domingo, 30 de outubro de 2016

*- Dias Mágicos de Novembro - 1ª quinzena -*

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo...Sendo assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual  é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Portais físicos e espirituais.

Pelas antigas tradições o Ano Está Começando!!!

Depois do Samhain ( Hallowenn) que fecha o ano, temos o primeiro mês no Ano Novo, Novembro, conhecido pelas religiões pagãs como Mês dos Portais Abertos. Acredita-se que todo tipo de criatura dos mundos mágicos visita o mundo dos mortais, facilitando todas as formas de magia. Considerado pelas antigas culturas como um período do entre mundos, novembro é um momento de refletir sobre nossa vida e seus sentidos mais profundos. Muitos rituais relacionados a "portais" são feitos nesse período, pois durante todo o mês as criaturas espirituais  transitam entre nós. 

Então, se Outubro era um mês rico em magia; Novembro é um mês de Magia por excelência; onde tudo vibra; é quando os "portais"estarão abertos, tudo "fala ou responde"; tudo se move e...TUDO PODE ACONTECER!

Topázio Azul e topázio Imperial

A pedra do mês (não por acaso!) é o Topázio, que os antigos acreditavam, tinha o poder de "Trazer luz para a Escuridão, otimismo e alegria de viver.

Plantas de Novembro: Hera, junco, Cicuta e Tulasi.
Flor: Papoula Negra.
A Árvore Sagrada é: Álamo ou Choupo (da mesma família do Salgueiro)
A papoula negra ou 
papoula black

A Planta mágica de Novembro é a Tulasi, Tulsi, ou manjericão sagrado, -planta sagrada para os hindus- também conhecida como “a rainha das ervas” (Ocimum sanctum); é um arbusto que floresce em vermelho, branco e roxo, é considerada mais Poderosa que qualquer pedra para proteger uma pessoa de influências negativas. É considerado uma das plantas mais importantes utilizadas na medicina ayurvédica. Sua madeira, é cuidadosamente queimada e usada na confecção de colares e "japa mala", contas de meditação usadas para a contagem de mantras.


Manjericão ou Tulsi, 
a planta sagrada na Índia

Quer ler mais um pouco sobre manjericão, aqui no blog:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/07/plantas-que-combatem-negatividade.html

O Lema de Novembro é:
"Purifique-se! 
Prepare-se para novos desafios 
e mudanças em sua vida!"

Ritual:- Finalize seus projetos e compromissos, descarte o que não lhe serve mais. Reverencie o espírito ancestral e de seus familiares, aceite a partida deles sem tristeza e ore por sua evolução espiritual.

Dia 01 de Novembro - Dia de Todos os Santos(cristãos) Dia de Cailleach

Todos os Santos Seres - 01/11

Neste dia comemeram-se Todos os Santos e Mátires, conhecidos ou não; embora a igreja católica, por não mais ser feriado, passou a comemorá-lo no primeiro domingo do mês. No fim do primeiro séc. os cristãos começaram a honrar os que tinham sido martirizados pela sua Fé. A comemoração pela igreja começou entre 609/610 DC.

Cailleach - a deusa do Renascimento.

Outra deidade, comemorada hoje, que encarna a terceira das três deusas da tradição celta, Cailleach é a destruidora do que não nos serve mais.
Ritual_Escreva tudo o que você não deseja mais na sua vida e queime tudo em uma vela escura. Medite e deixe ir...Depois, lave as mãos com água e sal.

Odin - deus supremo
 dos Vikings

Dia 02 – Festival de ODIN; Festival das FADAS DA NOITE/ FINADOS
ODIN é considerado o deus principal da mitologia nórdica; é criador da humanidade, detentor supremo do conhecimento, das fórmulas mágicas e das runas. Hoje é celebrado como senhor das almas e do mundo astral.

Finados - meditemos e oremos
pelos que se foram

Hoje ainda, leve flores para seus entes queridos, acenda uma vela, reze e Medite...mas combata a tristeza, pois isso os entristece também. Um dia, todos poderemos nos encontrar.

Se quer ler mais sobre o "Dia dos finados" clic:
Medite e ore pelos antepassados.

Já, as Fadas da Noite facilitam as coisas e retiram obstáculos em todas as áreas da vida.

Ritual:-Para agradar as fadas da noite, coloque um pratinho de mel e algumas pétalas de flores na janela e visualize as fadas aproximando-se. Peça a elas para abrirem seus caminhos ou desembaraçarem algum negócio seu que esteja "meio enrolado". 
Sim, as fadas existem...são elementais ou espíritos da natureza, já descritos e estudados por Paracelso, médico e alquimista medieval, que no séc. XVI, os descreveu em seu tratado “Liber de Nymphis, sylphis, pygmaeis et salamandris et de caeteris spiritibus”. Então basta acreditarmos nisso e, segundo o mesmo Paracelso e outros estudiosos, "termos o coração puro como o de uma criança" e esses seres serão visíveis a nós!

Fadas da noite.

Dia 03 - Final da celebração de Isis com o renascimento de Osíris, festejando a continuidade da vida. Na tradição gaélica, acreditava-se que neste dia começava um novo ciclo para a iniciação da alma. Peregrinação para as fontes sagradas na antiga Grã-Bretanha.

Meditação de finados
"ÉS PÓ e ao PÓ VOLTARÁS!"

Dia 04 - Nos países celtas, dia de retornar as atividades e começar novos projetos. Na Inglaterra, na noite deste dia, celebra-se o Senhor da Morte, o deus da face escura. Nos países eslavos, homenageia-se a deusa da morte, conhecida por vários nomes. Festival grego que celebra a colheita das uvas.

Sussistinako"a mulher aranha"dos
nativos norte-americanos

Dia 05 - Os nativos norte-americanos comemoram hoje Sussistinako, “A Mulher Aranha”, a criadora da vida, a mãe e guardião das tribos e da vida familiar. Ela criou o fogo, os raios, a chuva, o arco-íris, teceu os fios da criação e gerou todos os seres. Wuwuchim, cerimônia do fogo dos índios Hopi celebrando Masaw, o deus da morte.

Dia 06 - Dia da Tiamat, a grande Mãe da Babilônia.
Conta a lenda que foi do corpo de Tiamat que o universo foi criado. Na Índia, celebra-se a deusa Makareis, representada por animais anfíbios.

Tiamat - grande mãe da Babilônia (Hécate)

Dia 07 - Na Grécia comemora-se Hécate. Festival de Makahiki ou da colheita no Havaí. Festival de Kami-Japão.
Hécate é a rainha da noite, senhora das encruzilhadas, a anciã das três deusas regente da Lua Minguante e condutora das almas. No Havaí celebra-se LONO, o deus da terra, durante uma semana, chamada “ SEMANA ALOHA”
Kami é uma divindade japonesa que ajuda as mulheres a prepararem os alimentos.
Ritual:- Hoje, escolha um bolo diferente e libere sua criatividade realizando na cozinha, a alquimia que você pode realizar também na sua vida.

Inhame oferecido no Haiti
aos espíritos ancestrais

Dia 08 - Oferenda aos espíritos ancestrais -Haiti- Dia de GWYNN AP NUDD

No Haiti hoje se oferece inhames( raízes comestíveis parecida com aipim/mandioca) aos espíritos ancestrais, invocando suas bênçãos para assegurar colheita no ano seguinte. Pela tradição de Gales, celebrava-se o Dia de Gwynn Ap Nudd, o Lorde do País das Fadas que, nesse período, abre as portas do mundo mágico e permite que suas fadas realizem alguns desejos dos mortais que mereçam.
Ritual:-Coloque três flores azuis em um vaso durante este dia e um prato de mel na janela durante a noite. Escreva seu desejo num papel azul e deixe embaixo do vaso e do pires. Se você for merecedor, as fadas realizam seus desejos.

Nicneven - a deusa
 "Brilhante", caçadora.

Dia 09 - Festival de NICNEVEN
Este festival da tradição escocesa dura dois dias e homenageia Nicneven ("Brilhante"), um dos aspectos da Deusa Diana Caçadora. Ritual:-celebre este antigo festival caçando seu desejo. Peça para alguém esconder um objeto. Você terá dois dias para encontrá-lo. Dizem que quanto mais rápido você o encontrar, mais rápido seu desejo será realizado.

Dia 10 - Celebração a deusa Kali Puji-Índia


Senhora Branca
Rainha dos Elfos.

Dia 11- Vinália, a festa de Dionísio ou Baco, deus grego-romano do vinho, da geração e da vegetação. Na Irlanda, celebra-se o Povo das Fadas, as Lunantishees e a “Senhora Branca”, a rainha dos elfos, com colocação de oferendas nos espinheiros pretos.

Noites de Magia Azul.

Dias 12-13 e 14 - NOITES de MAGIA AZUL-Dia 12-(REALIZAÇÃO)
Dizem que, nas noites azuis, as magias feitas com elementos azuis são bem sucedidas, pois as fadas azuis estão visitando a Terra, colocando sua magia em tudo. 
Ritual:- Escreva ou desenhe um pedido em papel azul e queime-o em uma vela azul. A noite de hoje é propícia a magias de realização.

Fadas Azuis do Amor

Dia 13 (AMOR) Hoje, as fadas azuis podem ser chamadas a resolver uma questão de amor. 
Ritual:- Deixe na janela um copo azul com uma flor azul e salpique sobre a flor e a água um pouco de açúcar azul (açúcar com anilina, daquele feito para confeitar doces). Peça às fadinhas que tragam uma melhor fase de amor para você.

A Virgem de Garabandal

Celebração do último dia da aparição de N.S. de Garabandal; um aspecto da Mãe Cósmica; na Espanha entre os anos de 1961 e 1965,  as meninas-videntes: Conchita, Jacinta, Loli e Mari-Cruz. 

Hoje medite sobre as apariçoes que nossa Mãe Maria vem fazendo pelo mundo, "limpando” sua mente de padrões negativos ou pensamentos derrotistas, substituindo-os por atitudes otimistas e positivas, como ela própria tem pedido.

Medite para ouvir 
sua Intuição, seu coração.

Dia 14 - (INTUIÇÃO) Hoje, faça um ritual que aumente seu poder intuitivo. 
Ritual:- Coloque uma bacia branca um pouco de água da fonte (mineral) ou da chuva com anilina azul. Coloque também uma pedra azul (já limpa). Jogue umas pétalas de flores azuis na água e invoque as fadas para que aumentem sua vidência e sensibilidade. No dia seguinte, de manhã, jogue a água num jardim ou num vaso de plantas e guarde a pedra sempre com você. Ela está impregnada de magia das fadas!
Celebra-se tbém hoje, a deusa celta Mocca e a deusa hindu Phorcis, protetoras da família e das crianças. 

Ferônia - deusa dos Bosques
 e Florestas.

Dia 15 - Festival de Ferônia - Proclamação da República (Brasil)
Ferona é outra deusa dos bosques e florestas da mitologia romana e é mais um aspecto da Mãe Natureza. Ritual:- Hoje, magnetize uma planta com todo o seu amor e ofereça-a alguém. Tudo em magia consiste em colher mais tarde o que se planta agora. 

Em diversos países é celebrado amtbém as deusa como Rohina - deusa da cura; Surabhi a deusa da maternidade e Rumina, a deusa protetora das mães e das crianças.

O Brasil comemora neste dia a Proclamação da República, que aconteceu em 1889.
        ______  ***  ______

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
bruxaguinevere.blogspot.com
www.pt.paganfederation.org/calendario
jornalobruxocampomaior.blogspot.com
mirhyamcanto.blogspot.com
en.i-services.net/members
http://www.covenanimus.com/
http://www.magiazen.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Delfos
hktrivia.multiply.com
www.fimdostempos.net/garabandal4.html
gentedefe.com/.../maria-em-garabandal-aparicao-ainda-nao-confirmada-pela-igreja/
agendaesoterica.blogspot.com/.../nossa-senhora-de-garabandal_13.html

Imagens da net 

Terapeuta- Geni Mafra Souza
Joga Tarô Terapêutico, Runas, I Ching e
Tarô de Florais de Bach para aconselhamento.
Mestre Reiki e Instrutora de Reiki Usui Tradicional.
Facilitadora de Renascimento pela 
Respiração Conectada e Consciente - 


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Jussara,
      Obrigada pela visita e pelo comentário elogioso...
      Apareça mais vezes, será um prazer te-la aqui.
      Fique hoje e sempre na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres.
      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir