segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

PRIMAVERA - HN - Celebrando os Equinócios

Em 20/03/2024 acontece o Equinócio da Primavera no Hemisfério NORTE  - HN (enquanto o Equinócio de Outono estará acontecendo no HS) as 03h:06 - (hora de Brasília BR).


Hemisf. NORTE - Equinócio da Primavera
ou Óstara, segundo as antigas tradições.


Este equinócio é também chamado: Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Alban Eilir, e Rito de Eostre; é o rito de fertilidade, que Celebra o Redespertar da Vida na Terra.

A palavra primavera vem do latim e significa "primeira verdade" ou "Prima Vera "-literalmente "primeiro verão". É somente durante a primavera e o outono, que o sol nasce rigorosamente a Leste, e se põe a Oeste.

Primavera e outono - Sol nasce 
a Leste e se põe ao Oeste.(sempre!)

A Energia da Luz e das Trevas estão em perfeito Equilíbrio nesta época, que marca o início dos festivais solares. As energias fluem pela Terra e convém realizar os rituais à luz do dia, para tirar proveito das novas possibilidades, dos relacionamentos e dos projetos empolgantes.

Ligue-se com a explosão da vitalidade da juventude e realize rituais que possam dar mais vigor aos seus passos e ajuda-lo a tirar vantagem das fortes vibrações que nos cercam.

Equinócios as energias da Luz e
das Trevas estão em Equilíbrio.

PARA COMEMORAR :

Os cabalistas aconselham aproveitar este mês para "varrer de nossas vidas" as reflexões negativas que fazemos sobre os outros, que nada mais são que os traços negativos de nosso próprio caráter. Assim podemos limpar nossa mente para aceitar o fluxo da Luz Divina que virá renovar nossa energia celular.

Podemos aproveitar para nos arrepender das más palavras pronunciadas, dos maus pensamentos endereçados contra nossos vizinhos, das suspeitas infundadas que levantamos contra aquele parente ou sócio, etc...; é só escolher.

Todos nós temos, em pequena ou grande quantidade, algo para ‘limpar’...


Varra todo o negativo da vida.
Varra e limpe sua casa, depois passe no chão um pano úmido com algum produto floral a base de lavanda, rosas, flor-do-campo etc...mentalizando que está limpando também as energias densas, para começar outro período. Isso já pode ser feito três dias (alguns seguimentos dizem uma semana) antes ou após o dia do equinócio, propriamente dito, em 2024, dia 20/03 assim pode comemorar de 17 a 23/03 então temos 7 dias (ou mais!) para comemorar!

Nestes dias, ou no dia do equinócio propriamente dito, este ano 2024 será dia 20/03 as 03:06 min de Brasília (ou 06:06 do dia 21/03 pelo GMT): espalhe flores  pela casa e uma pequena planta ou flores também  no altar. Vista-se com cores alegres ou adornadas com flores e botões. Acenda velas e incenso florais. Espalhe cristais no ambiente. Receba com AMOR a estação da PRIMAVERA, para a maioria, a mais linda do ano!

Toque a planta e faça uma oração agradecendo o milagre da vida e das suas mudanças, conectando-se por meio dela com toda a natureza.


Equinócio - Vista-se com cores alegres, 
coloque Flores, velas e incensos pela casa.

Caminhe num campo e colete flores silvestres ou, se não puder, compre algumas na floricultura para esses dias, mas mesmo assim, planeje uma CAMINHADA NUM JARDIM, PARQUE, BOSQUE OU FLORESTA DE SUA CIDADE, faça de sua caminhada uma CELEBRAÇÃO, um ritual para a própria natureza.
Plante sementes e mudas.

Plante sementes e mudas; faça algum outro trabalho com jardim, com ervas; com fins: medicinal, mágico, cosmético ou artístico.

Associe sua alimentação com a natureza incluindo nela sementes como : girassol, abóbora, gergelim, castanhas; como também brotos, verduras folhosas e verdes e prato com flores: couve-flor, flor de abóbora, alcachofra, ou outras flores comestíveis.
Faça um bolo de frutas, enfeite com flores, para comemorar a Primavera!


COMEMORE à PRIMAVERA.

Correspondências

Divindades:
Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade). Em algumas tradições também Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.
Incensos:
erva-doce, canela, sândalo, jasmim, rosa, sálvia.
Velas:
dourada, verde, amarela.
Pedras e cristais:
ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho.

Trabalhe no jardim 
ou plante em vasos!

Ervas e sementes:
bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, lírio-da-páscoa,
madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas.
Os alimentos do Equinócio da Primavera são:
os ovos cozidos, os bolos de mel, as primeiras frutas da estação.
Outros apetrechos da celebração da primavera:
Flores, folhas coloridas, sementes, ninhos, ovos coloridos.

Comemore junto a Mãe Natureza!

Faça uma comida especial a base de flores, frutas e sementes...vá a um parque, comemore junto a Natureza; ou se não puder; chame seus amigos e Celebre a Primavera no seu espaço! Abrace-os, Agradeça ao Universo e a eles por fazerem parte de sua vida!


CELEBRE a NATUREZA!

Para ler sobre "Comemorações de Outono" acesse:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/outonohncelebrando-os-equinocios-de.html

Para ler mais sobre Equinócios:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/equinocios-de-setembro.html



EXCELENTE PRIMAVERA À TODOS
  do lado de Lá! (HN)

_____   ***   _____


Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza
 Meus estudos e pesquisas sobre as Tradições
Fontes de Consulta:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe, editora Gaia, SP, 2ª edição, 2001
CUNNINGHAM, Scotte - Guia essencial da Bruxa Solitária, editora gaia, São Paulo 1998.
- DUNWICH, Gerina - 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', editora Bertrand Brasil, 1992.
- Almanaque Wicca e Almanaque do Pensamento- diversos anos, editora Pensamento/Cultrix, São Paulo, SP.

Da net os principais sites consultados são:


Imagens da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário