terça-feira, 30 de junho de 2015

* - QUEM ERAM os KAHUNAS ? - *


OS KAHUNAS - Foram os primeiros habitantes da Polinésia, Havaí. 

Mas para os estudiosos do assunto, Kahuna é um termo havaiano para curador, mestre, especialista, xamã.

Os Kahunas
 honravam a Natureza.

A palavra KAHUNA (pronunciada “ca-rú-na”) significa “PROTETOR DO SEGREDO” ou “GUARDIÃO do OCULTO”.

Enquanto que HUNA é um sistema simples e prático de conhecimentos psicológicos e filosóficos. É a sabedoria milenar dos antigos Kahunas havaianos, que nos auxilia a olhar para dentro de nós mesmos e a desvendar os mistérios que encerramos em nosso ser.

Um scriba KAHUNA.

Origem da HUNA

Huna é um sistema psicológico antigo (tem mais de 5000 anos) praticado por sacerdotes no Oriente Médio. Durante séculos foi uma doutrina oculta e secreta; porém, existem muitos indícios que religiões do Egito, Israel, Mesopotâmia e Índia foram influenciadas por ele. 

Os essênios, tidos como os protetores e educadores de Jesus,  conheciam o sistema Huna. Aliás, à luz do conhecimento Huna, o próprio Jesus é considerado um grande Kahuna.


Antigos povos polinésios.

Há também a teoria que defende que: 
“A Huna é um conhecimento que vem dos mais antigos habitantes da Terra, cuja origem remonta ao continente perdido de MU, também conhecido como Lemúria. O povo de MU formou várias colônias e espalhou o Conhecimento Huna por várias regiões como: Birmânia, Índia, Egito, Europa, Américas, sendo possivelmente a Atlântida a mais evoluída de todas.


Os Kahunas usavam 
ervas em suas Curas.

O continente de MU submergiu após cataclismos intensos e em seu lugar surgiram as Ilhas Polinésias, há cerca de treze mil anos. No Havaí, com a sobrevivência de habitantes de MU, o conhecimento Huna foi preservado até hoje.”
                                              

Descoberta do Segredo


Dr. Brigham
   O segredo dos Kaunas foi redescoberto na primeira metade do século XX, no Havaí, pelo psicólogo, linguista e escritor (e exímio fotógrafo) americano Max Freedom Long,(1889-1971). 

Quando chegou ao Havaí, em 1917, aos 27 anos, Max através de seu mentor; Dr. William Brigham, Curador do Museu Bishop, de Honolulu, que havia estudado os Kaunas durante longos 40 anos; descobriu que estes mestres espirituais, tinham segredos que ninguém conseguia desvendar. 

Depois de 18 anos mergulhado em seus estudos nas áreas da psicologia e da etimologia, e dando continuidade aos estudos do Dr. Brigham, (quando já estava desistindo de sua busca), em 1935, Long, chega à conclusão, de que  "havia uma filosofia psico-religiosa por traz do dia-a-dia ancestral e de um simples surfar havaiano."


Max viu que:
"Havia uma filosofia até num simples Surfar..."

Pesquisando, descobriu que os Kaunas para passar seus conhecimentos aos seus discípulos usavam... simples palavras, ou seja, como nas antigas tradições, NADA era escrito...

Foi através dessas palavras, e com o dicionário inglês-havaiano, compilado pelos missionários calvinistas em 1865, que Long fez suas descobertas, a qual dá o nome de HUNA, termo havaiano para "oculto, segredo".
 
Todo esse material é contido em três livros (editora DeVorss) mas o quarto livro é que lhe dá maior prestígio, quando lançado em 1948 o “Milagre da Ciência Secreta”.

No entanto, o reconhecimento público só chega mesmo quando descreve a prática HUNA no próximo livro: “A CIÊNCIA SECRETA EM AÇÃO”.

No livro O MILAGRE DA CIÊNCIA SECRETA”, - lançado no Brasil pela editora Monismo, 1961- Long diz que: "os Kaunas provém de um povo que partiu do Egito através do Mar Vermelho, e que, em canoas chegou ao Havaí.”

As famosas canoas havaianas.

Os antigos Kaunas já viviam na eternidade do AGORA, como sugeririam Eckhart Tolle, Deepak Chopra, Dalai Lama e os demais gurus de hoje. Na sabedoria havaiana, o "Aqui e o Agora" de cada tarefa do cotidiano é o único território onde a fusão entre o profano e o sagrado pode ser efetivamente realizada e perpetuada. Talvez a maior prova disso seja o fato de que, na língua havaiana, não há termos para o futuro ou o passado.

Uma Kahuna Impondo as Mãos.

 Max Freedom Long assegura que "qualquer associado da Huna não deve desistir de sua fé tradicional, pois Huna é uma ferramenta que pode ser usada por todos a qualquer hora em qualquer contexto."

 Uma das Grandes Lições HUNA:


A palavra ALOHA que é composta dos princípios:

A de ala = ver a vida de forma a estar sempre alerta
L de lokali = trabalhar com a unidade (corpo, mente, espírito)
O de oiaio = honestidade
H de ha´aha ´a = humildade
A de ahonui = paciência e perseverança 

ALOHA - Princípios Kahuna que
nos levam à DEUS!

Segundo os Kahunas, quando se aprende estes princípios se encontra Deus. Os Kahunas acreditavam que a energia Mana ( energia vital ) é recebida do céu através da prece.
ALOHA= compartilhar (alo) com alegria (oha) da energia da vida (ha) no presente (alo)”.

Max foi o “herói” que desvendou esta antiga técnica de cura para nós, depois de estudar os Kaunas durante cinqüenta anos, escreveu ao todo dez livros sobre o assunto e mais artigos em revistas, terminando sua vida um mês antes de fazer 81 anos. A ele, ao Dr. Brigham, seu antecessor e incentivador, e aos estudiosos que o procederam, somos gratos por nos terem dado a conhecer tão grandes ensinamentos.

"Quem segue a filosofia HUNA não precisa
desistir de sua Fé!" - Max Freedom Long

Os Kaunas ainda nos deixaram o Ho 'Oponopono, uma das técnicas mais fáceis e fantástica de Cura que se tem conhecimentos nos últimos tempos, (do qual falarei mais noutro post), mas já deixo aqui as palavras usadas na técnica do Ho'Oponopono:

SINTO MUITO      ME PERDOE     TE AMO     SOU GRATO!

Que podem ser escritas, faladas, mentalizadas e usadas para qualquer situação, ou quando você lembrar de  pessoas de quem não goste muito... ou com quem tem dificuldades de se relacionar ou dialogar, ou qualquer situação que o deixe envergonhado, com raiva, oprimido... e principalmente faça por Você Mesmo!
_____  ***  _____

Para ler "A Poderosa Oração de Perdão dos Kahunas", clic:
http://magiadailha.blogspot.com/2012/02/oracao-do-perdao-dos-kahunas.html

Se quer ler no blog sobre "A História do Ho'Oponopono"
http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/hooponopono-incrivel-arte-de-cura-dos.html

E como funciona o "Método Ho'Oponopono":
http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/hooponopono-curas-profundas-simples.html

Tem até uma música do brasileiro Mauricio Duboc feita pra essa incrível técnica de Cura dos Kahunas: o Ho'Oponopono e melhor VOCÊ pode fazê-la sozinho...
http://magiadailha.blogspot.com/2017/05/hooponopono-musica-e-letra-mauricio.html

Pesquisado e Compilado por Geni Mafra Souza.
De meus estudos, apontamentos e trabalho como terapeuta.

Da Net:
http://www.xamanismo.com.br/

Imagens destes e de outros sites da Net

Geni Mafra Souza
Joga Tarô Terapêutico, Runas, I Ching e
Tarô de Florais de Bach para aconselhamento.
Facilitadora de Renascimento 
pela Respiração Conectada e Consciente - 
Mestre Reiki e Instrutora de Reiki Ususi Tradicional.

