domingo, 22 de janeiro de 2017

DIAS MÁGICOS de FEVEREIRO - 2ª quinzena

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo...Sendo assim, relembrar é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!




Revendo:
Fevereiro é um mês propicio a reconfirmação do caminho espiritual e as iniciações. Antes de preparar qualquer cerimônia, ritual ou trabalho, recomenda-se a purificação do ambiente, uma desintoxicação física e uma limpeza espiritual pessoal.


Ametista e Salgueiro - pedra e árvore
do mês de Fevereiro.

Árvore do mês:- Salgueiro (conhecido por chorão)
Pedra:- Ametista
Deusas:- Brighid, Juno Februa, Afrodite, Selene, Diana, Carista, Hygéia, e as deusas da terra.
O lema do mês de Fevereiro é:
"Busque o Equilíbrio em sua vida,
 mesmo se passar por experiências dolorosas"


As Valquírias nórdicas.

Dia 16 de fevereiro - Celebra-se Victória. Em 2017 celebra a Páscoa cristã.
Celebração de Victoria, a deusa romana das vitórias nos combates. Na mitologia nórdica, eram as Valquírias que decidiam as vitórias.
Ritual:- Com o auxílio dos quatro elementos peça a essas deusas que o auxiliem a conseguir uma promoção no emprego; aumento de salário; ganhos judiciários ou vitórias em embates. Queime mentalmente a imagem de qualquer obstáculo ou fracasso em sua vida. Sopre as cinzas ao vento. Agradeça!

- Forcanália - 
festival romano da Primavera.

Em 2017, neste Domingo, celebra-se a PÁSCOA Cristã, o Renascimento de Cristo, a Festa máxima da cristandade!

ALELUIA! É dia de Alegria,
na Esperança da Vida Eterna!


Dia 17 de Fevereiro - Forcanália ; nascimento de Kali; morte de Giordano Bruno pela Inquisição Romana.
Festival romano do "pão, da fornalha"e da vegetação. A Fornacália festejava a primavera e o renascer da natureza. No início era uma comemoração de caráter religioso, mas depois essa festa degenerou para orgia. Provavelmente, foi esse tipo de celebração que deu origem ao carnaval.

Para Ler um pouco da História do Pão: http://magiadailha.blogspot.com/2009/08/pao-alquimia-magia-ou-milagre.html
Na mitologia Hindu comemora-se o nascimento de Kali, a deusa da morte e da destruição.


Giordano Bruno - 1548 - 1600 - Itália

Também hoje na Itália, à 417 anos atrás, era morto aos 52 anos pela Inquisição romana, uma triste página da História da Humanidade,  uma "das cabeças mais brilhantes" da época  do Renascimento - Giordano Bruno - filósofo, teólogo, escritor, astrônomo, matemático, frei dominicano... que foi condenado e queimado vivo por suas ideias "avançadas para a época!"
Últimas palavras dele aos inquisidores: "Talvez sintam maior temor ao pronunciar esta sentença do que eu ao ouvi-la".


Bernardete e a aparição da Virgem.

Dia 18  - Dia de Santa Bernardete (para alguns é comemorado dia 16/4), e da deusa da fertilidade: Spandaramet,  e entrada do Sol no signo de Peixes (2017)
Hoje, pela igreja católica, dia de Santa Bernardete de Soubirous, a menina extremamente pobre e ignorante a quem Nossa Senhora de  Lourdes apareceu, no ano de 1858, na França.
Ritual:- Ore a Virgem de Lourdes e a Santa Bernardete que intercedam pela PAZ no Mundo, tão abalada, no Oriente Médio especialmente!

Mesmo dentro de um pequeno Apartamento
você pode ter uma pequena horta.

Dia 18, também, dia da festa persa das mulheres cultivadoras, celebrando a deusa da fertilidade-Spandaramet. 
Ritual:- Hoje escolha algumas sementes, ou pequenas mudas de plantas ou ervas que você gosta, plante-as com carinho para que elas cresçam junto com seus projetos, se a planta se desenvolver bem, seus projetos darão certo, caso contrário, precisará fazer alguns ajuste ou, quem sabe, trocar de projeto.


Peixes - o último dos
doze signos do zodíaco.
Dia18/2 (a 20/03) ainda, temos o SOL entrando no signo do visionário PEIXES, cujo misticismo, a sensibilidade e a imaginação, desafiam nossa Alma a ir além do plano físico, criando uma união transcendental com o plano espiritual, para sentirmos a percepção do mundo invisível que desperta a fé mística, e a necessidade de nos unirmos ao Divino. Peixes só precisa de cuidado para não se perder na ilusão da realidade alternativa.

Dia das Sereias - rainhas das Águas.

Dia 19 - dia da Sereia Nina. 
Segundo a lenda, Minerva deusa romana da Sabedoria e da Justiça, nasceu neste dia. Celebração da deusa sumeia Nina, rainha das águas; um dos aspectos de Inanna; representada com corpo de mulher e cauda de peixe (sereia) também comemorada pelos celtas como Moruadh.


Tácita-deusa romana do Silêncio!

Dia 20 - DIA da deusa TÁCITA.
Deusa romana do silêncio e da virtude, Tácita protege-nos contra as forças negativas da inveja e do ódio. 
Ritual:- Acenda uma vela escura em um lugar bem silencioso e peça a Tácita que afaste de você toda inveja, fofoca, falsos amigos e más intenções.

Pequena fada gaulesa Nanny Blue

Dia 21 - Noite de NANNY BLUE
Essa pequena fada de Gales pode trazer mensagens reveladoras e avisos importantes através dos sonhos. 
Ritual:- Durma com um carretel de linha azul ao lado da cama e chame Nanny Blue três vezes antes de se deitar.

A deusa Concórdia - 
obra de Nicolas POUSSIN (FR-1594-1665)


Dia 22- festival Charestia
Dedicado a deusa Caristia ou Concórdia, comemorando a harmonia e a reconciliação entre as pessoas; cultuada pelos gregos com o nome de Ececheria. Durante os jogos olímpicos, ela era especialmente homenageada para que a Paz fosse mantida.

Hoje, abrace seu irmão; seus amigos.

Agora sabemos cientificamente que, num abraço de 20 segundos, há um efeito terapêutico sobre o corpo e a mente. Produz-se um hormônio "ocitocina", também conhecido como o "hormônio do Amor". Este hormônio, tem muitos benefícios sobre nossa saúde física e mental e, ajuda-nos a relaxar, a nos sentirmos seguro e a calmar nossos medos e ansiedade.




Ritual:- Hoje, de coração, sinceramente, ABRACE as pessoas que você gosta!  Inspire-se nesta antiga comemoração e harmonize-se com seus familiares e amigos, esquecendo mágoas, ressentimentos, perdoando as falhas e superando desavenças.

Pedras da terminália, 
fronteiras da Roma antiga

Dia 23 - Festival de TERMINÁLIA - 
Términus é o deus romano protetor das fronteiras e nesse festival, o chefe da família abençoava as pedras que demarcavam suas propriedades.
Hoje:-  Lave um cristal (lilás, branco, rosa...) com água e sal grosso, depois passe em água pura, seque e coloque-o em sua porta de entrada. O cristal irá ajudar a proteger seu lar das influências negativas, absorvendo-as. Por isso, de tempos em tempos, lave-o em água com sal grosso novamente e ou passe-o no sol.

As mágicas e antigas fontes de pedidos.
                                   
 Dia 24 - Dia da FONTE - 2017 sexta-feira de Carnaval.
As fontes, que voltam a moda hoje, sempre foram um símbolo do princípio feminino e são grandes detentoras de poder mágico. 
Ritual:- Neste dia, jogue uma moeda em uma fonte ou poço e faça um pedido, mesmo que sua fonte seja pequena. Ou monte sua fonte num prato, de vidro, de preferência, coloque alguns cristais, junte água e algumas moedas e, faça seu pedido!

As pequenas e lindas fontes 
estão de volta...

Neste ano, 2017, ainda é sexta-feira de CARNAVAL, começam as "Folias de Momo",  a maior festa pública no Brasil e comemorado em diversas partes do mundo. Se quiser ler um pouco sobre a História do Carnaval: http://magiadailha.blogspot.com/2012/02/carnavalum-pouco-de-historia.html


Sexta de Carnaval ou Folia de Momo!

Dia 25 - Dia de NUT
Nut é a deusa egípcia do céu, guardiã das estrelas. 
Ritual:- Nesta noite, olhe para o céu e escolha uma estrela. Fixe seu olhar e faça um pedido. Dessa forma, Nut pode ouvir seu desejo e ajudá-la (o) a realizar.

Nut, a deusa egípcia das estrelas.
 
Dia 26 - Dia de HYGÉIA.
Dia de Hygéia ( donde se originou a palavra Higiene) era deusa dedicada a Cura e a Prevenção de doenças; era Filha do deus da Medicina, Esculápio.  Originária do norte da África, foi adotada pelos romanos. Outra antiga deusa romana da Cura era Angitia, a padroeira das curandeiras, benzedeiras e parteiras que a invocavam no uso das ervas "mágicas".
Ritual:- Hoje invoque Hygéia e Angitia para que as ajudem a CUIDAR melhor de Si, da saúde de todos os seus corpos.

Hygéia ajuda o pai-
Esculápio deus da medicina

 Ou faça um encantamento antigo como um Ritual: 
- Escreva o nome de sua doença, ou seus sintomas, num papel verde (cor da Cura) Dobre-o e enterre sob uma planta pedindo a Mãe Terra que transmute todo o mal. Se a planta morrer agradeça-a e coloque outra no lugar.

Aproveite o dia e faça uma reavaliação do seu estado de saúde e de seus hábitos: alimentares, mentais e emocionais. Assuma um compromisso de cuidar melhor de si mesmo.

Gally Bird, pássaro azul da Irlanda

Dia 27 - Dia de GALLY BIRD e da Ansiã.
Originário da Irlanda, Gally Bird é um pássaro azul da alegria que vive no mundo das fadas. 
(Daí vem o ditado de qdo a pessoa está muito alegre, perguntar-se se viu o passarinho azul...) Hoje, ele visita nosso mundo trazendo prosperidade e boa sorte. 
Ritual:-Para atrair o Pássaro Azul da Alegria, coloque treze grãos de milho (ou outro grão) no batente da janela.

Dia de reverenciar e ouvir a ansiã.

Hoje também dia da ansiã, um dos aspectos da deusa tríplice, detentora da Sabedoria. Que tal hoje conversar com a pessoa mais idosa da família; do seu circulo de amigos; ou visitar um asilo, uma casa de idosos e ouvir e ver o que essas sabias mulheres tem para ensinar...


Alho como proteção da casa.

Dia 28 de Fevereiro - Ritual de Purificação - Último dia do mês em 2017.
Fevereiro é o mês da purificação. 
Ritual:- No último ou penúltimo (para os anos bissextos) dia do mês, coloque uma cabeça de alho em cada uma das janelas de sua casa para protegê-la(o) durante os meses que se aproximam, ou uma réstia de alho ou cebola na cozinha. O normal é não  usa-los como alimento, se você colocar com a Intenção de atrair energias densas, senão estará interiorizando estas energias...Dali a algum tempo enterre. A terra se encarregará de transmutar tudo! Se usar só como decoração, não tem problema, pode fazer uso deles na alimentação.

Brighid- A deusa 
da Cura e das Águas.

Dia 29 de fevereiro ( para os anos bissextos)
Segundo antiga lenda irlandesa, neste dia as mulheres podiam propor casamento aos homens. Dia dedicado a deusa Brighid, a deusa das águas que curam; que faz as águas dos rios correrem; deusa dos animais.
_____  ***  _____


Pesquisado e compilado por gení mafra souza

Fontes de pesquisa:
-  FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
-  Calendário Wicca, ed. Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, ed.Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Com o auxílio dos sites:

Imagens deste e de outros sites da net

2 comentários:

  1. Interessante. O mundo da realidade funde-de com a fantasia ou o imaginário e passa-se a ter um outro mundo, onde se pode talvez compreender tudo, como "relativo".
    Obg, irmana
    mafra

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mafra,
    É fantasia mas, segundo Jung, se está no Inconsciente Coletivo, é como as "simpatias"
    funciona...se acreditarmos! E não custa tentar não é???

    ResponderExcluir