quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpo Físico, o Sistema Glandular e os Chacras - (4ª parte Como Somos Feitos?)

Para ler o início do assunto: Como somos feitos? 1ª parte Planos e Corpos, clic
http://magiadailha.blogspot.com/2011/10/como-somos-feitos-planos-e-corpos-1.html

Para entendermos mais facilmente os Chacras, é imprescindível estudarmos a nosso sistema glandular endócrino; parte importantíssima do nosso corpo físico; já que os dois sistemas estão intimamente ligados.

Nosso Sistema Glandular e os Chacras.

Uma glândula endócrina é um orgão que segrega substâncias-hormônios- que são lançadas diretamente na corrente sanguínea.

Sistema Glandular Endócrino

As Glândulas de Secreção Interna conhecidas como Sistema Endócrino, são focos de Energia que estimulam as estruturas Fisiológicas e servem de base material das estruturas Psicológicas.


Nosso Sistema Glandular Endócrino.

O Sistema Endócrino ou de Secreção Interna exerce função tríplice dentro do nosso Organismo. Vejamos:
1) Função Reguladora das Formas _ regula e estimula a diferença das formas individuais das LINHAS do corpo. As principais são:
Tireóide
Paratireóide
Hipófise
Gônadas ou glândulas Sexuais.

Regulam as FORMAS do corpo.

2) Função reguladora da Nutrição dos Tecidos _ favorece a vida vegetativa e causa o Desenvolvimento e o Crescimento do Volume do corpo. São:
Supra renal
Timo
Hipófise

Crescimento e Desenvolvimento do VOLUME do Corpo.

3) Função reguladora do Sistema Nervoso Vegetativo, controlando toda a atividade que tende à conservação do indivíduo e da espécie; isto é; das funções de Nutrição, Desenvolvimento e Reprodução que o homem tem em comum com os demais seres vivos - animais e plantas .
Divide-se em dois subsistemas que trabalham em conjunto equilibrando as funções onde atuam:
Simpático e
Parassimpático


Simpático e Parassimpático-Sistemas correlatos

As glândulas Nunca Atuam Sozinhas; agem em mútua correlação, seja - de forma: Harmônica ex. a Hipófise que favorece a ação da Tireóide e das Glândulas Sexuais;
- ou de forma Antagônica ex. a Tireóide e a supra-renal

As Glândulas: Timo, Córtex, Supra-renal e Paratireóide exercem ação conjunta de Assimilação, de Integração, favorecendo os processos de: Construção e Conservação do Organismo.

Outras colaboram num trabalho de Desassimilação, de Desintegração como: Tireóide, Supra-renal, Medular, Hipófise e Sexuais.

Glândulas Endócrinas produzem 
"Energia Vital" para o corpo.


A ciência já comprovou fartamente a existência de uma correlação entre a atividade Bioquímica de cada Glândula ou grupo delas, em determinados traços Psicológicos do ser humano. Daí, o resultado do funcionamento dessas constelações de glândulas é que irá determinar a Constituição Física e Funcional do indivíduo.


Alegria, Equilíbrio...resulta do
 bom funcionamento das glândulas

A ação glandular pode manifestar-se através de funcionamento Normal-propiciando alegria, bem-estar, equilíbrio; mas pode ocorrer também Desequilíbrio, se houver atividade anormal seja por Excesso - Hiper ou por Deficiência - Hipo .



De tudo isso, dá pra perceber a importância do Bom  Funcionamento Glandular, tanto do ponto de vista da Saúde e da Energia como igualmente do Caráter e da Conduta do homem.

Defeitos de Caráter pode ser
mau funcionamento glandular.

Infelizmente, por mais que a ciência e a medicina tenham avançado, muitas pessoas ainda ignoram que a Maior Parte das Dificuldades com que se defrontam na vida, assim como os Defeitos e as Deficiências de seu Caráter, que geralmente consideram "sem remédios", são apenas o Resultado de um Funcionamento Glandular Defeituoso e , portanto, Modificável mediante Ação Perseverante.

Glândulas ou Chacras em desequilíbrio
causam transtorno em todo corpo.

As Glândulas Endócrinas emitem energia para os corpos sutís, que se apresentam girando em forma de turbilhões ou redemoinhos, conhecidos por Chacras (ou Chakras) cuja finalidade também parece ser o de UNIR os Sete Corpos.

Os vórtices -Chacras-que partem das
gl. endócrinas, unem os sete corpos

 Assim é que: se cada chacra maior – em número de sete- está ligado a uma glândula endócrina e atuando sobre ela, o funcionamento-bom ou mau- de um, acaba interferindo no funcionamento de outro e vice-versa.


As Glândulas e os Chacras correspondentes

Hoje em dia, muitas terapias e exercícios de diversas correntes como Yôga, Tay Chi , Lian Kung , Respiração/ Renascimento; Reiki; Reflexo etc estão concebidos de forma a atuar sobre essas glândulas endócrinas apresentando notáveis resultados e efetivas modificação de personalidade. (mais detalhes num capítulo à parte, sobre saúde dos corpos)

Exercícios que atuam na Glândulas-Chacras

Na verdade, essas terapias e exercícios geralmente não vão influir diretamente sobre as glândulas do corpo, mas sim sobre os Centros  de Energia Fluídica, de PRANA - os Chacras- que são os verdadeiros Elementos Ativos, os Centros Criadores e Sustentadores das referidas glândulas.

Pelo exposto entendemos que o Sistema Endócrino é o Resultado; a Manifestação Física do Sistema de Centros Prânicos, mais conhecidos por CHAKRAS que, a maioria já ouviu falar, alguns já conhecem bem; mas nunca é demais estudarmos mais um pouco, por isso, adiante detalharemos mais este assunto.

As Glândulas Endócrinas e os Chacras.
_____  ***  _____

Sobre o assunto ainda falaremos mais quando tratarmos das Glândulas Mistícas e quando falarmos dos Chacras.
Para ler a próxima parte de "Como Somos Feitos 5ª parte A- Gl. Místicas", clic:

_____   ***   _____
Postado por Geni Mafra Souza
Fonte de Consulta
Além do resultado de apontamentos, estudos, observações e pesquisas diversas dos anos que trabalho como terapeuta holística;
Também baseado nas obras:
- SOSKIN, Julie-Você é Sensitivo?- 2ª edição, 2003, Editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo,SP.
- PRAAGH, James Van - Em busca da Espiritualidade- 1ª edição, 1999, Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ.
- BOWERS, Barbara- Qual é a cor da sua Aura?- 6ª edição, 1993, Editora Saraiva, São Paulo, SP.
- MINETT, Gunnel - Respiração e Espitirualidade- 1999, editora Pensamento, São Paulo, SP.
- Revista de Terapias Alternativas, Cromoterapia, ed. Escala, São Paulo.
- Revista : Planeta YOGA, para pesquisa, número 127, ed. TRÊS

Bons sites consultados (além dos citados nas outras postagens) e para ler:
www.healer.ch/po/chakras.htm
www.caminhosdeluz.org/A-119.htm
www.comunidadeespirita.com.br/.../os%20chakras%20e%20suas%20
www.eusouluz.iet.pro.br/setechacras.htm
www.harmoniearomaterapia.com.br/index.php?option...id
www.viveralternativo.com.br/esoterismo/artigo/chakras/
www.anacleliamattos.med.br/.../39-chakras-e-as-glandulas-endocrina...

Imagens destes e de outros sites da Net




Nenhum comentário:

Postar um comentário