segunda-feira, 19 de maio de 2014

Homem- Planos e Corpos - VIII parte - PLANO MENTAL - CORPO MENTAL.

Revisando o gráfico, para localizar este assunto, dentro do assunto geral:
HOMEM - PLANOS e CORPOS.

Para ler a primeira parte deste assunto:
Como somos feitos? 1ª parte Planos e Corpos
http://magiadailha.blogspot.com/2011/10/como-somos-feitos-planos-e-corpos-1.html

Os sete Corpos e suas formas, numerados
também de baixo para cima a esquerda.

A) PLANO FÍSICO

1) Corpo Físico ( já falado )
2) Corpo Etérico
3) Corpo Emocional ou Astral


B) PLANO MENTAL *
4) Corpo Mental *

C) PLANO ESPIRITUAL

5) Corpo Espiritual
6) Corpo Galáctico
7) Corpo Causal 

Plano Mental - Corpo Mental
de forma Ovóide.

Estudados os Corpos do Plano Físico, vamos para o Plano Mental.

B) Plano MENTAL
4) Corpo Mental

Saindo do pano físico, passamos para o Plano Mental onde temos um só corpo, classificado aqui como quarto corpo (alguns autores classificam como terceiro) de acordo com a maioria das linhas e estudiosos do assunto (alguns ainda o dividem em dois corpos: mental inferior e mental superior): o CORPO MENTAL.

Os Planos e os Corpos tendo o Corpo Mental
como ponte entre os outros dois planos.

Neste corpo estão nossos cinco sentidos; a intelectualidade: pensamentos e raciocínio; a vontade e a imaginação. É neste corpo que nossas memórias e lembranças são processadas e revividas.

O corpo mental é a ponte entre os corpos inferiores do plano físico e os corpos superiores do plano espiritual, como também é a ponte entre passado e futuro.

Para alguns, o Corpo Mental ainda tem a forma
humana ou humanóide como na figura acima.

O corpo mental, como os dois anteriores, também pode “viajar” através do tempo e do espaço, só que aqui, só mesmo os mais experiente, treinados ou desenvolvidos...já que este corpo “se segura” nos demais não através de um cordão de prata, mas de um cordão de ouro, dando a isso uma complexidade ainda maior, para se realizar.

Terceiro olho - sexto chakra -  
Ajna - Chakra frontal ou terceira visão 

É através do corpo mental que entramos em contato com o nosso terceiro olho, nosso sexto chakra ou chakra da terceira visão/ frontal ou Ajna. É o corpo mental que juntamente com o  terceiro olho, ligado a glânduda Pituitária, nos transporta mentalmente a lugares distantes, no presente, no passado e no futuro.

O terceiro-olho acionado nos permite
uma mente mais criativa.

É na mente que conseguimos meditar e usar a visualização criativa daquilo que queremos para nossa vida, para depois trazermos para a realidade do mundo físico. 
Tudo começa na mente: o mais simples e o mais sofisticado; o menor objeto ou mesmo a maior ponte ou o edifício mais elevado...começou na mente.

Tudo começa no Corpo Mental -na Mente!



Descrição do Corpo MENTAL

Forma - O Corpo Mental tem a forma ovalada, para a maioria; mas para alguns tem forma humanóide como os três primeiros corpos do plano físico (principalmente para aqueles que o consideram o terceiro corpo).

Elemento -  Corresponde ao elemento AR .
 

Substâncias  - Ele é formado de substâncias finíssimas, nebulosas e luminosas.

  Dimensões - O Corpo Mental se estende a uma distância de 0,75cm a 2 metros do corpo físico mas, pode ter maior ou menor volume de acordo com a área em que atuamos... Ex.. nos estudantes, professores, engenheiros e pessoas mais ligadas a área mental, esse corpo aparece maior e sua “ LUZ ” é mais forte

A estrutura física do nosso
Corpo Mental.


Estrutura - O Corpo mental é estruturado. Contém a estrutura de nossas idéias e raciocínio, pensamentos, conhecimentos racionais e instrutivos e controla o nosso intelecto . Os pensamentos estão sempre funcionando embora nem sempre nos apercebamos disso.  
Sua parte física corresponde ao nosso cérebro e seu conjunto. 


Tensão, tremores, confusão mental,
dores de cabeça, esquecimento...


É o corpo que, quando sobrecarregado, nos provoca dores de cabeça, tensão, tremores, confusão mental, esquecimento e, até fisicamente tumores, dado o excesso de trabalho mental, principalmente, embora as causas não sejam só essas.

Este corpo abriga também o INCONSCIENTE e aquelas formas pensamento que juramos nunca tê-las criado conscientemente, mas que atuam de forma contundente na criação de nossa realidade física. 



A Mente foca mais o Futuro...

Embora também foque o passado e o presente, o Corpo mental focaliza principalmente o FUTURO. Detesta mudanças e prefere se comportar de modo repetitivo.
 A maioria dos hábitos está enraizado no corpo mental, que tende a controlar o corpo astral/emocional, não se importando com os Sentimentos. 


Nossos pensamentos podem se tornar
Realidade.


As formas pensamento deste corpo emanam do corpo emocional. Quanto mais tempo dedicamos as nossas emoções e as formas pensamentos derivados delas, mais poderosas se tornam e depois, poderão a vir tornarem-se REALIDADE, ou, pelo menos, exercer influência na nossa vida cotidiana, na nossa personalidade.

Daí  podemos entender a importância que a ciência, em todas as suas áreas, inclusive a medicina, vem dando ao poder do pensamento e a meditação, inclusive na nossa saúde física e mental.


A Meditação acalma e equilibra
nosso corpo mental.


“O estado meditativo e o relaxamento profundo causam um estado alterado de consciência, ficando a mente, consciente e inconsciente, mais receptiva à sugestões e tratamentos terapêuticos”, segundo o próprio Dr. Erickson, um dos fundadores da PLN ou Programação Neurolinguística.


- Corpo Mental -
a "chave" de nossos mistérios?

Esse fato já era usado a muito pelas sociedades secretas, herméticas e pelos iniciados e, só agora, o cidadão “comum” ou os leigos, estão se dando conta disso. Fato é que o livro mais em voga da atualidade mundial recente, trata do assunto: de que as pessoas ricas e de sucesso, usaram antes a força mental para conseguirem chegar onde quiseram ou conseguir aquilo que queriam, “segredo” este que era guardado a “sete chaves”.

O PENSADOR - Auguste Rodin - 1902

Mas, na realidade, isso não é nenhuma novidade, aliás é muito antigo...Na verdade, gregos, egípcios e romanos, já citavam o poder do corpo mental no corpo físico, ou seja, o poder do Plano Mental no Plano Físico, na realidade física...
É disso que trata o antigo e famoso ditado latino: “Mens sana in corpore sano” = uma mente sã num corpo são ou sadio. 

A frase acima é de Juvenal, poeta romano, do fim do primeiro século e começo do segundo, autor do livro As Sátiras, fonte de muitas máximas sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida:

Decimus Iunius Iuvenalis (60-140), 
poeta satírico romano.

"Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude."
pt.wikipedia.org/wiki/Juvenal



É nisso que se baseia: o pensamento positivo, a neurolinguística, o “markting”, a hipnose, 
“lavagem cerebral ”, a meditação...e mais popularmente falando: as simpatias, os “ trabalhos” de magia, feitiçaria e esconjuros etc . 



É também, e principalmente neste plano e corpo, o MENTAL, que atuam as diversas e a maioria das terapias alternativas, complementares, ou holísticas, grande parte delas, reconhecidas ou apoiadas pela OMS(Organização Mundial da Saúde) como a Acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia, os florais a antroposfia, a osteopatia e a quiropraxia...e que vão, cada vez mais, complementando o tratamento convencional; porque é este corpo que serve de “ponte” como já vimos, entre o plano físico e espiritual sendo que hoje, comprovado cientificamente, é o corpo gerador da maioria das “doenças”, já que a maior parte das energias que aparecem no plano físico, é no corpo mental e no astral/emocional (3º corpo do plano físico)  que elas são formadas...

     Os pensamentos, por serem vibração, 
     se transmitem de uma mente a outra.


Porém, ainda é de grande importância lembrarmos que  a vibração do pensamento emitido por um Corpo Mental se transmite e se reproduz em outro Corpo Mental. 
Resumindo, o pensamento é contagioso, daí o cuidado com notícias "ruins", guerras, miséria, fofocas, terror, mentiras e difamações... se você quer ter uma mente “limpa”, porque uma hora ou outra, o pensamento vira realidade...



Deduzimos de tudo o que foi dito, que:
 É a Mente ou CORPO MENTAL, juntamente com o corpo anterior; o EMOCIONAL/ASTRAL;  os reais responsáveis pela saúde, equilíbrio e harmonia de todos os demais corpos ou, pelo menos, dos 4 corpos considerados  "inferiores".

Assim termino este assunto com a frase do grande mestre do budismo Tibetano: Dalai Lama



No final de todo este assunto, falaremos de algumas terapias e formas de manter equilibrados, em harmonia e saudáveis todos os nossos corpos.

Se quer ler o próximo assunto: Plano Espiritual - Corpos IX parte:
http://magiadailha.blogspot.com/2014/05/homens-planos-e-corpos-plano-espirutual.html

Para ler o assunto anterior a este:
HOMEM – PLANOS e CORPOS – VII parte CORPO ASTRAL/EMOCIONAL
http://magiadailha.blogspot.com/2014/05/homem-planos-e-corpos-plano-fisico-vii.html

_____   ***   _____

Postado por Gení Mafra Souza
Fontes de Consulta:
Além do resultado de apontamentos, estudos, observações e pesquisas diversas dos anos que trabalho como terapeuta holística; também baseado nas obras:

SOSKIN, Julie-Você é Sensitivo?- 2ª edição, 2003, Editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo,SP.
PRAAGH, James Van - Em busca da Espiritualidade, 1999, Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ.
BOWERS, Barbara- Qual é a cor da sua Aura?- 6ª edição, 1993, Editora Saraiva, São Paulo, SP.
- MINETT, Gunnel - Respiração e Espitirualidade- 1999, editora Pensamento, São Paulo, SP.
Revista de Terapias Alternativas, Cromoterapia, ed. Escala, São Paulo.
Revista : Planeta YOGA, para pesquisa, número 127, ed. TRÊS


Bons sites consultados e para serem lidos:

http://www.kirlian.com.br/informativa_por.asp
http://www.cultodavida.com/list/aura/0.html
katryoska-wiccasolitaria.blogspot.com
espacorenascerdafenix.blogspot.com/.../chakraslocalizacoes-e-influen...-
www.samshiraishi.com/matrioshkas-kokeshis-e-os-sete-deuses-da-fort...
pt.wikipedia.org/wiki/Juvenal
padmashanti.blogspot.com
universonatural.wordpress.com
krystalverde.blogspot.com
cnckai.blogspot.com
sonoo.com.br
sgi.org.br
wdicas.com

Imagens NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário