domingo, 8 de outubro de 2023

* - Dias Mágicos de OUTUBRO - 1ª quinzena - *


As comemorações aqui citadas fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo... Assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou as crenças de nossos antepassados! 
Outubro - mês rico em Magia.

Outubro é um mês rico em magia !

Além de, no HS ser o começo de uma das estações mais lindas do ano, a Primavera, no antigo calendário lunar, outubro era o último mês do ano! 

Outra curiosidade interessante é que Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de Janeiro, quando o ano não é bissexto.

As Flores de Outubro quando a Primavera
está no seu auge, no HS.

As flores do mês de outubro são: amor-perfeito, copo de leite, dália, flores de cactos, gladíolo, girassol, lírio branco, orquídeas e tulipa.

Opala (vulcânica) e Turmalina (paraíba)
as pedras de Outubro

As pedras desse mês são: 
a Opala que simboliza a Fé, a Abundância e a Pureza; 
e a Turmalina simbolizando: Compreensão, Flexibilidade, Espiritualidade e Cura.


Outubro - mês do Rosário ou Terço.


Para os Cristãos Católicos, Outubro comemora-se o Mês do Rosário, sendo o Dia do Rosário propriamente dito, dia 07. 
Para ler sobre a "História do Rosário" acesse: http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/outubromes-do-rosario.html
Grandes santos da igreja católica são comemorados neste mês: São francisco e sta Clara, sta Teresinha, sta Edwiges, são Lucas, São Judas Tadeu...

Outubro é também um mês dedicado a MÚSICA!

Frase do Mês de Outubro:
" Liberte-se das Mágoas e dos Ressentimentos,
CURE suas feridas com o bálsamo do PERDÃO!"

O espírito feminino das árvores.

Mesmo na Antiguidade, acreditava-se que outubro era o mais mágico dos meses e que a Grande Mãe transformava seus seres mágicos em formigas, abelhas, borboletas e outros insetos que deveriam espionar os humanos para saber se eles mereciam sua ajuda. Daí nasceu o hábito de colocarem-se pratinhos de açúcar pela casa para agradar esses "espiões" mágicos.

Fides - deusa romana
 da Palavra e do Destino.

Dia 01 de Outubro- Festival de Fides - Dia Internacional da Música. Para cristãos católicos comemora-se Sta Teresinha do menino Jesus.

Quantas vezes já fizemos promessas que não cumprimos? As promessas não são esquecidas pelos deuses e devemos manter nossa palavra. Hoje acenda uma vela branca para Fides, a deusa romana da palavra e do destino, para obter o perdão por suas promessas não cumpridas e perseverança para cumprir as próximas.

A Música Alegra 
e Cura a Alma.

Desde 1975,  dia 01/10 é considerado, Dia Internacional da Música, a arte que encanta, anima, estimula, ajuda, CURA e UNE a Humanidade! 

Nós brasileiros, podemos comemorar duas vezes porque temos no Brasil o Pau-brasil, importante para a música, por ser a árvore que fornece material para os arcos dos violinos, e para outros instrumentos. Quer ler mais sobre Pau-brasil:
http://magiadailha.blogspot.com/2012/04/arvores-simbolos-do-brasil.html

Dia 02 - Dia do  Gnomo de Palha; dos Espíritos Guias (Wicca) e dos Anjos de Guarda (Celtas) e nascimento de Gandhi.


Mahatma Gandhi - O Príncipe da Paz!

"Mahatma" Gandhi -  Mahatma="A Grande Alma"-
 foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do  Satyagraha  -princípio da não-agressão, forma não violenta de protesto.   (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi)

Rickfillie-o gnomo 
que transformava palha em Ouro.

Outra velha tradição germânica da região do Reno era feita em homenagem a Rickfillie. Era um gnomo que podia transformar palha em ouro. Por isso os aldeões colocavam palha em suas janelas para agradá-lo e assim atrair uma época dourada para a casa. Faça o mesmo hoje. Coloque um pouco de palha na janela e visualize-a dourada, com a passagem de Rickfillie.

Nosso amado protetor:
 Anjo da Guarda.

os celtas, no dia 02/10, celebravam os Anjos de Guarda, preservada até hoje na Espanha com muitos festejos nas paróquias. Os Anjos são forças cósmicas que podemos nos conectar , usando: a mentalização, visualização, e pela oração.

Ritual:- Acenda uma vela ao seu anjo protetor e queime um incenso (de preferência de sândalo, lavando ou de flores) colocando ao lado um copo com água mineral, de fonte ou filtrada. Toque um sino e fique em silêncio algum tempo, conectando-se com ele. Agradeça sua proteção e peça LUZ, SABEDORIA e EQUILÍBRIO em sua vida. Esses seres de Luz SEMPRE nos atendem quando chamados!

Para saber mais sobre Os Anjos de Guarda: https://magiadailha.blogspot.com/2017/05/os-anjos-de-guarda-ou-anjos.html

Para ler mais sobre Anjos acesse:
Baco - o deus do Vinho
 e da Alegria.

DIA 03e 04 - Festival de BACO - Nascimento de Allan Kardec

Em Roma, este era mais um dia consagrado a festejar Baco, deus da alegria e do vinho. Acreditava-se que quem agradasse Baco atrairia para si a fartura e a alegria.
Faça o seguinte ritual: peque onze uvas, mergulhe-as dentro de uma taça de vinho ( pode substituir por suco de uva puro) e vá comendo-as uma a uma. Depois, faça um brinde a Baco e tome o vinho.( se você for menor ou não tomar álcool, tome o suco de uva puro).
Para ler sobre Vinhos, aqui no blog:
https://magiadailha.blogspot.com/2011/05/vinho-beneficia-saude.html


Allan Kardec - 
o precursor da doutrina espírita.

Em 03 de outubro de 1804, nascia em Lyon-FR- Hippolyte Léon Denizard Rivail mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec, aquele que sistematizou, codificou e propagandeou a Doutrina Espírita. Por ser educador, pedagogo e escritor, foi  também defensor e propagou um dos métodos de Educação mais famosos do mundo o “Método Pestalozzi”.

 Francisco de Assis 
amava os Animais.

Dia 04 - Dia de Sta Clara e São Francisco de Assis (Itália), Dia Mundial dos Animais.
Leia postagem específica sobre Francisco de Assis, o santo "rebelde" da igreja católica, um dos santos mais conhecidos do mundo, por sua irreverencia com o pai e com os ricos, por desprezar a riqueza que possuía para viver na humildade e simplicidade: 
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/4-de-outubrodia-de-s-francisco-de.html

Em Roma, dia de jejum dedicado a deusa Ceres, a mãe dos cereais, guardiã da agricultura e dos frutos da terra.  Festa do Alce dos índios norte-americanos, celebrando a deusa protetora dos animais.

Os Alces e 
os xamãs norte-americanos.

Dia 5 - Nubaigai, festejos pagani das trabalhadoras rurais - Lituânia; Dyonysiad, festival do vinho em honra de Dyonisius e Ariadne - Roménia.

Dia 6 - Festejos à Vishnu, por  9 dias - Nepal.

As Fadas Borboletas.

Dia 07 -  Dia das FADAS BORBOLETAS - Dia do ROSÁRIO e de N.S. do ROSÁRIO.

Acredita-se que as borboletas são fadas disfarçadas. No dia sete de outubro, as fadas presenteiam quem nelas acredita.

Ritual: - Num jardim, quintal ou parque, siga a primeira borboleta que vir e veja qual o primeiro lugar em que ela vai pousar. Aguarde que ela se afaste naturalmente e aproxime-se. Se for uma flor, uma folha ou uma pedrinha, peça permissão à Mãe Natureza para pegá-la e leve-a consigo. Este será um grande amuleto de sorte para você!

- 07 de OUTUBRO -
DIA do ROSÁRIO.

Dia 07 de Outubro, os  Cristão Católicos também festejam o DIA do ROSÁRIO,  pedido insistentemente para ser rezado, em cada aparição de Nossa Senhora.
Para saber mais, ou como rezar o rosário e seus mistérios, ou o terço acesse:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/como-rezar-o-rosario.html


N.S. do Rosário, uma das muitas
faces de nossa Mãe MARIA!

07/10 Também é o dia que os cristãos/católicos comemoram N.S. do Rosário, uma das diversas faces de Nossa querida Mãe Maria!

- Vitória - 
a deusa do Triunfo e da Glória.

Dia 08 - Dia de  VITÓRIA

O festival grego em homenagem à deusa do Triunfo e da Glória era realizado neste dia.
Ritual:- Escreva num papel algo que queira muito conquistar e queime-o em uma vela laranja em honra à deusa Vitória. Acredite em seus sonhos, pois sua batalha agora terá mais uma espada a seu favor.

Acenda uma vela a Felicitas.

Dia 09 - Dia de FELICITAS
Felicitas é a deusa romana da felicidade e boa sorte. 
Ritual:- Você pode homenageá-la hoje acendendo uma vela azul e um incenso de flores, pedindo a ela que a ajude a achar a  felicidade dentro de você mesmo!

Os Seres de LUZ!

Dia 10 - Antigo festival das Luzes - Brasil. Dia excelente para Meditarmos... Peçamos LUZ para o Planeta (para o Brasil, principalmente!E em 2022/23 peçamos LUZ para as guerras entre Rússia e Ucrânia e Palestinos e Israel) e que tenhamos a Consciência Crística do AMOR INCONDICIONAL!

Dia 11, 12 e 13 - Festival da THESMOPHORIA - Brasil: Dia 12 Dia da Criança, de N.S. Aparecida, Aniversário do Cristo Redentor.
A exemplo dos Mistérios Eleusis, a Grécia também relembrava, através deste festival de três dias, o encontro de Deméter com sua filha Perséfone, levada para o submundo por Hades.


Perséfone e Deméter

No primeiro dia, coloque uma vela negra ou de uma cor forte e escura (Perséfone) e uma laranja (Deméter) lado a lado. Acenda apenas a vela laranja e apague-a na metade. Este ritual representa a busca de Deméter pela filha, assim como sua busca por algo que perdeu e deseja recuperar.

No segundo dia (dia 12) acenda apenas a vela negra/escura e apague-a na metade. Esta fase do ritual simboliza a tristeza de Perséfone, que chorava no submundo a ausência da mãe. No 3º dia (13) una as duas velas e acenda-as, deixando-as queimarem juntas. Esta fase celebra o reencontro das duas deusas e a criação do eterno ciclo. Você também está criando condições para a renovação de partes de sua vida que não estão lhe fazendo feliz.


Dia 12 de outubro
 Alegre sua Criança Interior!

Dia 12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida- e Dia da Criança-Aniversário da imagem do Cristo Redentor - RJ - festas bem brasileiras.

Neste dia,  - Alegre sua Criança Interior: tome um banho de chuva, de mangueira, de cachoeira; brinque na lama, no barro; brinque com argila; solte bolinhas de sabão no ar, veja “desenho animado” e coma pipocas ou se “lambuse” de chocolate e...seja Feliz!!!

Para saber como entrar em contato com Sua Criança Interior acesse:
www.personare.com.br/revista/.../iluminando-sua-crianca-interior

N.S.  Aparecida a querida
- Padroeira do Brasil -

Dia 12 de outubro, o Brasil  comemora a sua padroeira: Nossa Senhora Aparecida, desde 1717, quando a imagem foi achada por três pescadores no Rio Paraíba do Sul perto de Guaratinguetá (SP) Para ler mais sobre o assunto acesse:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/nsda-conceicao-aparecida.html

Ainda no dia 12 de outubro, o Brasil comemora outro ícone- aniversário da estátua do Cristo Redentor, RJ.

Cristo Redentor - 38 m de altura - Morro do
 Corcovado - Parque Nacional da Tijuca - RJ

Em 12 de outubro de 1931, (há 89 anos em 2020) era inaugurada no Rio de Janeiro, aquela que viria a ser uma das sete maravilhas do mundo moderno: a imponente estátua do Cristo redentor.

Sendo vista de qualquer parte do Rio, a estátua já serviu de inspiração a milhares de artistas como: músicos, poetas, pintores, escritores como Anne Rice - escritora norte-americana, (“Entrevista com o vampiro”) que em 1997, em uma de suas visitas ao Rio, foi inspirada pelo Cristo, segunda ela, e escreveu o romance “Violino”:_ "Sempre quis conhecer a cidade e ficar aos pés do Cristo”, diz Anne Rice, numa entrevista em setembro de 2011, na Bienal do Livro, na cidade do Rio de Janeiro.


Antigas moedas  brasileiras
 em Ouro e Prata


Ainda Dia 13 de Outubro, no Brasil - Dia Nacional do Dinheiro.
Marca a data de criação do Banco do Brasil, em 1808, pelo príncipe-regente dom João VI. No dia 12 de outubro, ele assinou o alvará que determinou a criação de um banco nacional, já que o Brasil passou a ser sede da Coroa Portuguesa.
A instituição foi a primeira a emitir moeda em território brasileiro e a quarta a operar no mundo. O local escolhido para a sede foi uma casa no centro da cidade do Rio de Janeiro, e o Banco do Brasil finalmente abriu suas portas um ano depois, no dia 11 de dezembro de 1809.
Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas 
Autor: Marcelo Duarte 

Durga Puja-A Grande Mãe.

Dia 14 - Durga Puja

Na Índia, é um festival em honra à deusa Durga; a Grande Mãe; que tem como função levar novamente aos corações e ao mundo, a Paz e a Ordem. Se algo na sua vida não vai bem e seu coração está pesado, acenda uma vela branca para Durga e peça-lhe para trazer ordem e harmonia para sua vida.


Professor - aquele que abriu nossa porta
do conhecimento para o Mundo!

Dia 15 de outubro - Festival a deus Marte - Roma, Ibéria; comemoração a Freyja, países nórdicos, para os católicos dia de Santa Tereza de Ávila.
No Brasil, comemora-se o Dia do Professor- responsável pela formação de crianças e jovens, mas tão desvalorizado como "um todo", como profissão, como carreira.

- Freyja - 
matriarca ancestral nórdica.

Freyja foi a deusa nórdica que ensinou Odin a magia das Runas. Era a matriarca ancestral do grupo de Vanir. Tinha inúmeros atributos: regia o amor, a sexualidade, a lua, o mar, a terra, o mundo subterrâneo, o nascimento, a morte e a magia. Era senhora dos gatos, dirigente das Valquírias, e condutora das almas dos guerreiros.

 _____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:



2 comentários:

  1. Oi Geni, tudo bem? Li varios comentarios mas acho que minha duvida nao foi respondida. Posso comprar as argilas em lojas de produtos naturais? E confiavel? Preciso fazer cataplasma no pescoco imediatamente, pois ha infecção (?) nesta área. Estou correndo atrás de tratamento, mas está muito difícil (INCA). Um abraço e aguardo resposta . Mto. Obrigado. Fátima-RJ

    s

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria de Fátima,

    Obrigada pelo acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário. SIM, uso as argilas compradas em diversas lojas de produtos naturais e nunca tive problemas ou falta de resposta nos tratamentos que faço. Use, faça o cataplasma você mesma, e irá ver o resultado maravilhoso e a cura que a argila produzirá!
    Abraços de Curas, Paz, Luz e Alegrias para você!
    Gení Mafra

    ResponderExcluir