segunda-feira, 19 de maio de 2014

HOMEM - PLANOS e CORPOS - PLANO FÍSICO - VII parte - CORPO ASTRAL ou EMOCIONAL

Se quer ler a parte anterior a essa - Corpo Etérico ou Duplo Etérico:
COMO SOMOS FEITOS - PLANOS e CORPOS - VI parte - Corpo ETÉRICO

Recordemos a classificação dos Planos em que vivemos e de Nossos Corpos:


Nossos sete corpos numerados
de baixo para cima.

A) PLANO FÍSICO 
1) Corpo Físico ( já falado )
2) Corpo Etérico
3) Corpo Emocional ou Astral *


B) PLANO MENTAL 
4) Corpo Mental 

C) PLANO ESPIRITUAL 
5) Corpo Espiritual
6) Corpo Galáctico
7) Corpo Causal 


Os três Corpos do Plano Físico
e seus elementos


A) PLANO FÍSICO -
3) CORPO ASTRAL ou EMOCIONAL *

É o terceiro corpo ( para alguns, o segundo ) que se segue; o último corpo do plano físico, corresponde ao elemento ÁGUA e, é o maior de todos os corpos deste plano, estendendo-se a uma distância de 0,25 a 0,75 cm do corpo físico. 

Os três Planos e o CORPO ASTRAL/
EMOCIONAL

A estrutura do corpo astral/emocional, diferente do etérico, não duplica os órgãos do corpo físico, mas alguns defendem que ainda apresenta a forma destes (conforme gravura acima); outros porém, defendem que aparenta forma oval,( grav. abaixo) já perdendo a forma do corpo físico, porém a maioria é de consenso que o corpo astral/emocional parece ser feito de nuvens coloridas de substâncias finas. 


Corpo Astral/Emocional forma humana?
ou forma  Ovóide?


O corpo Astral/Emocional é aquele através do qual podemos nos projetar, fazer viagens astrais, o que também pode ser confundido com "fantasmas", até mais facilmente do que o segundo corpo, o Etérico, já que o corpo Astral é formado de substâncias mais finas, tornando o processo de projeção "mais fácil"...

Projeção Astral e o "cordão de prata"

Inúmeros são os casos de paranormais: videntes, santos, pessoas dormindo... que conseguem projetar seu corpo astral, sem esforço algum; de forma espontânea,  fenômeno chamado também de: experiência fora do corpo(EFC), bilocação, desdobramento, arrebatamento, viagem astral...  Alguns exemplos entre a comunidade cristã cujas pessoas eram vista em dois lugares ao mesmo tempo: Santo Antônio de Pádua, Pª Pio; Dom Bosco, São Severo, São Francisco de Assis e São Francisco Xavier, São Martinho de Porres, São José de Cupertino, Pª e santo Vicente Pallotti; Santo Afonso Maria de Ligório, Maria de Jesus de Ágreda... 


Santos que faziam bilocação


No Brasil, ficarão famosos os casos de bilocação de  Frei Galvão, Pª Cícero,  Eurípedes Barsanulfo, médium de Sacramento, Minas Gerais; entre outros... 


Bilocação de célebres da História.


Mas o caso bilocação também acontece a pessoas "leigas" porém, não menos famosas e, acima de qualquer suspeitas, como: rainha Elizabeth I;  Abraham Lincoln; Johann Wolfgang von Goethe; a mulher do  poeta Inglês John Donne; Catarina, a grande, imperatriz da Rússia no séc. XVII; Percy Bysshe Shelley, marido de Mary Shelley, autora de Frankenstein; o escritor francês Guy de Maupassant; o parlamentar britânico: Sir Frederick Carne Rasch...

Projeção Astral com o corpo Astral
propriamente dito.



O fenômeno da Viagem Astral, pode dar-se também de forma induzida, através da hipnose ou de exercícios, como acontece em algumas escolas como a Rosacruz que "ensina" projeção a seus adeptos, onde este corpo em questão, o Astral,  se segura aos demais através de um"cordão de prata" imaginário.

No Corpo Emocional ou Astral funcionam todos os nossos SENTIDOS e EMOÇÕES. É o arquivo de todos os nossos sentimentos e carrega o RESULTADO de nossos PENSAMENTOS e ATITUDES na forma de EMOÇÃO. 


Centros do Nosso Corpo em destaque
Cento Emocional e Centro Emocional Superior


O corpo Emocional/Astral está, mais intimamente, ligado aos Chakras do Plexo Solar (próximo ao umbigo) e do Chakras Cardíaco (coração/timo)

Os Chakras do corpo Astral/Emocional apresentam as sete cores normais,  mas todas impregnadas da Luz Rósea com maior ou menor intensidade, conforme as emoções sentidas pelo indivíduo. 

Os Chakras do Corpo ASTRAL/EMOCIONAL
estão impregnados de LUZ RÓSEA.

Este corpo tende a formar ligações ou interações entre pessoas, lugares e objetos.
Diz respeito principalmente ao PASSADO e, é impulsionado por programas desenvolvidos na infância e em experiências passadas.


Nosso Corpo Emocional/Astral é o que
interage com pessoas, lugares, objetos


Assim, o corpo ASTRAL ou EMOCIONAL, GUARDA TODAS as VIBRAÇÕES, desde as mais densas consideradas como nosso “ baixo astral “ tipo: medo, raiva, tristeza, inveja, ciúme, dúvidas, culpas, sensação de traição, abandono... como as mais sublimes, quando estamos de “ bem com a vida “ ou “ alto astral” : alegria, contentamento, prazer, compaixão, perdão ...

Este corpo, devido as “baixas emoções” é o gerador de Karma negativo que, se não resolvermos, atrasará nossa evolução espiritual e ascensão.

É no Corpo EMOCIONAL/ASTRAL
que são gerados nossos "Karmas"

ou "pecados"


As doenças físicas e o Corpo Emocional/Astral

Desde Hipócrates, considerado o “pai da medicina”, a teoria de que as doenças físicas tem relação com as emoções eram aceitas.
Depois, com o avanço da ciência e os estudos do francês Louis Pasteur, 1840-50, que demonstrava que as doenças são causadas devido à ação dos microrganismos patogênicos, a medicina parece que “esqueceu” da influência das nossas emoções, tentando em vão, desde os avanços científicos, comprovar que as causas de nossas “doenças” são externas... 

Louis Pasteur, 1840-50, demonstrava que as doenças
 são causadas devido 
à ação dos microrganismos,

Hoje, novamente, depois de muitos anos de pesquisas e estudos, a medicina alopática volta a reconhecer que "o homem deve ser tratado como um todo", já que mais de 40% dos pacientes que procuram médicos alopatas, vem reclamando ou apresentam, problemas emocionais paralelamente. Em decorrência deste fato, é que médicos das mais variadas especialidades, estão adotando tanto para diagnósticos, como para prognósticos, um tratamento psicossomático.


Nossas emoções e suas cores nos corpos.


São inúmeras as provas, já agora reconhecidas pela comunidade cientifica mundial de que, “as emoções negativas por exemplo, fazem mais mal ao coração do que as gorduras saturadas”... Revistas, livros, artigos na internet em inúmeros sites, defendem essa ideia. Psicólogos, homeopatas, cromoterapeutas, terapeutas florais e outros terapeutas alternativos...inúmeros escritores e seus manuais, explicam as "doenças", ou desequilíbrios, por intermédio das emoções.


Nossas Emoções influenciam mais nosso
coração do que as gorduras.


Não é de hoje que a Psicologia estuda as “doenças” de fundo emocional como: alergias, bulimia, bronquites, gastrites, infertilidade, infarto, diabetes e disfunções glandulares...e essa lista aumenta dia-a-dia. São inúmeras as causas das nossas aflições psicológicas, que podem começar na primeira infância, ou até antes do parto. Nem todos os médicos conseguem, ainda hoje em dia, tratar ou encaminhar seus pacientes para o profissional correto.


Por isso, você deve “escutar” seu corpo; observar suas dores, ver e sentir o que o seu corpo quer lhe dizer...procurar as causas e a partir daí, procurar um profissional especializado: médico, naturólogo, terapeuta...que lhe ajudarão a reconhecer e “curar” suas emoções, equilibrando e harmonizando seus corpos.

Veja algumas emoções e os desequilíbrios ou as “doenças” que poderão provocar, inclusive em nosso corpo físico...

Nosso Corpo Não Mente, saiba
interpretar seus sinais...

_____   ***   _____

Para dar continuidade ao assunto, Como Somos Feitos? VIII parte - Plano Mental - Corpo Mental
http://magiadailha.blogspot.com/2014/05/homem-planos-e-corpos-viii-parte-plano.html

Se quer ler a primeira parte deste assunto: Como somos feitos? 1ª parte Planos e Corpos



Postado por Gení Mafra Souza
Fontes de Consulta:
Além do resultado de apontamentos, estudos, observações e pesquisas diversas dos anos que trabalho como terapeuta holística; também baseado nas obras:

- SOSKIN, Julie-Você é Sensitivo?- 2ª edição, 2003, Editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo,SP.
PRAAGH, James Van - Em busca da Espiritualidade- 1ª edição, 1999, Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ.
BOWERS, Barbara- Qual é a cor da sua Aura?- 6ª edição, 1993, Editora Saraiva, São Paulo, SP.
- MINETT, Gunnel - Respiração e Espitirualidade- 1999, editora Pensamento, São Paulo, SP.
- Revista de Terapias Alternativas, Cromoterapia, ed. Escala, São Paulo.
Revista : Planeta YOGA, para pesquisa, número 127, ed. TRÊS

Bons sites consultados e para serem lidos:

http://www.kirlian.com.br/informativa_por.asp
http://www.cultodavida.com/list/aura/0.html
katryoska-wiccasolitaria.blogspot.com
espacorenascerdafenix.blogspot.com/.../chakraslocalizacoes-e-influen...-
www.samshiraishi.com/matrioshkas-kokeshis-e-os-sete-deuses-da-fort...


Um comentário:

  1. Li todos os artigos desta série e gostei bastante. Foi muito bom relembrar esses conhecimentos de uma maneira tão didática e ilustrativa. Namastê.

    ResponderExcluir