domingo, 1 de outubro de 2023

*- Dias Mágicos de Novembro - 1ª quinzena -*

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo... Sendo assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual  é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Novembro - Mês onde os Portais
espirituais estão abertos!

Pelas Antigas Tradições o Ano Está Começando!

Depois do Samhain ( Hallowenn) que fecha o ano, temos o primeiro mês no Ano Novo, Novembro, conhecido pelas religiões pagãs como Mês dos Portais Abertos. 
Acredita-se que todo tipo de criatura dos mundos mágicos visita o mundo dos mortais, facilitando todas as formas de magia. 

Os animais ficam mais sensíveis porque a maioria deles, "percebe" a movimentação espiritual e a maior vibração do Cosmo. Principalmente os gatos porque parecem ter a aura dupla, o que facilita seu trabalho de Cura!



Considerado pelas antigas culturas como um período do "entre mundos", novembro é um "momento de refletir sobre nossa vida e seus sentidos mais profundos". Mês de Meditar, mais que nunca, se conectar para não ser vítima de espíritos brincalhões...

Muitos rituais relacionados a "portais" dimensionais, ou espirituais, são feitos nesse período, pois durante todo o mês as criaturas espirituais  transitam entre nós.


Novembro - Mês em que TUDO Fala,
tudo se move, tudo responde...

Então, se Outubro era um mês rico em magia; Novembro é um Mês de MAGIA por Excelência; onde tudo vibra; é quando os "portais"estarão abertos, tudo "fala ou responde"; tudo se move e...TUDO PODE ACONTECER!

Topázio Azul e topázio Imperial

A pedra do mês (não por acaso!) é o Topázio, que os antigos acreditavam, tinha o poder de "Trazer luz para a Escuridão, otimismo e alegria de viver.

Plantas de Novembro: Hera, junco, Cicuta e Tulasi.
Flor: Papoula Negra.
A Árvore Sagrada é: Álamo ou Choupo (da mesma família do Salgueiro)


A papoula negra ou 
papoula black

A Planta mágica de Novembro é a Tulasi, Tulsi, ou manjericão sagrado, -planta sagrada para os hindus- também conhecida como “a rainha das ervas” (Ocimum sanctum); é um arbusto que floresce em vermelho, branco e roxo, é considerada mais Poderosa que qualquer pedra para proteger uma pessoa de influências negativas. É considerado uma das plantas mais importantes utilizadas na medicina ayurvédica. Sua madeira, é cuidadosamente queimada e usada na confecção de colares e "japa mala", contas de meditação usadas para a contagem de mantras.


Manjericão ou Tulsi, 
a planta sagrada na Índia

Quer ler mais um pouco sobre "Manjericão", aqui no blog:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/07/plantas-que-combatem-negatividade.html

E para ler: "Propriedades, Usos, Indicações e Contra-indicações do Manjericão"
https://magiadailha.blogspot.com/2013/12/manjericaobasilicoalfavaca-2.html


O LEMA de Novembro é:
"Purifique-se! 
Prepare-se para novos desafios 
e mudanças em sua vida!"

Ritual:- Finalize seus projetos e compromissos, descarte o que não lhe serve mais. Reverencie o espírito ancestral e de seus familiares, aceite a partida deles sem tristeza e ore por sua evolução espiritual.

Dia 01 de Novembro - Dia de Todos os Santos(cristãos) Dia de Cailleach

Todos os Santos Seres - 01/11

Neste dia comemoram-se Todos os Santos e Mártires, conhecidos ou não; embora a igreja católica, por não mais ser feriado, passou a comemorá-lo no primeiro domingo do mês. No fim do primeiro séc. os cristãos começaram a honrar os que tinham sido martirizados pela sua Fé. A comemoração pela igreja (católica) começou entre 609/610 DC.

Cailleach - a deusa do Renascimento.

Outra deidade, comemorada hoje, que encarna a terceira das três deusas da tradição celta, Cailleach é a destruidora do que não nos serve mais.
Ritual_Escreva tudo o que você não deseja mais na sua vida e queime tudo em uma vela escura. Medite e deixe ir...Depois, lave as mãos com água e sal.

Odin - deus supremo
 dos Vikings

Dia 02 – Festival de ODIN; Festival das FADAS DA NOITE/ FINADOS
ODIN é considerado o deus principal da mitologia nórdica; é criador da humanidade, detentor supremo do conhecimento, das fórmulas mágicas e das runas. Hoje é celebrado como senhor das almas e do mundo astral.

Finados - meditemos e oremos
pelos que se foram

Hoje ainda, leve flores para seus entes queridos, acenda uma vela, reze e Medite...mas combata a tristeza, pois isso os entristece também. Um dia, todos poderemos nos encontrar.

Se quer ler mais sobre o "Dia dos finados" clic:
Medite e ore pelos antepassados.

Já, as Fadas da Noite facilitam as coisas e retiram obstáculos em todas as áreas da vida.

Ritual:-Para agradar as fadas da noite, coloque um pratinho de mel e algumas pétalas de flores na janela e visualize as fadas aproximando-se. Peça a elas para abrirem seus caminhos ou desembaraçarem algum negócio seu que esteja "meio enrolado". 

Sim, as Fadas existem... São elementais ou espíritos da natureza, já estudados e citados por PARACELSO, médico e alquimista medieval, que no séc. XVI, os descreveu em seu tratado “Liber de Nymphis, sylphis, pygmaeis et salamandris et de caeteris spiritibus”. Então basta acreditarmos nisso e, segundo o mesmo Paracelso e outros estudiosos, "termos o coração puro como o de uma criança" e esses seres serão visíveis a nós!

Fadas da noite.

Dia 03 - Final da celebração de Isis com o renascimento de Osíris, festejando a continuidade da vida. Na tradição gaélica, acreditava-se que neste dia começava um novo ciclo para a iniciação da alma. Peregrinação para as fontes sagradas na antiga Grã-Bretanha.

Meditação de finados
"ÉS PÓ e ao PÓ VOLTARÁS!"

Dia 04 - Nos países celtas, dia de retornar as atividades e começar novos projetos. Na Inglaterra, na noite deste dia, celebra-se o Senhor da Morte, o deus da face escura. Nos países eslavos, homenageia-se a deusa da morte, conhecida por vários nomes. Festival grego que celebra a colheita das uvas.

Sussistinako"a mulher aranha"dos
nativos norte-americanos

Dia 05 - Os nativos norte-americanos comemoram hoje Sussistinako, “A Mulher Aranha”, a criadora da vida, a mãe e guardião das tribos e da vida familiar. Ela criou o fogo, os raios, a chuva, o arco-íris, teceu os fios da criação e gerou todos os seres. 
Também Wuwuchim, cerimônia do fogo dos índios Hopi celebrando Masaw, o deus da morte.

Dia 06 - Dia da Tiamat, a grande Mãe da Babilônia.
Conta a lenda que foi do corpo de Tiamat que o universo foi criado. Na Índia, celebra-se a deusa Makareis, representada por animais anfíbios.

Tiamat - grande mãe da Babilônia (Hécate)

Dia 07 - Na Grécia comemora-se Hécate. Festival de Makahiki ou da colheita no Havaí. Festival de Kami-Japão.
Hécate é a rainha da noite, senhora das encruzilhadas, a anciã das três deusas regente da Lua Minguante e condutora das almas. No Havaí celebra-se LONO, o deus da terra, durante uma semana, chamada “ SEMANA ALOHA”
Kami é uma divindade japonesa que ajuda as mulheres a prepararem os alimentos.
Ritual:- Hoje, escolha um bolo diferente e libere sua criatividade realizando na cozinha, a alquimia que você pode realizar também na sua vida.

Inhame oferecido no Haiti
aos espíritos ancestrais

Dia 08 - Oferenda aos espíritos ancestrais -Haiti- Dia de Gwynn Ap Nudd

No Haiti hoje se oferece inhames (raízes comestíveis parecida com aipim/mandioca, pouco comum já no sul, mas ainda bem difundida no nordeste brasileiro) aos espíritos ancestrais, invocando suas bênçãos para assegurar colheita no ano seguinte.


Gwynn Ap Nudd, o Lord
guardião das Fadas.

Pela tradição de Gales, celebrava-se o Dia de Gwynn Ap Nudd (pronuncia Gwin app Need) o Lord/guardião do País das Fadas que, nesse período, abre as portas do mundo mágico e permite que suas fadas realizem alguns desejos dos mortais, se forem merecedores...
Ritual:-Coloque três flores azuis em um vaso durante este dia e/ou um prato de mel na janela durante a noite. Escreva seu desejo num papel azul e deixe embaixo do vaso e do pires. Se você for merecedor, as fadas realizam seus desejos.

Nicneven - a deusa
 "Brilhante", caçadora.

Dia 09 - Festival de NICNEVEN - Dia da Queda do Muro de Berlim.
Este festival da tradição escocesa dura dois dias e homenageia Nicneven ("Brilhante"), um dos aspectos da Deusa Diana Caçadora.
Ritual: - Celebre este antigo festival caçando seu desejo. Peça para alguém esconder um objeto. Você terá dois dias para encontrá-lo. Dizem que quanto mais rápido você o encontrar, mais rápido seu desejo será realizado.

Ainda dia 09/11 - Há trinta anos (2019) caia um dos “monumentos” mais emblemáticos desse século, o Muro de Berlim, também chamado o “Muro da Vergonha”! 
O muro foi uma barreira física, construído após a  sangrenta Segunda Guerra Mundial que dividiu a cidade de Berlim ao meio, e separou a Alemanha em dois territórios.


Muro de Berlim ou
Muro da Vergonha


“Marcada pela divisão do mundo em dois blocos: o capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o comunista, encabeçado pela União Soviética. Cada um deles mantinha países sob sua área de influência política, social, econômica e militar. Das nações ocidentais, a Alemanha foi a que mais sentiu os impactos do tenso abismo político aberto pelas duas potências. Nele, durante 10.315 dias (pouco mais de 28 anos), desabaram milhões de vidas, sonhos, paixões e esperanças que, hoje, se tornaram mais uma lição da história para jamais ser esquecida. (será?) A queda do Muro de Berlim, que fazia a separação física, completa neste sábado, em 2019, 30 anos.”

Dia 10 - Celebração a deusa Kali Puji-Índia

Senhora Branca
Rainha dos Elfos.

Dia 11- Vinália, a festa de Dionísio ou Baco, deus grego-romano do vinho, da geração e da vegetação. Portal 11/11 Dia de importante abertura para Evolução Espiritual!
Ritual:- Na Irlanda, celebra-se o Povo das Fadas, as Lunantishees e a “Senhora Branca”, a rainha dos elfos, com colocação de oferendas nos espinheiros pretos. Podemos adaptar colocando uma flor, um doce, ou outra oferenda...que seja de coração, em Agradecimento ao Povo das Fadas, num pinheiro próximo a nós... As fadas existem Sim, são os espíritos da Natureza, e visíveis as pessoas de coração puro!

11/11 - Nesse dia para a maioria das linhas místicas, esotéricas, espiritualistas... há no Universo a abertura de um excelente Portal: o 11/11 que ajuda na nossa Evolução Espiritual para os que estiverem conectados, atentos, que acreditam numa Força maior: a força dos Mestres, já que 11 é um dos números do Mestre!

É um dia onde o portal entre os dois mundos, o visível e o invisível, estão"mais abertos",  ficando mais propício a Comunicação com o DIVINO!


Um dia especial que
nos chama a DESPERTAR!

É um dia excelente para Meditar, Orar, Contemplar...estar atento aos Milagres e Magias da Vida, para melhorar nossa Evolução Espiritual entrando em contato com nosso Ser Superior ou nosso Mestre. RESPIRE, sinta o pulsar da Vida, sua Essência Divina, comungue e se reconecte com o Divino, aumente sua FÉ, receba ajuda dos Anjos e dos Santos Seres...Caminhe junto a Natureza para receber sua Força, abrace uma árvore, ponha os pés no chão, tome um banho de chuva, de mar, de lama... enfim, faça o que achar necessário para se tornar mais compassivo, gentil, humilde, sábio... e de um passo a mais para o seu Despertar e encontrar Sua PAZ INTERIOR!

Noites de Magia Azul.

Dias 12-13 e 14 - NOITES de MAGIA AZUL-Dia 12-(REALIZAÇÃO)
Dizem que, nas noites azuis, as magias feitas com elementos azuis são bem sucedidas, pois as fadas azuis estão visitando a Terra, colocando sua magia em tudo. 
Ritual:- Escreva ou desenhe um pedido em papel azul e queime-o em uma vela (de preferência azul) A noite de hoje é propícia a magias de Realização. Agradeça!

Fadas Azuis do Amor

Dia 13 (AMOR) Hoje, as fadas azuis podem ser chamadas a resolver uma questão de amor. 
Ritual:- Deixe na janela um copo azul com uma flor azul e salpique sobre a flor e a água um pouco de açúcar azul (açúcar com anilina, daquele feito para confeitar doces). Peça às fadinhas que tragam uma melhor fase de amor para você. Agradeça!

A Virgem de Garabandal

Celebração do último dia da aparição de N.S. de Garabandal; um aspecto da Mãe Cósmica; na Espanha entre os anos de 1961 e 1965,  as meninas-videntes: Conchita, Jacinta, Loli e Mari-Cruz. 

Hoje medite sobre as aparições que nossa Mãe Maria vem fazendo pelo mundo, "limpando” sua mente de padrões negativos ou pensamentos derrotistas, substituindo-os por atitudes otimistas e positivas, como ela própria tem pedido.

Medite para ouvir 
sua Intuição, seu coração.

Dia 14 - (INTUIÇÃO) Hoje, faça um ritual que aumente seu poder intuitivo. 
Ritual:- Coloque uma bacia branca um pouco de água da fonte (mineral) ou da chuva com anilina azul. Coloque também uma pedra azul (já limpa). Jogue umas pétalas de flores azuis na água e invoque as fadas para que aumentem sua vidência e sensibilidade. No dia seguinte, pela manhã, jogue a água num jardim ou num vaso de plantas, e guarde a pedra sempre com você. Ela está impregnada de magia das fadas! Agradeça!

Celebra-se também hoje, a deusa celta Mocca e a deusa hindu Phorcis, protetoras da família e das crianças. 

Ferônia - deusa dos Bosques
 e Florestas.

Dia 15 - Festival de Ferônia - Proclamação da República (Brasil)
Ferona é outra deusa dos bosques e florestas da mitologia romana e é mais um aspecto da Mãe Natureza. Ritual:- Hoje, magnetize uma planta com todo o seu amor e ofereça-a alguém. Tudo na magia, consiste em colher mais tarde o que se planta agora!

Em diversos países é celebrado também as deusa como Rohina - deusa da cura; Surabhi a deusa da maternidade e Rumina, a deusa protetora das mães e das crianças.

O Brasil comemora neste dia a Proclamação da República, que aconteceu em 1889.
        ______  ***  ______

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
bruxaguinevere.blogspot.com
www.pt.paganfederation.org/calendario
jornalobruxocampomaior.blogspot.com
mirhyamcanto.blogspot.com
en.i-services.net/members
http://www.covenanimus.com/
http://www.magiazen.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Delfos
hktrivia.multiply.com
www.fimdostempos.net/garabandal4.html
gentedefe.com/.../maria-em-garabandal-aparicao-ainda-nao-confirmada-pela-igreja/
agendaesoterica.blogspot.com/.../nossa-senhora-de-garabandal_13.html

Imagens da net 

Terapeuta- Geni Mafra Souza
Joga Tarô Terapêutico, Runas eTarô de 
Florais de Bach para aconselhamento.
Mestre Reiki e Instrutora de Reiki Usui Tradicional.
Facilitadora de Renascimento pela 
Respiração Conectada e Consciente - 


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Jussara,
      Obrigada pela visita e pelo comentário elogioso...
      Apareça mais vezes, será um prazer te-la aqui.
      Fique hoje e sempre na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres.
      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir