terça-feira, 1 de julho de 2014

A Poderosa Medalha de SÃO BENTO.


A famosa medalha de São Bento.

Depois do crucifixo, do rosário e das medalhas de N. Senhora, a medalha de São Bento, estão entre as mais usadas em todo o mundo, sob diversas formas: como medalha em correntes, pulseiras, chaveiros, camisetas, botons, “santinhos”...e até em tatuagens!

Tatuagem da medalha

Não se sabe ao certo como a medalha surgiu. Provavelmente foi no século X ou XII, no fim da baixa Idade Média. Parece que  quem a decretou como Sacramental; segundo alguns historiadores; foi o Papa Leão IX, que também em relatos monásticos, supõem-se que o próprio a usava junto das vestes papais, por ter ele mesmo, quando criança, sido agraciado com milagre de vida pelos símbolos usados por S. Bento. Outros afirmam que foi o papa Bento XIV, quem fixou o desenho da medalha.

São Bento e os beneditinos.

A Cruz e os inscritos foram; primeiramente; encontradas esculpidas nas paredes de um mosteiro.

Depois, no ano de 1647, encontrou-se no Mosteiro/Abadia de Metten- Alemanha, um códice em pergaminho que continha a descrição da cruz e medalha de São Bento. Foi com base nesse pergaminho que se cunhou, pela primeira vez na Alemanha, parece que por volta de 1742 e entrego-se a medalha aos fiéis cristãos.

Biblioteca beneditina da Abadia de Metten
- Alemanha -


O formato mais tradicional da medalha é o que foi cunhado em Monte Cassino no ano de 1880.

Hoje as medalhas apresentam modelo um pouco diferente das tradicionais.

A medalha de São Bento não é um "amuleto da sorte". Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de fé cristã; na força e no poder do verbo; de palavras sagradas para um cristão.

Medalha como jóia.

É aparente a uma moeda, também disponível com suas cores, amarelo vermelho e azul, cores da Ordem Beneditina. Na parte frontal tem-se presente a Cruz com a pequena oração ou pequeno exorcismo; na parte de trás a figura de S. Bento com inscrições.

Medalha de S. Bento com as cores da ordem.

Durante os séculos XVIII e XIX, era comum nas construção das casas, a pedra fundamental ter a medalha junto dela. Nas fazendas, as medalhas eram enterradas nas imediações para proteger de pragas, intempéries e assaltantes...

Abadia beneditina de Metten - Alemanha -

Muitos mosteiros tinham; e conservam até hoje; a medalha em seus portões, portas, capas de livros, paramentos, toalhas, ou mesmo em vitrais e pisos, como símbolo sacro, mas também  uma forma discreta deste sacramental, como amuleto para proteger o local.


O sábio São Bento.

Devido a força de sua Fé e de sua medalha; sua coragem de enfrentar o mal e vencê-lo, SÃO BENTO é considerado o patrono dos exorcistas.

De acordo com antigas tradições cristãs, a medalha de São Bento, se usada com Fé protege-nos: das epidemias; dos venenos; de alguns tipos de doenças especiais; dos malefícios; dos perigos espirituais e materiais que possam causar o “inimigo”.


O que está escrito na medalha de S. Bento que a torna tão poderosa?

A medalha contem incrustrada desenhos e palavras, hoje iniciais, poderosas para os cristãos que tem FÉ.

No Verso

Verso ou "frente" da medalha S. Bento.

Eius in obitu nostro presentia muniamur (latim)
"Que a hora da morte, nos proteja Tua Presença"

Em algumas medalhas vemos:
Crux Sancti Patris Benedicti, ou Sanctus Benedictus.
Cruz do Santo Pai Bento, ou São Bento

No seu reverso:

Reverso da medalha S. Bento.

Escrito em cada um dos quatro lados da cruz:
C. S. P. B. Crux Sancti Patris Benedicti.


Cruz do Santo Pai Bento

Vertical:

C. S. S. M. L.
Crux Sacra Sit Mihi Lux (latim)
Que a Santa Cruz seja minha luz


Horizontal:

N. D. S. M. D.
Non Draco Sit Mihi Dux.(latim)
Que o demônio não seja o meu guia

Parte superior:
V. R. S.
Vade Retro Satana.
Afasta-te Satanás

N. S. M. V.
Nunquam Suade Mihi Vana.
Não me aconselhes coisas vãs

S. M. Q. L.
Sunt Mala Quae Libas.
É mau o que me ofereces

I. V. B.
Ipse Venena Bibas.
Bebe tu mesmo teu veneno

E:

PAX
Paz

E em algumas encontramos:
IESUS
Jesus
_____   ***   _____

ORAÇÕES à SÃO BENTO



A Oração de São Bento

Santa Cruz do Pai Bento
A Cruz sagrada seja minha Luz
Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanás
Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu veneno

Em latim:

Crux Sancti Patris Benedicti
Crux Sacra Sit Mihi Lux
Non Draco Sit Mihi Dux
Vade Retro Satana
Numquam Suade Mihi Vana
Sunt Mala Quae Libas
Ipse Venena Bibas




Oração à S. Bento para alcançar alguma graça:

Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça ... que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso.

Amém.
_____   ***   _____

Para ler: A Vida de São Bento aqui no blog vá no endereço:

Pesquisado e postado por Gení Mafra Souza

Fontes da NET:
www.osb.org.br/medalha.html
digilander.libero.it/rexur/benedetto/porto/biografia.htm
a-grande-guerra.blogspot.com
www.mosteirosaobento.com.br ‎
www.sobrenatural.org

Imagens Net

2 comentários:

  1. Eu,uso a medalha e tenho o terço bizantino na
    cabeceira de minha cama e posso afirmar com toda
    a certeza que já obtive vários livramentos:em
    assalto,na saúde ,na minha vida.Eu tenho muita
    Fé e confiança na medalha e na oração que sei de
    cor.Renilda-RJ

    ResponderExcluir
  2. Olá Renilda,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha, por seu comentário e pelo depoimento. Eu também tenho algumas medalhas de S. Bento e confio na força delas. Acredito nos santos, embora costumo mais me dirigir a Energia Maior - Deus, a Cristo e sua Mãe, mas tenho diversos anjos e santos, tipo S. Francisco, que muito me ajudam nos meus trabalhos de Cura!
    Apareça mais vezes, será u prazer sua visita. Fique hoje e sempre na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres!
    Gení

    ResponderExcluir