quinta-feira, 23 de julho de 2020

LEÃOZINHO - Caetano Veloso

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso - É músico: cantor/compositor/instrumentista/ arranjador, produtor e escritor brasileiro, de grande influência na música popular, sendo um dos criadores do Movimentos Tropicalista Brasileiro.

Nascido em Santo Amaro da Purificação - Bahia - BR - exatamente sob o signo de LEÃO de 07 de agosto.

 Aqui com a linda letra/música Leãozinho, de seu vasto repertório, um clássico de nossa MPB (música popular brasileira) com a qual presto homenagem as pessoas do Forte signo de LEÃO!

Música que Caetano compôs, em homenagem ao amigo leonino: (como o próprio Caetano) Eduardo Magalhães de Carvalho - Dadi para os amigos, carioca, nascido no Rio de Janeiro Br, em 16 de agosto de 1952. 



Dadium dos mais importantes baixistas do Brasil, que participou da formação do grupo "Novos Baianos", e do "A Cor do Som", importantes na música brasileira e que ainda acompanhou os maiores cantores/músicos da MPB, como: o próprio Caetano, Jorge Ben Jor,  com os tribalistas: Marisa Monte, Carlinhos Brawn, Arnaldo Antunes, e o grupo Barão Vermelho, entre outros.

Dadi também escreveu um livro: "Meu Caminho é Chão é Céu" da Editora Record, onde conta que quando ouviu a música pela primeira vez, o que achou "como parecia música infantil, achei que Caetano tivesse escrito para seu próprio filho"
Quer saber mais sobre Caetano Veloso, esse completo músico brasileiro? Aqui tem
https://magiadailha.blogspot.com/2019/01/lua-de-sao-jorge-caetano-veloso.html

E se quiser ler sobre o intrépido signo de Leão aqui no blog:
https://magiadailha.blogspot.com/2018/07/leao-o-quinto-signo-eu-sou.html

Gratidão:
- Ao queridíssimo Caetano Veloso
-Ao Youtube por disponibilizar
- À Gabriela Rojas pela postagem no youtube

Com auxílio dos sites:
http://www.umprofessorle.com.br/2017/10/25/o-leaozinho/
https://glamurama.uol.com.br/dadi-o-leaozinho-que-inspirou-caetano-veloso-fez-festa-de-60-anos-no-rio/
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/01/1571679-dadi-e-luminoso-diz-caetano-sobre-o-musico-que-inspirou-o-leaozinho.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dadi_Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário