quarta-feira, 29 de março de 2023

Dias Mágicos de ABRIL - 1ª quinzena -

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seus conhecimentos sobre a História Antiga, seus rituais e comemorações...

Afrodite - a deusa do Amor e da Beleza.

ABRIL
Este mês homenageia Afrodite, a deusa do amor, daí o nome que, posteriormente, foi adaptado pelos romanos para Aprilis, "o tempo das flores e folhas em botão".
A palavra "aperire" significa abrir, pois ABRIL é mês de abertura no hemisfério nórdico: abertura da terra para receber a semente...

Diamante - A pedra do mês de Abril.

Acredita-se que os amores nascidos neste mês duram para sempre, como o Diamante, que é a pedra deste mês.


Os elfos e as fadas - guardiões
de Abril

Os guardiões deste mês são os elfos (e as fadas), que adoram dançar ao som de músicas alegres com flauta. Ouça esse tipo de música antiga e medieval,  deixe um pedaço de bolo de chocolate ou mel com um copo de leite em um canto. Os elfos lhe trarão não só boa sorte e alegria, como também sonhos proféticos.


As lindas Cerejeiras - uma das
Árvores de Abril.

As árvores do mês são, pelo menos três: 
- para os antigos celtas e na Europa: Carvalho-alvarinho;
- na Ásia as lindas Cerejeiras;
- no Brasil o Pau-ferro, espécie de grande porte da Mata Atlântica. 


A gralha-de-bico-vermelho
e as lindas tulipas representam o mês.

As flores do mês também são diversas: begônias, Tulipas, dálias, gérberas, gerânios...todas de cores fortes e intensas.
O animal que melhor representa o mês,  é a Gralha-de-bico-vermelho.

Em 2023, os cristãos do mundo inteiro, comemoram neste mês, sua data máxima: a PÁSCOA(09/4/).  Para ler sobre a Quaresma aqui no blog: 
 http://magiadailha.blogspot.com/2017/03/quaresma-semana-santa-e-pascoa-data.html

E alguns de seus Santos mais conhecidos e amados: Sto Expedito, São Jorge, Santa Bernadete Soubirous, na segunda quinzena do mês.

Enquanto o POVO CIGANO no mundo inteiro comemora seu dia em 08 de Abril.

Aproveite a antiga egregora deste mês e:
 Avalie e Renove as Sementes de seus Projetos.

Loki -  deus das brincadeiras.

Dia 01 de Abril.
Dia do deus Loki - Este deus germânico, conhecido como o deus nórdico dos truques e brincadeiras, originou o nosso famoso Dia da Mentira.
Ritual:- Hoje, pense em uma coisa que você deseja muito conquistar. Então diga para três pessoa que você já conseguiu realizar seu desejo. Se você conseguir convencer três pessoas, Loki ficará satisfeito com seu talento e transformará seu desejo em realidade!


Dia 02 -Batalha das Flores na França - dia de São Francisco de Paula -  2013 Começa a Semana Santa.
Neste dia as pessoas andavam com cestos de flores jogando-as no alvo de suas conquistas.
Antiga celebração celta para as divindades solares. Neste dia "descarregavam-se" os resíduos do inverno, queimando em fogueiras feitas com madeiras sagradas, bonecos de palha representando o inverno.

O carismático italiano
São Francisco de Paula.

São Francisco de Paula, italiano, seguidor de São Francisco de Assis, um dos carismáticos videntes que viveu entre 1416 a 1507, fundou uma ordem e seus próprios mosteiros. Embora analfabeto, atraía grande número de pessoas as suas pregações. Tinha o dom da Cura e, segundo a tradição, realizava milagres e fazia previsões e, entre a maior delas, previu a Tomada de Constantinopla pelos turcos.
Em 2023 Domingo de Ramos, cristãos comemoram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Buda bebê - Sidarta Gautama.

Dia 03- Nascimento de BUDA  ou Festival Wesak que, por ser uma data móvel que depende da Lua Cheia, no ano 2023 será comemorado em 05 de Maio, quando será a culmunância do Wesak.
Parece ter sido esse o dia do nascimento do Princípe Sidarta Gautama, (comemorado hoje em dia, na primeira Lua Cheia do sexto mês lunar) que depois de Iluminado, fundou o Budismo, uma das quatro maiores religiões do mundo, que por sua filosofia, cresceu muito nos últimos anos. 
Leia Buda e o Budismo
http://magiadailha.blogspot.com.br/2011/05/aparecimento-do-budismo.html

Ainda, Festa romana da Florália. Festa da deusa hindu Mulaprakriti, a Mãe Primordial. Na antiga Pérsia, ofereciam-se neste dia, cestas com sementes germinadas às Divindades das Águas.

Cibele, a mãe dos deuses.

Dia 04 - Magalésia - 

Essa tradição romana baseava-se no Oráculo de Delfos, que dizia que apenas quando a Grande Mãe (representada pelo meteorito negro que continha seu espírito) chegasse a Roma as legiões inimigas seriam vencidas. A Grande Mãe nesse caso é Cibele e você pode pedir sua ajuda para expulsar "legiões inimigas", visíveis ou invisíveis, de sua vida. Acenda uma vela sobre uma turmalina negra, que representa a deusa, e peça-lhe luz e proteção.

Fortunata - a deusa/anjo 
da fortuna

Dia 05 de Abril -  Festival da Boa Sorte - 

Hoje celebramos Fortuna ou Fortunata, a deusa/anjo da Sorte e Prosperidade. 
Ritual:- Entoe este antigo encantamento diante de uma vela dourada e algumas moedas e frutas: "Ave Fortuna, Senhora da Prosperidade! Verta sobre mim a cornucópia da felicidade e da abundância! Brilhe sobre mim seu sol favorável. Salve, Fortunata!"

TARA a deusa hindu

Dia 06-Celebração de Tara e Festival Ching Ming-deusa Kwan Yin ou Kannon.   
Tara, a deusa hindu das estrelas, uma das manifestações de Kali como senhora do tempo. A estrela- seu símbolo-é visto como elemento de auta-combustão perpétua, por isso Tara representa a fome insaciável, tanto espiritual quanto física, que promove toda a vida.

Kuan Yin/Kannon é deusa 
da Bondade, Cura e Compaixão.

Já, a deusa Kuan Yin/Kannon é a Mãe da bondade, compaixão, saúde, cura e bem-estar. 
Ritual:- Hoje você pode pedir ajuda a essas duas deusas, (Tara e Kuan Yin)  através da Meditação.


As salamandras -  elementais do fogo

Dia 07 - Dia das Salamandras e Dia Mundial da Saúde. Em 2023 Sexta feira santa (cristã) Os cristãos revivem a morte de seu mestre Jesus.

Dia dedicado aos elementais do fogo. Há muitas experiências interessantes com salamandras, mas podem ser perigosas, pois os elementais não têm noção de certo/errado.  
Ritual:- Acenda uma vela e concentre-se. Peça às salamandras que se apresentem a você, mudando a cor da chama da vela. Se a cor da chama mudar, você tem um grande potencial para trabalhar com magia!(ou de ser um curador!)


7 de Abril - Dia Mundial da Saúde.

A cada ano, a OMS - Organização Mundial da Saúde - escolhe um tema que mais esteja preocupando a  Saúde da humanidade, como um todo. Em 2017 o tema escolhido pela OMS, para chamar atenção no Dia Mundial da Saúde, foi a DEPRESSÃO, uma preocupação mundial e, que independe de idade, já que mais de 350 milhões de pessoas no Mundo, passam por este transtorno...
E você está se cuidando? Conversando com familiares e amigos? Está fazendo exercícios...se alongando; caminhando; prestando atenção no seu corpo, que é a casa do seu Ser Maior, seu Espírito Divino...Se colocando em Primeiro Lugar em Tudo!?? 

Lembrando que

“A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e emocional, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. OMS

Dia 08  -  Dia Internacional do Povo Cigano. Em 2023 sábado Santo(cristão)

O incompreendido e místico
Povo Cigano.
  
Dia 08 de abril, desde 1971, é comemorado o Dia Internacional do Povo Cigano ou "International Roma Day", criado pela ONU, depois de intensa campanha feita pelo ator americano, de origem cigana, YULL BRINER. 

Os Romani como hoje são conhecidos na Europa, constituem a maior minoria étnica do continente europeu: 8 milhões de pessoas!

 Há muitas histórias e lendas sobre a real origem do Povo Cigano, zíngaros, gitanos... mas que a melhor e mais certa denominação parece ser Rhom, e que, parece ter começado a imigrar da Índia por volta do século IX ou X.  Porém já podiam ter se encontrado na Índia vindo de outras regiões, sem serem necessariamente indianos... 

A Alegria do Povo Cigano.

De onde teriam vindo, realmente, os ciganos não se sabe ao certo, por mais que se pesquise... 
Da Índia parecem ter seguido para diversos países onde os mais comuns foram: Romênia, Asia Ocidental, Egito, Grécia e Irã e hoje se encontram espalhados por todo o mundo! 

Por não se submeterem a nenhuma sociedade foram tachados de bruxos, perseguidos, excomungados, odiados... porém, conseguiram a muito custo sobreviver! 
Aplausos ao Lutador  e Místico POVO CIGANO!

AMOR UNIVERSAL

Dia 09 - Dia do Amor Universal. Em 2023 PÁSCOA cristã.
O número 9 contém em si o Universo, por isso é o número do Mestre.
Ritual:- Peça aos anjos que despertem em você a chama do Amor Universal para que você aprenda a perdoar os erros humanos e amá-los. É só imaginar que somos (grande parte) crianças, e que boa parte de nós, não tem a menor ideia do que está fazendo...

O "Sol dançante" dos celtas.

Em 2023 -  Neste domingo, é comemorado a data máxima para a cristandade: A RESSURREIÇÃO - o RENASCIMENTO de Cristo, " o Filho de Deus Vivo", o Salvador que venceu a Morte, voltando à Vida: A PÁSCOA!

Dia 10 - Dia do "Sol dançante" - 

Neste dia os celtas acreditavam que o "Sol dançava" nos primeiros momentos da alvorada. Na Irlanda as pessoas acordavam cedo para ver os primeiros raios de sol dançando na superfície das águas.
Dia de Bau, na Babilônia, a deusa do céu, da terra e do mundo subterrâneo.
Em 2022, para os cristãos, inicia-se a Semana Santa com o Domingo de Ramos, marcando a entrada de Jesus, triunfante, em Jerusalém quando a população entoa "Hosana, hosana!"(salva-nos, salva-nos)

Kista deusa da Sabedoria

Dia 11-Dia de Kista. 

Na antiga Pérsia, celebrava-se Kista, a deusa do conhecimento e da sabedoria; era também protetora dos seres humanos e provedora dos alimentos.
Ritual:- Peça a Kista que forneça, como alimentos,  conhecimentos e sabedoria para sua alma; para seu desenvolvimento espiritual.

CERES a deusa das Colheitas

Dia 12 - Cerealia - 

Festival romano em homenagem a Ceres, deusa dos grãos e das colheitas, lembra-nos de um antigo ritual.
Ritual:- Plante seus desejos e veja-os germinarem. Coloque alguns grãos de sua preferência em um buraco no jardim ou num vaso e, enquanto mentaliza, peça a ajuda de Ceres para seus desejos se realizarem.
Para ler sobre um dos grãos/sementes mais importantes para a humanidade - O Trigo:
http://magiadailha.blogspot.com/2009/08/pao-alquimia-magia-ou-milagre.html

O Lobo Azul

Dia 13 - Dia do Lobo Azul - 

Esta é uma antiga tradição da Mongólia. Acreditava-se que o grande Lobo Azul aparecia de noite para devorar nossos medos!
Ritual:- Hoje, desperte o Lobo Azul que dorme dentro de você. Faça algo ousado e que não tenha coragem de fazer normalmente. Despertando o Lobo Azul hoje, ele estará desperto sempre.

 Mariamma - deusa das águas na Índia.

Dia 14 - Dia da deusa das águas e do trágico acidente com o Titanic.  Em 2022 os católicos cristãos, continuam a relembras "As Sete Dores de Maria" e a viver a Semana Santa, com as preparações para a Páscoa encenando o Lava-pés onde Jesus nos deixa as lições de Humildade e Respeito

Festival na Índia de celebração a deusa do mar Mariamma. Na Caldéia, celebrava-se Marah, a deusa das águas salgadas. Dias (14 e 15) considerado desfavoráveis as viagens marítimas, pois foi neste dia (14 de abril de 1912, fez um século em 2012) que afundou o famoso Titânic, considerada a maior tragédia do século XX.

Bast-senhora da Fertilidade

Dia 15 de abril - Dia de Bast. 
Bast é a deusa felina egípcia, senhora da dança e da fertilidade. Para aumentar seu poder de sedução, coloque algumas pétalas de rosa num pires com leite e deixe-o de noite na janela, para homenagear a deusa gata.

_____ *** _____

Pesquisado e compilado por geni mafra souza
Fontes principais:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe - editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Sites consultados:

pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia
bruxaguinevere.blogspot.com/2006_09_01_archiv...
www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-francisco-de-paula/140/102/
www.portalangels.com/santo-do-dia/categoria/abril
www.imninalu.net/rom-ciganos.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Nacional_do_Cigano
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/03/14/divulgada-a-programacao-da-procissao-senhor-dos-passos-em-florianopolis.ghtml
https://www.luzcristica.com/eventos/wesak.html

Imagens net

3 comentários:

  1. Eu amei este blog! Gratidão pelo excelente trabalho! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tweek,

      Gratidão pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário; estes nos ajudam a ver do que nossos leitores estão acessando e gostando para continuarmos nossas pesquisas e postagens.
      Apareça mais vezes, será um prazer! Abraços de Paz, Luz e Alegrias!
      Gení

      Excluir