segunda-feira, 3 de junho de 2019

*- YÔGA - 3ª parte - HATHA YÔGA - A LINHA de YÔGA MAIS COMUM no BRASIL.


Hatha Yôga = busca o equilíbrio
das forças masculina e feminina.


HATHA YÔGA

A expressão Hatha Yoga poderia ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras :
"ha" = SOL - e "tha" = LUA, cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática.

Visa transcender a consciência, sendo a metodologia utilizada é baseada no fortalecimento do físico.

Vejamos as subdvisões da Hatha Yôga, que é a linha mais comuns no Brasil:

ANUSARA YOGA

Significa fluir com graça ou seguir o coração. Anusara (ou Anusura) prega a busca por harmonia e alegria, integradas ao fluxo da vida.

Anusara Yoga
 = seguir o coração.

ASTHANGA VINYASA YOGA

Yoga de oito membros, refere-se ao caminho de oito passos traçado pelo sábio Patanjali. É uma forma antiga e tradicional de yoga. Acredita-se que teve sua origem nos textos ancestrais . Diferencia-se das demais técnicas por ter uma sequência fixa de movimentos que devem ser executados de maneira bastante dinâmica. 
Nessa prática as posturas são executadas em sincronia com uma forte respiração.

BIKRAM  YOGA

É uma série de 26 asanas (posturas corporais) e dois exercícios respiratórios feitos por 90 minutos em uma sala aquecida a 40° centígrados. O objetivo é aquecer os músculos rapidamente e promover a desintoxicação via suor.

Yôga Integral 
aperfeiçoamento
em todas as dimensões

YOGA INTEGRAL

Criada pelo mestre Sri Aurobindo(1914). Objetiva o autoaperfeiçoamento do ser em todas as dimensões: física, emocional, mental e espiritual. Busca desenvolver as potencialidades latentes de cada um. É uma prática que integra Hatha Yoga com outros ramos, como Karma Yoga (prática da ação comunitária) e Bhakit Yoga (devoção), além de enfatizar a união com Deus.

IYENGAR YOGA

Focaliza-se particularmente nos seguintes aspectos: alinhamento correto do asana, concentração nas ações internas e permanência.

Iyengar Yoga= alinhamento correto,
concentração nas ações.

POWER YOGA

Baseado nos estilos de Iyengar e Patabhi Jois - Ashtanga Vinyasa Yoga - dá ênfase aos asanas que requerem força e resistência (bastante comum no Brasil)

VINIYOGA

Este método enfatiza as necessidades individuais do aluno, dá ao praticante as ferramentas para individualizar e atualizar o processo de autodescoberta e transformação.

VINYASA YOGA

Deriva do ashtanga vinyasa yoga. Tem grande ênfase na sincronia do movimento com a respiração, as sequências de asanas são fluidas e coordenadas com a respiração. As práticas podem ser vigorosas ou meditativas.

Power Yoga - ênfase nas asanas que
requeiram força e resistência.

SIVANANDA YOGA

Visa manter a vitalidade do corpo, retardar o processo de deterioração, e diminuir as chances de doença, pelo simples e natural cultivar o corpo. As filosofias do sistema estão resumidas em cinco princípios: Respiração adequada (pranayama), asanas (exercíos), savasana (relaxamento), dieta vegetariana, pensamento positivo e meditação (vedanta e dhyana).

A prática objetiva a espiritualidade e enfatiza a filosofia do vedanta, além de recitar mantras, incorpora técnicas de todos os caminhos do yoga: karma, bakhit, raja e janana yoga. É focada em 12 posturas básicas e inclui pranayamas intensos.
Faça Yôga todos os dias.

Além das citadas, novas modalidades da Hatha ou de outros escola de Yôga aparecem todos os dias porque mesmo que seja milenar, o ocidente está se apossando e fragmenta o Yoga, de forma a atrair todos os tipos de personalidades, todas as” tribos”, entrar em todos os nichos.

COMO É o HATHA YÔGA

No Hatha Yôga usamos o corpo como ferramenta para nossa libertação.

Libertação do quê? 
- Das travas, dos bloqueios que limitam a expressão de nosso potencial.
 O Hatha yoga é completo, é do corpo e do espírito.

- Do Espírito - Somos seres atuando em diversos níveis, que têm de ser integrados para que possamos nos sentir em harmonia.

- Hatha Yôga -
a mais comum no Brasil

- Do Corpo. O yoga faz bem para o corpo, melhora a saúde, baixando o metabolismo e permitindo o descanso extremo e a recuperação muscular, ajuda nos processos circulatórios, respiratórios e endocrinológicos, desacelera os ritmos cerebrais pela sincronização com uma respiração lenta e tranquila. Dai vem a possibilidade de “podar” a vida mental de milhares de detalhes geradores de ansiedades. Esse desacelerar total no mundo de hoje é muito favorável à saúde.

A Meditação faz bem
 para todo o Corpo.

O Hatha Yôga leva, aos poucos, à prática da meditação. A meditação aparece hoje como uma terapia complementar para a promoção da boa forma e tem sido encorajada pela medicina convencional. Que bom haver um reconhecimento oficial quanto à conexão ativa entre o corpo e o espírito!

O Hatha Yoga cria equilíbrio físico e emocional, usa posturas, ou seja, asanas, que combinam técnicas respiratórias ou pranayamas, relaxamento e meditação e abrem portas para favorecer a união do pensamento, do corpo e do espírito para a auto-realização.

Hatha-yôga= equilibrio geral
Por detrás do movimento ou da imobilidade do corpo, existe a imobilidade ou a atividade da mente. Por detrás das posturas existe o sopro e por trás do sopro existe a energia vital, o prana e a mente, e finalmente, por detrás de tudo isso, existe o Ser profundo, o Espectador como diz a filosofia do yoga.

O ser profundo que organiza nossa matéria e permeável aos ritmos cósmicos e harmoniza todas as partes do nosso ser.

Não existe uma idade certa para se começar a praticar, crianças podem e devem praticar a partir dos sete anos de idade. (existem instrutores especialistas em dar aulas para pequenos). Não há restrições sobre a raça, credo religioso, já que Hatha Yoga nada tem a ver com religião, condição social, econômica e financeira. 

O que deve ser observado e respeitado rigorosamente é a condição individual de cada pessoa.

As práticas de Yôga devem ser feitas 
com moderação e equilíbrio 
em respeito ao corpo.

A partir daí, qualquer prática a ser realizada, deverá ser feita com moderação, bom senso e muita tranqüilidade. Nunca deverá ser feita com pressa ou com movimentos bruscos, mas sim com muita serenidade interior, respiração suave e somente pelas narinas. Tudo isso é muito simples, fácil e está ao alcance de qualquer pessoa.

Basta programar momentos diários em uma boa escola, com profissionais competentes e bem formados.

Assim, escolha um tipo de Yôga que melhor combina com você e COMECE!!!

A Yôga é uma tradição completa onde os resultados aparecem assim que se inicia a prática.
Mas preste atenção, os resultados são mais invisíveis do que visíveis! As maiores mudanças acontecem por dentro!

As maiores mudanças que o 
Yôga provoca são Internas, 
não externas.
Essas são consequências.
_____  ***  _____

Compilado por geni mafra souza
Das minhas pesquisas, leituras e vivências.

Fontes principais da net:
http://www.yogasergioabaideprestes.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Patandjáli
http://www.vidaintegral.com.br/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
http://www.personare.com.br_rosine/
www2.uol.com.br/vyaestelar/yogas.htm
yogacuiaba.blogspot.com

Imagens da net.

3 comentários:

  1. This site was... how do I say it? Relevant!! Finally I've found something that helped me.
    Thank you!

    Feel free to surf to my blog john garfield

    ResponderExcluir
  2. Tradução do comentário acima;
    Este site foi ... como posso dizer? Relevante! Finalmente eu encontrei algo que me ajudou.
    Obrigado!

    Sinta-se livre para navegar no meu blog John Garfield

    ResponderExcluir
  3. Olá John,
    Obrigada por acessar o blog MAGIA da ILHA e pelo comentário. Apareça mais vezes!
    Paz e Luz pra você!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir