sábado, 22 de junho de 2019

* - REFLEXOLOGIA ou REFLEXOTERAPIA - *


Os Pés e sua correspondência nos órgãos.

Também chamada de "terapia por zona", é uma prática da Medicina Natural que, através de uma técnica específica de movimento precisos e pressão, atua em pontos reflexos dos pés e das mãos . Com base na antiga premissa de que as áreas reflexas dos pés e das mãos, correspondem a todas as partes do corpo.

A reflexologia mais usada é a dos pés (podal) porque como os pés representam o microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar nos pés. Fenômeno da representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo, também se manifesta na íris do olho, na face, na orelha, na coluna e nas mãos.


Os Pés representam o microcosmo do Corpo.

A Reflexologia Podal  é a mais conhecida, usada  e divulgada dentre todas as modalidades desta técnica porque as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.
Normalmente as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação, refletindo esta tensão aos músculos, principalmente nos joelhos e ombros aumentando assim a fadiga e irritabilidade. Abusamos de nossos pés, visto quanto nos faz bem, ficar com os pés livres, após um dia de trabalho.

Cada ponto do pé corresponde a um
órgão e um ponto do corpo.

 É realizada com o paciente sentado ou deitado e o profissional faz movimentos e pressiona pontos nos pés deste. A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo, que responde através da pele, vísceras e cérebro, na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor.

Os pés desempenham importante papel
na saúde de todo o corpo.

A Reflexologia é indicada como tratamento complementar em alguma patologia, vejamos:

- Muitos angiologistas recomendam a Reflexoterapia a seus pacientes porque ela auxilia na circulação de retorno . Também é indicada para pessoas diabéticas que também apresentam problemas de circulação sanguínea.
- No sistema digestivo : úlcera, gastrite, azia, Prisão de ventre, má digestão, hepatite, icterícia, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, artrite, gota, hérnia-de-hiato, doença de Crohn, diarréias e hemorróidas.
- Também é eficaz em infecções como: asma brôquica, bronquite, enfisema, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, Resfriados, pneumonia e tosse.
 - Ainda nos tratamentos da dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, caimbras e reumatismo ...

A reflexologia pode ser feita toda semana.

A técnica não apresenta efeitos colaterais pois é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente.

A Reflexologia Podal pode ser feita toda semana, recomenda-se pelo menos 10 sessões . 

 Pode ser usada com outras terapias, eu por exemplo, uso junto com escalda-pés, com táquions, (já explicado neste blog), com Cristais e Óleos Essenciais específicos, já que faço Reflexoterapia, ou seja, uso em conjunto com outras técnicas e tbém a reflexologia nas mãos.

Não existe idade para se fazer reflexologia.

Não existe idade para se fazer Reflexologia; pode ser feita de 0 a 100 anos, porém é importante que seja exposto ao profissional qquer tipo de problema de saúde, ex: se a pessoa apresenta feridas ou coágulos, trombose, flebites, úlceras ou outro tipo de problema vascular nas pernas deve conversar primeiro com o seu clínico em relação ao uso ou não da reflexologia; e tbém e avisar em caso de suspeita/confimação de gravidez, porque nesse caso, como para os bebês, os movimentos devem ser mais suaves.
Se os pontos nos pés que representam os rins forem bem estimulados, pode trazer muita energia para a futura mãe e para o bebê, já que os rins são responsáveis pela nossa energia vital

A REFLEXOLOGIA atua em diversos níveis no nosso corpo: fisiológico, psicológico e (até) espiritual.


Meta da reflexologia-retorno da harmonia.

A meta da REFLEXOLOGIA é o retorno da harmonia. O passo mais importante para Reduzir a tensão e induzir o relaxamento, é liberar energias estagnadas.

A função é Massagear os meridianos contidos nos pés, estimular uma produção de hormônios como endorfina, serotonina etc trazendo benefícios imensos a diversos tipos de tratamentos.

O relaxamento é o primeiro passo da normalização . Quando o corpo está relaxado, o tratamento é possível. A massagem dos pés por um profissional, vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para esses desequilíbrios,corrigir possíveis falhas, fazendo com que o próprio organismo reverta os estímulos feitos em forma de tratamento para o próprio corpo, retornando um um ótimo estado de saúde.

Reflexologia=regulagem do corpo.

A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo.
O reflexologista não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa ( simpático e parassimpático).
Numerosos terapeutas, após diversos anos de prática e estudo, concluíram que:
Como todos os sistemas do corpo estão intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo.

O que acontece com os pés afeta todo o corpo.

Durante o tratamento o cliente passa por uma limpeza das toxinas e possíveis reações dependem do nível de desequilíbrio do cliente ( mas nada é radical). É importante cumprir o tratamento até o fim e não abandoná-lo quando sentir alguma reação interna, física. Pode ocorrer alteração de humor mas de um modo geral para melhor. Pode haver aumento da urina e variação no odor, na medida em que os rins passam a se equilibrar; aumento da mucosa do nariz e dos brônquios; náuseas; cansaço; dor-de-cabeça; distúrbios no sono; melhora na circulação etc. Assim, a reflexologia relaxa, acalma, vitaliza, e ainda produz a sensação de rejuvenescimento.

Um pouco de História ...

Não pode ser atribuido a nenhuma cultura específica a descoberta da Reflexologia. A mais antiga documentação que se tem noticia é proveniente do Egito.

Os egípcios já conheciam a reflexologia.

O Dr. William Fitzgerald _ (americano_ sec.XIX) pesquisador, escritor e grande conhecedor da técnica diz que "uma forma de tratamento por meio dos pontos de pressão já era conhecida na Índia e na China há mais de 2000 anos. Porém, este conhecimento parece ter-se perdido ou esquecido há muito tempo. Talvez fosse posto de lado em favor da acupuntura, que surgiu como um rebento mais forte da mesma raiz ".

Entretanto, esta suposição não se comprova; este conhecimento está preservado na China na massagem Tui Na, na Índia pela massagem Ayurveda, e no Japão pelo Shiatsu.

Os Índios americanos já conheciam e usavam um massagem de zonas reflexas .

"Nossos Pés são nosso contato com a terra".
Índio Cherokee

Um Índio Cherokee vê o pé da seguinte forma:
"Seus pés caminham sobre a Terra
e através deles o seu Espírito
se une ao Universo.
Os nossos pés são o nosso
 contato com a Terra
 e com as energias que
 fluem Através dela ".

Dê umas férias a seus pés:
Faça Reflexoterapia !!!
________  ***  ________

Compilado por Geni Mafra Souza
De meus conhecimentos, apostilas, cursos como Reflexoterapeuta.

Outras Fontes:
1) Do-in-Técnica Oriental de Auto-Massagem, Jacques de Langr, ed. Ground, Rio de Janeiro-RJ, 1979.
2) Histórias que os Pés Contam, Eunice D. Ingham, ed. brasiliense, 1978.
3) Guia Completo de Reflexologia, Ann Gillanders, ed. Pensamento-Cultrix LTDA, São Paulo-SP, 2008

Imagens de diversos sites da Net.

Terapeuta - Geni Mafra Souza
Joga Tarô Terapêutico, Runas, I Ching e
Tarô de Florais de Bach para aconselhamento.
Mestre Reiki - Aplica Reiki com Cura Prânica,
Cristais e Táquions.
Instrutora de Reiki Usui Tradicional.
Faz Escalda-pés com Reflexologia
Trabalha com Argiloterapia
Facilitadora de Renascimento pela 
Respiração Conectada e Consciente - 
Praticante de EMF Balancing Technique® - 
Técnica de Balanceamento da Malha Eletromagnética (I-VIII).

4 comentários:

  1. Olá Americo,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e também pelo comentário que são nosso "termômetro"para ver quais assuntos devemos focar! Apareça maus vezes, serâ um prazer sua visita. PAZ e LUZ!
    Gení.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir