segunda-feira, 14 de novembro de 2016

COMO SOMOS FEITOS? Planos e Corpos (1ª parte)

COMO SOMOS FORMADOS

As doutrinas secretas (ao contrário do que muitos pensam !) explica-nos como somos feitos, de modo absolutamente científico. Os cientistas modernos esquematizaram toda a vida, física ou química, numa escala de átomos que vibram em diferentes velocidades. Os antigos já chamavam esta escala de Plano Físico.
O Plano Físico abrange os sólidos, os líquido, os gases e os éteres e inclui, naturalmente, o nosso Sistema Solar.

Antigas Civilizações já conheciam
nossos "outros corpos"

Seria muita ingenuidade nossa pensar que “CORPO” é apenas este corpo físico que vemos. Mesmos os filósofos, estudiosos e escolas mais antigas, já admitiam a existência de "outros corpos".

Freud e Jung trouxeram isto para a medicina psiquiátrica e psicanalista, na explicação do Inconsciente e Inconsciente Coletivo e, o assunto começou a ser visto de uma nova forma, mas simplesmente tornando científico, aquilo que tão bem os místicos já viam e ensinavam, principalmente os Yogues do Oriente, a mais de mil anos antes.

Freud e Jung trouxeram explicações dos outros corpos
para a Medicina, na explicação do Inconsciente.

A parcela do nosso Espírito que encarna no corpo terrestre corresponde apenas ao tamanho de nosso dedo polegar. Na verdade somos seres vastos. Se nosso corpo terrestre ou físico representasse tudo o que somos, teríamos cinco metros de altura e nossa aura, ou "luz" emitida pelo nosso corpo físico e que nos envolve, simplesmente falando, se estenderia a mais de um quilômetro em todas as direções.

Seríamos muito altos se nosso corpo físico
mostrasse tudo o que somos...


Para exemplificar melhor, podemos comparar o conjunto de nossos corpos com uma cebola onde cada camadas corresponde a um corpo. Outro exemplo, talvez até melhor,  são as Matryoshkas- as bonecas russas, de madeira, de figuras iguais, ocas, de tamanhos decrescentes encaixadas uma dentro da outra, normalmente em número de sete, onde a última apenas, a menor e mais interna de todas, que representa na comparação nosso Corpo Físico; não é oca.


Matryoshkas- as bonecas russas encaixadas
uma dentro da outra, como nossos corpos.

Ou também com os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses Orientais da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas e, de onde a idéia parece ter sido tirada. Estes brinquedos se assemelham aos nossos corpos onde o mais interno, o de menor tamanho, seria o nosso corpo físico.

PLANOS e CORPOS

A vida é feita de diversos Planos, dos quais o Plano Físico é apenas um, o mais denso, o de freqüência mais baixa e o mais conhecido. Tudo na vida, do planeta a um grão de areia, está interpenetrado por esses Planos ou “mundos” e, na maioria dos casos, possui um “corpo” para com ele atuar em cada um.

Nossos sete corpos.

Assim vemos que, no Plano Físico o homem tem um Corpo Físico que contém substâncias químicas em estado sólido, liquido e gasoso. Este corpo é interpenetrado por outro, que é sua cópia e que se constitui de éteres (do fogo), o chamado “Corpo Etéreo” ou "Duplo Etéreo", forma uma delicada textura, através da qual as vidas-forças, elétricas e radiantes, partindo do universo interior, vão alimentar seu corpo físico. A seguir vem um outro corpo chamado “Corpo Astral ou Emocional” onde estão localizados os nossos sentidos, os desejos, as nossas emoções.

O próximo plano é o Plano Mental formado pelo “Corpo Mental” que , como o próprio nome já diz, guarda nossas idéias, nossos pensamentos, abrigando também o Inconsciente e aquelas formas pensamentos, que juramos nunca tê-las criado conscientemente, mas que atuam de forma contundente na nossa realidade física.

*Os sete corpos e suas denominações

O Plano que vem a seguir é o Plano Espiritual (ou Etérico, não confundir com corpo etérico) desconhecido de grande parte das pessoas, pouco explorado nos livros pois, é tão pouco denso e tão sutil que, até algum tempo atrás, somente os “ iniciados “ tomavam conhecimento deles, sendo que a maioria dos autores se negava a trazê-los a público, por tratar-se de conhecimentos herméticos, só estudados pelas religiões ou pelos mais altos graus das iniciações, de sociedades secretas como: a Cabala, a Maçonaria, Rosacruz etc.
No plano espiritual estão três “corpos” - o Corpo Espiritual ou Crístico; o Corpo Galáctico, Celestial ou Chama Trina; e o Corpo Causal, Ketérico ou Búdico.

Os Sete Corpos e suas Formas

Cada corpo, de qualquer um dos planos, corresponde a um elemento. * E as denominações dos "Corpos" aqui citadas, podem variar segundo o autor ou  a linha que se segue ou se pesquisa.

Segundo especialistas no assunto, sabemos hoje em dia que; além destes; existem outros corpos, mais sutis, mas que nossa mente não consegue ainda entender ou estudá-los (a não ser as pessoas extremamente evoluídas ou espiritualizadas) porque para o homem atual, de mente materialista, é difícil “visualizar” esses “ planos” e “ corpos" e, até mesmo, acreditar que eles existam. Se bem que hoje, a medicina, bem como ciência como um todo, já reconhece a existência de, pelo menos três corpos além do corpo físico; o corpo mental, o emocional e o espiritual.

Os sete Corpos com os Elementos

Se quisermos seguir nosso caminho Espiritual, precisamos conhecer-nos antes de tudo"Conhece-te a Ti mesmo"-não é uma máxima nova- porque só assim podemos nos defender de ataques diversos, mudar nossos pensamentos e controlá-los, pois são eles que irão criar nossa realidade -"Assim como é em cima, é embaixo "- e promover nossa real CURA, admitindo e curando nosso EGO -"Me decifra ou Eu te devorarei "- curando um pouco também a terra, nosso berço, nossa Mãe; servimos ainda de Cura, uns aos outros.

Reumindo

    Planos    __________     Corpos    ________     Elemento

                                           ___       1)  Corpo Físico _______   Terra
A) Plano Físico         ___      2)  Corpo Etérico ou
                                                          Duplo Etérico  ________   Fogo
                                           ___       3)  Corpo Astral
                                                          ou Emocional  ________    Água

B) Plano Mental       ___    4)  Corpo Mental   ______   Ar


                                             ___   5) Corpo Espiritual
                                                         ou Crístico        _______      Éter
C) Plano Espiritual ___   6) Corpo Galáctico
                                                          Ceslestial-Chama Trina _Éter
                                             ___    7) Corpo Causal
                                                          Ketérico-Búdico  ______   Éter
                                  
_____  ***  _____

Para acessar a 2ª parte, -Os Corpos do Plano Físico- clic:

Postado por Gení Mafra Souza
Fontes de Consulta:
Além do resultado de apontamentos, estudos, observações e pesquisas diversas dos anos que trabalho como terapeuta holística; também baseado nas obras:
- SOSKIN, Julie-Você é Sensitivo?- 2ª edição, 2003, Editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo,SP.

- PRAAGH, James Van - Em busca da Espiritualidade- 1ª edição, 1999, Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ.
- BOWERS, Barbara- Qual é a cor da sua Aura?- 6ª edição, 1993, Editora Saraiva, São Paulo, SP.
- MINETT, Gunnel - Respiração e Espitirualidade- 1999, editora Pensamento, São Paulo, SP.
- Revista de Terapias Alternativas, Cromoterapia,ed. Escala, São Paulo.
- Revista : Planeta YOGA, para pesquisa, número 127, ed. TRÊS

Bons sites consultados e para serem lidos:

http://www.kirlian.com.br/informativa_por.asp
http://www.cultodavida.com/list/aura/0.html
katryoska-wiccasolitaria.blogspot.com
espacorenascerdafenix.blogspot.com/.../chakraslocalizacoes-e-influen...-
www.samshiraishi.com/matrioshkas-kokeshis-e-os-sete-deuses-da-fort...
padmashanti.blogspot.com
universonatural.wordpress.com
krystalverde.blogspot.com
cnckai.blogspot.com
sonoo.com.br
sgi.org.br
wdicas.com

Imagens Net













2 comentários:

  1. Há muitos anos uma amiga me falou dos sete corpos e só hoje tive a oportunidade de conhecer...Grata

    ResponderExcluir
  2. Olá Darlene,

    Seja bem vinda ao Magia da Ilha! Quem agradece sua visita e comentário sou eu, por eles podemos ver o que está interessando nossos visitantes leitores e postar coisas de conhecimento e interesse geral. Para nossa evolução é necessário conhecermos e "trabalharmos" todos os corpos... A Ciência hoje, já reconhece pelo menos quatro deles: o físico(logicamente!) o mental, o emocional e o espiritual...
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
    Fique, hoje e sempre, na Paz, Luz, Curas e Alegrias dos Santos Seres e dos Anjos!
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir