quinta-feira, 24 de novembro de 2016

* - A HISTÓRIA do NATAL - *

A palavra "natal" ou "nātālis" do latim, derivada do verbo 'nāscor' (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de Nascer. (wikipédia)

Nasce o "menino" tão esperado!

O Natal, que representa o nascimento de Jesus; o Salvador; é a maior festa entre os cristãos.

No entanto, a data do real nascimento de Cristo não se sabe. O que se sabe é que o nascimento de Jesus se deu por volta de dois anos antes da morte do Rei Herodes. Especula-se também porque tenha sido fixada no dia 25 de dezembro. Uma das mais fortes correntes explica que, como os pagãos consideravam e festejavam o Solstício ou a entrada do inverno por esta data, é que tenha sido aí fixado o Natal, como forma de combater o paganismo.

Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, também do ponto de vista cronológico, já que marca o ano 01 da nossa História.

José e Maria viajaram por causa do recenseamento.
  
Segundo a Bíblia, antes do nascimento de Jesus, o imperador Augusto decretou que todos os habitantes do Império fossem se recensear, cada um à sua cidade natal. Isso obrigou José a viajar de Nazaré (na Galileia) até Belém (na Judeia), a fim de registar-se com Maria, sua esposa.

Não havia lugar para 
José e Maria em Belém.

A viagem de Nazaré a Belém - distância de uns 150 km - deveria ter sido muito cansativa para Maria que estava em adiantado estado de gravidez. Enquanto estavam em Belém, Maria teve o seu filho primogênito. Envolveu-o em faixas de panos e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar disponível para eles no alojamento.

Maria envolve o "pequeno" em panos.

 (Lucas 2:4-8). Lucas diz que no dia do nascimento de Jesus, os pastores estavam no campo guardando seus rebanhos "durante as vigílias da noite". Os rebanhos saíam para os campos em Março e recolhiam nos princípios de Novembro; portanto outra evidência de que Jesus não nasceu em dezembro.

Os pastores estavam no 
campo com os rebanhos...

A vaca e o jumento junto da manjedoura conforme representado nos presépios, resulta de uma simbologia inspirada em Isaías 1:3 que diz: "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não têm conhecimento, o meu povo não entende".


Todos vinham louvar "o menino"

Não há nenhuma informação fidedigna que prove que havia animais junto do recém-nascido Jesus. A menção de "um boi e de um jumento na gruta" deve-se também a alguns Evangelhos Apócrifos; como também é nestes evangelhos a descrição maior sobre os “Reis Magos”.

A Estrela

Os reis Magos que seguiram a Estrela.

Após o nascimento de Jesus em Belém, ainda governava a Judeia o Rei Herodes, chegaram "do Oriente a Jerusalém uns magos guiados por uma estrela ou um objecto controverso que, segundo a descrição do Evangelho de Mateus, "anunciou o nascimento de Jesus e levou os Reis Magos ao local onde este se encontrava. " A natureza real da Estrela de Belém é alvo de discussão.

Eram Reis, Magos ou Astrológos?

Os Reis Magos

Reis Magos ou Magos na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho de Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para venerar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus".


A Bíblia fala pouco sobre eles.

Uma estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10).

Deduz-se terem sido 3 magos - sábios ( reis ? astrônomos? a ciência ainda procura uma  explicação!) tendo em vista dos 3 tipos de presentes: o Ouro- representando a Realeza; o Incenso ( Olíbano) o sacerdócio; e a Mirra representando a dor, Sofrimento e a Imortalidade.

Os nomes de Gaspar, Melchior (Belchior) e  Baltazar constam apenas dos Evangelhos Apócrifos.


Gaspar - Baltazar e Melchior (Belchior)

Gaspar que significa “Aquele que vai inspecionar”; (o mais novo deles, branco, teria em torno de 20 a 30 anos) parece ter vindo da Europa. Melquior (Belchior) quer dizer: “Meu Rei é Luz”, ( o mais velho deles, teria por volta de 70 anos) moreno e provavelmente, veio da Ásia.  Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”. (teria em torno de 40 a 50 anos) negro, da África.

* Hoje, a igreja católica está abrindo os manuscritos "apócrifos", para que a ciência procure desvendar mais sobre eles.

NOITE FELIZ - a música.

Já a mais linda e parece antiga canção de Natal, foi tocada e cantada pela primeira vez, numa minúscula igrejinha da cidade de Oberndorf (Áustria) composta por um pároco Pe Joseph Möhr (letra) e seu amigo um professor de música Franz Xaver Gruber (música) , em dezembro de 1816/1818 e escrita em...alemão!


Pequena capela no interior da Áustria onde
pela primeira vez foi cantado Noite Feliz,

em alemão!

Outro detalhe é que a música, no início, não tinha nome, era cantada como "Canção Folclórica Tirolesa" e, mais tarde é que passa a chamar-se Stille Nacht. Foi tocada pela primeira vez apenas com um violão porque o órgão da pequena capelinha estava quebrado...



_____  ***  _____ 

 
Pesquisado e compilado por geni mafra souza.
Além de consultar na Bíblia, foram consultados os sites:

Imagens destes e de outros sites da Net


Terapeuta: Geni Mafra Souza
Mestre Reiki - Instrutora de Reiki Usui Tradicional.
Facilitadora de Renascimento pela Respiração Conectada
 e Consciente - 
Joga Tarô Terapêutico, Runas, I Ching e
Tarô de Florais de Bach para aconselhamento.

2 comentários:

  1. DEUS é uma energia inteligente que se encontra inclusive no nada, porque o nada é a ausência de matéria, mas é um espaço, outra dimensão sem forma visível, como a eletricidade.
    JESUS é a materialização desta energia (fonte)que veio mostrar o caminho para o absoluto (Céu), onde esta o núcleo de Deus, o princípio e o fim (alfa e omega) fazer o bem com justiça pode ser a passagem para a iluminação do nosso corpo eletrônico chamado espirito e ...................

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio,

    Obrigada pela visita. Concordo com suas lindas palavras... Venha mais vezes, será bem vindo,
    a casa é nossa!!!
    Abçs de PAZ e LUZ
    Gení

    ResponderExcluir