quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

COMEMORANDO VERÃO ou LITHA (HS)

No eco da infinita vibração do Cosmos, a Mãe-Terra faz sua dança e a Natureza, apesar de tudo, Cumpre Seu Rítmo.

 Em 21/12/2013, entramos nos Solstícios . O dia mais longo e a noite mais curta do ano, convida a todos “ do SUL” a  avivar o fogo do espírito e deixar que o dia de maior incidência de LUZ do ano, ilumine seus caminhos, seus pensamentos e seu coração.


21/12/2013-Solstício de Verão (HS)

*Se você não tem tempo, ou não pode ou esquecer de comemorar o Solstício no dia 21, não se preocupe, segundo algumas tradições temos 7 dias para fazê-lo: 3 dias antes da mudança, no dia e três dias depois, portanto neste solstício seria: do dia 18 ao dia 24 de dezembro para realizarmos o que quisermos...para ler mais sobre solstício acesse:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/o-mundo-gira-e-acontece-o-solsticio.html

COMEMORAÇÕES do VERÃO

VERÃO ou Litha

A palavra verão procede do latim. Antigamente o ano era dividido em apenas duas estações básicas: "ver, veris" - o bom tempo, a estação da floração e da frutificação; e " hiems" (ou hibernus tempus), o mau tempo, a estação da chuva e do frio.
Aos poucos, o grande período englobado pelo nome "ver" começou a ser subdividido em três: (1) o princípio da boa estação, denominado de primo vere (mais tarde prima vera); (2) a segunda parte do "ver" , o veranum tempus, de onde resultou o nosso vocábulo verão: e (3) a última parte do "ver", o aestivum, de onde veio o nosso vocábulo estio.

As coloridas flores do verão.

O Sol incide perpendicularmente ao Trópico de Câncer, caracterizando a estação quente ou verão.

O nome Litha é relativamente moderno e provavelmente é derivado da palavra saxona que significa "o oposto de Yule".
A vida resplandece luz, mais luz do que qualquer outro dia do ano, mesmo que onde você se encontre, o céu esteja encoberto pelas nuvens, ainda assim há Luz; e nesse dia o Sol ficará mais tempo iluminando a Terra, pois esse é o dia, mais longo do ano.

A vegetação está mais exuberante, as flores mais coloridas, é um dia mágico por excelência; e o mais propício para praticar simpatias ou magias, exatamente pela carga de energia derramada sobre a Terra.

Colha Ervas e Flores para a Cura.

Colher ervas de cura e mesmo de alimentação, no amanhecer do dia seguinte, depois que secar o orvalho, é uma das práticas de Litha.

A noite do dia do Solstício do Verão propicia sonhos premonitórios e via de regra, o que se sonha nessa noite acontece, por isso é que meditamos no que queremos conhecer antes de adormecer.

Ainda nessa noite, é possível com mais facilidade, encontrar as fadas, geralmente lá pela madrugada, pois elas atravessam o "véu" que separa os nossos mundos nessa linda noite.

Medite, nestes dias, sobre o mundo das Fadas.
  Esse é um tempo do fogo, mas também da água, o Fogo representando o deus e a Água, representando a deusa, as duas faces do Grande Mistério, e assim tomar banho de cachoeiras, fontes, rios ou mesmo banhos de imersão com ervas colhidas nesse dia, é um costume antigo, e esses maravilhosos banhos são condutores de curas milagrosas.

Nessa noite usa-se fogueiras para a purificação, tanto para queimar antigos amuletos e problemas, como também usa-se o caldeirão cheio de água para representar a prosperidade da Deusa.

No Solstício do Verão, a alma está vivendo a idade adulta, a responsabilidade.

Comemore o solstício de Verão como uma
época de sua entrada na vida adulta.
 
Agora estamos em plena luz, depende de nós, portanto, encontrar as respostas que nos revelarão o caminho da nossa felicidade pessoal.
 
São tempos para realizar rituais que vicejam prodigamente na estação, quando a vida é mais fácil e há tantas horas de luz diurna que podemos realizar todas as nossas tarefas com tempo de sobra para repousar e divertirmos.

No Verão dá tempo pra Tudo...

É uma época de férias e de grandes festivais ao ar livre, para dormir, cozinhar e comer a céu aberto. É uma época que nos faz recordar nossa infância, cheia de brincadeiras, uma época para buscarmos nossa criança interior e nos esquecermos de nossos aborrecimentos cotidianos.

Para Melhor Viver o VERÃO/ LITHA: 

Girassol - um dos símbolos do Verão.
 
As cores desse dia são as do Sol: amarelo, laranja e vermelho, mas também o azul, o branco e o verde.

As ervas para se queimar  e incensar ou ainda fazer chás: são a sálvia, a samambaia, a salsa, sabugueiro, artemísia, pinho, erva-de-são-joão, tomilho selvagem .

As comidas não podiam ser diferentes:
- frutas frescas como: Laranjas, limões, abacate, abacaxi, maçãs, pêssegos, bananas, carambolas; salada de frutas; salada de três feijões, vegetais frescos, e sementes de girassol; pães; além da sagrada água.


As luminosas comidas do Verão ou Litha.
 
Bebidas: vinho, leite,suco de frutas: suco de laranja, suco de limão; cerveja ou hidromel.
Incenso: Pinho, mirra, sálvia, Artemísia.
Óleos: Misture óleo de verbena, laranja, e de lavanda juntos para unção, coloque pétalas de malmequer num lugar central do altar, ou misture aos óleos.
Flores: girassol , flor-de-diana, flores solares amarelas com 5 pétalas, camomila, artemísia, verbena, cravo, rosas, lavanda.

Medite na LUZ!!!

Procure ver o que você pode fazer pela Natureza: reciclar lixo; usar menos carro; andar de bicicleta; caminhar...evitar desperdícios de Água, de tudo, diminuindo o consumismo...

Neste dia procure MEDITAR na LUZ e agradecer a Natureza por, apesar de nós mexermos tantos com ela, continuar a cumprir seus ritmos... a fazer o seu papel!

Para fazer a Meditação, clic:


Medite na LUZ da VIDA!
FELIZ VERÃO 2013 À TODOS
Nós do Hemisfério SUL.
______   ***   ______ 

Para ler "como comemorar o Inverno-Yule acesse:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/comemorando-o-inverno-ou-yule-hs-e.html


Pesquisado e compilado por geni mafra souza

De meus estudos e apontamento tendo como fontes principais:
-'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich
-Almanaque do Pensamento 2011, ed. Pensamento.
-Almanaque Wicca-2011-ed.Pensamento/Cultrix

Principais sites de pesquisa e imagens:
www.comunidade-espiritual.com/groups
www.circulosagrado.com/cs/
www.rosanevolpatto.trd.br/fadafestas
www.geocities.com/brid_moon/sabas
 www.cdcc.usp.br/cda/...do.../estacoes-do-an
astrolog@amandacosta.com.br
http://www.apolo11.com/
br.geocities.com/.../artigo5
www.circulosagrado.com/cs/
amigadasfadas.multiply.com
meuestudo.wordpress.com
informaraprendersaber.blogspot.com/

Imagens destes e de outros sites da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário