domingo, 3 de junho de 2012

- O Espetáculo Astronômico do Século _ Trânsito de Vênus Junho 2012 _

O Sol, Vênus e a Terra.
Um acontecimento histórico ocorrerá, nesta semana, entre dias 5 e 6 de junho de 2012: o último trânsito de Vênus do século, com uma duração de quase 7 horas, que só se repetirá entre 2117 a 2125.  Em média, há dois trânsitos de Vênus a cada 125 anos. Apenas cinco trânsitos de Vênus foram visto por seres humanos.


Astrônomos e cientistas de todo o mundo preparam-se para observar o planeta Vênus - que é o objeto mais claro no céu  após a lua - a atravessar a face do Sol, - fenômeno chamado trânsito pela ciência-.

Trânsito é, melhor explicado, quando um corpo menor passa na frente de um maior. Durante um trânsito, o objeto aparece como um objeto pequeno e escuro atravessando o maior objeto. Um trânsito é semelhante a um eclipse solar, mas diferente deste, o Sol não fica escuro, só uma pequena parte dele é que é obscurecido.

A nave -  Venus Express

O Trânsito de Vênus em 2012 é um evento muito raro, que não será observado novamente em mais de 100 anos. E, pela primeira vez, uma nave - a Venus Express (VE) - estará à volta do planeta enquanto observa o fenômeno. “A nave irá fazer importantes observações da atmosfera de Vênus que serão comparadas com as de telescópios em terra para ajudar os caçadores de exo-planetas a testar as suas técnicas.” Håkan Svedhem, cientista do projeto ESA (Venus Express)
 
Nosso Sistema Solar.

Em nosso sistema solar apenas Vênus e Mercúrio apresentam trânsitos, do ponto de vista da Terra, já que o fenômeno ocorre apenas quando um planeta passa diretamente entre o Sol e a Terra.

Antigos observadores gregos, egípcios, babilônios e chineses conheciam Vênus e registraram os seus movimentos, porém não há evidência de que qualquer dessas culturas sabia dos trânsitos.


Crabtree observando o trânsito de Vénus de 1639, segundo a imaginação
 de Ford Maddox Brown (1821–1893) em mural pintado no edifício da
Câmara Municipal de Manchester.


Vênus era importante para as antigas civilizações americanas, em particular para os astecas e os maias, que o chamavam Noh Ek, a “Grande Estrela”, ou Xux Ek, a “Estrela Vespa”. Os maias registraram o ciclo completo de Vênus no Dresden Codex (livro maia pré-colombiano do século XI ou XII), mas, apesar do conhecimento preciso do seu curso, também aqui não há menção ao trânsito.


O trânsito de Vênus foi dado como tendo sido observado por astrônomos islâmicos medievais. O sábio persa Avicena (*980, Afshana, +1037 Irã),  sustentou ter observado o trânsito de 24 de maio de 1032. Ele usou esta observação para demonstrar que Vênus estava, pelo menos algumas
vezes, abaixo do Sol na cosmologia ptolomaica. 


AVICENA - médico, filósofo, astrônomo.

Na verdade, cientificamente, parece que os trânsitos só foram observados depois a invenção do
telescópio, no início do século XVII; e sempre tiveram grande interesse histórico, porque foram
oportunidades para os astrônomos medirem o tamanho do Sistema Solar.


Galileu, demonstrando o primeiro telescópio.

Os trânsitos do século XVIII permitiram calcular a distância do Sol, ao medir o tempo que Vênus demorava a atravessar o disco solar, de vários pontos do globo, usando depois trigonometria simples. Ainda durante o trânsito de 1761, os cientista perceberam uma coroa de luz  em volta do limite escuros de vênus, revelando que o planeta tem uma atmosfera.

A Via Láctea
Hoje, os trânsitos são uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de métodos para a detecção e caracterização dos planetas em órbita de outras estrelas, ou seja, os exoplanetas ou planetas extrassolares.

Enquanto passam em frente a uma estrela, bloqueiam temporariamente uma pequena porção da luz, revelando a sua presença e fornecendo informação acerca do seu tamanho.


Os trânsitos também estão sendo usados para a procura de planetas extrassolares ( exoplanetas)
 que possam conter ou hospedar vida.

No Brasil, o trânsito de Vênus somente poderá ser visto parcialmente no extremo oeste do país, e apenas por alguns minutos, já que só será visível na sua plenitude no oeste do Pacífico, leste da Ásia, leste da Austrália e nas latitudes muito a norte. Nos Estados Unidos, começará na tarde de 5 de Junho e para a maior parte da Europa o sol irá nascer a 6 de Junho com o trânsito quase terminado.  


Os astrônomos alertam, especialmente aos observadores, para nunca olharem para o Sol com os olhos desprotegidos, com óculos de sol normais ou através de um telescópio, já que isto pode causar cegueira permanente.


Também não se espante se, nesta semana, "der pane" no seu celular, na internete, TV ou no "Cash" do seu banco...

Se acontecer , não se irrete, não adianta...Pare, Medite, Contemple, Ore, Ponha Ordem em Sua Vida, Leia um Livro...e espere o trânsito passar! 


 
Vamos no Preparar?

Algumas organizações começaram a se preparar para o trânsito de 2012 com grande antecipação, incluindo um grupo que organiza festividades e observações no Taiti.  “No Hawai, os nativos hawaianos previram o ano de 2012 como a ABERTURA DO ALOHA SPIRIT para o mundo trazendo grande impacto de energia positiva e amorosa na Mãe Terra."

ALOHA SPIRIT HAWAI.


Mas, há também o lado negativo...
"Registros históricos parece apontar um relacionamento possível entre os trânsitos de Vênus passados e as violentas mudanças na Terra, especificamente terremotos, vulcões e tsunamis. Pelo menos nos últimos 500 anos, a história registrou a destruição significativa através de movimentos da Terra que ocorreram entre um período de 4 meses a um ano após o trânsito de Vênus.”  Sobre isso leia mais: http://arcanodezenove.blogspot.com/2012/04/transito-de-venus-historia-e.html#ixzz1wpglylys




No Hawaii ocorrerá a REUNIÃO DE SABEDORIA ALOHA para sustentar e fortalecer as energias positivas na Mãe Terra e meditar para transmutar as potenciais  consequências destrutivas.

No entanto, não é porque o trânsito não será visto no Brasil que não iremos sentir sua interferência.

Vênus a deusa do Amor e da Beleza.

Vênus, o planeta do Amor, associado também a beleza e a conexão;  rege o coração invisível,
o quarto Chakra (Anahata),  o coração de amor, a glândula Timo, o íntimo, a intimidade.


Quando harmoniosa, a energia de vênus se relaciona com qualidades positivas como a criatividade, receptividade, abertura, intuição, conexão com a natureza, e a honra ao Divino em tudo.

Participemos do trânsito conscientemente.


Se participamos conscientemente destes ciclos podemos acessar abundantes aberturas espirituais
e um "desapego da velha bagagem", que agora está pronta para se dissolver ( é só aceitarmos isso de coração e...deixar ir! )

Meditemos nesta semana, especialmente, para deixarmos que o AMOR DIVINO e a LUZ se manifestem em nossa vida e sobre terra, neste tempo de trânsito, aproveitemos para nos desapegarmos do que não nos serve mais, melhorando, refinando e purificando a nossa vibração, para o despertar de uma nova consciência!

Meditemos no Coração.






                                                       
_____   ***   _____

Postado por Geni Mafra Souza

Com apoio dos sites:
cienciahoje.pt
Inovacaotecnologica.com.br
astronomy-universo.blogspot.com/2012/.../transito-de-venus-ajudara...
arcanodezenove.blogspot.com/2012/.../transito-de-venus-historia-e.ht...
 www.luzcristica.com/.../105-celebracaotransitovenus.html
www.luzdegaia.net/amiguel/outros/vida_luz.html


Imagens destes e de outros sites da Net


Nenhum comentário:

Postar um comentário