terça-feira, 30 de junho de 2015

*_QUEM ERAM os KAHUNAS?

Os Kahunas foram os primeiros habitantes da Polinésia, Havaí.

Os Kahunas honravam a Natureza.

Mas para os estudiosos do assunto, Kahuna é um termo havaiano para curador, mestre, especialista, xamã.

A palavra KAHUNA (pronunciada “ca-rú-na”) significa “PROTETOR DO SEGREDO” ou “GUARDIÃO do OCULTO”.

Enquanto que HUNA é um sistema simples e prático de conhecimentos psicológicos e filosóficos. É a sabedoria milenar dos antigos Kahunas havaianos, que nos auxilia a olhar para dentro de nós mesmos e a desvendar os mistérios que encerramos em nosso ser.

Um scriba KAHUNA.

Origem da Huna

Huna é um sistema psicológico antigo (tem mais de 5000 anos) praticado por sacerdotes no Oriente Médio. Durante séculos foi uma doutrina oculta e secreta; porém, existem muitos indícios que religiões do Egito, Israel, Mesopotâmia e Índia foram influenciadas por ele. Os essênios, tidos como os protetores e educadores de Jesus, o conheciam. Aliás, à luz do conhecimento Huna, o próprio Jesus é considerado um grande Kahuna.


Antigos povos polinésios.

Há também a teoria que defende que: “A Huna é um conhecimento que vem dos mais antigos habitantes da Terra, cuja origem remonta ao continente perdido de MU, também conhecido como Lemúria. O povo de MU formou várias colônias e espalhou o Conhecimento Huna por várias regiões como: Birmânia, Índia, Egito, Europa, Américas, sendo possivelmente a Atlântida a mais evoluída de todas.


Os Kahunas usavam ervas em suas Curas.

O continente de MU submergiu após cataclismos intensos e em seu lugar surgiram as Ilhas Polinésias, há cerca de treze mil anos. No Havaí, com a sobrevivência de habitantes de MU, o conhecimento Huna foi preservado até hoje.”

O segredo dos Kaunas foi redescoberto na primeira metade do século XX, no Havaí, pelo psicólogo, lingüista e escritor (e exímio fotógrafo) americano Max Freedom Long,(1889-1971). Quando chegou ao Havaí, em 1917, aos 27 anos, Max através de seu mentor; Dr. William Brigham, Curador do Museu Bishop, de Honolulu, que havia estudado os Kaunas durante longos 40 anos; descobriu que estes mestres espirituais, tinham segredos que ninguém conseguia desvendar. Depois de 18 anos mergulhado em seus estudos nas áreas da psicologia e da etimologia, e dando continuidade aos estudos do Dr. Brigham,( quando já estava desistindo de sua busca), em 1935, Long, chega à conclusão, de que havia uma filosofia psico-religiosa por traz do dia-a-dia ancestral e de um “simples surfar” havaiano.


Max viu que:
"Havia uma filosofia até num simples Surfar..."

Pesquisando, descobriu que os Kaunas para passar seus conhecimentos aos seus discípulos usavam... palavras. Foi através dessas palavras e com o dicionário inglês-havaiano, compilado pelos missionários calvinistas em 1865, que Long fez suas descobertas, a qual dá o nome de HUNA, termo havaiano para oculto, segredo.
 
Todo esse material é contido em três livros ( editora DeVorss) mas o quarto livro é que lhe dá maior prestígio, quando lançado em 1948 o “Milagre da Ciência Secreta”. No entanto, o reconhecimento público só chega mesmo quando descreve a prática HUNA no: “A CIÊNCIA SECRETA EM AÇÃO”.


No livroO MILAGRE DA CIÊNCIA SECRETA”, ( lançado no Brasil pela editora Monismo, 1961) Long diz que "os Kaunas vem de um povo que partiu do Egito através do Mar Vermelho, e que, em canoas chegou ao Havaí.”



Os antigos Kaunas já viviam na eternidade do AGORA, como sugeririam Eckhart Tolle, Deepak Chopra, Dalai Lama e os demais gurus de hoje. Na sabedoria havaiana, o aqui e o agora de cada tarefa do cotidiano é o único território onde a fusão entre o profano e o sagrado pode ser efetivamente realizada e perpetuada. Talvez a maior prova disso seja o fato de que na língua havaiana não há termos para o futuro ou o passado.

Uma Kahuna Impondo as Mãos.

 Max Freedom Long assegura que "qualquer associado da Huna não deve desistir de sua fé tradicional, pois Huna é uma ferramenta que pode ser usada por todos a qualquer hora em qualquer contexto."

Vejamos uma das grandes lições:
A palavra ALOHA que é composta dos princípios:
A de ala = ver a vida de forma a estar sempre alerta
L de lokali = trabalhar com a unidade ( corpo, mente, espírito )
O de oiaio = honestidade
H de ha´aha ´a = humildade
A de ahonui = paciência e perseverança 

ALOHA - Princípios Kahuna que
nos levam à DEUS!

Segundo os Kahunas, quando se aprende estes princípios se encontra Deus. Os Kahunas acreditavam que a energia Mana ( energia vital ) é recebida do céu através da prece.
ALOHA= compartilhar (alo) com alegria (oha) da energia da vida (ha) no presente (alo)”.

Max foi o “herói” que desvendou esta antiga técnica de cura para nós, depois de estudar os Kaunas durante cinqüenta anos, escreveu ao todo dez livros sobre o assunto e mais artigos em revistas, terminando sua vida um mês antes de fazer 81 anos. A ele, ao Dr. Brigham, seu antecessor e incentivador, e aos estudiosos que o procederam, somos gratos por nos terem dado a conhecer tão grandes ensinamentos.

"Quem segue a filosofia HUNA não precisa
desistir de sua Fé!" - Max Freedom Long

Os Kaunas ainda nos deixaram o Ho 'Oponopono, uma das técnicas mais fáceis e fantástica de Cura que se tem conhecimentos nos últimos tempos, do qual falarei noutro momento, mas já deixo aqui as palavras usadas na técnica:

SINTO MUITO      ME PERDÔE     TE AMO     SOU GRATO!

Que podem ser usadas para qualquer situação, ou quando você lembrar de qualquer pessoa, principalmente faça por Você Mesmo!
_____  ***  _____

Para ler "A Poderosa Oração de Perdão dos Kahunas", clic:
http://magiadailha.blogspot.com/2012/02/oracao-do-perdao-dos-kahunas.html

Se quer ler no blog sobre "A História do Ho'Oponopono"
http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/hooponopono-incrivel-arte-de-cura-dos.html

E como funciona o "Método Ho'Oponopono":

Pesquisado e Compilado por Geni Mafra Souza.
De meus estudos, apontamentos e trabalho como terapeuta.

Da Net:
http://www.xamanismo.com.br/

Imagens destes e de outros sites da Net

Geni Mafra Souza
Joga Tarô Terapêutico, Runas, I Ching e
Tarô de Florais de Bach para aconselhamento.
Facilitadora de Renascimento 
pela Respiração Conectada e Consciente - 
Mestre Reiki e Instrutora de Reiki Ususi Tradicional.
Praticante de EMF Balancing Technique®
Técnica de Balanceamento da Malha Eletromagnética (I-VIII).

Atende em Floripa SC no Espaço Magia da Ilha e eventualmente em Bal.Camboriú, Itajaí, Guaramirim,  Jaraguá do Sul -SC; Curitiba-PR; Caruaru PE - Brasil

contatos:
facebook: terapias magia da ilha ou
geni mafra souza 
twitter: gení mafra souza
48- 99254194(tim) - 37336833

8 comentários:

  1. Adorei o material postado é de grande valia. Mandou muito bem Geni ... Viva aos Kaunas !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lidi,

    Obrigada! É verdade, VIVA esse povo mvaravilhoso que nos deixou tão grandes ensinamentos e viva Max Long que nos ajudou a descobri-los!
    Abçs fique na PAZ, LUZ e ALEGRIAS
    dos ensinamentos Kahunas
    Gení

    ResponderExcluir
  3. importante tambem a oração da morte. parabens pelo seu blog. fui catequisado pelo meu avô, psiquiatra e psicoterapeuta holistico, isto nos anos 60, 70, 80. andre vaz

    ResponderExcluir
  4. Olá Andre Vaz,

    Obrigada por acessar o blog, pelo comentário (e pelo elogio), estes nos ajudam a pesquisar e postar coisas de interesse e de Cura que, muitas vezes vão ficando esquecidos...
    Que linda sua história deve ser, se quiser me contar mais pode me passar e-mail. E confesso que a Oração da Morte não me lembro de ter lido, vou pesquisar para postar. Agradecida por me falar.
    Apareça mais vezes, será um prazer tê-lo aqui conosco. Abçs fraternos de PAZ, LUZ e ALEGRIAS dos Santos Seres.
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem! Completa, concisa, interessante. Agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Susy
    Obrigada pelo acesso ao blog, pelo comentário e elogio! Apareça mais vezes, será sempre um prazer sua visita.
    Fique hoje e sempre na PAZ LUZ e ALEGRIAS dos Santos Seres.
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog, já está em meus favoritos . Que povo lindo e sábio os Kahunas. Obrigada por passar esse conhecimento.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandrika,

    Querida, grata à você por acessar o blog MAGIA da ILHA e por seu comentário "elogioso" (ai meu ego!) Eu também sou apaixonada pelas histórias dos antigos povos dos Kahunas, como dos Celtas que nos deixaram lindas orações, tanto que, neste ano, fui conhecer DUBLIN pena que foram só quatro dias...pouco pude pesquisar mas, quero voltar e escrever mais sobre eles. A Irlanda é pura magia! Ainda sonho de conhecer o Havaí para estudar mais os Kuhunas...quem sabe!
    Abraços grandes, grata pela visita e de por nos seus "favoritos" isso é uma honra! Apareça sempre que quiser, será muito bom ter sua visita!
    Fique na Paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres, hoje e sempre!
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir