sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

- Dias Mágicos de Março - 1ª quinzena -

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo... Sendo assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual, é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Liberte-se dos conflitos.

MARÇO

Este mês é dedicado ao deus Marte ou Marvos. Os saxões diziam que era o Mês da Renovação. Para os romanos representava o início de um ano novo que começava no equinócio. Os povos nativos nomeavam este mês de diversas formas: Lua da tempestade; Lua dos ventos; ou mês da Renovação.


Jaspe e Água Marinha pedras de Março.


As pedras do mês são: 
- Jaspe sanguíneo ou heliotropio (estimula a kundalini, elimina a raiva estimulando o Perdão, acalma as emoções, dá força e coragem) 
- e a Água marinha (equilíbrio físico e mental)

A árvore do mês de março: Freixo - Fraxinus excelsior  - é uma árvore da família das Oleáceas, a mesma família a que pertence a oliveiraOriginária da Europa.

FreixoFraxinus excelsior 

Para contrabalançar as energias tempestuosas marcianas recomenda-se, em março: exercícios de equilíbrio e centramento; renovação e harmonização nos relacionamentos; iniciar uma terapia corporal para desbloquear, liberar e transmutar sentimentos de raiva, se libertar das amarras e iniciar novos projetos e empreendimentos.

* Além dos Equinócios, comum neste mês, temos também em 2016, à PÁSCOA, que é uma data móvel, na segunda quinzena de março, mais precisamente dia 27.

O lema do mês é: 
"LIBERTE-SE das Amarras e LIVRE-SE dos Conflitos".


Silfos - os elementais do Ar - são
os guardiões do mês de Março.

O mês de março tem como guardiões os silfos, elementais do ar. Quando chove muito à noite, dizem que são os silfos festejando.
A chuva de março é rica em magia.

Dia 01 de Março - MATRONÁLIA
Hera, como era chamada na Grécia, ou Juno Lucina, como era conhecida em Roma, é a deusa homenageada neste festival. Como protetora da família, Hera pode ajudar a trazer alegria e felicidade para a sua família. 
Ritual:- Ofereça a Hera/Juno, em um vaso, um ramalhete de flores, que devem estar amarradas por uma fita amarela.

Zeus e a deusa Hera-a esposa perfeita

Dia 02-Comemoração de Madder-akka-
Ou "A Velha", era a deusa finlandesa da terra, da natureza, da cura e da magia. Padroeira dos partos. Dia da deusa celta Ceadda, guardiã das fontes sagradas e das águas medicinais.
Ritual:- Hoje, se puder, tome um banho de águas termas, de cachoeira, de lago (de mar, ou de chuveiro... na falta dessas) pedindo a Madder-akka ou a Ceadda que cure suas dores.




Dia 03 de Março - Dia de Aegir ou Agir
Deus teutônico dos mares, ele tem o poder de levar embora de nossas vidas tudo o que é ruim. Ritual:- Escreva em uma folha de papel virgem todos os problemas e sentimentos negativos que quer eliminar da sua vida. Faça um barquinho com o papel e coloque-o em água corrente, pedindo a Aegir que leve aquelas coisas ruins embora.

Aegir- deus teotônico dos mares.

Dia 04 - Na Grécia, faziam-se oferendas a Perséfone e a Hécate, reverenciando seu poder protetor na passagem das almas para o mundo subterrâneo.

Ísis - a deusa egípcia dos navegantes.

Dia 05  - Celebração de  ÍSIS pelos Navegantes - Dia de São João da Cruz - 
Os Marinheiros e navegantes do Egito, costumavam pedir orientação a Ísis em suas viagens, e este dia era dedicado a agradecer a ajuda dela. 
Ritual:- Hoje, peça a Ísis orientação sobre algum assunto que a preocupa. Faça seu pedido acendendo um incenso de lótus ou mirra.


O frei místico, teólogo, doutor da igreja,
escritor e poeta, São João da Cruz.

Neste dia a igreja católica comemora São João da Cruz, franciscano italiano, teólogo, escritor e poeta-patrono dos poetas espanhóis- que dedicou sua vida a cuidar dos pobres, doentes e desvalidos. Peça a São João da Cruz que ajude-o a aumentar a Humildade em seu coração.


Marte - deus romano
 da guerra e da agricultura

Dia 06 - Dia do deus Marte.
Outra tradição romana, este dia é dedicado a homenagear o deus da guerra e da agricultura. 
Ritual:- Acenda um incenso de patchuli diante de uma vela vermelha e uma miniatura de espada. Peça a Marte para lhe dar coragem e força para realizar suas metas. Passe a espada na chama da vela e no incenso três vezes e deixe-a entre os dois até ambos se apagarem. Se a vela queimar até o fim, carregue a espadinha com você como um poderoso amuleto de força.

Dias 07 e 08 de Março - Festival de CAIT SITH
Segundo uma tradição galesa, de tempos em tempos Cait Sith, um gato mágico do mundo das fadas, nos visita. 
Ritual:- Deixe um pires de leite na porta para atrair a simpatia deste gatinho que lhe trará muita boa sorte.


CAIT SITH- o gato mágico das Fadas

Dia 08 - Dia Internacional da Mulher-
Dia para celebrar o fortalecimento das mulheres, mantenedoras da chama do Amor e da Fé no coração da humanidade. Hoje, se você for mulher, passe bem o seu dia: dance, cante, pesseie, faça uma massagem, reuna-se com amigas para festejar, Celebrar! Se for homem, cumprimente e honre as mulheres de sua família, as que convivem com você. 

Cumprimento, admiro e honro a força das mulheres! Parabenizo à todas as mulheres, em especial: as mulheres de minha família; minhas mestras; minhas amigas; e as mulheres que acompanham o blog!

Hoje, ainda, Dia da Mãe Terra na China.

MULHER - é AMOR, FÉ e MAGIA

Dia 09- Celebração de Ala ou Ane, a Mãe Terra das tribos Ibo na Nigéria, criadora da vida e senhora da morte. Celebração do casal divino grego, Afrodite e Adonis.

Ala ou Ane - Mãe Terra
das tribos IBO - Nigéria.

Pela Igreja Católica, dia 09 comemoram-se dois grandes santos:
-  São Domingos Sávio
-  Santa Catarina de Bolonha

Dia 10- Celebração Al-Lat
Antiga celebração a Al-Lat, Elath ou Alilat, deusa árabe representando a criação da Terra. O culto a Al-Lat foi abolido por Maomé, que transformou a deusa no deus Allah.
Festa a Anna Perenna, a deusa romana com duas cabeças, regente do tempo e da reprodução de todos os seres.

Hypatia-professora, matemática, filósofa,
astrônoma; filha de Téon- filósofo

Dia 11-Celebração da deusa grega Hypatia-
Uma das musas que regia a arte, a ciência e a criatividade. Aproveite a data para avalir de que maneira você pode aumentar sua força, usando sua coragem para mudar a si própria e à sua vida.
Ritual:- Invoque a Hypatia para que lhe ajude a desenvolver suas habilidades e criatividade.

Dia 12- Celebração de Belit Hani
Belit Hani era a "Estrela do Desejo", padroeira da procriação e da geração.

PURIFICAÇÃO e RENOVAÇÃO

Dia 13-Dia da Purificação e da Renovação-
Ritual:- Peça aos deuses e deusas do mês que a ajudem a desbloquear, liberar ou transmutar os sentimentos de raiva e belicosidade; de reconhecer e se libertar das amarras e iniciar novos projetos.

Sereia-um dos seres encantados do mar.

Dia 14 - Dia das SEREIAS e Seres do  MAR
Este é o dia de prestar uma homenagem a todos os seres encantados do mar
Ritual:- Se você puder estar perto do mar neste dia, ofereça às águas uma rosa branca, mentalizando amor e amizade antes de entregá-la ao oceano. Se você não puder estar perto do mar, coloque água e sal grosso numa bacia e coloque as pétalas de uma rosa branca, pedindo que renovem sua energia e tragam muito amor para sua vida.


PachaMama- a Mãe Terra-

Dia 15 de Março-Dia de Rhea - São Longuinho
A deusa Primal, a Grande Mãe Terra, criadora de todos os seres, deusa da vegetação e dos novos ciclos, mãe de Zeus. 
Ritual:- Hoje, tire os sapatos, ponha os pés no chão, caminhe, reverencie e entre em contato com a Mãe Terra!

São Longuinho.

A igreja católica hoje comemora São Longuinho, embora seja um santo não-canônico-o santo que ajuda achar coisas perdidas. Ele( chamado Cássio) era um dos centuriões romanos escalados para vigiar Cristo na cruz. "Na Sexta-Feira Santa, Cássio espetou sua lança no coração de Jesus e acabou levando um jato de sangue em seus olhos", Cássio sofria de um problema de vista - ou "cegueira espiritual", - e, naquele momento, foi curado instantaneamente. Converteu-se ao Cristianismo e refugiou-se na Cesaréia, onde virou monge. Descoberto, foi decapitado, como tantos outros mártires cristãos.
Hoje, peça a São Longuinho que lhe retire a venda dos olhos, para aumentar sua intuição e que você possa ver através "do véu".
_____  ***  _____

Pesquisado, estudado e compilado por geni mafra souza.
Mestre Reiki Método Usui
Facilitadora de Renascimento pela Respiração.
Joga Tarô Terapêutico
magiadailha.blogspot.com
48- 37336833 - 99254194 (tim whats)

No face:
Geni Mafra Souza (também no twitter)
Terapias Magia da Ilha - Terapias Complementares


Fontes de pesquisa:
FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe -Editora Gaia, 2º edição, 2001,São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento diversas edições- editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca-diversas edições, editora Pensamento, São Paulo,SP.

Sites básicos:
pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_romana
bruxaguinevere.blogspot.com/2006_09_01_archiv...

Imagens net

2 comentários:

  1. Olá Geni! Obrigada pelo comentário em meu blog e por visitá-lo. Achei seu blog muito legal! Há assuntos muito interessantes.
    Estou seguindo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bela,
    Seja BEM VINDA!Apareça sempre que quizer,
    o blog e meu coração estarão abertos...
    Abçs tbém
    Gení

    ResponderExcluir