quinta-feira, 3 de julho de 2014

* - ESCALDA-PÉS e/ou Pedilúvio - *

Escalda pés e/ou Pedilúvio, são receitas antigas,
simples e eficaz para aliviar o stress do dia-a-dia
 e descansar as pernas.

A volta da antiga forma de cura-o Escalda-pés.

A maioria de nós esquece de cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias, como o escalda-pés, ou pedilúvio (onde a água toca até acima dos tornozelos).

Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de bem- estar e benefícios para todo o organismo.

Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de saltos altos ou por sapatos desconfortáveis, por muitas horas em pé ou trabalhando sentados em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés.

Escalda-pés com óleos ou flores

Algo simples e sem mistérios - o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho.

Desde os tempos mais remotos, já a 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde. Essa forma caseira de relaxamento, evoluiu e hoje diversas clínicas especializadas em tratamentos de terapia corporal já oferecem esta modalidade de atendimento para seus clientes, nos tratamentos de hidroterapia, ou Cura pela Água.

Só o fato de deixar seus pé descansando por 15 minutos numa bacia de água quente, já vai lhe dar um grande alívio nos pés, imagine então acrescentar na água quente sal grosso para desintoxicação. Melhor ainda se incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais. Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço.

Escalda-pés com cristais são mais eficientes.

Mas, se você quer um tratamento “vip” então coloque no fundo do recipiente onde será realizado o escalda-pés, algumas pedrinhas, pequenos cristais ( cuidado com os muito pontudos!) ou bolinhas de gude, proporciona uma boa massagem na planta dos pés. Basta pressioná-los sobre estes pequenos objetos.

São coisas simples que você pode fazer por você mesmo, pelo menos uma vez por semana, com profissionais ( em espaços de terapia alternativa ou spa onde se incluem sons, chás, máscaras e uma massagem nos pés.) ou ao chegar em casa...

Esta receita tradicional ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, reduzir calos e aliviar o stress do dia-a-dia. Mas ela vai além, pois de acordo com a técnica chinesa da acupuntura, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física, mas também no equilíbrio energético de todo o corpo.

Pedilúvio trata também os tornozelos.

O escalda-pés é utilizado para, entre outras: relaxamento, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios, e depressão.

Mas atenção, o escalda pés tem algumas contra indicação:

Não pode ser feito em pessoas portadoras de Diabetes, arteriosclerose ou doença de Buerger ( doença que afecta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).


Ervas e sal para escalda-pés

Enquanto você faz o procedimento, pode aproveitar o tempo para meditar, orar, recitar um mantra ou simplesmente descansar...


Receita Básica de escalda-pés

Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), pode ser feito até a altura dos tornozelos (pedilúvio) por, pelo menos, 15 min, mas não ultrapassando 25 minutos.
Se quiser, ou desejar um trabalho mais eficiente, acrescente na água:

Sal - duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.

Demonstre Amor aquele que segura
 todo seu corpo: seus pés!

Óleo essencial - Pingue algumas gotas (15 gts em média, para 2 litros de água) na água da bacia.
Óleos essencias mais usados são:
- Eucalipto e Menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso;
- Arnica ou óleo de Laranja na água são utilizados há séculos para reduzir o inchaço;
- Lavanda e Tea Tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes;
- Artemísia:  ajuda a relaxar, tira o cansaço e ativa os rins, reduzindo o inchaço.
- Heliotrópio bem como a Calêndula, (óleo, ou folhas e flores, no caso da calêndula) também são ótimos para o cansaço, ajudam na circulação e nos problemas de varizes.

Sálvia em folhas, assim como o Manjericão e o Alecrim
podem ser acrescentadas no escalda-pés.

-Alecrim (óleo ou folhas) trazem bem estar, alegria, e disposição.
- Manjericão (óleo ou folhas ) é estimulante e tonificante para os nervos, alivia os sintomas de cabeça pesada, descongestionante.
- Folhas de Capim-de-cheiro ou capim limão- calmante, descongestionante, sensação de bem estar
-Salvia-(óleo ou folhas) como tônico antidepressivo, baixa a pressão pois equilibra a circulação, renova a pele.
*Você também pode acrescentar flores ou pétalas delas que, assim como as ervas "in natura", devem ser a última coisa a ser acrescentada a água.

Faça automassagem ou use acessórios.


Depois disso, se você ainda quer obter um resulatdo melhor, pode massagear seus pés em pontos reflexos usando a Reflexologia. Se quer ler sobre o assunto no blog: http://magiadailha.blogspot.com/2010/02/reflexologia-ou-reflexoterapia.html

Ou peça a outro para lhe fazer uma amassamento nos pés; pode fazer também uma automassagem; ou usar de acessórios (massageador próprio, bolinhas, cabo de vassoura...) para massagear seus pés...

 

“Que meus pés caminhem

sem medo de errar a direção”


Nossos pés têm uma importância fundamental
para nosso corpo e nossas vidas.
Fortes e ao mesmo tempo delicados,
eles estão expostos a um esforço incrível:
estimam-se mais de 20 mil passos por dia
e uma carga diária de 100 toneladas.
 Por isso merecem todo nosso cuidado e carinho!

____    ***    ____


Compilado e postado por Geni Mafra Souza
Fonte: meus apontamentos e apostilas dos cursos de
Reflexologia e Aromaterapia

Terapeuta : Geni Mafra Souza
Joga Tarô Terapêutico, Runas, I Ching e
Tarô de Florais de Bach para aconselhamento.
Mestre Reiki - Aplica Reiki com Cura Prânica,
Cristais e Táquions.
Instrutora de Reiki Usui Tradicional.
Faz Escalda-pés com Reflexologia
Trabalha com Argiloterapia
Facilitadora de Renascimento pela 
Respiração Conectada e Consciente - 
Praticante de EMF Balancing Technique® - 
Técnica de Balanceamento da Malha Eletromagnética (I-VIII).

11 comentários:

  1. Escalda pés é coisa dos que sabiam fazer.
    Vovó sempre utilizava essa técnica e sempre deu resultado para diversos males.
    Muito interessante relembrar.

    Beijos
    Kambami

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido Cláudio, sempre presente!
    É verdade, os "antigos" tinham razão, tem
    coisa melhor que chegar no fim do dia e tirar
    os calçados? só mesmo fazer um escalda-pés...
    e se com uma massagem então...sem palavras!

    Gení

    ResponderExcluir
  3. Minha Prezada Geni. Td bom?? existe algum tipo de erva que possa ser usada no escalda-pés?? Tenho problema de varizes, e sempre faço escalda-pés, pelo menos 2 vezes por semana, com sal grosso e mentol. O alivio é imediato. Um beijo bem gostoso em seu coração e que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcio,

    Obrigada pela visita e pelo comentário. Bom você pode acrescentar na água o heliotrópio duas colheres de sopa de folhas e ramos floridos, ou em forma de tintura. Pode também, depois disso, fazer compressas e ainda como apoio tomar um chá da mesma erva-1 colher das de chá de folhas e ramos floridos para 1 xícara de chá de água fervente, abafe por 10 min, coe e tome.
    Outra coisa interessante é a Pomada de Cuprum(cobre) para passar nos pés e nas pernas após o escalda-pés. Espero que ajude.
    Abçs Marcio e volte mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcio,

    Voltei pra te dizer que talvez seja mais fácil
    de você achar e que também é ótima para as varizes é a Calêndula, que você também pode acrescentar a água e também usar em forma de chá, que pelas flores serem grandes pode colocar uma ou duas flores sobre a água fervente, deixar amornar e tomar. Dá até para você fazer uma meditação com o chá da Calêndula, apenas olhando a flor aumentar de volume ao se hidratar, depois é coar e tomar...lembrei só agora!
    Abçs

    ResponderExcluir
  6. Oi,Dona Gení!! Gostei da Deusa Irlandesa que que se preocupava com os pobres...Tem alguma prece específica pra ela? Adorei a ideia do escalda-pés tb...Vi sua resposta a um dos visitantes e vou fazer tb...
    Só mais outra coisa: tenho ido a uma homeopata, a pedido de quem tô me tratando com Lycopodium, uma terapia medicamentosa totalmente homeopática...Vale a pena ver no google todas as benesses que ele traz! Tem mtas informações lá! Lembrei mto da senhora!!! Vou levar Rodrigo pra fazer uma consulta com essa homeopata. Acho que ele vai gostar mto!!! Beijos e bom fim de semana!Wallie

    ResponderExcluir
  7. Ola Wallie,

    Embora já tenha lhe respondido via e-mail também lhe respondo aqui. Conheço o Lycopodium, também já tomei é bem interessante.
    Apareça mais vezes no blog e obrigada pela colaboração!
    Gení

    ResponderExcluir
  8. Olá D. Geni queria saber se você teria alguma receita de escalda pés para minha avó que tem calcanhar de aquiles .Obga.

    ResponderExcluir
  9. Olá você que escreveu no dia 06/5/14

    Olá você! Obrigada pelo acesso ao blog e pelo comentário, mas responder tudo aqui fica difícil...

    Se você escrever para meu e-mail particular fica mais fácil, mas posso lhe dizer que o escalda-pés pode ser feito só com sal grosso, ou acrescentar Erva Cidreira, Folhar de Louro e/ou 7 a 10 gts de Óleo de LAVANDA.
    Porém, isso é mais paliativo...a "cura", neste caso se faz com ARGILA; como a receita é longa te peço por favor entre no meu e-mail...daí lhe mando tudo que sei...pois, neste caso, precisa ter outros cuidados, tipo descanso, alimentação etc...
    Abços de PAZ, LUZ e ALEGRIAS
    Gení
    genisouza49@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog,

    Gostaria de orientações para escalda pés com bolinha de gude, sinto muita dor nos pés mais no meio.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá você que escreveu em 23/03

    Obrigada pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo elogio. Bem, quanto a sua pergunta, não tem segredo...você coloca bolinhas de gude (vidro) ou melhor ainda pequenos cristais rolados ou polidos (cuide para que não tenham pontas que podem machucar) coloque no fundo ao recipiente em que vai fazer o escalda-pés ou pedilúvio e fique massageando as solas dos pés enquanto está na água. As bolinhas de vidro simplesmente massageam pontos reflexos das solas dos pés, enquanto os cristais, além de massagear, ainda mandam energias de equilíbrio.
    Espero ter explicado...
    Abçs de Paz, Luz, Curas e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir