domingo, 23 de maio de 2021

AJUDE a SALVAR o PLANETA...SIM, Você Pode!

ALGUMAS ECO DICAS para o Dia Mundial da Terra 22/04, para a Semana do MEIO AMBIENTE 31/05 à 08/06, e para Todos os Dias!


 Não deixe o carregador do celular ligado na tomada, quando ele não está sendo utilizado. Este pequeno desleixogasta energia elétrica, além de ser perigoso, pois pode causar incêndios

Retire o cabo do carregador
da tomada após seu uso.

- Esqueça-se do elevador e use mais a escada, se tiver de subir ou descer um ou dois andares.  Para os que moram ou trabalham em andares muito altos, use o elevador e desça 2 ou 3 andares antes, e complete o percurso de escada. Já fará diferença! Afinal, além da economia de energia elétrica, você fará um bem para a sua saúde. 

Use a escada e faça bem a sua saúde.

- Carro requer manutenção, não tem jeito. Faça uma regulagem periódica, sempre que possível. Troque o óleo nos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar. 

Revise seu carro periodicamente.

- Mude sua geladeira e seu freezer de lugar
.
Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. 



Habitue-se a Ler as embalagens dos
produtos que você consome.

- Procure saber a procedência dos produtos que você consome. Fuja de produtos de empresas com referências suspeitas. Adote o costume de ler as embalagens e ligar para o serviço de atendimento ao cliente quando tiver alguma dúvida sobre o produto.

Personalize seu copo e diminua a poluição.

- Já reparou na quantidade de copos de plástico jogados no lixo no fim do expediente? Mude isso: personalize seu copo ou traga de casa sua própria caneca ou uma garrafinha para água. Você ditará moda entre os colegas.

- Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades. 

Use sacolas de pano.

 - Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. Observe o selo de consumo de energia.

- Ventiladores de teto consomem muito menos energia que os aparelhos de ar condicionado. Se mesmo assim, você preferir o ar, aqui vai outra dica: use-o racionalmente, com portas e janelas fechadas e os filtros regularmente limpos.

Plante árvores mas, essencialmente, lute
pela vida das que já existem

- Plante uma árvore. E LUTE  para que, as que já existem NÃO SEJAM CORTADAS...
Uma árvore de médio a grande porte, pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida, e é, ainda, bom abrigo para aves. Se você é daqueles que não gostam de sujar as mãos, ao menos se inscreva em programas de plantio pela internet.

- Não troque seu celular por puro impulso. Se não resistir à tentação de comprar aquele modelo que só falta falar, ao menos deixe o seu modelo antigo na revendedora para reciclagem. 


Troque as lâmpadas incandescentes(A)
pela fluorescentes compactas(B)

- Ideia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica. 


As LED (A) são mais econômicas, 
normalmente, que as fluorescentes(B)

Atualmente, as lâmpadas de LED estão substituindo também as fluorescentes porque:
-  são mais econômicas (uma lâmpada de 10 W LED, corresponde a 15 W das fluorescentes compactas e a 60 W das incandescentes)
- mais duráveis (de 02 a 5 anos de garantia)
- Parece ser a menos agressiva ao ambientes e seres vivos, o que facilita um relaxamento. 
- As LED são, também,  mais fáceis de manusear e limpar.


Calçadas - Varra antes de lavar...

- Não há nada mais fora de moda que usar a mangueira de água para "varrer a calçada". Em 15 minutos, 280 litros de água, normalmente,  escorrem para o ralo inutilmente. Só lave depois de varrer muito bem e de ser estritamente necessário!

- Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Para doar o óleo à reciclagem, separe o óleo usado em garrafas PET, ou de vidros,  para doá-lo a ONGs, que farão biodiesel e sabão com ele. 

Separe o óleo usado e,
entregue para reciclagem.

- Economize CDs e DVDs, que são feitos de plástico. A onda agora é usar e abusar de mídias recarregáveis como CD-RW ou DVD-RW, drives USB ou mesmo utilizando e-mail para carregar ou partilhar arquivos.

- Que tal lavar o carro a seco? Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a tradicional, que consome centenas de litros do precioso líquido.

Recicle e/ou separe o lixo, pelo menos,
em seco e úmido.

 - Separe seu lixo (pelo menos o lixo seco do úmido, já ajuda!) e sempre que puder, recicle... Incentive sua família, vizinhos  e amigos a fazerem o mesmo. Tem atitude mais grosseira que atirar lata ou outros dejetos pela janela do carro? O castigo para essa gafe é garantido: os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, chegam aos rios e represas, causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que consumimos.  

Abra janelas, cortinas, persianas,
deixe o sol entrar e iluminar sua casa

 

- Viva seu dia com luz natural. Abra janelas, cortinas, persianas... deixe o sol entrar e iluminar sua casa em vez de acender lâmpadas.
Além de fazer muito bem ao seu humor,  pois
a luz do sol, é responsável por acelerar a produção de endorfinas, provocando uma sensação natural de bem-estarvocê também vai economizar dinheiro no fim do mês. 
Pratique a "Carona Solidária"
o Mundo Agradece!

- Compartilhe seu carro. Pratique a carona solidária e diminua a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente, principalmente aquelas que estudam ou trabalham com você!
Honremos nosso planeta cuidando dele!

Honre sua Vida no Planeta ! A natureza e seus descendentes lhe agradecem...
_____   ***   _____


Compilado de diversos sites e informações de companhias elétricas, folhetos, guias etc
Imagens NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário