quinta-feira, 5 de outubro de 2023

* - OUTUBRO - MÊS do ROSÁRIO - História -*

A Origem do Rosário

O rosário cristão

Uma das expressões da religiosidade humana, em muitos povos e em diferentes religiões, é a reza ou meditação de pequenas fórmulas de oração, de forma consecutiva utilizando algum artifício para numeração como a contagem dos dedos, gravetos, pequenos ossos, pedras, etc..

    Tashbih

O Tahbish  maometano

Mesmo nas principais religiões da Ásia e no Islamismo é costume rezar mediante a repetição da mesma fórmula, com um cordão de contas, sendo o mais comum a Japamala (de 108 contas do budismo e do  hinduísmo; ou 99 contas tradição islãmica; enquanto o rosário cristão apresenta 50 contas menores e 4 maiores) usado por grande parte da religiões orientais ou o Tabis ( ou Tashbih) dos maometanos. O  fato de que tal praxe esteja difundida entre homens de civilizações e temperamentos tão diversos, significa que ela bem corresponde às disposições, mais espontâneas da natureza humana.

 Japamala
                                                                                                               
O Japamala oriental
Entre os cristãos já se observava tal costume entre os eremitas e monges do deserto nos séculos IV e V.  No Ocidente essa prática toma incremento especial, quando ao final do século X os fiéis rezam o "Pai-nosso" determinado número de vezes consecutivas, tal fato provavelmente se iniciou em mosteiros onde os cristãos analfabetos não conseguiam meditar os Salmos (em latim, grego ou hebraico) juntamente com os alfabetizados, assim os Superiores religiosos estipulavam a recitação de certo número de "Pai-nossos" em lugar dos Salmos do Ofício Divino que era celebrado solenemente em coro.

 Com a finalidade de favorecer tais exercícios de piedade, houve um aprimoramento da confecção de correntes que facilitavam a contagem das preces. Esses cordões eram divididos de dez em dez grãos tendo o último mais grosso para facilitar a contagem. Como somente se rezava o "Pai-nosso", não havia como hoje a conta maior em meio às dez menores, este instrumento se chamou "Paternoster"


Outubro mês do rosário
Ao mesmo tempo desenvolvia-se entre os cristãos outro exercício de piedade que consistia em saudar a Virgem Santíssima, com as palavras do anjo Gabriel em Lucas (1, 28) "Ave cheia de graça", acompanhada das palavras de Isabel "bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de tuas entranhas" - Lucas (1, 42). A invocação final que usamos hoje "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte" ainda não estava em uso na Idade Média.

O Nome Rosário

A palavra rosário vem da palavra latina Rosarium que significa "campo de rosas". A rosa é uma flor que tem grande simbolismo cristão: é o símbolo das missões.

Rosário-antes "campo de rosas",
hoje-"Coroa de Rosas"

O nome Rosário, dizem que deve-se a um relato popular de um monge cisterciense que se comprazia em rezar 50 "Ave-Marias" que “saiam de seus lábios como rosas que iam aos céus e se depositavam na cabeça da Santíssima Virgem”, como uma coroa de rosas.

Nas suas inúmeras aparições, A Santíssima Virgem aprovou e confirmou esse nome, revelando a várias pessoas que elas lhe ofereciam tantas rosas agradáveis como quantas Ave Marias, e tantas coroas de rosas como quantos Rosários rezassem. Foi assim nas aparições de Fátima, quando ela se intitula ”Senhora do Rosário”.

7 de Outubro - Dia do Rosário

Dia do rosário - 7 de outubro

Nos séculos XV e XVI houve uma grande promoção na devoção do Rosário, e a festa de 7 de Outubro está relacionada com a Vitória de Lepanto (na Grécia) dos Cristãos contra os Turcos e Muçulmanos no dia 7 de Outubro de 1571. O crédito desta vitória foi atribuído ao Rosário.

São Pio V (1566-1572), ordenou uma festa Mariana anual em honra de Nossa Senhora da Vitória e, em 1573, Gregório XIII (1572-1585) permitiu que fosse celebrada a festa do Santo Rosário nas Igrejas que tivessem um altar de Nossa Senhora do Rosário.

O pedido da Virgem de Fátima
 pelo rosário.


Depois de outra vitória contra os Turcos e os Muçulmanos, o Papa Clemente IX (1667-1669) estendeu a festa à Igreja Universal.

Em 13 de Outubro de 1917 foi a última aparição de Nossa Senhora em Fátima que se identificou como a "Senhora do Rosário" e a que depois nós acrescentamos "de Fátima".

Depois disso, recebeu popularmente
o nome de Rosário,
que significa "coroa de rosas".
_____   ***    _____

Quer saber "Como Rezar o Terço"?
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/como-rezar-o-rosario.html

Compilado por Geni Mafra Souza.

 Baseado nos sites:
ecclesiasancta.blogspot.com/.../origem-do-rosrio-ii.html
perspectivabr.wordpress.com/.../outubro-mes-do-rosario/
www.uneser.com.br/index.php?acao=ler_noticia&ler...
http://www.blogger.com/
www.paginaoriente.com/origemdorosario.htm
mariachelli.multiply.com/reviews/item/149
www.santuariosaojose.com.br/artigos/artigo17.php
filosofia-esoterica.blogspot.com/2010/06/japamala.html -
Imagens destes e de outros sites da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário