segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CROMOTERAPIA - Algumas Cores mais Usuais - 2ª parte -

Para ler a primeira parte, Introdução sobre Cromoterapia o link é:
http://magiadailha.blogspot.com/2013/08/cromoterapia-o-uso-das-cores-na-cura-1.html

Falarei, aqui, das cores secundárias ou complementares  mais comuns, além das básicas, começando pelo preto que, para a Física, é considerado “ausência de luz”; e do branco que representa a “soma das cores” básicas já citadas.

Preto = ausência de Luz.

PRETO:-
É a cor do silencio, da morte, da meditação; mas ao mesmo tempo é uma cor envolvente, pois lembra a noite, os pesadelos, os extremos, o sombrio, o arrepiante... Por muito tempo foi associada à bruxaria por ser uma cor triste e introspectiva; cor da noite; mas também é uma promessa de Renascimento.

Cor da introspecção, da meditação.

Evite abusar desta cor pura (ou mesmo cores escuras) por muito tempo, se você tem tendência à depressão, à tristeza, a “ficar em baixa”; a ansiedade; se estiver com alguma infecção ou outro tipo de “doença”, porque pela vibração da “falta de luz”, a “doença” pode se estender por mais tempo; você pode se sentir pior a cada dia; ou ter dificuldade de se curar. 

Também é a cor da depressão,
 da tristeza.

Tanto é que as “doenças” emocionais tipo depressão (e demais síndromes) são também chamadas de “a noite escura da alma”. Afinal, nunca se viu um profissional da saúde que use preto ou cores escuras, o normal é o branco ou os tons pastéis do rosa, do amarelo, do verde ou do azul...

Na moda a elegância
do preto.
Já, na moda, o preto é considerada uma cor distinta, a mais elegante; usada principalmente em ocasiões ou atos que requeiram mais formalidade ou sofisticação; é um traje de gala: em bailes, formaturas, festas...

Mas, o preto também é usado em funerais, pois, quase mundialmente, é usada como “luto” representando a perda, a tristeza, a sombra, a nostalgia; o fechamento; e por isso mesmo, não ser uma cor bem aceita por exemplo em casamentos (para mulheres) ou batizados que lembram leveza, luz, abertura e alegria.


É a cor do inverno, que nos remete a introspecção, ao isolamento, ao recolhimento.

Preto é a cor do Inverno.

Não use o preto também se quiser parecer menos formal, mais prática, mais jovial, já que a própria cor em si, remete a sisudez, a seriedade e a formalidade.  Por ser uma cor que absorve muito calor, é considerada cor “quente” e, pouco aconselhado seu uso no verão, e em crianças (mesmo que a moda indique) que requerem mais leveza. 

O uso do preto no ambiente.

No ambiente, o preto é usado para dar um toque de elegante sofisticação, deixando o ambiente mais jovial, mais "clean", se usado nas pequenas peças ou objetos de decoração. Nas paredes, normalmente, compõe com o branco, e precisa ser usado com bom-senso para que não torne o ambiente “pesado”, sério demais ou opressivo. 

O uso do branco amplia e  ilumina o ambiente.

O branco tem a função de iluminar, transmitir sensação de limpeza e ampliar. Já o preto vai determinar a ousadia, a elegância e a originalidade.

Juntamente com o branco, o preto forma o famoso símbolo do equilíbrio oriental, o Yin-Yang, que lembra a noite/dia; inverno/verão; sol/lua, masculino/feminino...

Yin-Yang o símbolo oriental

BRANCO-
Foi Isaac Newton, físico inglês que, em 1666, quase por acaso, “descobriu” as cores do espectro solar, quando um raio de luz do sol passa por um prisma de vidro que segurava papéis em cima de sua mesa, e sai aparecendo colorido na parede de seu escritório... comprovando o que já dizia Leonardo da Vinci um século e meio antes. O fato deu um novo impulso as ciências e ao mundo nunca mais foi o mesmo...

Prisma decompondo a luz branca.


Assim, ficou-se sabendo que o branco era a soma de diversas cores ou de diversas radiações coloridas; enquanto o preto seria a ausência destas cores...o mundo passou a ser colorido!


O Branco da espiritualidade e da pureza.



 O branco representa: a Paz, a pureza, a espiritualidade; a ordem, a organização, a higiene; a abertura, a passividade, a energia, a alegria. Atrai tranquilidade e inspira Perfeição. É a cor da humildade e ativa as virtudes.
 

Branco como a neve.

É a cor que mais combina com todas as outras. No entanto é considerada uma cor “fria”, por isso mais usada no verão. Lembra o estado gasoso (e às vezes o estado líquido: água, ou sólido: gelo, neve).
 
O preto-e-branco das fotos.

Até os anos 60 a maioria das fotos, TV e muitos filmes eram apenas em preto e branco. 

Na decoração e na moda, o branco compõe um contraste elegante com o preto; demonstra que os opostos se harmonizam e se equilibram, pois dão mais força às formas, as texturas e aos detalhes; são opostos que convivem em harmonia.


Preto-e-branco harmonizam o ambiente.

A cor branca foi muito usada em hospitais, igrejas, mesquitas e palácios por sua leveza, porém, em alguns lugares está sendo substituída por cores de tons, embora mais leves chamados “tons pastéis”, pois o branco, por sua “frieza”, e usado em exagero, também pode levar a depressão, ao tédio, já que parece baixar a pressão sanguinea.

O branco exuberante do famoso 
Taj Mahal na Índia.





Por refletir bem a luz, é normalmente usado nos tetos dos ambientes; no carros é a cor mais utilizada em lugares quentes, principalmente.

O dia acinzentado.

Cinza -
É a cor mais próxima do preto e do branco. É a cor da indecisão, da espera e muito ligada a situações “ruins”, dias difíceis... É cor comum dos metais, dos minerais...É uma cor fria.

Marrom-terra.
Marrom-
É uma cor “pesada” ou densa; lembra estado sólido, ligada a terra, ao barro (argila). Representa: herança, partilha, justiça; tem haver com materialidade. 
Cor das madeiras, da dureza e da resistência. Cor das folhas “velhas” que caem... Para algumas linhas espirituais, é uma cor considerada Kármica; para outras é trabalhada porque lembra A terra, nossa mãe Gaia.


Salmão ou Pêssego –
Representa harmonia, transformação e tranqüilidade.

A Tranquilidade do salmão ou pêssego.

 É uma variação de tons pastel do laranja. Muito usada hoje em ambiente, mesmo ligados à saúde, já que é uma cor que acalma. É a cor entre o vermelho e o marrom.

A doçura da cor rosa.

Rosa -
É a cor da juventude, do amor universal. Juntamente com o verde ( que trabalha mais o equilíbrio físico) está ligada ao Timo, glândula da alegria, do bem estar, da felicidade que rege o chakra Cardíaco e trabalha mais o equilíbrio emocional.

O rosa das emoções e dos afetos.

Cor do amor fraterno, da beleza, delicadeza, do romantismo, da fragilidade. Por ser também a cor das emoções, dos afetos, do companheirismo foi durante muito tempo, culturalmente, uma cor “feminina”.

A cor Rosa cura as feridas da nossa
criança interior.

A vibração do rosa vai direto ao coração, banindo aborrecimentos, “principalmente para quem sofreu os males do amor, penetrando fundo nas chagas de um coração ferido”, ou sofreu abandono na infância; sofreu algum tipo de abuso; ou ainda pessoas muito sensíveis ou ligadas a algum vício.

O rosa é a cor que faz uma “faxina na alma” pois tem o poder de curar a criança ferida que existe dentro de nós.
_____   ***   _____

Pesquisado e postado por Gení Mafra Souza

Fontes de Consulta:
 Você é Sensitivo? SOSKIN, Julie,editora Pensamento, São Paulo, SP.
Revista Bons Fluidos, Ed. Abril-nº 8, set e out-1999
Revista Viva Saúde Especial, ed. Simbolo, ano 1, nº 2

Auxiliares e Bons Livros sobre o assunto Aura e Chakras:
Qual é a Cor da Sua Aura? BOWERS, Barbara, editora Saraiva, 1990, São Paulo, SP.
Conheça sua Aura, LEARSON, Cyntthia Sue, editora Nova Era, 2007, Rio de Janeiro, RJ.
Cura Vibracional através dos Chakras, GARDNER, Joy, editora Pensamento, 2013,São Paulo, SP

Site:
pt.wikipedia.org/wiki/Cromoterapia
blogdogutemberg.blogspot.com/.../negro-uma-cor-fortemente-polarizad...
www.acasaqueaminhavoqueria.com/05-vantagens-do-preto-branco-na-d...
 Imagens NET










Nenhum comentário:

Postar um comentário