sexta-feira, 29 de setembro de 2023

* - Orações à São JUDAS TADEU - 28/10 - *

São Judas Tadeu, primo e um dos doze apóstolos de Jesus, foi um dos que recebeu o Espírito Santo, durante o Pentecostes.

Homem de Fé que, segundo a tradição, pregou na Judeia, Idumeia, Samaria,  Síria,   Mesopotâmia e a Líbia antiga. Acredita-se também que ele visitou Beirute e Edessa (norte da Mesopotâmia).  Parece ter sido martirizado na Pérsia junto com Simão. 

É venerado por diversas religiões e igrejas em diversas partes do mundo. 

A Igreja Católica faz sua festa no dia 28 de Outubro, sendo considerado o santo das causas difíceis, urgentes desesperadas e até, das causas consideradas perdidas ou impossíveis!

Transcrevo aqui algumas orações à este Santo tão venerado, em muitos lugares do mundo, e no Brasil especialmente.

São Judas Tadeu,
o apóstolo martire.

 A) São JUDAS TADEU - (ORAÇÃO para CASOS URGENTES)

São Judas Tadeu,
Glorioso Apóstolo,
Fiel servo e amigo de Jesus!
A Igreja vos honra e invoca por todo o mundo
como Patrono dos casos desesperados
e dos Negócios sem remédio.

Rogai por mim que estou desolado.
Eu vos imploro, fazei uso do privilégio
Que tendes de trazer socorro imediato,
Onde o socorro desapareceu quase por completo.

Assiste-me nesta grande necessidade,
Para que eu possa receber as consolações e auxílio
Do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos.
São Judas Tadeu, lembrar-me-ei sempre deste grande favor
E nunca deixar de vos louvar e honrar com meu especial
E poderoso patrono
E fazer tudo que estiver ao meu alcance
Para espalhar a Vossa devoção por toda parte.
Amém!

São Judas Tadeu rogai por nós.

(Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e Glória ao Pai.)

São Judas o homem de FÉ.
    
B) Oração a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo,
eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor
com que cumpristes vossa missão.


Chamado e enviado por Jesus,
sois uma das doze colunas que sustentam
a verdadeira Igreja, fundada por Cristo.

Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo
e auxiliadas por vossa oração,
encontram o caminho para o Pai,
abrem o coração aos irmãos
e descobrem forças para vencer o pecado
e superar todo o mal.

Quero imitar-vos, comprometendo- me
com Cristo e com sua Igreja,
por uma decidida conversão a Deus e ao próximo,
especialmente o mais pobre.

E, assim convertido, assumirei a missão de viver
e anunciar o Evangelho,
como membro ativo de minha comunidade.
Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro
confiando na vossa poderosa intercessão.

(Faça o pedido da graça a ser alcançada…)


São Judas Tadeu, rogai por nós!
Amém!
São Judas, o  primo de  Jesus.


C) Para ser dita em grandes aflições, quando nos julgarmos desamparados de todo o socorro visível, ou para casos desesperados.
 
S. Judas Tadeu, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados e sem remédio.

Intercedei por mim, que sou tão miserável; ponde em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido, a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível.

Vinde valer-me nesta grande aflição para que eu possa receber as consolações  e socorros do Céu em todas as minhas necessidades e sofrimentos

 (aqui dizer a graça que se deseja obter)

e que eu possa bendizer a Deus convosco e com todos os eleitos por toda a eternidade.

Eu vos prometo, bem-aventurado S. Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honrar-vos, como meu especial e poderoso padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. 
Assim seja.

S. Judas Tadeu, rogai por nós e por todos os que vos honram e vos invocam.

Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai... 

São Judas também venerado nas
Igrejas Ortodoxas, Copta e Anglicana.

