quarta-feira, 16 de agosto de 2023

ÁRVORES SÍMBOLOS do BRASIL - Pau-brasil -


Temos duas árvores símbolos no Brasil: o pau-brasil e o ipê-amarelo, cuja flor também é símbolo nacional.
Primeiro falarei do Pau-brasil que tem seu dia comemorado em 03 de Maio, e posteriormente falarei do Ipê-amarelo.

A árvore pau-brasil ou (Caesalpinia)
Paubrasilia echinata (2016)


O Brasil (Não) é o único país do mundo batizado em função de uma árvore, mas uns dos poucos...a correção dessa frase foi feita pelo visitante do blog Rubens Marcelo, em 04/04/2018 a quem agradeço de coração, lembrando-nos que, a exemplo do Brasil,  temos também o LÍBANO!
Parece incrível, mas a árvore que deu nome ao nosso país, só foi reconhecida como Árvore Nacional cinco séculos após o descobrimento.

Poucos brasileiros já tiveram o privilégio de ver uma árvore de pau-brasil. Isso porque as regiões onde eram encontradas grandes quantidades desta espécie sofreram um violento processo de devastação que praticamente fez com que o pau-brasil fosse incluído na lista das espécies ameaçadas de extinção. Porém, graças a algumas iniciativas louváveis no campo da preservação do meio ambiente, nos últimos anos, nossa árvore aos poucos vai tentando recuperar seu status de cidadã brasileira.

Pau-brasil - nossa árvore símbolo
pela lei de 1978.

Foi necessária a sua quase extinção para que o pau-brasil fosse reconhecido oficialmente na história brasileira. Em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto declarando o pau-brasil como árvore símbolo nacional e o ipê como flor símbolo.

Em 1972  é realizado um substituto do projeto que fica no "esquecimento" e somente em 1978 o Pau-brasil foi declarado oficialmente "árvore nacional" pela lei n.º 6.607. A mesma lei instituiu o dia 3 de maio como o Dia do Pau-Brasil, e a flor do Ipê-amarelo como "flor nacional". Esta lei obriga, também, o Ministério da Agricultura a plantar viveiros da espécie pau-brasil. 

*Porém, segundo alguns sites, Nenhuma das Duas Árvores São Reconhecidas por Lei representantes do Brasil, porque os processos não "caminharam" ou ficaram parados...coisa que não seria incomum no nosso país, infelizmente!


Paubrasilia echinata 
ou Pau-brasil.

Após séculos de exploração desenfreada, o Pau-brasil é tão raro que maioria dos brasileiros nunca o viu. E você, o que conhece sobre o Pau-brasil?

Vamos estudar melhor a árvore que nos representa


Antigo e raro espécime 
de Pau-brasil

Nome Científico: Paubrasilia echinata (2016 nova nomenclatura)
Sinonímia: Guilandina echinata
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Nome Popular: Pau-brasil, brasileto, ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, imirá piranga, orabutã, arabutá, sapão, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco, pau-rosado, pau-vermelho...

As lindas e perfumadas flores amarelas
com vermelho do pau-brasil.


Como é a árvore?



O Pau-brasil pode chegar a 30m de altura, tem folhas miúdas e verde-brilhantes que nascem agrupadas. Sua época de florada ocorre do fim de setembro até meados de outubro e suas flores, formadas por quatro pétalas amarelo-ouro que rodeiam uma diferente, tingida de vermelho púrpura, emanam um perfume delicado.
Acúleos-espinhos

Seu fruto é uma vagem que libera sementes em forma de elipse. O tronco é espinhoso (acúleos) e a casca varia de pardo-rosada a pardo-acinzentada. O fruto é totalmente coberto por acúleos (espinhos) curtos e finos. A árvore tem uma vida longa e só chega à idade adulta aos 100 anos! É ótima para o paisagismo.

O corante vermelho
O tronco do pau-brasil apresenta o cerne de coloração avermelhada. O poder simbólico do vermelho remonta as civilizações mais antigas, por ser cor do sangue e do fogo, tinham também significado de vida e de destruição; de poder. Esta era a cor usada pelos Imperadores e esse foi um fato importante que levou ao corte do pau-brasil para a obtenção de sua madeira e sua resina - a brasilina (C16H14O5), substância que, após oxidação, fornece a brasileína (C16H12O5), corante vermelho natural usado para tingir tecidos de alto luxo, como o veludo, apreciado pela monarquia e pela alta corte. Esta foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém-descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI.


Mapas comparativos da 
Mata Atlântica (5 anos atrás!)

Habitat natural e exploração

A Mata Atlântica é o habitat natural dessa árvore, mas infelizmente é muito difícil encontrá-lo na natureza. Em 1928 o Pau-brasil chegou a ser considerado extinto, quando biólogos encontraram um único exemplar no interior de Pernambuco, onde hoje fica a Estação Ecológica de Tapacurá pertencente a Universidade Federal de Pernambuco UFRP.

Em 2005, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram na Paraíba, a Maior População de Pau-brasil ao norte do País. A expedição encontrou mais de 100 árvores ainda intocadas num remanescente de Mata Atlântica, com 200 hectares, em Mamanguape, 60 quilômetros ao norte de João Pessoa.

Jardim Botânico de João Pessoa  - ou antiga
Mata do Buraquinho - Pb - que em novembro
de 2017 tive a Honra de conhecer...

Também no Jardim Botânico de João Pessoa (500 hectares) - que é considerado a Maior Área Verde em Ambiente Urbano dos país, parece haver algumas espécimes de Pau-brasil.

E e, 24/06/2018 tive o prazer de conhecer a BICA, Jardim Zoológico de João Pessoa ou ARRUDA CÂMARA, que foi um Frade Carmelita, Filósofo, Médico formado pela Universidade de Montpellier, na França, que percorreu boa parte do Nordeste para como Botânico, pesquisar a flora  brasileira, a quem HONRO a sua memória!

A BICA é remanescente da antiga Mata do Buraquinho que fui ver "in loco", espécimes antigas de Pau-brasil. Ainda farei uma postagem sobre as duas matas que visitei em João Pessoa, mas já antecipo aqui algumas imagens:


Pau-brasil de porte médio na BICA
João Pessoa PB (2018)


Espécime de grande porte de Pau-brasil na BICA, ou Jardim Zoológico de João Pessoa PB


Ocorrência


Mata Atlântica, agora diminuta pela
exploração desordenada

Ao todo 1.300.000 km² ou cerca de 15% do território nacional eram cobertos por Mata Atlântica englobando 17 estados brasileiros, atingindo até o Paraguai e a Argentina. Porém, cerca de 93% de sua formação original já foi devastada, e junto com ela, todo o pau-brasil!

É encontrado do Ceará ao Rio de Janeiro na floresta pluvial Atlântica, sendo particularmente frequente no sul da Bahia.

O cerne vermelho do pau-brasil.

Madeira


A madeira do pau-brasil e de excelente qualidade, muito pesada, dura, compacta, vermelha e muito resistente; de textura fina, incorruptível.

Utilidade


Os índios brasileiros já utilizavam esta árvore para confecção de arcos, flechas, extraindo corante vermelho intenso do tronco.
A madeira atualmente é empregada somente para pequenas marcenarias e confecção de arcos de violino ( e outros instrumentos )

O arco do violino 
"precisa" do pau-brasil

Outrora foi muito utilizada na construção civil e naval e, trabalhos de torno. Entretanto, seu principal valor residia na produção de um princípio colorante denominado "brasileína", extraído do lenho e, na época muito usado para tingir tecidos e fabricar tinta de escrever. A sua exploração intensa gerou muita riqueza aos exploradores e caracterizou um período econômico de nossa história, que estimulou a adoção do nome "Brasil" ao nosso país.


Meus filhos e eu, à uns dezessete anos atrás, plantamos em nosso jardim duas mudas de pau-brasil. Uma sei que ainda está lá, embora cresça muito devagar... Este ano já me propus plantar outra, no parque de meu bairro...

E você já viu algum pau-brasil? Já plantou algum? que tal plantarmos neste ano? O Brasil, a natureza, as árvores, os nossos descendentes... e a música agradecem!

Um selo brasileiro em homenagem
à nossa árvore!

35 comentários:

  1. Vou plantar um na frente de minha casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil. o Universo, as futuras gerações e eu te agradecemos!
      Abçs na PAZ e na LUZ,
      Gení

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá vc!
      Obrigada por acessar o blog e pelo comentário! Fico feliz que tenha a intenção de plantar um pau-brasil; assim uma sementinha do que tentei "plantar" aqui, vingou!
      Fique na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres!
      Gení

      Excluir
  3. "As lindas e perfumadas flores amarelas
    com vermelho do pau-brasil."...............Estas flores não são de pau-brasil. Estou à procura do nome..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Mário,

      Agradeço mais uma vez e está feita a correção! É que além das flores serem muito semelhantes, na época que postei, poucas imagens tinham do Pau-brasil na net.
      Abraços
      Gení

      Excluir
  4. Procure por estes nomes na WEB e verá que não estas flores não são do pau-brasil: Aldrago - Pterocarpus violaceus. Pau-vidro. Pau-sangue . folha-larga, pau-, sangueiro, dragociana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mário,

      mais uma vez grata pela sua atenção e por pesquisar para mim! E,claro, me informar...é muita gentileza sua! Vou pesquisar e procurar melhor...também preciso fazer uma correção nas imagens das lavandas...me lembrei disso agora!
      Grata e apareça mais vezes, por favor, me corrija sempre que ver algo "anormal"...hehehe
      Abraços de paz, Luz e Alegrias!
      Gení

      Excluir
    2. kevin 3ano2 Escola Izolete Muller
      Gostei muito ensina muita coisa sobre a árvore do pau brasil.

      Excluir
    3. Daniel 3ºano2 Escola Izolete Muller
      Gostei muito, aprendi muito, árvore pau-brasil .

      Excluir
  5. Olá Mário,

    Grata pela visita...então por favor, se achar me mande...me corrija ou para que eu possa corrigir...porque as imagens não são minhas; são da NET
    Grata abraços
    Gení

    ResponderExcluir
  6. Mas parecem muito estranhas mesmo hein Mário?

    ResponderExcluir
  7. JULIA 3ºANO2 ESCOLA IZOLETE MULLER.
    EU GOSTEI DE SABER QUE A ARVORE PAU BRASIL VIVE ATE 100 ANOS.

    ResponderExcluir
  8. Beatriz 3º ano2 Escola Izolete Muller
    Eu gostei muito da árvore do pau brasil,porque ela é muita linda.

    ResponderExcluir
  9. KAIO 3º ESCOLA IZOLETE MULLER .EU GOSTEI DA ÁRVORE DO PAU BRASIL

    ResponderExcluir
  10. ANDRE 3ºano e Escola Izolete
    Eu gostei e pau brasil

    ResponderExcluir
  11. KARLA 3ºano2 Escola Izolete Muller.

    EU GOSTEI DE QUANDO ELE PINTOU A ROUPA. OS PORTUGESES PINTARAM.

    ResponderExcluir
  12. Emanoelle e João 3º2 Izolete Muller

    Nós achamos o pau-Brasil muito bonito e bem interessante e com o pau-Brasil podemos fazer tintas para tecidos e na nossa escola tem um pau-Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Yasmin 3º2 E.E.B. Izolete Muller
    Eu achei muito legal eu aprendi que o pau brasil é uma árvore muito alta e tem folinhas pequininhas.

    ResponderExcluir
  14. Daniel Cé, Alanderson, Thiago
    Izolete Muller E.E.B tem um pau
    brasil na nossa escola



    3
    º

    ResponderExcluir
  15. Nathaly e Rayanna 3º ano 2 escola Izollete Muller esta árvore e linda e rara.

    ResponderExcluir
  16. Kaique 3º2 E.E.B. Izolete Muller Eu aprendi do pau brasil que ele tem uma cor vermelha que da uma cor para colorir o tesido para usar para nao ficar com frio.

    ResponderExcluir
  17. Maria 3º2 EEB Izolete Muller
    Eu aprendi muita coisa com a árvore na minha escola.

    ResponderExcluir
  18. Willian 3º escola Izolete Muller
    Na minha escola tem uma árvore do pau-brasil.

    ResponderExcluir
  19. Fabio 3ºano 2 Escola izolete muller.

    Ele é muito legal porque ele tem aquele líquido vermelinho.

    ResponderExcluir
  20. Lucas 3º2 E.E.B IZOLEDE MULLER
    Eu aprendi que o pau-brasil tem a cor vermelha no tronco dela.

    ResponderExcluir
  21. Mariana 3º ano2 Escola Izolete Mullher
    Ele é interessante porque tem uma tinta vermelha.

    ResponderExcluir
  22. Caue 3º Izolete Muller

    Eu aprendi que os portugueses cortavam para fazer tintura para as roupas de reis.

    ResponderExcluir
  23. Olá Profº Gelasio e Alunos do 3º ano2 da Escola Básica Prfª Izolete Müller de Blumenau - SC - BR

    Agradeço à todos os comentários destas crianças queridas, em especial ao professor pela paciência em digitar um à um, e oferecer gentilmente à esses alunos, a possibilidade de pesquisarem e ver que a Net, se souberem aproveitá-la, também pode trazer muitas instruções necessárias! Me comoveu ver que são tão pequenos e, que sua escola também tem um Pau-brasil, árvore Importantíssima e atualmente tão rara! É preciso que nossas crianças, que serão as mantenedoras da Natureza, fiquem cientes disso! Agradeço todo esforço e a Natureza também Agradece!
    Quase postei apenas um comentário, pois achei que o resto eram "vírus", mas ao começar a ler, percebi que eram diferentes, postei todos... Como conclui meu curso de Biologia na FURB, em Blumenau, onde hoje, um dos meus filhos é proº de Geografia, sou muito GRATA a cidade e, em especial, a Universidade Regional de Blumenau.
    Um grande abraço a estes tão dedicados pequenos estudantes e, tenho certeza, que à partir de agora, olharão com mais Amor e Carinho a nossa Árvore símbolo: o Pau-brasil.
    Um abraço especial ao profº Gelasio e Parabéns à escola Prfª Izolete Müller!
    Apareçam mais vezes, tem outros assuntos de Árvores e plantas que poderão interessar!
    Grande Abraço à Todos e gratidão pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelos comentários!
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  24. bom dia.... muito legal esse blog, parabéns..... todos os anos eu distribuo mudas de plantas aqui onde eu moro, em São Sebastião, Litoral Norte, embora eu more aos pés da Mata Atlantica, fico muito triste com a degradação que ela sofre com as invasões e crescimento urbano desordenado na região. Distribuo mudas de Pau Brasil todos os anos... hoje mesmo tenho 50 para distribuir, além de 50 de Pitanga e 50 Exoria para o plantio. Todos por um meio ambiente melhor........ abraços e estamos juntos na preservação do nosso planeta....

    ResponderExcluir
  25. Olá VC que escreveu em 05/11

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA, pelo comentário e sou muito mais GRATA, ainda, pelo lindo trabalho de distribuição de mudas que você faz! Sim, também sofro com a degradação do meio ambiente, especialmente da Mata Atlântica! Ainda bem que temos grupos e pessoas do BEM, como você que se preocupam com isso e fazem TODA a Diferença! Que todos os Santos Seres e o Universo o abençoem por isso!
    Apareça mais vezes, será um prazer!
    Abraços de Paz, Luz e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir
  26. O outro país que também tem nome de uma árvore é o Líbano,

    ResponderExcluir
  27. Olá Rubens,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA, pelo comentário e pela correção! Sim, você tem toda razão...
    Vou incluir no assunto citando seu nome OK?
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita! abraços de Paz, Luz e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir