sábado, 5 de março de 2016

* - TARÔ TERAPÊUTICO - *

O Tarô é um dos grandes espelhos do pensamento inconsciente.

Constitui um roteiro onde a Imagem, a Psique e a Alma descobrem sua origem e sua finalidade.


Tarô - O Maior espelho 
do Inconsciente.

Longe de ser um "simples oráculo de adivinhação" (como muitos preconceituosamente pensam, falam ou acreditam), o Tarô é um instrumento psicológico (e divino) que nos ajuda a refletir, a nos conhecer melhor, a modificar nossos pensamentos, atitudes e comportamentos; transmutando nossas possibilidades para crescermos como pessoa e evoluirmos como Espírito; Alma Imortal; criada pela INFINITA LUZ para a Felicidade.

A viagem do Louco pela vida,
é a "viagem" de todos Nós!

Os arcanos maiores do Tarô - 22 cartas com imagens que designam a vontade humana, seus anseios, idéias, potencialidades, probabilidades - é como uma representação das diferentes etapas da jornada do indivíduo, rumo à Transformação e à Integração de Si Mesmo.

O Tarô nos mostra a "viagem que o Louco"- cada um de nós - faz pela vida!

Tarô de Marselha - 22 Arcanos Maiores


A eficiência da Terapêutica do Tarô, muito embora não aceita por muitos, é Simples: 
- As Lições do Oráculo, quando ACEITAS e VIVIDAS, Modificam o Estado Vibratório do Corpo Energético, imprimindo no perispírito um novo tom, uma cor própria da Nova Era.

Quando o consulente aceita - sempre usando a razão, o discernimento e a intuição - as recomendações do Tarô (sua conversa com a Alma), cria para si um código de conduta ética que se reflete imediatamente em tudo o que vive e produz.

Tarô terapêutico - Lição de Vida

Aquele que tira do Tarô as lições necessárias, naturalmente se modifica e passa a ser um pólo de consecução, de atração do Bem e do Belo, "não de forma milagrosa ou mágica", mas sim porque Exercita a Lei de Ação e Reação.

Cada vez que buscamos no Tarô uma informação que nos ajude a mudar o que incomoda, a dar o passo certo no caminho mais apropriado, a equilibrar, ajustar, harmonizar e acertar, estamos, infalivelmente, ajudando a curar nossos problemas, desajustes ou desequilíbrios!

ARCANOS MAIORES Explicados por JUNG


Carl Gustav Jung (1875 -1961)


A psicologia analítica, desenvolvida por Carl Gustav Jung (1875 -1961) psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica; também conhecida como psicologia junguiana; é a que mais pode contribuir para a orientação teórica deste trabalho.

Isso porque Jung estudou, inclusive, os arcanos do tarô e várias outras formas dos chamados eventos extrafísicos, ou seja, casos que não podem ser comprovados pela ciência tradicional e que não são aceitos pela mesma, sendo consideradas mitos ou inverdades.

Alguns Tarôs antigos.

De fato, os eventos analisados por JUNG, como o tarô, a sincronicidade e tantos outros, não poderiam ser comprovados pela ciência empírica, cega as manifestações energéticas do homem e que não o considera como "um Todo", ou seja, como um Ser Holístico!

Segundo Jung, além do consciente individual, existe o coletivo, que chega a nós através dos séculos, pelos nossos antepassados (memória genética). Elementos emotivos importantes estão nos arquétipos, em imagens universais, e que todos trazemos dentro de nós como "modelos".


As imagens dos arcanos 
representam os Arquétipos.

Por inconsciente coletivo podemos compreender uma psique mais profunda, comum a todos os humanos e sem distinção de cultura, raça ou religião. Essa psique seria formada por padrões de estruturação da personalidade nas diferentes fases da vida (infância, adolescência, relação conjugal e profissional, velhice, preparação para morte) chamados de arquétipos.

Os pássaros fazem os ninhos 
por instinto

A explicação dos arquétipos seria a do “modo como os pássaros fazem o ninho", por exemplo, é um código inato, assim como certos fenômenos simbióticos entre insetos e plantas. Da mesma maneira o homem nasce com certo funcionamento, certo padrão que a torna especificamente humano. Este padrão está expresso nas imagens arquetípicas, ou "formas arquetípicas”, que se apresentam desenhadas nos 22 (vinte e dois) arcanos maiores do Tarô.


Cada figura dos 22 arcanos maiores pode nos
apontar um fato ou problema e suas possíveis soluções.

Para cada uma das cartas do tarô Terapêutico ( 22 arcanos maiores do Tarô) com cada uma de suas representações arquetípicas, é possível relacionar um ou mais... "problemas ou desequilíbrios" na vida da pessoa, e mostrar-lhe os possíveis caminhos para chegar a solução.

Este importante meio de demonstração dos arquétipos mundiais, presentes em todas as culturas, nos mitos, contos e religiões de diferentes maneiras, pode ser útil e ajudar a esclarecer processos inconscientes que, na sua maioria, não conseguem ser facilmente acessados pelos clientes em outras terapia.

Escolas de Sábios da Antiga Grécia

MEDITANDO com  o TARÔ

Por todos esses motivos, os arcanos maiores do Tarô também se apresentam como excelente ferramenta de MEDITAÇÃO, um excelente exercício; se você possuir um Tarô; ou hoje em dia, bem fácil você conseguir as gravuras ou figuras necessárias a MEDITAÇÃO com o Tarô,  via net.

Pode ser realizada apenas olhando fixamente as imagens que você vê na carta - uma carta de cada vez, uma por semana, ou uma a cada quinze dias, sendo feito a meditação todos os dias, de 5 a 15 min, pelo menos, e simplesmente, observar o que vem na sua mente, sem cobrança ou "culpa" se nada ver... Simples assim!

O SOL  arcano 19 - Namur

Outra forma é olhando as imagens, meditar no Conselho ou Frase-chave que cada um dos 22 arcanos maiores nos apresentam; neste caso precisa conhecer um pouco melhor o assunto.

Em qualquer um dos métodos que escolher, comece pelo Louco (arcano zero) ou pelo Mago (arcano 1) ou pela carta que mais lhe atrair... Por exemplo se você está triste, depressivo, ou com problemas urgentes a resolver; comece pelo SOL, ou opte pelo MUNDO, ou pela ESTRELA, a TEMPERANÇA...que são cartas lindas e fortes para "levantar o astral", sair da tristeza, fortalecer os corpos e, poderão levá-lo a "tomar decisões" de ajudar a Curar sua Vida!

O Mundo arcano 21 - 
Tarô Mitológico

Para ajudar na solução de problemas opte pelo MAGO, ou a TEMPERANÇA; IMPERATRIZ, PAPISA, o ERMITÃO... lembrando de trocar de arcano a cada semana ou 15 dias...

* Atenção: Evite fazer os exercícios com a Lua, a Torre, o Ceifador (ou morte), o Ermitão, o Dependurado (enforcado), o Julgamento; se você se achar chateado, triste, depressivo, cansado, com insônia... porque (se você não estiver preparado...) poderá, no lugar de ajudar a resolver,  piorar a situação! Seja Consciente e Responsável por  Você Mesmo!

A Estrela - arcano 17 - 
Tarô Mitológico

Essa "Meditação" ou exercício, se bem feita, com persistência e consciência; diariamente, pelo tempo indicado acima, além de lhe ajudar a clarear a mente para a resolução de problemas, pois melhora a intuição; ainda pode provocar com o tempo: Expansão da Consciência, podendo-se chegar a atingir a Clarividência e a Consciência Cósmica (claro que isso com tempo e muita persistência! É preciso muito esforço e "trabalho", muito caminhar pra se chegar longe...)

Arcano I do Tarô - O Mago

_   TARÔ   _

Um Alfabeto Simbólico?
Um Alfabeto Mágico, Arquetípicos do Ser Humano?
Diagrama da Vida Terrestre? Mensagem do Inconsciente?
uma Fonte entre a Alma e o Espírito? ou será
um Legado de Homens Sábios? 

O Ermitão - 9º Arcano  
do Tarô.

Tarô é autoconhecimento, é terapia,
é psicologia, é meditação;
 é evolução!
A Forma de melhor usá-lo, é você quem decide!

ALGUNS TARÔS ANTIGOS ...

Entre os mais antigos exemplares, encontra-se o
célebre jogo pintado para a família Visconti-Sforza,
de Milão, que pode datar dos anos 1430-50.


De outro conjunto, conhecido por “Tarot de Charles VI”,
restaram 17 cartas, conservadas na Biblioteca Nacional da França,
que parecem datar da segunda metade do séc. XV.
         

As 50 lâminas do Tarô de Mantegna (c.1465) têm um fino
acabamento gráfico. Suas 5 séries de 10 cartas, porém,
não mantêm equivalência nem com seu contemporâneo
Visconti-Sforza, nem com o que hoje se
denomina Tarô Clássico.


Etteilla e o seu tarô “egípcio” (1783)

Jean-Baptiste Alliette (1738–1791), ocultista francês, mais conhecido por Etteilla, está entre os primeiros escritores que publicaram livros com regras para utilização do tarô na cartomancia, levando o Tarot para um público amplo, mesmo para os "não iniciados", em 1785. Isso depois que um pastor protestante (suiço/francês) Antoine Court de Gébelin ter publicado a ideia de que "o Tarô era um antigo livro egípcio de sabedoria arcana"; embora não se sabe ao certo de onde veio essa incrível arte de se comunicar com a alma humana!

Em 1791 Etteilla produz seu próprio baralho de Tarô, sendo a primeira pessoa que se tem notícia que torna-se profissional em cartomancia.
_____   ***  _____

Compilado por Geni Mafra Souza.
Dos meus estudos, apostilas, livros e atendimento por mais de 30 anos.

Pesquisado em diversos livros e sites entre eles:

Site de onde são também grande parte das imagens, em especial os conjuntos de cartas do tarô antigo, na pessoa de seu criador Constantino Riemma, a quem sou muito Grata!

Geni Mafra Souza
- Joga Tarô Terapêutico, Runas, e Tarô de
   Florais de Bach para aconselhamento.
- Mestre Reiki - Instrutora de Reiki Usui Tradicional
  níveis I, II e III(mestre)
- Facilitadora de Renascimento pela 
   Respiração Conectada e Consciente - 

Atende em Floripa - SC - Brasil, no Espaço Magia da Ilha - Coqueiros -

Contatos:
genisouza49@hotmail.com
facebook: terapias magia da ilha ou
geni mafra souza 
(55) 48 - 999254194 (tim) Whatsapp - 






7 comentários:

  1. Olá querida amiga.Vim fazer uma visitinha e como sempre sua aura permanece cintilante.Parabéns pelo blog e obrigada por partilhar conosco seus conhecimentos.
    Beijão no coração.

    Somente_Sil (Sílvia Cardoso)

    ResponderExcluir
  2. É Gení, faço o coro com a Sil, está maravilhoso este espaço e agradeço por me avisar dele.

    Beijos no coração de ambas, afinal não é que dá saudades dos amigos de lá, rssssssss.

    ResponderExcluir
  3. CEIÇA DA HUMANIDADE & ANJOS16 de julho de 2009 às 18:27

    Eis o nosso querido Tarozinho, como gosto desta modalidade de trabalho.
    Que os teus Ciganos e teu mestre do Tarô te deem muita intuição e orientação para ajudar aos que te procurarem assim como no teu dia-a-dia.
    Parabens, está tudo muito bonito.
    Muito Boa Sorteeeeeeeeeeeeeeee.

    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada aos meus queridos amigos e companheiros de luta CLAUDIO e CEIÇA!
    E obrigada tbém a não menos querida Silvia,
    primeira a visitar este meu cantinho...
    Vocês estarão sempre no meu coração, tenham
    certeza !!!

    ResponderExcluir
  5. Novamente eu aqui 3 anos depois parabenizando por esta postagem (tarô minhas paixão) aliás, o teu Blog que só nos traz informações preciosas cujas orientações nos servem para o restante de nossas vidas.
    Que todas as tuas Divindades te cubram de luz e deem uma saúde infinitamente perfeita.

    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  6. Ceiça minha querida,

    Ainda vou te conhecer pessoalmente. Tenho uma grande amiga aí no Rio, Copacabana, mais precisamente...e outra do Bal. Camboriú que vai muito ao Rio. Ela morou aí, sempre me convida, uma hora dessas vou.
    Sabes que te Admiro, Respeito e tenho o maior Apreço por ti e pelo teu trabalho. Ainda vamos tomar um café juntas! Agradeço lisongeada e imensamente tua visita e tuas lindas e gentis palavras! me sinto honrada!!!
    Muitas Bençãos de todos os Santos Seres pra ti, querida e Iluminada pessoa!
    Namastê!
    Gení

    ResponderExcluir