Existem também muitos textos da Ayurveda _conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos_ atribuídos a ele.
 
 Patanjali também foi o criador do Ashtanga Yoga (os oito passos do Yoga) e do Raja yoga .
Os oito passos do yoga ou Astanga Yoga são: os yamas, niyamas, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi. ( explicado melhor na 2ª parte).

Yoga no Brasil

OM o mantra maior .

O Yoga chegou ao Brasil através do Francês Led Alavrez Masqueville em 1947, (Seu nome espiritual era Sivananda) com o Yoga Integral ou Sarva Yoga. Fundou um centro de estudos no Rio de Janeiro chamado Amo Pax. A partir disso, o Yoga começou a engatinhar no Brasil, porém nenhum professor conhecia a tradição direta da fonte.

Todo conhecimento era obtido através de esforço e dedicação pessoal. Grande parte da literatura era importada, alguns poucos livros chegavam aqui para serem traduzidos, como o _Como fazer-se Yogi_ do Swami Abhedananda (Ramakrisna vedanta), de 1927.

Asanas = posturas
Surge então a academia do professor de educação física Jean Pierre Bastiou, autor do livro Globe – Trotter da Consciência, em 1957.

Em 1958, o professor Shotaro Shimara, abriu o Instituto de Yoga Shimada em São Paulo

Outro nome muito conhecido é o do professor Caio Miranda, escritor do primeiro livro sobre o assunto_ A libertação pelo Yoga_ e que foi responsável pela formação de alguns professores.
 
Sri Swami Vyaghrananda Bhagwan, em 1960, traz o Raja Vidya Yoga para o Brasil.

Asana com Pranaymas = respiração.
 
Vários professores começam a buscar o yoga da fonte, Índia, a partir dos anos 70, o que vem ajudar a manter a tradição sem deturpações.

Prof.Hermógenes-um dos
precursores da Yôga no Brasil.

Em 1992 o professor Hermógenes inaugura a Academia Hermógenes de yoga, no Rio de Janeiro.  Ele é responsável pela propagação da filosofia e pela fidelidade à tradição que ele descreve em vários livros. Amado e querido por uma legião de yogis, Hermógenes continua distribuindo amor e sabedoria até hoje- em março de 2011, completou 90 anos.( a quem, embora não conheça pessoalmente, agradeço de coração com muita admiração, cada vez que faço minhas práticas de Yôga; como agradeço também minha primeira mestra de Yôga- Janete Marcatto, de Jaraguá do Sul-SC; que me fez mudar de vida totalmente!

Benefícios_Objetivo e Símbolo do Yôga_

Os benefícios do Yoga são imensos...

Benefícios do Yoga

Físico: aumento da capacidade respiratória, fortalecimento do sistema imunológico, rítmico respiratório mais lento, maior relaxamento muscular, eliminação do estresse físico, equilíbrio do sistema glandular, sono profundo e restaurador, etc.
Emocional: equilíbrio das emoções e sentimentos.
Mental: maior concentração, auto-estima, autoconfiança, relaxamento mental, autoconhecimento.
Espiritual: paz interior.

Objetivo máximo do Yôga é o Samadhi,
a Iluminção, o êxtase espiritual.

O objetivo do Yoga é o samadhi.

Samadhi significa um estado de êxtase espiritual. Enquanto que no yoga tradicional (Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, etc.) este é o objetivo final, para o Yoga Integral_ de Sri Aurobindo_ este é o primeiro passo.

Símbolo do Yoga

OM é considerado o mantra dos mantras.
De acordo com a tradição indiana tudo no universo emana da vibração primordial do OM. Em latim "omni" significa tudo, universal, e essa raiz latina está presente em várias palavras da nossa língua portuguesa, por exemplo: onipresente, onisciente, onipotente, entre outras.

A repetição do mantra OM induz um estado de introversão, de harmonia interior indescritível.
_____  ***  _____

Compilado por geni mafra souza

Fontes principais, além de minhas práticas e estudos:
http://www.yogasergioabaideprestes.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Patandjáli
http://www.vidaintegral.com.br/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
ecampodeenergia.blogspot.com/2011/04/o-ego-pr...

Imagens da net





2 comentários:

  1. magnifico blog amiga,adorei o artigo sobre yoga, parabéns pelo magnifico blog!beijos de saudades

    ResponderExcluir
  2. Obrigada leandra,
    Feliz por estares aqui lendo o que posto!
    Saudds tbém, beijos mil com carinho

    geni

    ResponderExcluir