quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O MAR - Dorival Caymmi

Dorival Caymmi, foi um grande compositor e cantor brasileiro, nascido em Salvador BA, em 30/04/1914 e faleceu no Rio de Janeiro RJ  em 16/08/2008. 

Filho de pai descendente de italianos  que tocava piano, violão e bandolim; e mãe descendente de portugueses e africanos, de quem teve forte influência da música negra em seu repertório!

Interrompe seus estudos no antigo ginasial para começar a trabalhar como auxiliar de escritório e depois de caixeiro-viajante. Aprende a tocar violão sozinho, começa a compor e desenvolve um estilo pessoal, iniciando  sua apresentação em rádio na Bahia. 

Em 1938 Dorival vai pro Rio de Janeiro tentar a sorte na música, se apresenta na Rádio Nacional com a música "O que é que a baiana tem?" E aí começa, realmente, sua carreira de sucesso!



No Rio, no ano de 1939, conhece Adelaide Tostes (Stela Maris nome artístico) num programa de rádio com quem se casa e tem três filhos, todos ligados à música - o cantor, compositor e arranjador Danilo, o violonista e compositor Dori e a cantora Nana.

Fervoroso adepto das religiões afro no Brasil, pertencia como filho-de-santo ao Terreiro de Candomblé de Mãe Menininha de Gantois (Maria Escolástica da Conceição Nazaréth); filha de Oxum, divindade que vive nas águas doces; uma das mais famosas e mais respeitadas mães-de-santo da Bahia e do Brasil, tanto que lhe dedicou uma canção em verso/prece, no ano de 1972, lindamente interpretado por Maria Bethânia e Gal Costa.
Foi tão forte a influência do Mar na Vida de Caymmi, e ele teve tanta sensibilidade a este, que tornou-se um dos maiores compositores brasileiros que se referem ao assunto, e grande parte de suas músicas são inspiradas aí, como: O Mar; Suite do Pescador ou Canção da Partida(Minha Jangada), É Doce Morrer no Mar, Quem Vem Pra Beira do Mar, Prece ao Vento, O Bem do Mar, Morena do Mar, Eu Cheguei...

Dorival CAYMMI, por suas lindas composições onde teve sua terra 
- a Bahia e o Mar, como fonte de suas maiores inspirações,  serviu de tese como a de Juliana R. Gonçalves - USP ( https://www.revistas.usp.br/cisma/article/viewFile/96525/95742) tendo sua obra reconhecida e traduzida internacionalmente!

Fonte baseado nos sites:
https://www.ebiografia.com/dorival_caymmi/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dorival_Caymmi
https://www.vagalume.com.br › Samba › D

Nenhum comentário:

Postar um comentário