D) Novena de São Judas Tadeu

   Oração para todos os dias

São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus! A igreja Vos honra e invoca por todo o mundo como patrono dos casos desesperados e dos negócios sem remédio.
Rogai por mim que estou tão desolado! Eu Vos imploro, fazei uso do privilégio que tendes de trazer socorro imediato, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos.
São Judas Tadeu alcançai-me a graça que Vos peço.
(Faça o pedido da graça que deseja)

Eu Vos prometo, ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de Vos louvar e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para espalhar a Vossa devoção por toda a parte.
São Judas Tadeu, dos casos desesperados e dos negócios sem remédio, rogai por nós!   (repetir 3x)
Amém!
São Judas, o pregador.

E) A Novena a São Judas Tadeu (com orações especiais para os nove dias)

1. ORAÇÃO INICIAL

 São Judas Tadeu, Apóstolo e parente de Jesus, Maria e José, eu vos saúdo, exaltando a preferência de amizade que vos uniu ao Cristo e agradeço ao bom Deus as graças que Ele vos concedeu. Pelo amor que tanto vos estreita ao Coração Divino, eu, humilde e genuflexo, vos suplico, lanceis sobre mim o vosso benigno olhar.
Não desprezeis minha pobre oração e não permitais que seja vã a minha confiança. Deus vos concedeu a graça de, mediante a vossa valiosa intercessão, amparar os homens nos casos mais desesperados.
Por isso, ó excelso Apóstolo e glorioso mártir, vinde em meu auxílio, para que eu possa cantar a infinita misericórdia do Senhor. Serei-vos grato por toda a minha vida e permanecerei vosso fiel devoto até que possa agradecer-vos face a face lá no céu. 
Amém.


2. ORAÇÃO DO DIA

• PRIMEIRO DIA

São Judas Tadeu, escolhido por Cristo, o amor profundo a Jesus fez que soubésseis escolher o caminho de Deus, na pregação do Evangelho. É necessário que aprendamos vossas virtudes, sigamos vosso exemplo como o melhor meio de tornarmo-nos discípulos de Cristo. Que nós sigamos o vosso exemplo tanto na alegria e na vitória, como na luta e no sofrimento. Que compreendamos que todas as realidades, agradáveis ou difíceis, deverão ser assumidas como oportunidades benfazejas, que nos levarão ao crescimento na fé e à capacidade de servir no amor de Cristo.
São Judas Tadeu, rogai por nós!

• SEGUNDO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo e construtor do Reino de Deus, que espalhastes a Boa Nova da Salvação em Cristo, desejamos que venha, o quanto antes, o Reino de Deus a todos os homens, sedentos de Deus e da sua verdade. É preciso que muitos sejam como vós fostes: construtores do Reino de Deus. Desejamos ser apóstolos e propagadores da mensagem da verdade e do amor que Cristo
ensinou, e dar testemunho cristão nos ambientes em que vivemos, sem vacilar na fé e na esperança. Queremos dar testemunho, vivendo o Evangelho, mediante o amor que nos compromete com Cristo.
São Judas Tadeu, rogai por nós!

• TERCEIRO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo de Jesus Cristo e servidor dos homens, vós que vistes o exemplo de Cristo que veio para servir e não para ser servido, rogai por nós para que compreendamos o valor do serviço desinteressado e gratuito. Auxiliai-nos a adquirir o sentido dê doação ao próximo, na família, no trabalho e na comunidade. Vós que fizestes de vossa vida uma doação total, pelo anúncio do Evangelho e pelo testemunho de Cristo, até o martírio, inspirai-­nos coragem e sabedoria, para colocarmos nossas energias e talentos a serviço do irmão.
São Judas Tadeu, rogai por nós!


• QUARTO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo sempre fiel ao chamado do Mestre e obediente à voz do Pai, nada vos afastou de seu plano de amor. De vós queremos aprender a renunciar a qualquer plano egoísta, para aceitar em tudo a Vontade do Pai. Ajudai-nos, São Judas, a sermos generosos no seguimento de Cristo, e humildes na renúncia a tudo o que nos afasta de seu caminho. Fazei que procuremos, em primeiro lugar, o que nos torna instrumentos de paz e sinais de Cristo para nossos irmãos.
São Judas Tadeu, rogai por nós!

• QUINTO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo de Jesus Cristo e sinal da santidade de Deus, ajudai-nos a alcançar a graça da pureza de intenções para que nosso interior seja fonte de paz e bondade, jorrando a vida de Deus para nossos irmãos. Que saibamos ser donos de nós mesmos e de nossos sentidos e possamos estar entre aqueles que são chamados bem-aventurados porque são puros de coração. Conquistai-nos um coração puro, para que através dele possamos enxergar o Cristo em nosso caminho e indicá-Io aos irmãos.
São Judas Tadeu, rogai por nós!

• SEXTO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo e instrumento de reconciliação, alcançai-nos do Pai o Dom da firmeza diante do mal, do egoísmo e da injustiça. Fazei-nos sempre atentos à advertência de Cristo: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação". Vós que lutastes para vencer o pecado, obtende-nos um espírito resoluto e a graça de não cairmos em tentação. E se isto acontecer, rogai por nós, para termos ânimo para reerguer-nos, e voltarmos à união com Cristo, vosso e nosso Mestre.
São Judas Tadeu, rogai por nós!

Reconhecido pelas Igrejas
 Luteranas e Orientais.

• SÉTIMO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo e homem de fé inabalável, · a ponto de fazerdes de Cristo vossa única e absoluta certeza, rogai ·por np!(),.para que cresça nossa fé e se torne luz para os irmãos. Reconhecemos diante de Deus que, freqüentemente, nossa fé é vacilante e frágil. Sabemos que é um precioso dom de Deus, que é preciso acolher com simplicidade, cultivar pela oração e pelo conhecimento do Evangelho. Ajudai-nos a pedir humildemente, como vós pedistes com os Apóstolos: "Senhor, aumentai a nossa fé".
São Judas Tadeu, rogai por nós!

• OITAVO DIA

São Judas Tadeu, Apóstolo e irmão dos pobres, hoje vos pedimos que nos alcanceis o espírito de pobreza. Com Cristo, anunciastes a Boa Nova aos pobres e dele ouvistes a solene proclamação: "Bem aventurados os que têm espírito de pobre, porque deles é o Reino do céu".
Rogai por nós, para que o desejo de lucro não nos domine e a ganância de ter mais não nos tire a capacidade de doar-nos aos mais necessitados e de sermos solidários com os. Pobres, os doentes, os oprimidos e marginalizados. Encorajados pelo testemunho dos Apóstolos, não nos falte o senso de fraternidade, para trabalharmos com todas as nossas forças pela defesa e promoção dos mais desamparados. E que aprendamos a reconhecer em cada um deles o próprio Cristo, nosso irmão e Senhor!
São Judas Tadeu, rogai por nós!

• NONO DIA

São ludas Tadeu, Apóstolo e Mártir, que experimentastes, no convívio com Cristo, o infinito amor do seu Coração, alcançai-nos a graça da conversão, para que nossos corações se tornem semelhantes ao dele.
Reconhecemos em Jesus o homem que mais amou, e modelo para todos os homens de bom coração. Por vossa intercessão, sejamos renovados interiormente, segundo a promessa de Deus, de derramar sobre nós uma água pura e dar-nos um coração novo.
São Judas Tadeu, rogai por nós!

3. ORAÇÃO CONCLUSIVA
 Ó poderoso e misericordioso Senhor, nós que com ardente fervor, exaltamos o vosso glorioso Apóstolo e consanguíneo São Judas Tadeu, humildemente imploramos a Vossa Majestade que, pelos seus grandes merecimentos e valiosa intercessão, alcancemos a graça de usufruir Vossas divinas bênçãos. 
Amém!
_____   ***   _____

Compilado e postado por Gení Mafra

Fontes de pesquisa:

Imagens da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário