A Origem do Rosário
![]() |
O rosário cristão |
Uma das expressões da religiosidade humana, em muitos povos e em diferentes religiões, é a reza ou meditação de pequenas fórmulas de oração, de forma consecutiva utilizando algum artifício para numeração como a contagem dos dedos, gravetos, pequenos ossos, pedras, etc..
Tashbih
Tashbih
![]() |
O Tahbish maometano |
Mesmo nas principais religiões da Ásia e no Islamismo é costume rezar mediante a repetição da mesma fórmula, com um cordão de contas, sendo o mais comum a Japamala (de 108 contas do budismo e do hinduísmo; ou 99 contas tradição islãmica; enquanto o rosário cristão apresenta 50 contas menores e 4 maiores) usado por grande parte da religiões orientais ou o Tabis ( ou Tashbih) dos maometanos. O fato de que tal praxe esteja difundida entre homens de civilizações e temperamentos tão diversos, significa que ela bem corresponde às disposições, mais espontâneas da natureza humana.
Japamala
![]() |
O Japamala oriental |
Com a finalidade de favorecer tais exercícios de piedade, houve um aprimoramento da confecção de correntes que facilitavam a contagem das preces. Esses cordões eram divididos de dez em dez grãos tendo o último mais grosso para facilitar a contagem. Como somente se rezava o "Pai-nosso", não havia como hoje a conta maior em meio às dez menores, este instrumento se chamou "Paternoster"
![]() |
Outubro mês do rosário |
Ao mesmo tempo desenvolvia-se entre os cristãos outro exercício de piedade que consistia em saudar a Virgem Santíssima, com as palavras do anjo Gabriel em Lucas (1, 28) "Ave cheia de graça", acompanhada das palavras de Isabel "bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de tuas entranhas" - Lucas (1, 42). A invocação final que usamos hoje "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte" ainda não estava em uso na Idade Média.
O Nome Rosário
A palavra rosário vem da palavra latina Rosarium que significa "campo de rosas". A rosa é uma flor que tem grande simbolismo cristão: é o símbolo das missões.
![]() |
Rosário-antes "campo de rosas", hoje-"Coroa de Rosas" |
O nome Rosário, dizem que deve-se a um relato popular de um monge cisterciense que se comprazia em rezar 50 "Ave-Marias" que “saiam de seus lábios como rosas que iam aos céus e se depositavam na cabeça da Santíssima Virgem”, como uma coroa de rosas.
Nas suas inúmeras aparições, A Santíssima Virgem aprovou e confirmou esse nome, revelando a várias pessoas que elas lhe ofereciam tantas rosas agradáveis como quantas Ave Marias, e tantas coroas de rosas como quantos Rosários rezassem. Foi assim nas aparições de Fátima, quando ela se intitula ”Senhora do Rosário”.
7 de Outubro - Dia do Rosário
Nos séculos XV e XVI houve uma grande promoção na devoção do Rosário, e a festa de 7 de Outubro está relacionada com a Vitória de Lepanto (na Grécia) dos Cristãos contra os Turcos e Muçulmanos no dia 7 de Outubro de 1571. O crédito desta vitória foi atribuído ao Rosário.
São Pio V (1566-1572), ordenou uma festa Mariana anual em honra de Nossa Senhora da Vitória e, em 1573, Gregório XIII (1572-1585) permitiu que fosse celebrada a festa do Santo Rosário nas Igrejas que tivessem um altar de Nossa Senhora do Rosário.
![]() |
O pedido da Virgem de Fátima pelo rosário. |
Em 13 de Outubro de 1917 foi a última aparição de Nossa Senhora em Fátima que se identificou como a "Senhora do Rosário" e a que depois nós acrescentamos "de Fátima".
Depois disso, recebeu popularmente
o nome de Rosário,
que significa "coroa de rosas".
_____ *** _____
Quer saber "Como Rezar o Terço"?
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/como-rezar-o-rosario.html
Compilado por Geni Mafra Souza.
Baseado nos sites:
ecclesiasancta.blogspot.com/.../origem-do-rosrio-ii.html
perspectivabr.wordpress.com/.../outubro-mes-do-rosario/
www.uneser.com.br/index.php?acao=ler_noticia&ler...
http://www.blogger.com/
www.paginaoriente.com/origemdorosario.htm
mariachelli.multiply.com/reviews/item/149
www.santuariosaojose.com.br/artigos/artigo17.php
filosofia-esoterica.blogspot.com/2010/06/japamala.html -
Imagens destes e de outros sites da Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário