terça-feira, 12 de março de 2024

DIAS MÁGICOS de MAIO - 2ª quinzena -

Para quem se interessa por História Antiga, ou para não deixarmos morrer a História, os costumes, a cultura, as tradições populares... ou a crença de nossos antepassados!

Relembrando que a árvore sagrada deste mês é o lindo e forte: CARVALHO.
As pedras são Ágata Verde e Esmeralda.
O lema do mês é:
                               FORTALEÇA-SE e CRESÇA!

Pequenos Querubins das Escrituras.

 Dia 16- Querubins - Festival Savitu Vrata - 
Os querubins são os guardiões da Luz e das Estrela. 
Para ler mais sobre a classificação dos Anjos, aqui no blog, clic:

Saraswati a deusa hindu das Artes.

Além de se comemorar os pequenos Querubins também a Índia comemora o festival Savitu Vrata, dedicado a deusa  Savitri ou Sarasvati mãe ancestral dos hindus; deusa dos rios, das artes e dos escritos, do conhecimento e da criatividade. Protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral; Saraswati também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e os que se dedicam à eloquência. Como é uma data móvel, em 2020 foi comemorado em 29/01
Ritual:- Hoje acenda uma vela ( se puder) e peça aos Querubins para ter na Alma a Alegria das crianças.
Saraswati peça criatividade, principalmente se você trabalha com qualquer forma de artes. Hoje também é um bom dia para Meditar com um dos mais fortes mantras: Gayatri Mantra.
https://magiadailha.blogspot.com/2014/11/gayatri-mantra-108-peaceful-chants-new.html

Sammuramat ou Semíramis

Dia 17 -Summuramat
Antiga celebração da deusa assíria Sammuramat, mãe criadorada vida, padroeira do amor, da sexualidade, da fertilidade e dos pássaros. Descrita pelos gregos como Semíramis, a rainha fundadora da Babilônia.

Dia 18 - Dia de Pan, Dia Internacional dos Museus, Dia nacional  do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil e Adolescente.
O deus grego-romano da natureza, da fertilidade, da sexualidade; considerado o regente dos espíritos da natureza, das florestas, dos animais; padroeiro da agricultura, da pecuária, da música, da dança e da Cura.

Pan, o cuidador das Florestas.

Ritual:-  Hoje medite e peça a PAN que nos ajude a Cuidar da Preservação de nossas Matas e Florestas, tão destruídas atualmente. Se puder plante uma árvore, em homenagem a Pan. Passeie num bosque, numa floresta, mata...abrace uma árvore e Respire para obter dela Sabedoria!



O dia Internacional dos Museus, criado em 1977,  tem a finalidade de aumentar a consciência para a História e Museologia e incentivar as pessoas a visitar e apreciar os museus.



No Brasil, o dia 18/05 também é dia Nacional do Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, infelizmente, ainda comum no país!

Dia 19 - Festival Celta dos Poços Sagrados - Em 2024 Domingo de Pentecostes!
Festival Celta que honra os poços Sagrados_ eram enfeitados os poços com flores brancas em honra a Brigit. Este costume ainda se realiza nos dias de hoje na Irlanda. Acredita-se que as águas retiradas de poços sagrados tem poderes curativos, assim como as nossas águas minerais.

Os poços/fontes enfeitam
jardins e casas.

Ritual:- Uma boa "pedida" hoje é você tomar um banho dessas águas, bastante comuns no Brasil, de norte a sul; que tem ação: regeneradora, cicatrizante, diurética, sedativa, tranquilizante ...na falta delas, vale um bom banho de mar ou cachoeira...e usar a imaginação criativa!!!

Dia 20 - Dia de Mjollnir, Dia de Athena - Grécia. Dia Mundial das Abelhas. Último dia do Sol estar no signo de Touro.
Mjollnir é o martelo sagrado de Thor, deus nórdico do trovão: sábio, honesto, justo, corajoso e forte; destruidor do mal e protetor do mundo ( paganismo germânico). Thor era o deus que mais possuía templos na Escandinávia. Por isso, hoje se celebra a Coragem e a Força.
Ritual: - Acenda uma vela vermelha e peça aos deuses da guerra que ajudem você a vencer suas batalhas, sejam espirituais, sejam terrenas.

Thor e seu martelo Mjollnir

Dia 20 de Maio ainda- Plynteria, Dia de Athena - Grécia, Dia Nacional do Pedagogo e Mundial das Abelhas.
Deusa grega da ordem, da justiça, da inteligência, da sabedoria, das artes e da estratégia.
Ritual: - Acenda uma vela amarela sobre um prato de prata ( ou prateado)e concentre-se na chama refletida. Essa chama acenderá em você a luz do Conhecimento e da Sabedoria.

Athena - deusa 
da Sabedoria -

Neste dia, mais que nunca, devemos lutar contra a morte de milhões de abelhas, no Brasil principalmente, por excesso de agrotóxicos! Lembrando que sem elas NADA existirá no planeta, nem mesmo a espécie humana! Defender as Abelhas é questão de Sobrevivência, mesmo!


Por ignorância, ganância e inconsequência
milhões de Abelhas estão sendo mortas no mundo!

Dia 21 - Tubilustrium - SOL entra no signo de GÊMEOS - O Questionador.
Festival da Roma Antiga dedicado à purificação das tubas e trompetas sagradas.

GÊMEOS de 21/5 a 20/6

Início do signo de Gêmeos que vai de 21/5 a 20/6. Joviais, Bem Informados, Inteligentes, com Excelente Memória, Objetivos e Divertidos, os geminianos mesmo sendo regidos por MERCÚRIO, o planeta da comunicação, tem como elemento o AR, e por excesso de questionamento, podem perder-se em Distrações, Dispersando Energia e perdendo o foco.

Os geminianos são irônicos quando estão com raiva; frios quando estão com ciúmes e quietos quando não estão bem...

Gêmeos, o signo do
Movimento e da Evolução.

 E, apesar de Carentes, são: Carinhosos, Verdadeiros, Simpáticos, Bem Humorados e Animados; e ainda Curiosos, Generosos, Criativos, Livres e Gentis!

CONSELHO para Geminianos: - Manter o FOCO para não perder muita energia!
Para ler mais sobre o signo de Gêmeos, clic: 
https://magiadailha.blogspot.com/2018/05/gemeos-eu-comunico-225-2106.html

Dia 22 - Niman Kachina - Sta Rita de Cássia- Dia do Abraço

Celebração HOPI para Kachinas - 
espíritos da natureza.

Em 22/5 - Celebração dos índios Hopi festejando o retorno dos Kachinas, espíritos da natureza, para seus lares, dentro da terra, levando consigo as orações e os pedidos do povo para abundante colheita. 

Santa Rita de Cássia -  (*1381 +1457 Itália) Monja agostiniana. Nascida Margherita, na cidade de Cássia, região da Umbria - Itália - que mais santos deu a igreja católica. Esposa, mãe, viúva e depois religiosa : Santa Rita de Cássia que tornou-se popular pela sua intercessão em casos impossíveis, é considerada  advogada das causas perdidas”.
Ritual:- Hoje, especialmente,  peça a Santa Rita que proteja sua família, e se tiver alguma graça difícil, ela ajuda, já que é a santa das "causas perdidas" ou impossíveis.


Sta Rita de Cássia -
a santa dos impossíveis.

 Dia 23 -  Rosália e Dia Mundial das Tartarugas.

Rosália - Este festival romano honra as deusas Vênus e Flora e é um ótimo dia para um encantamento de amor, para você mesmo, se você é mulher.
Ritual:- Pegue duas rosas. Uma representará você e a outra, a deusa. Amarre-as com uma fita de seda amarela e coloque-as num vaso com água e um pouquinho de açúcar. A flor deusa passará os mistérios da sedução para a flor mulher.
Também hoje comemora-se  Florálias - Ibéria.

Deusa romana Flora.

Dia 23 também é o Dia Mundial das TARTARUGAS.



No Brasil existe um Projeto chamado TAMAR, onde a ideia se iniciou com estudantes de Oceanografia nos anos 70, começando nos anos 80. O projeto  cuida da Tartarugas Marinhas, especificamente, além de outros animais marinhos em risco de extinção, como tubarões. 

Atualmente há 24 bases do Projeto Tamar no nordeste, sudeste e sul brasileiro, sendo que 18 deles, atuam o ano inteiro. Visite o Projeto Tamar e ajude na conservação das espécies! 

Nossa imensa Gratidão aos idealizadores, criadores, funcionários, colaboradores, voluntários...desse lindo projeto brasileiro: PROJETO TAMAR. Se você puder visite, e colabora com o projeto, vale à pena!


Projeto Tamar de Florianópolis SC BR,
é o mais visitado por estudantes, em todo o país.

Dia 24 - Dia da Tríplice Deusa - Nossa Senhora Auxiliadora - Sta Sara Kali e Dia Nacional dos Romani (ciganos) no Brasil, Dia nacional do Milho
A tríplice deusa da tradição celta, donzela, mãe e anciã, é honrada hoje.
Ritual:- Coloque três rosas em um vaso com água representando os três aspectos da deusa (uma flor em botão represtando a donzela, uma aberta representando a mãe e uma murcha representando a anciã). Peça então à donzela Coragem, à mãe Amor e a anciã, Sabedoria.

A deusa Tríplice celta.

Dia 24 -  (ainda) - Festival deusa Astarte - Politeísmo; Festival deusas Diana e Selena - Stregaria, Wicca.

Dia também de Nossa Senhora Auxiliadora - O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou a invocação a N.S. para sua Congregação Salesiana. O ano de 1862, é marcado pelas  aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto, na Itália.
Ritual:- Hoje peça a um dos aspectos da grande mãe, ou de Mãe Maria, N.S. Auxiliadora, que lhe auxilie na concretização de seus projetos e sonhos. Ela sempre responde, claro que, vai depender também de seu merecimento, seus esforços e ações.

Nossa Senhora Auxiliadora.

Ainda, dia 24 de maio, o povo cigano comemora sua maior protetora: Santa Sarah Kali.
Ritual:- Hoje peça a Sta Sara que, em proteção e confiança, proteja seus caminhos e aos seus familiares, e lhes dê Saúde, Paz e Abundante Prosperidade!

Sarah Kali - a protetora dos ciganos.

E desde 2007, é no dia de sua santa maior, que os ciganos do Brasil comemoram o "seu dia". 

O Dia Nacional dos Ciganos foi instituído em 25/05/2006 por meio de decreto assinado, pelo  presidente Luiz Inácio Lula da Silva"em reconhecimento a contribuição da Etnia Cigana
na formação da História e da Identidade Cultural Brasileira."

 Segundo o senso de 2011, existem cerca de 800 mil ciganos no Brasil que correspondia a 0.41% da população brasileira.


Você sabia que já tivemos ciganos ilustres como: Castro Alves, Cecília Meireles, (escritores e poetas) Presidentes Washington Luís e Juscelino Kubitschek, ator Dedé Santana, e compositor e músico Benito de Paula... Gratidão à esse grandes nomes e pelo que fizeram ao nosso país!

Dia 25- Dia de Apollo, Festas masculinas em honra do deus - Grécia -  Dia do massagista, da Costureira, da África, do Trabalhador Rural e da Adoção.
O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura.
Ritual:- Hoje, acenda uma vela amarela, e um incenso de canela. Próximo à vela, coloque três folhas de louro, e peça a Apolo lhe ajudar na conquista de dinheiro para ter uma vida material estável. Quando a vela terminar de queimar, pegue as folhas de louro e guarde na carteira, ou na sua bolsa. (esse ritual pode ser feito também na passagem do ano).

Apolo ou Zeus.

É dia também de Refletirmos, meditarmos sobre nossa mãe África, a mãe de todos os continentes, sobre a Nação Africana e nosso olhar ao negro, e todas as atrocidades que o Mundo cometeu com esses povos... E pedirmos perdão ao Mundo por isso!

Foto de criança negra em"zoológico humano"
feita na Bélgica em 1958! (autor desconhecido)

Dia 26 - Dia das FADAS AZUIS; Dia das Nascentes Sagradas - Celtas. N.S.do Caravaggio(católicos)
Acredita-se que as Fadas Azuis estão sempre perto das mulheres grávidas e bebês recém-nascidos. Esta tradição da Normandia, lembra um antigo ritual que é enfeitar a casa com flores azuis, especialmente hortênsias, para homenagear as fadinhas. Como elas são os gênios dos nascimentos, da criação, hoje você pode pedir as fadas Azuis que lhe ajudem num projeto que você esteja começando, criando, iniciando...pode ser um trabalho, a compra de uma casa, um novo caso de Amor, um empreendimento qualquer... se você ACREDITAR, elas lhe ajudarão!

Fadas Azuis da Normandia.

Nossa Senhora do Caravaggio

O ano é 1431, e regiões da Itália passam por divisões políticas e religiosas, ódio, heresias, e  uma sangrenta batalha entre República de Veneza e ducado de Milão,  assustou o país.

E é neste contexto, numa pequena cidade, situada entre as duas regiões e chamada de Caravaggio, e numa triste tragédia pessoal, causada pelo marido que a maltratava e batia, que uma jovem mulher, Joaneta Varoli,  no dia 26 de maio de 1432, as 17hs local, colhia pastagem para o gado quando “vê uma senhora envolta em Luz”, o que a deixou assustada.

Para Joaneta, “a aparição parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade. Dizia-lhe que não tivesse medo, mandou que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem”. A senhora anuncia-se como “Nossa Senhora” e diz: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”.


N. S. de Caravaggio e  Joaneta. 
Mural Aldo Locatelli
Igreja São Pelegrino Caxias RS


A senhora pede “ao povo que faça penitência, jejuem e orem, em agradecimento pelos castigos afastados e que no local seja construída uma igreja”. E “como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, faz brotar uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje, e nela muitos doentes recuperariam a saúde.”

Joaneta leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem  para solicitar-lhes; em nome de Nossa Senhora; os acordos de paz.  Em suas visitas, levava ânforas de água da fonte sagrada, que resultavam em curas extraordinárias, prova de veracidade da aparição. Os efeitos da mensagem de paz logo apareceram. A paz aconteceu na região, no país, e na própria Igreja com o Concílio Basileia/Ferrara/Florença. A virgem fica conhecida como N.S.do Caravaggio, Rainha dos Aflitos e desvalidos


No Brasil, o maior santuário a Virgem do Caravaggio, fica em Farroupilha RS, trazida pelos imigrantes italianos. F ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Caravaggio)

Dia 27 - No Brasil, desde 1999 comemora-se o Dia da Mata Atlântica.

A exuberante flora da tão depredada
Mata Atlântica brasileira.

Com o intuito de conscientizar a população, as autoridades e a iniciativa privada, neste dia comemora-se a MATA ATLÂNTICA, que já cobriu 12% do território brasileiro, no litoral das regiões nordeste, sul e sudeste, e que tanto encantou os europeus que aqui chegaram, por volta de 1500. 

Pela sua depredação, restam apenas 12,4% deste espetacular bioma, que é responsável  ou contribui para o fornecimento de ÁGUA para mais de metade da população brasileira, e pela regulação do clima de algumas das maiores cidades do Brasil, nos deixando o desafio de PROTEGERMOS com URGÊNCIA o que ainda nos resta!

Embora o desmatamento, na maioria dos estados diminuiu nos últimos dois anos, a situação ainda é preocupante, tanto que cinco estados ainda mantém índices inaceitáveis de desmatamento: Minas Gerais (3.379 ha), Paraná (2.049 ha), Piauí (2.100 ha), Bahia (1.985 ha) e Santa Catarina (905 ha). Fonte: SOS Mata Atlântica e INPE.

Dias 27 e 28 - Festejos a Píton - a terrível serpente - ( morta por Apolo na juventude) que viveu em Delfos perto da Fonte Castalian - Grécia. Dia do Ceramista.



Dia 28 comemoramos o "Dia do Ceramista" na América Latina, daquelas pessoas que, sem medo de sujar as mãos com o santo barro da Mãe Terra, transformam Sonho em lindas e belas Realidades! Valorize a cerâmica artesanal, valorizemos o ceramista!


Ceramista: Aquele que transforma Sonho
 em Realidade, com a Terra e Suas Mãos!

Dia 29 - Plynteria e deus Marte, Dia do Geógrafo
Este festival romano lembra-nos de purificar nossos símbolos sagrados.
Ritual: Hoje, faça um ritual de purificação em todos os seus objetos e imagens sagrados, como banhá-los em água de sal grosso; pô-los na chuva; no sol; na lua; ou ainda: acender perto deles uma vela ou um incenso de limpeza de sua preferência (alecrim, arruda, artemísia, canela, cravo, mirra, noz moscada, olíbano, sálvia...)

Purifique seus objetos de trabalho.

Também em 29 - também é Dia do Geógrafo, parabenizo à todos que se preocupam em estudar o mundo e, em especial, nosso país, destacando nosso maior geógrafo da década de 70: MILTON SANTOS.


03/05/1926 Bahia
24/06/2001 São Paulo

Milton Almeida dos Santos foi considerado um dos maiores geógrafo brasileiro, escritor, professor, pesquisador, jornalista...
Graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da Geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. 
A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista.
Milton Santos alcançou reconhecimento dentro e fora do Brasil, ganhou o prêmio Vautrin Lud, em 1994, sendo o primeiro e único na América Latina a receber tal. O prêmio Vautrin Lud, é o de maior prestígio na área,considerado "o Nobel da geografia" (F. Wikipedia)

Dia 30 - Joana d'Arc, Festival do Milho e Início da Semana Mundial do Meio Ambiente, Dia do Geólogo e das Bandeiras. 

Santa Joana d'Arc - padroeira da França.

Joana recebeu sua missão em visão ou sonhos para defender a França da Inglaterra. Por isso teve sua morte autorizada na fogueira como "bruxa herege e idólatra". Quinhentos anos depois Joana foi canonizada. 
É a santa padroeira da França e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos.
Ritual:- Peça a Sta Joana d'Arc que lhe ajude na concretização de seus sonhos e suas lutas!

Os milhos coloridos do Novo México.

Hoje, 30/05, também é o Festival do Milho dos Pueblos do Novo México - Estados Unidos - agradecendo as dádivas da terra, com preces e cantos. É representado, neste festival, as várias cores do milho: amarelo, vermelho, azul, branco, preto e mesclado, chamadas de A-ha Kachin Mana.


O uso de sacolas e garrafas retornáveis
 é um dos modos de reduzir o impacto.(F.ONU)

Dia 30 de Maio também inicia a Semana Mundial do Meio Ambiente. Você sabia que 8 milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todos os anos? Como cada um de nós pode mudar isso? Qual sua contribuição? Em fevereiro de 2017, a ONU lançou a Campanha #MaresLimpos
para cobrar compromisso  de governos, setor privado e sociedade civil.

Dia 31- Noite das Promessas - Ibéria e Dia Mundial Sem Fumo, Dia de Inácio de Loyola e de Renné Descartes - 


Inácio de Loyola (*31/05/1491 Espanha + 31/07/1556 Roma) foi o fundador da Companhia de Jesus. Perdeu a mãe já nos primeiros anos de vida, e aos 16 anos perdeu o pai. De 1506 a 1517, foi cortesão e teve vida extremamente leviana.  De 1521 para frente, resolveu mudar de vida e dedicar-se a vida religiosa, o que não impediu que por três (ou quatro ?) vezes, fosse vítima da Inquisição da própria igreja. Em 1534 Loyola e mais seis amigos, fundaram a Companhia de Jesus, ordem religiosa católica romana que teve grande importância na Reforma Católica, cujos membros são conhecidos como os jesuítas que, em sua grande maioria, se dedicam a educação.  Foi canonizado pelo Papa Gregório XV. (F.Wikipédia)

René Descartes (*31/03/1596 França + 11/02/1650 Estocolmo - Suécia) foi um filósofo, físico e matemático francês. 
Notabilizou-se por seu trabalho revolucionário na Filosofia e na Ciência, mas também obteve reconhecimento Matemático 
por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a Geometria Analítica e o Sistema de Coordenadas que hoje leva o seu nome. Foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes  é considerado um dos pensadores mais importantes, e influentes, da História do Pensamento Ocidental. (F. Wikipédia)

E para encerrar, falemos do mal do tabaco, já que hoje é o dia do Combate ao Fumo, pela conscientização...

Os componentes do tabaco que 
tanto assustam, além da nicotina...

Na gravura acima, entenda porque o cigarro faz tanto mal, e porque existe uma campanha tão acirrada contra ele.

Hoje, existem diversos tratamentos para auxiliar a deixar o tabaco, já que a "necessidade" do fumo além dos fatores químicos, também é provocado pela ANSIEDADE... 

Então o auxílio de profissões especializados, como psicólogos, para um acompanhamento se faz necessário, como também as terapias integrativas como : acupuntura, Reiki, meditação, Yôga, Renascimento...lhe ajudarão no processo! 


E se você realmente quer mudar seu estilo de Vida, Tenha Força, Você Consegue! 

Pare, ou pelo menos, DIMINUA o uso de cigarros, seus Pulmões Agradecem... 

_____   ***   _____ 

Pesquisado e compilado por Gení Mafra Souza
Fontes de pesquisa:

- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:

Imagens da net


Nenhum comentário:

Postar um comentário