quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

- Dias Mágicos de MARÇO - 1ª quinzena -

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo... Sendo assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual, é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Liberte-se dos conflitos.

MARÇO

Este mês é dedicado ao deus Marte ou Marvos. Os saxões diziam que era o Mês da Renovação. Para os romanos representava o início de um ano novo que começava no equinócio. Os povos nativos nomeavam este mês de diversas formas: Lua da tempestade; Lua dos ventos; ou mês da Renovação.


Jaspe e Água Marinha 
pedras de Março.

As pedras do mês são: 
- Jaspe sanguíneo ou heliotropio (estimula a kundalini, elimina a raiva estimulando o Perdão, acalma as emoções, dá força e coragem) 
- e a Água marinha (equilíbrio físico e mental)

A árvore do mês de março: Freixo - Fraxinus excelsior  - é uma árvore da família das Oleáceas, a mesma família a que pertence a Oliveira. Originária da Europa.

FreixoFraxinus excelsior 

Para contrabalançar as energias tempestuosas marcianas recomenda-se, em março: exercícios de equilíbrio e centramento; renovação e harmonização nos relacionamentos; iniciar uma terapia corporal para desbloquear, liberar e transmutar sentimentos de raiva, se libertar das amarras e iniciar novos projetos e empreendimentos.

* Temos os Equinócios, comum neste mês, e  o início do Ano Astrológico com o Sol entrando no primeiro signo: ÁRIES!

O Lema do mês é: 
"LIBERTE-SE das Amarras e 
LIVRE-SE dos Conflitos".

Silfos - os elementais do Ar - são
os guardiões do mês de Março.

O mês de março tem como guardiões os silfos, elementais do ar. Quando chove muito à noite, dizem que são os silfos festejando. A chuva de março é Rica em Magia e Bênçãos!

Dia 01 de Março - Matronália - deusa/planta Hera. 
Hera, como era chamada na Grécia, ou Juno Lucina, como era conhecida em Roma, é a deusa homenageada neste festival. Como protetora da família, Hera pode ajudar a trazer alegria e felicidade para a sua família. 
Ritual:- Ofereça a Hera/Juno, em um vaso, um ramalhete de flores, que devem estar amarradas por uma fita amarela.

Hoje, plante, tenha em casa, cuide, honre, Agradeça a HERA: planta que representa a deusa e protege o LAR e a Família.

Zeus e a deusa Hera
a esposa perfeita

Dia 02-Comemoração de Madder-akka - 
Madder-akka ou "A Velha", era a deusa finlandesa da terra, da natureza, da cura e da magia. Padroeira dos partos. Dia da deusa celta Ceadda, guardiã das fontes sagradas e das águas medicinais.
Ritual:- Hoje, se puder, tome um banho de águas termas, de cachoeira, de lago (de mar, ou de chuveiro... na falta dessas) pedindo a Madder-akka ou a Ceadda que cure suas dores.


Madder Akka - A velha -


Dia 03 de Março - Dia de Aegir ou Agir - 
Deus teutônico dos mares, ele tem o poder de levar embora de nossas vidas tudo o que é ruim. Ritual:- Escreva em uma folha de papel virgem todos os problemas e sentimentos negativos que quer eliminar da sua vida. Faça um barquinho com o papel e coloque-o em água corrente, pedindo a Aegir que leve aquelas coisas ruins embora.

Aegir- deus teotônico 
dos mares.

Dia 04 - Dia de perséfone e Hécate - 
Na Grécia, faziam-se oferendas a Perséfone e a Hécate, reverenciando seu poder protetor, na passagem das almas para o mundo subterrâneo.

Ísis - a deusa egípcia 
dos navegantes.

Dia 05  - Celebração de  ÍSIS pelos Navegantes - Dia de São João da Cruz - 
Os Marinheiros e navegantes do Egito, costumavam pedir orientação a Ísis em suas viagens, e este dia era dedicado a agradecer a ajuda dela. 
Ritual:- Hoje, peça a Ísis orientação sobre algum assunto que a preocupa. Faça seu pedido acendendo um incenso de lótus ou mirra.


O frei místico 
São João da Cruz.

Neste dia a igreja católica comemora São João da Cruz, franciscano italiano, teólogo, doutor da Igreja Católica, escritor e poeta-patrono dos poetas espanhóis- que dedicou sua vida a cuidar dos pobres, doentes e desvalidos. Peça a São João da Cruz que ajude-o a aumentar a Humildade em seu coração.

Marte - deus romano
 da guerra e da agricultura

Dia 06 - Dia do deus Marte. 
Outra tradição romana, este dia é dedicado a homenagear o deus da guerra e da agricultura. 
Ritual:- Acenda um incenso de patchuli diante de uma vela vermelha e uma miniatura de espada. Peça a Marte para lhe dar coragem e força para realizar suas metas. Passe a espada na chama da vela e no incenso três vezes e deixe-a entre os dois até ambos se apagarem. Se a vela queimar até o fim, carregue a espadinha com você como um poderoso amuleto de força.

Dias 07 e 08 de Março - Festival de CAIT SITH
Segundo uma tradição galesa, de tempos em tempos Cait Sith, um gato mágico do mundo das fadas, nos visita. 
Ritual:- Deixe um pires de leite na porta, para atrair a simpatia deste gatinho, que lhe trará muita boa sorte!


CAIT SITH- o gato 
mágico das Fadas

Dia 08 - Dia Internacional da Mulher-
Dia para celebrar o fortalecimento das mulheres, mantenedoras da chama do Amor e da Fé no coração da humanidade. Hoje, se você for mulher, passe bem o seu dia: dance, cante, passeie, faça uma massagem, reúna-se com amigas para festejar, Celebrar! Se for homem, cumprimente e honre as mulheres de sua família, as que convivem com você. 

Cumprimento, admiro e honro a força das mulheres! Parabenizo à todas as mulheres, em especial: as mulheres de minha família; minhas mestras; minhas amigas; e as mulheres que acompanham o blog!

Hoje, ainda, Dia da Mãe Terra na China.

MULHER - é AMOR, 
FÉ e MAGIA

Dia 09- Celebração de Ala ou AnePela Igreja Católica, dia 09 comemoram-se dois grandes santos:
-  São Domingos Sávio
-  Santa Catarina de Bolonha

Ane é a Mãe Terra das tribos Ibo na Nigéria, criadora da vida e senhora da morte. Celebração do casal divino grego, Afrodite e Adonis.

Ala ou Ane - Mãe Terra
das tribos IBO - Nigéria.


Dia 10- Celebração Al-Lat
Antiga celebração a Al-Lat, Elath ou Alilat, deusa árabe representando a criação da Terra. O culto a Al-Lat foi abolido por Maomé, que transformou a deusa no deus Allah.
Festa a Anna Perenna, a deusa romana com duas cabeças, regente do tempo e da reprodução de todos os seres.

Hypatia professora, matemática, 
filha de Téon- filósofo

Dia 11-Celebração a matemática, professora/mestra Hypatia-
Que regia a arte, a ciência e a criatividade. Hypatia, realmente, existiu! Seu pai trabalhava na Biblioteca da famosa Alexandria. Era culta demais para sua época e por isso, foi sacrificada... Aproveite a data para avaliar de que maneira você pode aumentar sua força, usando sua coragem para mudar a si própria e à sua vida.
Ritual:- Invoque a Hypatia para que lhe ajude a desenvolver suas habilidades e criatividade.

Dia 12/03 - Martírio de HYPATIA
Neste dia comemora-se - martírio da "Divina Pagã" Hypatia, famosa filosofa e matemática que foi assassinada em Alexandria, em torno de 400 d.C., por fanáticos cristãos enfurecidos com sua Sabedoria considerada exagerada para uma Mulher e desafiadora para a sociedade da época!


PURIFICAÇÃO e RENOVAÇÃO

Dia 13-Dia da Purificação e da Renovação -
Ritual:- Peça aos deuses e deusas do mês que a ajudem a desbloquear, liberar ou transmutar, os sentimentos de raiva e belicosidade; de reconhecer e se libertar das amarras, perdoando a si e ao outro, e assim iniciar e se dedicar à novos projetos. 
Se você tem dificuldades de Perdoar, faça uso do Ho'Oponopono, o antiga, fácil e incrível método de Cura dos  Povos Kahunas da antiga Polinésia. Veja aqui como funciona o método que você faz sozinho: 

Sereia - um dos seres 
encantados do mar.

Dia 14 - Dia das SEREIAS e Seres do  MAR
Este é o dia de prestar uma homenagem a todos os seres encantados do mar
Ritual:- Se você puder estar perto do mar neste dia, ofereça às águas uma rosa branca, mentalizando amor e amizade antes de entregá-la ao oceano. Se você não puder estar perto do mar, coloque água e sal grosso numa bacia e coloque as pétalas de uma rosa branca, pedindo que renovem sua energia e tragam muito amor para sua vida.


PachaMama- a Mãe Terra-

Dia 15 de Março -Dia de Rhea - São Longuinho
A deusa Primal, a Grande Mãe Terra, criadora de todos os seres, deusa da vegetação e dos novos ciclos, mãe de Zeus. 
Ritual:- Hoje, tire os sapatos, ponha os pés no chão, caminhe, reverencie e entre em contato com a Mãe Terra!


São Longuinho.

A igreja católica hoje comemora São Longuinho, embora seja um santo não-canônico-o santo que ajuda achar coisas perdidas. Ele (chamado Cássio) era um dos centuriões romanos escalados para vigiar Cristo na cruz. "Na Sexta-Feira Santa, Cássio espetou sua lança no coração de Jesus e acabou levando um jato de sangue em seus olhos", Cássio sofria de um problema de vista - ou "cegueira espiritual", - e, naquele momento, foi curado instantaneamente. Converteu-se ao Cristianismo e refugiou-se na Cesareia, onde virou monge. Descoberto, foi decapitado, como tantos outros mártires cristãos.
Hoje, peça a São Longuinho que lhe retire a venda dos olhos, para aumentar sua intuição e que você possa ver através "do véu".
_____  ***  _____

Para ler sobre os Dias Mágicos da Segunda Quinzena de Março:
https://magiadailha.blogspot.com/2010/03/dias-magicos-de-marco-2.html

Pesquisado, estudado e compilado por geni mafra souza.
Mestre Reiki Método Usui
Facilitadora de Renascimento pela Respiração.
Joga Tarô Terapêutico
magiadailha.blogspot.com

No face:
Terapias Magia da Ilha - Terapias Complementares


Fontes de pesquisa:
FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe -Editora Gaia, 2º edição, 2001,São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento diversas edições- editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca-diversas edições, editora Pensamento, São Paulo,SP.

Sites básicos:
pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_romana
bruxaguinevere.blogspot.com/2006_09_01_archiv...

Imagens net

7 comentários:

  1. Olá Geni! Obrigada pelo comentário em meu blog e por visitá-lo. Achei seu blog muito legal! Há assuntos muito interessantes.
    Estou seguindo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bela,
    Seja BEM VINDA!Apareça sempre que quizer,
    o blog e meu coração estarão abertos...
    Abçs tbém
    Gení

    ResponderExcluir
  3. Mês do São Longuinho, o santo que mais ajudou nessa vida, quanto adianto ele me deu ajudando a achar as coisas, legal conhecer sua história, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. nossa fui te encontrar após me mudar de floripa mas espero ter a oportunidade de conhece-la e quem sabe poder aprender mais em um curso teu . gratidão pelos saberes

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline,

    Grata pelo acesso ao MAGIA da ILHA e pelo comentário! Veja, não ando muito bem, então no momento só atendo com Tarô Terapêutico.
    Mas quem sabe podemos nos conhecer pessoalmente uma hora que voltar aqui não é? Não por acaso essa Ilha é da Magia...Hehehe.
    Abraços de Sucesso, Paz, Luz e Alegrias à vc. Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  6. Geni, estou encantada pelo seu blog! desde que o encontrei não fico 1 semana sem acessar... obrigada por compartilhar tantos saberes!! lindo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taune,

      Eu é que agradeço o acesso e o comentário. E claro, os "elogios" nos dão forças pra continuar postando assuntos de interesse espirituais e de Curas integrativas.
      É um imenso prazer t~e-la aqui conosco.
      Fique na Paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres, hoje e sempre!
      Abraços com carinho
      Gení

      Excluir