sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PÁSCOA e seus SÍMBOLOS - 2ª parte -

Já falamos do significado da Páscoa para cristãos e judeus, e porque o ovo e o coelho aparecem como símbolos da Páscoa.
 Para ler a primeira parte sobre: História da Páscoa, clic:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/03/um-pouco-da-historia-da-pascoa-1-parte.html

 Vimos que ambos foram trazidos de antigos rituais pagãos de fertilidade da primavera, que aconteciam na Europa e no Oriente Médio e eram relacionados com a ressurreição ou ressurgir da vida.

Coelho, ovos, flores amarelas,
velas - símbolos da Páscoa

O coelho da Páscoa - representa a periodicidade humana e lunar, a fertilidade e o renascimento da vida. No Egito Antigo, a lebre era o símbolo da fertilidade. Na Europa, o coelho representa o renascimento da vida, pois, a Páscoa européia coincide com o início da primavera. É a época em que a neve derrete, a vida ressurge e os coelhos deixam suas tocas após a hibernação do inverno.

Como os primeiros cristãos celebravam a Ressurreição de Jesus ao mesmo tempo em que os judeus comemoravam sua Páscoa, vários costumes e símbolos da festa judaica foram incorporados às tradições cristãs. O cordeiro é um exemplo. Presente na Páscoa dos judeus, ele simboliza para os cristãos o próprio Jesus Cristo, que foi crucificado para pagar os pecados dos homens.

O Cordeiro - símbolo da Páscoa Cristã
 vindo dos Judeus.

O cordeiro É o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

O peixe - É o mais antigo dos símbolos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina.

O maior símbolo da 
Páscoa Cristã - a CRUZ

Cruz da Ressureição É o símbolo da religião cristã, representando sofrimento e ressurreição, pois Jesus foi crucificado, mas voltou à vida.

Luzes, velas e fogueiras - Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa fazem um novo fogo chamado de "fogo novo"e é feita a benção do fogo, que será usado para acender o Círio Pascal.

O Círio Pascal-
CRISTO a LUZ dos Povos.

Círio Pascal - É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: “Deus é princípio e fim.” Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

A ÁGUA - Na celebração do sábado de Aleluia, véspera do domingo de Páscoa, é feita a bênção da água que será utilizada nos batismos durante o ano. Representando também que Cristo é a verdadeira água, fonte de vida.

O Girassol - outro símbolo pascal

GIRASSOL e outras flores amarelas e brancas - Como símbolo da páscoa, o girassol representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro-rei, os cristãos buscam em Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida.

Trigo (pão) e Uva (vinho) - Na última ceia, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. O trigo (pão) e a uva (vinho) são material da Ceia e da Missa .

O Trigo, o Pão e o Vinho

O PÃO E VINHO, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo, ao instituir a Eucaristia, se serviu dos alimentos mais comuns, para simbolizar sua presença constante, entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio dos cristãos.

A entrada triunfante de Jesus
em Jerusalém - os Ramos

OS RAMOS - Podemos dizer que a Semana da Páscoa começa com o Domingo de Ramos.(Em 2016 será a 20 de março e a Páscoa a 27). A festa dos ramos relembra, o dia em que Jesus entrou festivamente em Jerusalém, pouco antes de sua morte, e inicia seu processo de "entrega" ao sofrimento, para a salvação da humanidade.

LAVA-PÉS - Na quinta-feira, relembra-se a última ceia de Cristo com seus discípulos, ocasião em que Jesus instituiu a Eucaristia e quando lavou os pés dos apóstolos, para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos; a Grande Lição Pascal.

O Lava-pés - A Grande Lição de Humildade,
Simplicidade, Igualdade,  Amor e Serviço.

Colomba Pascal - O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo.

O Aleluia (hino de louvor) e os sinos - O Aleluia é um dos mais expressivos hinos de louvor a Deus e é um canto de alegria. "Aleluia! Aleluia!" quer dizer: "Alegremo-nos! Alegremo-nos!"

SINO - É outro símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria, a celebração da Ressurreição de Cristo.

A RESSURREIÇÃO - O RENASCIMENTO

Ovo de Páscoa - Simboliza o nascimento, o surgimento da vida e a origem do mundo.

Para ler mais sobre os ovos de Páscoa:
 http://magiadailha.blogspot.com/2010/03/um-pouco-da-historia-da-pascoa-1-parte.html

Osterbaum - Outro símbolo que também foi bem aceito e vindo também da Alemanha, a Árvore da Páscoa = Osterbaum, na língua alemã. É montada com galhos secos,  lembrando a morte de Jesus. A árvore ou galhos são cobertos com ovos de Páscoa, principalmente, e já se tornam parte da tradição, especialmente no sul do Brasil onde a cultura alemã se faz mais forte e presente.


OSTERBAUM = Árvore de Páscoa. 
Pomerode - SC - BR.

Coelho - Por ser um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em 1700.

O coelho símbolo da reprodução

Que CRISTO RENASÇA na PAZ, LUZ e ALEGRIA
 no Coração de Cada Um!
FELIZ PÁSCOA! FELIZ RENASCIMENTO!

_____   ***   _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza
Mestre Reiki Método Usui
Facilitadora de Renascimento pela Respiração
Joga Tarô Terapêutico
magiadailha.blogspot.com
48- 37336833 - 99254194 (tim whats)

No face:
Geni Mafra Souza (também no twitter)
Terapias Magia da Ilha - Terapias Complementares

De meus estudos, conhecimentos e vivência
Com auxílio dos sites:
www.portaldafamilia.org/.../pascoa/pascoasimbolos.shtml
www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id...
ilove.terra.com.br/lili/.../mensagens_simbolos.asp
www.comamor.com.br/curiosidades_pascoa.asp
www.lendorelendogabi.com/.../Simbolos_e_Culinaria_de_Pascoa.htm

Imagens da net

6 comentários:

  1. Olá você,

    Obrigada pela visita e pelo comentário. As participações nos dão forças para continuar.
    PAZ e LUZ!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  2. eu adorei me ajudou no trabolho de escola
    um recadinho para crianças de 11 e 12 e 13 e 14 e 15 e 16 e 17anos participe do IAM
    INFANCIA
    ADOLECENCIA
    E
    MISSIANARIA
    ADICINE NO ORKUT E FACEBOOK
    ASS:paulina

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulina,
    Obrigada pela visita e comentário. Que bom que ajudou você, embora não entendi bem seu recado final... Apareça mais vezes.
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  4. Obrigada à você pela visita e comentário.
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir