sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CROMOTERAPIA- 3ª parte A - As Cores Primárias ou Básicas (quentes)

São as setes cores puras do espectro solar; como aparecem no arco-íris; que reunidas, dão origem a outras cores ou matizes destas, como o marrom, o cinza e o salmão já faladas, e tantas outras gamas de cores ou tons.
Quanto à temperatura ou calor que exercem, estão divididas em cores quentes ou frias.

Falaremos um pouco de cada uma, nesta parte, das cores quentes: vermelho, laranja e amarelo

VERMELHO

A forte influência do Vermelho energizante.

A potência calorosa e vivificante do vermelho influencia-nos nos níveis fundamentais. A energia desta cor percorre nosso corpo através do sangue e ativa também o nosso primeiro chakra - o da Base, que nos conecta com a energia da terra. 

Vermelho é a cor que nos conecta
com a Terra.

É por isso que o vermelho eleva o ânimo e estimula o sangue; revigora e afasta a tristeza; gera emoções fortes que vão desde a paixão na forma de proteção, mas também na forma de agressão podendo chegar a violência inesperada.

Vermelho é uma cor quente e revigorante

Quando em equilíbrio, o vermelho ajuda a restabelecer a energia vital ativando a circulação, alivia a dor de articulações e músculos, dando a pessoa espontaneidade e alegria; determinação, vigor, capacidade de suportar emoções fortes e coragem para realizar o que ela quer.

Em excesso o vermelho pode trazer: irritabilidade, instabilidade, frustração ou raiva, podendo com isso esgotar sua energia vital.

O vermelho, por ser cor quente, estimula o metabolismo e aumenta a sensualidade, o vigor, a paixão, a sexualidade, a vontade e a força mas precisa ser usada com equilíbrio para que a pessoa não se torne agressivo demais.

Ainda falando de saúde, o vermelho indicado em casos de fraqueza, preguiça, anemia, desânimo e para amenizar dores reumáticas, para ciática. Mas, cuidado: deve ser usado com parcimônia pelos hipertensos.

LARANJA

Laranja - a cor do equilíbrio.

Cor que ativa nosso segundo chakra o Sacro ou Sexual e representa a energia jovial do amor instintivo, dos prazeres da vida pela comida, música, dança e sexo, promovendo, ao mesmo tempo, uma sensação de felicidade, bem estar e abundância.
Aumenta a energia do nosso corpo, diminuindo a fadiga, o cansaço.
 
O quente do laranja estimula
a extroversão

O quente do laranja estimula a autovalorização, a autoestima, a extroversão, pois diminui a depressão, a angustia e a frustração. Favorece a meditação, a renovação, a imaginação promovendo idéias novas, a alegria, o otimismo e vontade de viver, de promover mudanças; neutraliza o excesso de preocupação. Aumenta a sensibilidade, a ponderação, a paciência e o tato nas relações aumentando a cooperação mútua.

Laranja - a cor preferida por linhas budistas.

Não por acaso, junto com um pouco de vermelho, amarelo e branco, o laranja é muito usado por linhas budistas, já que é uma cor que evoca sentimentos moderados o “famoso” caminho do meio” do budismo.

Laranja para aumentar a autoestima.

Na nossa saúde, é usado ainda para espasmos e cãibras, para diversos tipos de depressão e para tratamentos de doenças pulmonares tipo asma e bronquite. Tônico para o sistema reprodutor; para o cansaço e o estresse. Ajuda na digestão e melhora o metabolismo.

AMARELO

Amarelo nosso "sol central".


A cor do sol é a cor do nosso terceiro chakra: o Plexo Solar, por isso também chamado “nosso sol central”, localizado próximo ao umbigo. O amarelo é o fogo que não destrói, mas aquece e ilumina

Amarelo nosso poder pessoal,
nossa Luz.

Amarelo é também uma cor “quente” que dá origem ao nosso poder pessoal, de auto-estima e de realizações, mostra nosso “brilho” ao mundo, nosso calor, nossa luz. Impulsiona a ética, a comunicação, o otimismo e a criatividade, já que é a cor do pensamento, da razão, da lógica, da análise e da inteligência. 

Ativa a mente, inteligência
e o raciocínio

Ativa a mente, ajuda na concentração e no raciocínio. Também usado nas depressões pois acalma o sistema nervoso e restabelece o otimismo.
É a cor do estudante, do professor, do escritor, dos profissional que mais trabalham com a mente: físicos, engenheiros...

A cor do Renascimento.

Na saúde, o amarelo fortalece os ossos e vasos sanguineos. Estimula o metabolismo, o pâncreas e os rins, ajuda a digestão e a eliminar toxinas do fígado e da vesícula. Usada para tratar constipação e artrite. Abranda a sinusite e ajuda na expectoração,
e ainda para aliviar e corrigir problemas de pele.
_____   ***   _____

Próximo assunto - 3B- cont. das cores Básicas- As cores Frias

Pesquisado e postado por Gení Mafra Souza

Fontes de Consulta:

Você é Sensitivo? SOSKIN, Julie,editora Pensamento, São Paulo, SP.
Evolução Elegante: a Expansão da Consciência - LAPIERRE, Davd P. e DUBRO, Peggy Phoenix. Editora Madras, 211, São Paulo, SP.
Táquions a Serviço do Seu Bem Estar – BOCHNIK, Martina e THOMSEN, Tommy, editora Vesica Piscis, Espanha, 2008.(impresso no Brasil)
Revista Bons Fluidos, Ed. Abril-nº 8, set e out-1999
Revista Viva Saúde Especial, ed. Simbolo, ano 1, nº 2

Auxiliares e Bons Livros sobre o assunto Aura e Chakras:
Qual é a Cor da Sua Aura? BOWERS, Barbara, editora Saraiva, 1990, São Paulo, SP.
Conheça sua Aura, LEARSON, Cyntthia Sue, editora Nova Era, 2007, Rio de Janeiro, RJ.
Cura Vibracional através dos Chakras, GARDNER, Joy, editora Pensamento, 2013,São Paulo, SP

Imagens NET




Nenhum comentário:

Postar um comentário