Atende em Floripa SC Brasil
no Espaço Magia da Ilha 

contatos:
facebook: terapias magia da ilha ou


16 comentários:

  1. Adorei o material postado é de grande valia. Mandou muito bem Geni ... Viva aos Kaunas !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lidi,

    Obrigada! É verdade, VIVA esse povo mvaravilhoso que nos deixou tão grandes ensinamentos e viva Max Long que nos ajudou a descobri-los!
    Abçs fique na PAZ, LUZ e ALEGRIAS
    dos ensinamentos Kahunas
    Gení

    ResponderExcluir
  3. importante tambem a oração da morte. parabens pelo seu blog. fui catequisado pelo meu avô, psiquiatra e psicoterapeuta holistico, isto nos anos 60, 70, 80. andre vaz

    ResponderExcluir
  4. Olá Andre Vaz,

    Obrigada por acessar o blog, pelo comentário (e pelo elogio), estes nos ajudam a pesquisar e postar coisas de interesse e de Cura que, muitas vezes vão ficando esquecidos...
    Que linda sua história deve ser, se quiser me contar mais pode me passar e-mail. E confesso que a Oração da Morte não me lembro de ter lido, vou pesquisar para postar. Agradecida por me falar.
    Apareça mais vezes, será um prazer tê-lo aqui conosco. Abçs fraternos de PAZ, LUZ e ALEGRIAS dos Santos Seres.
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem! Completa, concisa, interessante. Agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Susy
    Obrigada pelo acesso ao blog, pelo comentário e elogio! Apareça mais vezes, será sempre um prazer sua visita.
    Fique hoje e sempre na PAZ LUZ e ALEGRIAS dos Santos Seres.
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog, já está em meus favoritos . Que povo lindo e sábio os Kahunas. Obrigada por passar esse conhecimento.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandrika,

    Querida, grata à você por acessar o blog MAGIA da ILHA e por seu comentário "elogioso" (ai meu ego!) Eu também sou apaixonada pelas histórias dos antigos povos dos Kahunas, como dos Celtas que nos deixaram lindas orações, tanto que, neste ano, fui conhecer DUBLIN pena que foram só quatro dias...pouco pude pesquisar mas, quero voltar e escrever mais sobre eles. A Irlanda é pura magia! Ainda sonho de conhecer o Havaí para estudar mais os Kuhunas...quem sabe!
    Abraços grandes, grata pela visita e de por nos seus "favoritos" isso é uma honra! Apareça sempre que quiser, será muito bom ter sua visita!
    Fique na Paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres, hoje e sempre!
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  9. Vou procurar pesquisar mais sobre esse tema,muito me interessa, muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Você que escreveu em 13/10/18

      Primeiro desculpe pela demora em responder, mas além de estar fora por bom tempo e sem muito acesso a internet, algo aconteceu que os comentários não apareciam...além do que não estive bem de saúde...
      Bom e acho que você está certo: pesquise, leia...o assunto é realmente muito interessante!
      Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário,apareça mais vezes será um prazer!
      Abraços fraternos de Paz, Luz, Curas e Alegrias, com carinho
      Gení

      Excluir
  10. GRATIDÃO!!! Por compartilhar essa maravilha. Estou agradecida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela,

      Eu também agradeço o acesso ao blog MAGIA da ILHA e seu comentário. Estes nos ajudam a medir os assuntos que mais interessam e nos determos, pesquisarmos para ter uma maior compreensão.
      Apareça mais vezes, será um prazer!
      Abraços de Paz, Luz, Curas e muitas Alegrias!
      Com carinho
      Gení

      Excluir
  11. Tenho estudado sobre Kahunas e Ho'oponopono, gratidão pelo excelente elucidação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nuvem de Algodão,

      Grata pelo acesso ao Magia da Ilha e pelo comentário! Eu também gosto de ler sobre os Kahunas e estudar as curiosas e grandes Curas que nos deixaram.
      Apareça mais vezes,
      Grande abraços
      Gení

      Excluir
  12. Querida Geni, você é uma grande amiga que conheci. O Universo me mostrou você!! Te amo de coração e admiro seu trabalho, como você bem sabe!!! Obrigada por você estar trilhando comigo essa existência!!! Aloha!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Vc que escreveu em 09/02/2020

    Não consigo saber quem vc é, mas agradeço de coração!
    Apareça mais vezes!
    Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias
    Geni

    ResponderExcluir