quinta-feira, 14 de abril de 2016

DIAS MÁGICOS - 2ª quinzena de JUNHO -

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seu conhecimentos sobre a história antiga, seus rituais e comemorações...

Junho-mês das Borboletas; do Renascimento.
Mês das festas Juninas: Sto Antônio; São João;
São Pedro e São Paulo

Relembrando o Lema do mês:
"Peço ao Universo Energia e Decisão 
para Enfrentar os obstáculos"
Para ler mais como: as pedras, árvores, animais, elementais...do mês, vá no endereço: http://magiadailha.blogspot.com/2010/05/dias-magicos-junho-1-quinzena.html 


O Cálice representa o sagrado feminino.


Dia 16 de Junho - Fand
Festas das águas, no Egito. Celebração de FAND, a deusa celta do mar, chamada "A Peróla da Beleza". Dia do Cálice Sagrado na tradição Wicca.
Ritual:- Hoje é dia de Honrar o Cálice, que representa a Deusa, O Útero, a Vida! Ofereça no seu altar, um Cálice (pode substituir por copo ou xícara) com Vinho, Suco de Uva ou mesmo Água...pedindo que a Deusa ilumine seus caminhos e lhe ajude a ter Prosperidade e Sabedoria, neste segundo semestre que hoje se inicia!
Acenda um incenso (e uma vela, se puder) toque um instrumento tipo tambor ou ponha uma música ou ainda cante, entoe e Medite, agradecendo TUDO que já conseguiu até agora! Se quiser, no fim do dia, pode tomar o que está no cálice, absorvendo a Energia do Sagrado Feminino!


Honre a Deusa com o cálice Sagrado.


Dia 17 de Junho - Ludi Piscatari -2016 Preparação para Solstícios
Era um festival romano onde os pescadores agradeciam aos espíritos das embarcações, pois acreditava-se que cada barco possuía um espírito. Ritual:- Faça o mesmo hoje em seu carro, embarcação ou outro meio de transporte... Gire três vezes em torno dele com um incenso, ( no sentido anti-horário) liberando-o de todas as energias negativas. Peça ajuda aos espíritos guardiões para que todos nele sempre andem em segurança.




Ainda dia 17/6, em 2016, começam as preparações para os Solstícios no dia 20/6, de Inverno ou Yule no HS se quiser ler: - Comemorando o Inverno
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/comemorando-o-inverno-ou-yule-hs-e.html
E Verão ou  Litha no HN - Comemorando o Verão
http://magiadailha.blogspot.com/2011/12/comemorando-verao-ou-litha-hs.html


Dia 18 - Dia de Anna Perenna.
Comemora-se o dia da deusa romana Anna Perenna, a senhora da cura, a abundância, da felicidade e do destino. Na Índia reverencia-se a antiga deusa Anna Purna, "a doadora dos alimentos". Festival shintoísta de purificação com lírios para afastar e limpar as energias e afastar tempestades.


Anna Perenna-deusa da Cura

Dia 19-Dia de todas as Heras.
Celebração da deusa interior, lembrando as Heras que são mulheres sábias que alcançaram a comunhão espiritual com a grande mãe.Festa das oréides, na Grécia, as Ninfas das montanhas e das rochas. Para reverenciar as ninfas os gregos untavam as rochas com óleos arométicos e deixavam oferendas nas grutas. Ritual- Hoje, crie um ambiente com velas, música, incenso e medite para conectar-se a sua deusa interior; peça fortalecimento e crescimento espiritual.

As lindas Ninfas

Dia 20-Dia de Cerridween- Solstícios de Inverno (HS) e Verão(HN) 2016
Deusa da Lua nova para os antigos celtas. Cerridween é representada pelo caldeirão.
Ritual - Hoje, faça um arroz especial em seu caldeirão, pedindo à deusa que lhe traga muito Amor e Paz.
Use arroz, leite, canela, cravo e açúcar. Outra magia que pode fazer é para saber quanto tempo levará até realizar um desejo. Coloque no caldeirão doze grãos de feijão branco e um preto. De olhos fechados, pergunte quantas luas levarão até seu desejo ser realizado. Quantos grãos brancos pegar antes do preto é o número de luas que terá que esperar.

Foto pessoal - minha comemoração 31/10.


Dia 20/6/16 - Solstício de INVERNO/YULE (HS) de Verão/Litha(HN)
Na tradição celta é quando a natureza volta-se para si mesma, juntando forças para recomeçar seu ciclo na primavera. Leia mais sobre solstício http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/o-mundo-gira-e-acontece-o-solsticio.html
Segundo lendas e crenças antigas, à noite desse dia é ótima para fazer encantamentos, já que as portas entre o visível e o invisível estão abertas...

Meditemos sobre o Inverno e seus significados mais profundos, clic em: http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/comemorando-o-inverno-ou-yule-hs-e.html

E sobre o Verão, a força da LUZ em nós (HN)
http://magiadailha.blogspot.com/2011/12/comemorando-verao-ou-litha-hs.html

Vela verde de Cura

Ritual - Acenda duas velas verdes com uma pedra de ônix no meio, pensando nas coisas que você não deseja em sua vida, pois já cumpriram seu ciclo. Passe a pedra na fumaça da chama. Segure a pedra nas mãos e invoque o Inverno sempre que tiver uma coisa que não queira mais, como um emprego ruim, um sentimento negativo ou um amor prejudicial.


Cachoeira Congelada no Inverno
 em São Joaquim - SC - BR -

Dia 21 - Entrada do Sol no signo de Câncer - Signo de Água, regido pela Lua.
O sol entra no signo de Câncer e fica até 21/07, onde as pessoas nascidas neste período, são, principalmente: empáticos; protetores, românticos; imaginativos, orgulhosos, possessivos, organizados e sentimentais.


Dia 21 o Sol entra no signo de Câncer


Dia 22 - Dia dos deuses solares-Criação de Roma e dia de Vênus (Roma)
Neste dia, nos países nórdicos, eram homenageados os deuses solares. Devido ao clima inclemente e longos meses de escuridão e frio, o Sol era reverenciado como fonte criadora e nutridora de vida.
Já em Roma celebrava-se Vênus, a deusa do amor e da beleza; e a criação da cidade.


Aine - a Rainha ou deusa das Fadas.

Dia 23 -  Comemoração a deusa/Fada Aine
Na Irlanda, comemorações com danças e fogueiras da deusa das fadas AINE. Faça um pequeno ritual para homenagear as fadas. Vista-se de verde; acenda uma vela verde; um incenso; enfeite seu altar(se tiver um) Agradeça as energias benéficas das Fadas na manutenção da vegetação e peça-lhes que protejam sua propriedade, suas plantas e seus animais. Meditando, comunique-se mentalmente com as fadas.

As fogueira em homenagem 
à São João

-Véspera de dia de São João-data favorável para fazer encantamentos e poções de amor; consultar um oráculo, fazer fogueiras, queimar pedidos e colher ervas, cujas propriedades curativas hoje estão no auge. Leia mais:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namoradossimpatias2-parte.html

Colheita de ervas curativas

Dia 24 - Natividade de São João Batista-Dia das Lanternas.
-No calendário cristão comemora-se hoje São João com festas populares, feiras artesanais e casamentos simbólicos. No Brasil essas festividades são mais fortes, atualmente, no norte e nordeste. Leia mais em:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/sao-joao-batista-dia-246.html


São JOÃO o profeta

Ainda no dia 24 de junho
-Primeira aparição de Nossa Senhora de Medjugorje, em 1981, na Iugoslávia. Apesar de a igreja não mostrar aceitação pelo caso, NS. continua a aparecer...com certeza nossa Mãe Maria tem seus planos, independente de acreditarmos ou não... (eu acredito!) Porque será que a própria igreja ( católica) apesar de todas as aparições, não aceita???

N.S. se mostra em Medjugorje

Que nossa Divina Mãe Maria Abençõe à todos amigos e visitantes do blog.

No antigo Egito, as sacerdotisas de Ísis desciam ao templo carregando lanternas, simbolizando o momento em que a deusa chamou a Lua para restaurar a vida de seu amado Osíris. Use este antigo ritual egípicio para reacender a chama de um velho amor. Com uma vela na mão, chame a Lua e peça o mesmo brilho renovador pelo qual Ísis um dia esperou.


A deusa Ísis

Dia 25 - Dia das Almas Gêmeas

Peça LUZ a intolerância!
Todo ritual de amor feito hoje tem poder, se o Amor for Verdadeiro. Num papel virgem, escreva tudo o que você espera do amor dos seus sonhos. Depois, queime-o na chama de uma vela amarela e jogue as cinzas em água corrente. Os antigos magos acreditavam que este ritual acelerava o processo do encontro, mas lembre-se que não deve se fixar muito nisso. Deixe acontecer. O caminho das almas gêmeas é longo mesmo.

Dia 26 - Na Polinésia, reverencia-se a Mãe Ancestral.

Dia 27 - Dia do Imperador Juliano
Considerado o padroeiro dos neopagãos e seguidores da Deusa, Juliano pode ser hoje lembrado em um ritual.
Acenda uma vela por todos os que sofreram e sofrem por causa da intolerância religiosa e peça a Juliano que a inspire a cumprir com coragem e sabedoria sua missão de amor.

Marta e Maria Madalena 
com o MESTRE.

Dia 28 Celebração de Santa Marta (principalmente na França)
Irmã de Lázaro e Maria Madalena, foi honrada várias vezes com a visita de Nosso Senhor. É considerada padroeira das donas de casa.

Dia 29 - Ano Novo Rúnico - Comemorações a S. Pedro e S. Paulo
 
FEOH-runa da fortuna

Primeiro dia do Ano Novo Rúnico, que é simbolizado por FEOH, runa da fortuna e da prosperidade. Pegue esta runa de seu jogo, caso tenha um jogo de runas,( se não, você pode também desenhar o símbolo acima num cristal, papel, cartolina, ou num pedaço de  madeira ...) e enterre-a junto com seu desejo escrito em um papel. A runa deve estar de pé e o símbolo para cima! Deixe por três dias e então desenterre.

SÃO PEDRO e SÃO PAULO.

Os cristãos comemoram hoje o dia de dois grandes apóstolos: Pedro e Paulo.
Para ler sobre São Pedro clic: http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/sao-pedro-o-apostolo-escolhido29-6.html
Querendo ler algo mais sobre São Paulo, o endereço aqui no blog é:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/sao-paulo-e-o-novo-testamento.html

O  mágico  mundo das fadas!

Dia 30 de Junho - Dia da Gente Antiga
Na Cornuália ou Cornualha  - que é um condado que fica no sudoeste de uma península da Inglaterra, Reino Unido - os pequenos seres que habitavam os bosques eram conhecidos como "gente antiga".
Ritual:-Traga a alegria e a intuição desses pequenos seres para sua vida, oferecendo a eles um prato com doces, balas e miniaturas de objetos. Deixe tudo num jardim, num vaso com plantas ou em um lugar verde perto de sua casa. Se puder, plante hoje, nem que seja uma mísera semente, porque deixará estes seres, guardiões da Natureza, mais felizes e mais próximos à você!
_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
_bruxaguinevere.blogspot.com
www.pt.paganfederation.org/calendario
jornalobruxocampomaior.blogspot.com
mirhyamcanto.blogspot.com
en.i-services.net/members
http://www.covenanimus.com/
http://www.magiazen.com.br/
pt.wikipedia.org
hktrivia.multiply.com

Imagens da net

2 comentários:

  1. Bom dia Geni,
    Eu adoro Mitologia e pesquisando sobre o assunto cheguei no seu blog. Gostaria de parabenizá-la pelo conteúdo rico e didático!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilza,

      Grata pelo acesso e comentário "elogiosos" hehehe. Procuro pesquisar e me aprofundar em assuntos de interesse geral e de cura, já que sou terapeuta.
      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
      Abçs de paz, Luz, Curas e Alegrias!
      Gení

      Excluir